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Desde a época em que o homem começou a pintar imagens nas paredes das cavernas até o impressionismo, que inicia a arte moderna, as artes plásticas tendem a apresentar uma evolução cíclica.
Em geral, os movimentos artísticos surgem como uma contestação ao movimento antecedente e, ao mesmo tempo, como retomada de movimentos passados.
A partir do final da década de 70 até a atualidade, as artes plásticas caracterizam-se pela ausência de movimentos definidos. Normalmente os artistas integram-se à indústria cultural e têm menos reservas quanto à comercialização da arte.
A recusa de muitos artistas nos anos 60 e 70 em trabalhar com suportes tradicionais, como a pintura e a escultura, e em participar de exposições em galerias e museus diminui nos anos 80. No fim dos anos 70 e nos anos 80, jovens artistas da América Latina começam a ganhar reconhecimento internacional.
A ampliação da oferta de obras de arte e o alto preço cobrado pelos artistas mais notórios leva o consumidor a buscar opções menos caras.
A partir dos anos 90, ocorre uma revalorização da pintura e da escultura. Surgem em todo o mundo artistas jovens que ignoram os movimentos de vanguarda e optam pela recuperação de linguagens e elementos do passado.
Nos dias de hoje muitos artistas empregam em suas obras recursos da comunicação de massa, com técnicas variadas, como a videoarte, que utiliza monitores de vídeo para exibir imagens, às vezes associadas a textos. Existe a tendência de eliminar a distinção entre pintores, escultores, fotógrafos, gravadores ou videoartistas, agrupados na definição ampla de artistas visuais.
A escolha do material ou da técnica varia de acordo com o tipo de trabalho a ser realizado.Os anos 90 apontam também para a tendência da volta da arte como forma de protesto e questionamento. É o caso do estilo mórbido, que surge na Inglaterra e utiliza elementos orgânicos, como sangue humano e animais mortos.
Outro exemplo é o movimento multiculturalista, pautado pelo respeito à pluralidade étnica e cultural.
Pietà, escultura de Michelangelo Buorarroti, século XV
Os Campos de Trigo, de Vincent van Gogh, 1889
A Dança, óleo sobre tela de Henri Matisse
Leonardo da Vinci, auto-retrato Palácio Real de Turim
Foto: Alinari-Giraudon
Aparição em Arles, de Giotto
Foto: Instituto Italiano de Cultura
Femmes de Tahiti, de Gauguin
Foto: Giraudon
Auto-Retrato Juvenil, de Harmenszoon Van Rijn Rembrandt
Fonte: www.zezesampaio.com.br
Artes Plásticas no Mundo
Artistas
Acconci, Vito (1940), norte-americano: Seedbed (1972); Sleeping Dog Couch (1984).
Albers, Joseph (1888-1976), alemão naturalizado norte-americano: Impossíveis (1931); Homenagem ao Quadrado (1964).
Angélico, Fra (Giovanni da Fiesole) (1387-1455), italiano: Anunciação (1433-1434); Visitação (1434); Deposição (1436).
Appel, Karel (1921-), holandês: O Mocho (1953); Mulheres e Pássaros (1958).
Archipenko, Alexander (1887-1964), norte-americano de origem russa: Boxeadores (1913); Médrano II (1913-1914).
Arcimboldo, Giuseppe (1573-1593), italiano: O Bibliotecário (1566); Vertumnus (1590-1591).
Arp, Hans (ou Jean) (1888-1966), alemão radicado na França: Formas da Terra (1916-1917); Configuração (1928); Constelação em Cinco Formas Brancas e Duas Pretas (1932).
Bacon, Francis (1909-1992), irlandês: Três Estudos para uma Crucificação (1944); Papa Inocêncio X (1953); Estudo para Retrato de Van Gogh III (1957).
Balla, Giacomo (1871-1958), italiano: Lâmpada em Arco (1909); Dinamismo de um Cão na Coleira (1912).
