Urso Pardo

PUBLICIDADE

O que é um Urso Pardo?

Um urso pardo é uma classificação dos ursos das espécies Ursus arctos.

Subespécies diferentes de ursos dentro da família do urso pardo incluem o urso pardo e o urso Kodiak, entre outros.

Há mais de uma dúzia de subespécies de ursos pardos que habitam partes da Ásia, Europa e América do Norte, com uma das maiores concentrações de ursos pardos que habitam a Rússia.

Algumas dessas outras subespécies incluem o urso pardo da Cantábria, o urso Gobi e o urso Atlas.

Apesar do nome, a cor dos ursos marrons nem sempre é marrom. As cores do revestimento podem variar de marrom a um tom de marrom avermelhado. Um dos maiores ursos marrons, o grisalho, pode exibir peles que parecem ter um tom amarelo, ou pode ser tão escuro que o pelo parece preto.

Grizzlies que vivem nas Montanhas Rochosas dos Estados Unidos são conhecidos por terem pelos que se estendem desde as costas e ombros que são prata fosco.

O urso Kodiak está ao lado do urso polar como um dos maiores comedores de carne do mundo.

Um grande urso pardo pesa 453 kg ) e o urso Kodiak, ainda maior, pode pesar mais de 680 kg.

Uma das menores subespécies de urso pardo, o urso Gobi, tem uma média de apenas 90 kg na idade adulta.

O comprimento de um urso pardo macho grande pode atingir 3 m, e embora as fêmeas sejam geralmente menores, elas ainda podem atingir 2,4 m de comprimento.

Apesar de seu tamanho grande quando totalmente crescido, esses ursos podem pesar menos de 907 g no nascimento.

Os filhotes cegos e sem pelos geralmente nascem durante o período inativo do urso pardo mãe, freqüentemente chamado de hibernação. Este período varia dependendo do clima do urso e do habitat circundante.

A dieta preferida dos ursos pardos é a carne; mas esses ursos são classificados como onívoros. Eles vão consumir o que está disponível durante a temporada atual, incluindo bagas, insetos e mamíferos maiores, como alces e alces.

O urso pardo do Alasca se alimentará principalmente de peixes durante a desova do salmão que ocorre anualmente no Alasca. Quando os ursos pardos estão se preparando para sua inatividade anual ou hibernação, eles consomem o máximo de proteína possível para construir suas camadas de gordura.

O contato com os ursos tornou-se mais comum devido à expansão humana e ao desmatamento. Todos os ursos, incluindo os ursos marrons, devem ser considerados perigosos e evitados sempre que possível.

Ursos marrons podem ser extremamente agressivos, especialmente aqueles que são assustados e mãe ursos com filhotes.

A maioria dos ursos marrons selvagens evita o contato humano, mas seus comportamentos podem ser imprevisíveis.

Na natureza, não há ursos encontrados na África, na Antártida ou na Austrália.

Acredita-se que o urso Atlas, nativo da África, tenha sido extinto no final do século XIX. Apenas uma espécie de urso, o urso de óculos sul-americano, vive ao sul do equador. Embora o urso de óculos não seja um urso pardo, ele compartilha muitas características únicas com seus primos marrons.

Animal

Este animal vive na Europa, Ásia e América do Norte, dominando ainda vastos territórios nestas zonas.

Na Península Ibérica, já só pode ser encontrado nas montanhas da Cantábria, no Norte de Espanha, onde se pensa poderem existir a viver em liberdade pouco mais de 80 animais. Neste estado de quase extinção, é indispensável uma especial atenção por parte das autoridades centrais e locais espanholas, no sentido de se protegerem estes últimos grandes mamíferos peninsulares

Apesar de serem omnívoros e comerem uma grande variedade de alimentos, que vão da carne até ao peixe e às frutas, os ursos pardos têm um gosto especial por mel. Como, para terem acesso ao mel, tinham de danificar e destruir as colmeias e os muretes de pedra que os protegiam, os produtores perseguiam-nos implacavelmente, até os eliminarem da sua zona, este perseguição levou à sua quase extinção em toda a Península Ibérica.

Em Portugal, algumas fontes apontam a sua extinção para o século XVII. No entanto, existem alguns vestígios que podem levar a crer que no século XIX havia alguns animais, embora muito poucos, a viver permanentemente no extremo Norte e Nordeste do território português. Posteriormente, e já nos primeiros anos do século XX, haveria ainda alguns animais que faziam incursões em território português, vindos das serranias espanholas, mas que, ao que se sabe, não ficavam durante muito tempo.