Baselitz, Georg (1938-), alemão: Homem de Fé (1983); Cabeça em Lágrimas (1986).
Basquiat, Jean-Michel (1960-1986), norte-americano: A Lua de Cadillac (1981); Tabaco (1984).
Beckmann, Max (1884-1950), alemão: A Partida (1932-1935); Os Argonautas (1949-1950); Caravana de Circo (1940).
Bellini, Giovanni (1430-1516), italiano: Cristo com a Virgem e São João (1460); São Francisco no Deserto (1480).
Bernini, Gian Lorenzo (1598-1680), italiano: Plutão e Perséfone (1621-1622); David (1623); O Êxtase de Santa Teresa (1645-1652).
Beuys, Joseph (1921-1986), alemão: Como Explicar Quadros a uma Lebre Morta (1965); Coiote (1974); Terremoto (1981).
Bill, Max (1908-1994), suíço: Unidade Tripartida (1948-1949).
Boccioni, Umberto (1882-1916), italiano: Desenvolvimento de uma Garrafa no Espaço (1912); Forma Única de Continuidade no Espaço (1913).
Bonnard, Pierre (1867-1947), francês: Nu com a Lâmpada (1912); Nu na Banheira (1937).
Bosch, Hieronymus (1450-1516), holandês: O Carro de Feno (1500); As Tentações de Santo Antão (1510); O Jardim das Delícias (1510); Cristo Carregando a Cruz (1515-1516).
Boticcelli, Sandro (1445-1510), italiano: A Adoração dos Magos (1475); A Alegoria da Primavera (1478); Retrato de um Jovem (1482); O Nascimento de Vênus (1485).
Boucher, François (1703-1770), francês: A Toalete de Vênus (1751); Vênus Consolando o Amor (1751).
Brancusi, Constantin (1876-1957), romeno: O Beijo (1912); Pássaro no Espaço (1919); A Coluna Infinita (1937-1938).
Braque, Georges (1882-1963), francês: Casas em LEstaque (1908); O Violinista (1911); Bandolim, Copo, Cântaro e Fruta (1927).
Broodthaers, Marcel (1924-1976), belga: Caçarola e Mexilhões Fechados (1964-1965); A Torpeza de Charles Dodgson (1972).
Brueghel, Pieter (1525-1569), flamengo: A Queda de Ícaro (1558-1566); Provérbios Flamengos (1559); O Triunfo da Morte (1562-1563); O Banquete Nupcial (1568).
Calder, Alexander (1898-1976), norte-americano: O Circo (1926-1931); Universo (1934); Móbile (1958); O Caranguejo Vermelho (1962).
Canaletto (Giovanni Antonio Canale) (1697-1768), italiano: O Pátio dos Cinzeladores (1728); O Bucentauro Diante do Palácio Ducal em Dia da Ascensão (1730).
Canova, Antonio (1757-1822), italiano: Amor e Psiquê (1793); Perseu com a Cabeça da Medusa (1804-1806).
Caravaggio (Michelangelo Merisi) (1571-1610), italiano: Judith e Holofernes (1598-1599); A Vocação de São Mateus (1599-1600); A Ceia em Emaús (1600-1601); A Deposição de Cristo (1602-1604); A Morte da Virgem (1605).
Cézanne, Paul (1839-1906), francês: Os Jogadores de Cartas (1890-1892); As Grandes Banhistas (1898-1905); O Monte Sainte Victoire (1904-1906); O Jardim de Lauves (1906).
Chagall, Marc (1889-1985), francês de origem russa: Auto-Retrato com Sete Dedos (1912); O Violinista Verde (1912-1913); Auto-Retrato com Bode (1922-1923); A Acrobata (1930).
Chia, Sandro (1946-), italiano: Gruta Azul (1980); Incidente no Café Tintoretto (1982).
Chirico, Giorgio de (1888-1974), italiano: A Nostalgia do Infinito (1913); Retrato de Apollinaire (1914); O Grande Metafísico (1917); As Musas Inquietantes (1925).
Christo Javacheff (1935-), búlgaro: Surrounded Islands, Biscayne Bay, Greater Miami, Florida (1980-1983); Empacotamento da Ponte Neuf, Paris (1985).
Claude Lorrain (Claude Gellée) (1600-1682), francês: Paisagem com Narciso e Eco (1644); O Casamento de Isaac e Rebeca (1648).
Clemente, Francesco (1952), italiano: Suonno (1982); Mentira Suave (1984).
Constable, John (1776-1837), inglês: Construção de Barco Perto do Moinho de Flatford (1814); A Carroça de Feno (1820-1821); A Catedral de Salisbury (1823); O Salto do Cavalo (1825).
Corot, Camille (1796-1875), francês: A Ponte de Narni (1827); A Catedral de Chartres (1830); Ville-dAvray (1860); O Lago (1861).
Courbet, Gustave (1819-1877), francês: Enterro em Ornans (1849-1850); As Banhistas (1853); Bom Dia, Senhor Courbet (1854); O Atelier do Pintor (1855).
da Vinci, Leonardo (1459-1519), italiano: A Anunciação (1472-1473); A Virgem dos Rochedos (1493); A Última Ceia (1495-1498); Mona Lisa (1503); SantAnna, a Virgem e o Menino (1510).
Dalí, Salvador (1904-1989), espanhol: A Persistência da Memória (1931); A Tentação de Santo Antão (1946); Cristo de São João da Cruz (1951).
Daumier, Honoré (1810-1879), francês: O Colecionador (1857-1860); Vagão de Terceira Classe (1862).
David, Jacques-Louis (1748-1825), francês: O Juramento dos Horácios (1784); A Morte de Sócrates (1787); A Morte de Marat (1793); O Rapto das Sabinas (1794-1799).
Debret, Jean-Baptiste (1768-1848), francês: Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil (1834-1839).
Degas, Edgard (1834-1917), francês: A Família Bellelli (1860-1862); Duas Bailarinas no Palco (1874); O Absinto (1876); Depois do Banho (1888-1889).
Delacroix, Eugène (1798-1863), francês: A Barca de Dante (1822); O Massacre de Quios (1824); A Morte de Sardanapalo (1827); A Liberdade Conduzindo o Povo (1830); Mulheres de Argel (1834).
Delaunay, Robert (1885-1941), francês: A Torre Eiffel (1909-1910); Discos Solares (1912-1913).
Dine, Jim (1935-), norte-americano: O Acidente de Carros (1960); Duplo Auto-Retrato Vermelho (1964).
Dix, Otto (1891-1969), alemão: Bombardeio de Lens (1924); Frau Lange (1925); Trincheira em Flandres (1934-1936).
Dokoupil, Jiri Georg (1954-), tcheco: À Procura do Símbolo do Século XX (1983); O Atelier (1984).
Donatello, Donato di (1386-1466), italiano: Salomé (1425); Ascensão (1428-1430); David (1431-1933).
Dubuffet, Jean (1901-1985), francês: Corpos de Mulher (1950); Vache la Belle Allègre (1954); LInterloqué (1954).
Duchamp, Marcel (1887-1968), francês:Nu Descendo a Escada nº1 (1911); A Passagem da Virgem à Esposa (1912); Roda de Bicicleta (1913); Fonte (1917); L.H.O.O.Q. (1919).
Dürer, Albrecht (1471-1528), alemão: Auto-Retrato (1498); Adão e Eva (1504); O Cavaleiro, a Morte e o Diabo (1513); Melancolia (1514).
Dyck, Anton van (1599-1641), belga: Retrato Eqüestre de Charles I (1633); Retrato Triplo de Charles I (1635).