Os ursos pardos, como outras espécies, hibernam, principalmente em climas mais agrestes. Para tal, escavam tocas na terra quando o Inverno se aproxima, e ficam aí até ao raiar da Primavera. No entanto, na Península Ibérica o estado de hibernação não era tão profundo, era mais um estado de latência permanente. E, se por algum motivo fosse necessário, saiam rapidamente desse estado para se proteger a si ou às suas crias.

A gestação da ursa dura, em média, cerca de 240 dias, nascendo normalmente 2 ou 3 crias que vão ser amamentadas pela mãe até aos seis meses. No entanto, a mãe ensina, procura alimento e protege as suas crias até aos 2 anos.

A partir daí, as crias ficam por sua conta, procurando um território onde mais tarde vão criar a sua própria família.

Um urso pardo pode medir cerca de 2,50 m, pesar 300 kg e viver 50 anos.

Descrição

É um habitante característico de florestas maduras da Europa, Ásia e temperadas da América do Norte. Neste vasto território está sob um certo número de subespécies, as quais diferem umas das outras pela cor e tamanho, de tal modo que anteriormente eram considerados como espécies independentes.Podemos citar, por exemplo, o urso grande ( Ursus arctos horribilis ) e Kodiak ( Ursus arctos middendorffi ), este último é o maior corrida.

Sua longevidade é de 25 a 30 anos (máximo de 34 anos conhecido em estado selvagem e 47 em cativeiro).

O Urso Pardo tem um comprimento de corpo variando 1,50-2,95 m, dependendo da subespécie e uma altura de até 1,30 m cruz.

O peso varia também, 100-675 kg.

A cor é muito variável de um indivíduo para outro. Ela pode variar de muito escuro ouro marrom e luz, através de vários tons de cinza.

Filhotes costumam ter colarinho branco muito mais ampla em torno do pescoço, a marca deve desaparecer após a primeira muda de um ano, mas pode ser qualquer resto em adultos.

O revestimento é renovada uma vez por ano, no verão. A visão não é muito desenvolvido, em comparação com outros sentidos, embora possam ver em cores durante a noite. A longa distância reconhecer formas, mas não os detalhes, e melhor detectar animais em movimento ou objetos que ainda.

Eles são plantígrado. Em algumas situações desfavoráveis pode levantar-se sobre as patas traseiras para aumentar o seu campo de visão.

Seu ouvido é extremamente afiada e desenvolvido como o cheiro, que é excelente, muito bem e certamente sua mais desenvolvido e mais ajudá-los em suas vidas diárias.Graças a ele de longa distância pode detectar muitas das suas fontes de alimentos e estado sexual de outras pessoas durante a época de acasalamento.

Suas mandíbulas são quatro caninos, pontiagudo e robusta como outros carnívoros. No entanto, a presença dos incisivos e adequado para o corte de caules, grama e ampla e achatada molar capaz de esmagar alimentos vegetais, tornar os dentes deste carnívoro é perfeitamente adaptado para uma omnivorous.

Área de distribuição e habitat

As diferentes subespécies de urso pardo são originárias do norte, leste e oeste da Europa, nordeste da Ásia, Japão, Canadá e Estados Unidos. Na América, o urso-pardo é conhecido como urso grizzly, porque as pontas da sua pelagem são cinza-prateado (“grizzly” quer dizer “cinzento, grisalho”). A área das subespécies da Euroasia se estende da Escandinávia à Península Kamchatka, e vai até o sul da Grécia e do Iraque.

O urso pardo tende a se estabelecer em tundras e regiões montanhosas isoladas, com vastas extensões de florestas, que oferecem suficiente comida. Em média, um urso requer uma área de 100 quilômetros quadrados.

O tamanho do território varia de acordo com a quantidade de comida que pode oferecer.

Aparência, altura e peso

O urso pardo possui uma típica corcova de músculos na nuca.

A cor do pelo de suas potentes patas varia de quase preto a marrom-chocolate, e do cinza ao vermelho e castanho claro, dependendo da área onde vive.

Os maiores ursos pardos se encontram na costa do Alasca: o urso Kodiak (Ursus arctos middendorffii) é o maior predador terrestre vivo. Quando fica sobre duas patas, pode atingir até três metros de altura e pesar até 800 quilos.

O urso pardo dos Alpes europeus atinge cerca de dois metros de altura e pesa até 250 quilos, enquanto as fêmeas são consideravelmente mais leves, com cerca de 160 quilos. Com um peso de cerca de 150 quilos, os ursos grizzly não são muito mais pesados que os ursos-negros.

Dieta

Os ursos pardos são onívoros.