Ensor, James (1860-1949), belga: A Entrada de Cristo em Bruxelas (1888-1889); Esqueletos que Procuram Se Aquecer (1889).
Ernst, Max (1891-1976), alemão: Oedipus Rex (1922); Duas Meninas São Ameaçadas por um Rouxinol (1924); O Vestido da Noiva (1938).
Eyck, Jan van (1390-1441), flamengo: A Adoração do Cordeiro Místico (1432); O Casal Arnolfini (1434); A Madona com o Chanceler Roulin (1435).
Fabro, Luciano (1936), italiano: Itália Dourada (1971); A Dialética (1985).
Fautrier, Jean (1898-1964), francês: Hostage (1945); O Corpo Feminino (1945).
Fischl, Eric (1948), norte-americano: O Mau Menino (1981); O Aniversariante (1983).
Fontana, Lucio (1899-1968), italiano: Conceito Espacial (1960); Conceito Espacial: Espera (1965).
Fragonard, Jean-Honoré (1732-1806), francês: O Balanço (1767); Jovem Lendo (1776).
Friedrich, Caspar David (1774-1840), alemão: A Cruz nas Montanhas (1808); Frade Capuchinho à Beira-Mar (1808-1810); Nascer da Lua sobre o Mar (1822).
Gabo, Naum (Naum Pevsner) (1890-1977), russo: Construção Linear (1920-1921); Construção no Espaço (Cristal) (1937).
Gainsborough, Thomas (1727-1788), inglês: Sr.e Sra.Andrews (1750); O Menino de Azul (1770).
Gauguin, Paul (1848-1903), francês: O Cristo Amarelo (1889); Vahine no te Tiare (1891); O Espírito dos Mortos Vela (1892); Ta Matete (1892).
Géricault, Théodore (1791-1824), francês: Oficial dos Hussardos (1812); A Balsa da Medusa (1819); O Derby de Epsom (1821); A Louca (1822).
Giacometti, Alberto (1901-1966), suíço: Duas Figuras (1926); Homem Apontando (1947); Retrato de Jean Genet (1955).
Giotto di Bondone (1266-1337), italiano: A Lamentação (1303-1305); A Fuga para o Egito (1303-1306); A Madona e o Menino (1320-1325); A Morte de São Francisco (1325).
Gogh, Vincent van (1853-1890), holandês: Girassóis (1888); O Quarto em Arles (1888-1889); Noite Estrelada (1899); Auto-Retrato (1890); Trigal com Corvos (1890).
Gorky, Arshile (1904-1948), norte-americano de origem armênia: A Cachoeira (1943); O Noivado II (1947).
Goya, Francisco de (1746-1828), espanhol: A Família de Carlos IV (1800); A Maja Desnuda (1800); Os Desastres da Guerra (1810); Os Fuzilamentos do Três de Maio de 1808 (1814).
Greco, El (Domenikos Theotokopoulos) (1541-1614), espanhol de origem grega: O Enterro do Conde de Orgaz (1586); A Crucificação (1590-1600); Toledo (1604-1614); Laocoonte (1610-1614).
Gris, Juan (1887-1927), espanhol: Garrafa e Copo (1914); Arlequim com Guitarra (1919).
Grosz, George (1893-1959), alemão: Metrópolis (1917); Funcionário do Estado para as Pensões dos Mutilados de Guerra (1921).
Hals, Frans (1580-1666), belga: Menino com Flauta (1623-1625); O Alegre Beberrão (1628-1630); Jovem Cigana (1628-1630); A Bruxa de Harlem (1630-1633).
Hamilton, Richard (1922), inglês: O Que Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão Atraentes? (1956); Kent State (1970).
Haring, Keith (1958-1990), norte-americano: Ignorance = Fear (1989).
Hartung, Hans (1904-1989), francês de origem alemã: Composição (1950); Feixe (1953).
Heckel, Erich (1883-1970), alemão: Casas Vermelhas (1908); Dia Cristalino (1913).
Hockney, David (1937), inglês: Cabeça Egípcia Desaparecendo em Nuvens Descendentes (1961); The Splash (1967).
Hopper, Edward (1882-1967), norte-americano: Casa Junto à Ferrovia (1925); Manhã de Domingo (1930); Gasolina (1940); Notívagos (1942).
Immendorf, Jörg (1945), alemão: Café Deutschland (1983); Caldeirão (1985).
Ingres, Jean-Auguste-Dominique (1780-1867), francês: A Banhista de Valpinçon (1808); A Grande Odalisca (1814); Monsieur Bertin (1832); O Banho Turco (1863).
Johns, Jasper (1930), norte-americano: Bandeira sobre Branco com Colagem (1955); Alvo com Quatro Faces (1955); Três Bandeiras (1958).
Judd, Donald (1928-1994), norte-americano: Sem Título (1965); Sem Título (1993).
Kahlo, Frida (1907-1954), mexicana: Auto-Retrato (1940); A Coluna Quebrada (1944); Auto-Retrato com Diego e Meu Cão (1953-1954).
Kandinsky, Wassily (1866-1944), russo estabelecido na Alemanha: Composição nº 2 (1910); No Círculo (1911); Impressão III, Concerto (1911); Improvisação nº 19 (1911); Com o Arco Negro (1912); Pintura Amarela (1938).
Kapoor, Anish (1954), indiano: Nomes (1981); Isto É o Homem (1989).
Kiefer, Anselm (1945), alemão: Heróis Espirituais da Alemanha (1973); Terra Queimada (1974); As Mulheres da Revolução (1986).
Kirchner, Ernst Ludwig (1880-1938), alemão: O Artista e seu Modelo (1907); Cinco Mulheres na Rua (1913); A Torre Vermelha de Halle (1915).
Klee, Paul (1879-1940), suíço: Motivo de Hammamet (1914); Senécio (1922); Peixe-Magia (1925); Ad Parnassum (1932); Morte e Fogo (1940).
Klein, Yves (1928-1962), francês: IKB 184 (1957); Antropometrias (1958-1960).
Klimt, Gustav (1862-1918), austríaco: Nuda Veritas (1899); Judite I (1901); Friso Beethoven (1902); O Beijo (1907-1908).
Kokoschka, Oskar (1886-1980), austríaco: Herwarth Walden (1910); A Noiva dos Ventos (1914); Mulher em Azul (1919).
Kooning, Willem de (1904-1997), holandês radicado nos EUA: Mulher (1949); Mulher e Bicicleta (1952-1953); Composição (1955); Porto no Rio (1960).
Kosuth, Joseph (1945-), norte-americano: Uma e Três Cadeiras (1965); Arte como Idéia (1966).
Kounelis, Janis (1936-), grego: Porta Murata (1969); H.C.W.W. (1991).
Kruger, Barbara (1945-), norte-americana:Sem Título (Seu Olhar Bate em Meu Rosto) (1981).
Lam, Wilfredo (1902-1982), cubano: A Selva (1943); Harpa Astral (1944).
La Tour, Georges de (1593-1652), francês: O Jogo de Cartas (1625); Madalena Arrependida (1640); A Natividade (1645).
Léger, Fernand (1881-1955), francês: Soldado com Cachimbo (1916); O Jogo de Cartas (1917); Os Lazeres (1948-1949); A Grande Parada (1954).
LeWitt, Sol (1928-), norte-americano: A7 (1967); 10,000 Lines 3″ Long (1972).
Liechtenstein, Roy (1923-1997), norte-americano: Whaam! (1963); Moça Afogada (1963); Pinceladas Amarelas e Vermelhas (1966).
Louis, Morris (1912-1962), norte-americano: Idade de Ouro (1959); Alpha Phi (1961).