Eles comem vegetais, peixes carniça, pássaros e mamíferos, além de outros alimentos.

No entanto, três quartos de sua dieta consiste em raízes, frutas silvestres e ervas. Se tiverem oportunidade, eles podem pilhar, e com muito gosto, lavouras de milho, batata, nabo ou repolho.

Colmeias também reforçam a sua dieta.

O salmão migratório é uma iguaria delicada e especial para os ursos-pardos do Alasca. Em contraste, o urso grizzly da América do Norte (Ursus arctos horribilis) demonstra uma predileção especial por carniça.

Estilo de vida

Os ursos pardos são solitários e vagam por seu território da primavera até o outono. Eles não tem inimigos naturais, além do homem, e evitam quase todos os animais que não podem caçar.

Nos meses frios, os ursos pardos hibernam, em cavernas ou buracos no chão, e vivem de suas reservas de gordura neste período de descanso.

Sua temperatura corporal cai cerca de 4 graus centígrados para economizar energia, e o ritmo da respiração e batimentos cardíacos também diminuem.

Comportamento social

Os ursos pardos só abandonam sua existência solitária durante a época do acasalamento, de maio a julho.

Depois de um período de gestação de seis a nove meses, nascem normalmente dois filhotes no refúgio de inverno.

Eles são amamentados pela mãe por aproximadamente um ano e meio.

A mãe ensina os ursinhos por dois ou três anos tudo o que precisam para sobreviver. Depois disso, eles devem procurar seu próprio território.

Reprodução

Ursos atingem a maturidade sexual entre 3 e 5 anos, são polígamos e zelo ocorre entre maio e julho.

No feminino, a cópula desencadeia-ovulação linguagem técnica é chamado de “a ovulação induzida” -, o que aumenta suas chances de engravidar. Implementação é diferido, ou seja, o óvulo fertilizado flutua livremente no útero e se implanta na queda, e só então começa a gestação verdadeira, que dura cerca de dois meses.

Em hibernação completa em janeiro e na segurança da cova, a fêmea dá à luz 1-3 jovem, excepcionalmente quatro, com peso ao nascer cerca de 350 g , e os filhotes chegar a 20-25 kg em seu primeiro aniversário vida.

Eles vivem com a mãe por aproximadamente um ano e meio. O intervalo entre a parição é de pelo menos dois anos.

Longevidade: Os ursos pardos no estado selvagem vivem uma média de 25 anos. Ao contrário do que é habitual, o cativo têm maior expectativa de vida.

Situação

O número de ursos pardos em todo o mundo é estimado em 100.000. As populações do sudeste e sudoeste da Ásia, Tibete e Caxemira estão em risco de extinção.

Ourss pardo europeu já foi erradicado em grandes faixas de seu antigo habitat. Pequenas populações ainda podem ser encontradas na Escandinávia, Rússia, Eslovênia e nos Pirineus, nas montanhas Abruzzi e no vale Trentino, na Itália. De acordo com o Fundo Mundial para a Natureza, a implementação de mais programas de proteção é urgente.

Espécie

Pertencem a uma única espécie e se distribuem pela América do Norte, Europa e Ásia. Encontra-se presente na península Ibérica, precisamente nos Pirineus e na cordilheira Cantábrica.

Na Espanha, está em perigo de extinção. É uma das maiores espécies de ursos e se caracteriza por apresentar uma grande variação não somente no tamanho, mas também no peso, no tom e aspecto da pelagem.

É o mais temível dos ursos, na idade adulta pode assumir 1,20 m de altura até a cernelha (junção das espáduas e cabeça do animal), e um comprimento total de 2 a 3 metros.

Quando estão armazenadas as reservas alimentares para a hibernação, podem pesar até meia tonelada.

Está adaptado a viver em habitats muito distintos e a comer muitos tipos de alimentos.

Classificação

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Ursidae
Gênero: Ursus
Espécie: Ursus arctos
Nome científico:
Ursus arctos (Linnaeus, 1758).
Nome comum:
Urso Pardo
Nome Inglês:
Brown Bear
Alimentação:
Onívoro. Come mel, frutas, insetos, pequenos animais e peixes. Raramente caça gamos, alces e outros animais.
Reprodução:
Sua gestação varia de 50 a 60 dias.
Habitat:
São encontrados desde florestas densas a pradarias subalpinas e tundra ártica.
Distribuição Geográfica:
América do Norte, Ásia e Europa

Urso Pardo – Fotos

Fonte: www.etall.hpg.ig.com.br/www.sueza.com.br/www.wisegeek.org/www.activewild.com/pixels.com/alaskatours.com

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.