Magritte, René (1898-1967), belga: A Traição das Imagens (1928); O Espelho Falso (1935); O Libertador (1947); Memória (1948); O Império das Luzes (1954).
Malevich, Kasimir (1878-1935), russo: Quadrado Negro (1913); Composição Suprematista (1915); Branco sobre Branco (1918).
Manet, Édouard (1832-1883), francês: Almoço na Relva (1863); Olímpia (1863); O Tocador de Pífaro (1866); O Balcão (1868); O Bar do Folies-Bergère (1882).
Marc, Franz (1880-1916), alemão: Cavalo Azul I (1911); A Vaca Amarela (1911); O Tigre (1912); Formas em Luta (1914).
Maria, Walter de (1935), norte-americano: Art Yard (1961); Campo de Relâmpagos (1971-1977).
Matisse, Henri (1869-1954), francês: Madame Matisse (1905); Dança (1909); Harmonia em Vermelho, o Estúdio Vermelho (1911); Grande Nu Reclinado/O Nu Rosa (1935); Jazz (1947).
Matta Echaurren, Roberto (1912), chileno: A Vertigem de Eros (1944); A Sombra do Momento (1966).
Michelangelo Buonarotti (1475-1564), italiano: Pietà (1497-1500); David (1502); O Teto da Capela Sistina (1508-1512); Moisés (1512-1516); O Juízo Final (1536-1541).
Millet, Jean-François (1814-1875), francês: As Colheiteiras (1857); O Angelus (1858-1859).
Miró, Joan (1893-1983), espanhol: O Carnaval do Arlequim (1924-1925); Interior Holandês I (1928); Constelações (1940-1941); Mulheres e Pássaro ao Luar (1949); Azul III (1961).
Modigliani, Amedeo (1884-1920), italiano: Nu Sentado (1916); A Noiva e o Noivo (1916); Nu Reclinado (1917-1918); A Italiana (1956).
Moholy-Nagy, László (1895-1946), húngaro: Modulador de Luz e de Espaços (1922-1930); Composição Q XX (1923).
Mondrian, Piet (1871-1944), holandês: Quadro nº1 (1921); Composição com Vermelho, Amarelo e Azul (1921); Amarelo e Azul (1921).
Monet, Claude (1840-1926), francês: La Grenouillère (1869); Impressão, Nascer do Sol (1872); Montes de Feno (1890-1892); A Catedral de Rouen (1894); Ninféias (1908).
Moore, Henry (1898-1986), inglês: Figura Reclinada (1930); Helmet Head (1939); Rei e Rainha (1952-1953).
Morandi, Giorgio (1890-1964), italiano: Grande Natureza-Morta Metafísica (1918); Natureza-Morta (1946).
Moreau, Gustave (1826-1898), francês: A Aparição (1874-1876); A Flor Mística (1890); Júpiter e Sêmele (1894-1896).
Munch, Edward (1863-1944), norueguês: O Grito (1893); Ansiedade (1894); Ciúme (1895); Madona (1895-1902); A Dança da Vida (1899-1890).
Nolde, Emil (1867-1956), alemão: Dança em Torno do Bezerro de Ouro (1910); Mar de Outono (1910); Máscaras (1920).
Oldenburg, Claes (1929-), sueco: Dia de Compras (1965); Estudo para Chocolate Gigante (1966).
Oppenheim, Dennis (1938-), norte-americano: Mantendo Posição (1970); Uma Situação de Feedback (1971).
Paladino, Mimmo (1948), italiano: Águas Estagnadas (1981); Sem Título (1982).
Penck, A.R. (Ralph Winkler) (1939), alemão: Colocação (1971); Complexo de N. (1976); Incidente em N.Y.3 (1983).
Pevsner, Antoine (Anton Pevsner) (1886-1962), russo radicado na França: Formas Abstratas (1923); Construção Dinâmica (1947).
Picabia, Francis (1879-1953), francês: Edtaonisl (1913); Parade Amoureuse (1917).
Picasso, Pablo (1881-1973), espanhol: A Família de Saltimbancos (1905); As Moças de Avignon (1907); Os Três Músicos (1921); Guernica (1927); Suíte Vollard (1930-1937).
Piero della Francesca (1410-1492), italiano: Batismo de Cristo (1440-1445); Flagelação de Cristo (1450-1460); Ressurreição de Cristo (1460-1465).
Pollock, Jackson (1912-1956), norte-americano: A Loba (1943); Guerra (1947); Número 2 (1949); Ritmo Outonal (1950); Número 5 (1951).
Poussin, Nicolas (1594-1665), francês: A Sagrada Família na Escada (1648); Et in Arcadia Ego (1650-1655).
Puvis de Chavannes, Pierre (1824-1898), francês: Meditação (1869); O Pescador Pobre (1881).
Rafael Sanzio (1483-1520), italiano: O Casamento da Virgem (1504); Madona do Pintassilgo (1507); A Escola de Atenas (1508-1511); A Libertação de São Pedro (1513-1514); A Transfiguração (1517-1520).
Rauschenberg, Robert (1925), norte-americano: Pintura Vermelha (1953); Cama (1955); Odalisca (1955-1958); Acidente (1963).
Ray, Man (Emanuel Rudnitsky) (1890-1977), norte-americano: Os Lábios de Marilyn Monroe (1962); Motivo Perpétuo (1970).
Redon, Odilon (1840-1916), francês: Retrato de Violette Heymann (1909); O Nascimento de Vênus (1912).
Rembrandt van Rijn (1606-1669), holandês: A Lição de Anatomia do Doutor Tulp (1632); A Ronda Noturna (1642); O Boi Esquartejado (1655); Auto-Retrato (1658); A Noiva Judia (1665).
Renoir, Pierre-Auguste (1841-1919), francês: Au Moulin de la Galette (1876); Madame Carpentier e Suas Filhas (1878); O Almoço dos Remadores (1881); Grandes Banhistas (1884-1887); Banhista Sentada (1914).
Reynolds, Joshua (1723-1792), inglês: As Graças Adornando Himeneu (1773); Lavínia, Condessa de Spencer (1782).
Richter, Gerhard (1932), alemão: Anunciação Segundo Ticiano (1972); Oktober 1977 (1988).
Rivera, Diego (1886-1975), mexicano: Criação (1922-1923); O Líder Camponês Zapata (1931).
Rodin, Auguste (1840-1917), francês: As Portas do Inferno (1880-1917); Os Burgueses de Calais (1884-1886); O Beijo (1886); Balzac (1893-1894).
Rossetti, Dante Gabriel (1828-1882), inglês: A Educação da Virgem Maria (1848-1849); Beata Beatrix (1863).
Rothko, Mark (1903-1970), norte-americano de origem russa: Pintura nº 26 (1947); Duas Aberturas em Preto sobre Vinho (1958); Preto sobre Cinza (1970).
Rouault, Georges (1871-1958), francês: O Palhaço (1905); Ao Espelho (1905); Guerra e Miserere (1917-1919).
Rubens, Peter Paul (1577-1640), flamengo: A Descida da Cruz (1611-1614); Retrato de Susanna Fourment (1620-1625); A Festa de Vênus (1630-1640); O Julgamento de Páris (1632-1635); As Três Graças (1639).
Schiele, Egon (1890-1918), austríaco: Auto-Retrato com Vaso de Argila Preto (1911); Mulher com Duas Crianças (1917); O Abraço (1917).
Schnabel, Julian (1958), norte-americano: O Mar (1981); O Estudante de Praga (1983).
Schwitters, Kurt (1887-1948), alemão: Merzbau (1918-1938); Merz;Konstruktion (1921).
Segal, George (1924-), norte-americano: O Posto de Gasolina (1963-1964); Garota num Sofá de Vime Vermelho (1973).
Seurat, Georges (1859-1891), francês: Banho em Asnières (1883-1884); Tarde de Domingo na Ilha La Grande Jatte (1884); Desfile do Circo (1887-1888); Jovem Empoando-se (1889-1890); O Circo (1890-1891).
Siqueiros, David Alfaro (1896-1974), mexicano: Retrato da Burguesia (1936-1937); A Marcha da Humanidade (1964).
Smithson, Robert (1938-1973), norte-americano: Spiral Jetty (1970); Broken Circle/Spiral Hill (1971).
Soto, Jesús-Rafael (1923-), venezuelano: Movimento Horizontal (1963); Amarelo Plex (1969).
Soutine, Chaim (1894-1943), francês de origem italiana: Carcaça de Boi (1925); Menino do Coro Sentado (1930); A Catedral de Chartres (1933).
Staël, Nicolas de (1914-1955), francês de origem russa: Les Martigues (1952); O Forte de Antibes (1955).
Tanguy, Yves (1900-1955), francês naturalizado norte-americano: O Sol em Sua Arca (1936); A Rapidez do Sono (1945).
Tápies, Antoni (1923-), espanhol: Pintura Amarela (1954); Horizontais em Negro (1960).
Tiepolo, Giovanni Battista (1692-1770), italiano: O Banquete de Antonio e Cleópatra (1743-1744); Europa (1752-1753); Apoteose da Espanha (1764).
Ticiano Vecellio (1485-1576), italiano: Amor Sacro e Amor Profano (1514); A Assunção de Nossa Senhora (1516-1518); Baco e Ariadne (1520-1523); A Vênus de Urbino (1538); Vênus com Organista e Cupido (1548).
Tinguely, Jean (1925-91), suíço: Metamachine 4 (1958-1959); Homenagem a Nova York (1960).
Tintoretto (Jacopo Robusti) (1518-1594), italiano: São Jorge e o Dragão (1560); A Última Ceia (1592-1594); A Crucificação (1565).
Toulouse-Lautrec, Henri de (1864-1901), francês: Jane Avril no Jardin de Paris (1893); Le Divan Japonais (1893); Dança no Moulin Rouge (1890); No Moulin Rouge (1892); A Casa da Rue des Moulins (1894).
Turner, Joseph William (1775-1851), inglês: O Castelo de Norham: Amanhecer (1835-1840); O Combatente Téméraire (1838); O Navio Negreiro (1840); Paz: Enterro no Mar (1842).
Uccelo, Paolo (1397-1475), italiano: São Jorge e o Dragão (1455-1460); A Batalha de San Romano (1456-1460).
Vasarély, Victor (1908-1997), húngaro radicado na França: 100 F (1957); Arny (1967-1968).
Velásquez, Diego (1599-1660), espanhol: A Rendição de Breda (1634-1635); O Bufão Dom Sebastião de Morra (1644); Vênus ao Espelho (1648); Retrato do Papa Inocêncio X (1650); As Meninas (1656).
Vermeer, Jan (1632-1675), holandês: O Copo de Vinho (1658-1660); Vista de Delft (1660); Ruela (1660); O Colar de Pérolas (1664); A Rendeira (1670).
Warhol, Andy (1928-1987), norte-americano: Lata de Sopa Campbells de 19 Centavos (1960); Marilyn (1962); Garrafas Verdes de Coca-Cola (1962); Caixas de Brillo (1964); Cadeira Elétrica (1967).
Watteau, Jean-Antoine (1684-1721), francês: A Peregrinação à Ilha de Cítera (1718); Mezzetin (1719).
Whistler, James (1834-1903), norte-americano: Sinfonia em Branco nº1 (1862); Arranjo em Cinza e Negro: a Mãe do Pintor (1871).
Wols (Wolfgang Schulze) (1913-1951), alemão: A Romã Azul (1946); Nourritures (1949).
Fonte: br.geocities.com
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