PUBLICIDADE
Descrição
Um tubarão atarracado com uma enorme e arredondada 1ª barbatana dorsal e longas barbatanas peitorais de ponta larga; focinho sem rodeios arredondado.
Dentes superiores triangulares; cume interdorsal presente.
Cor cinza normalmente escura com um tom bronze, às vezes marrom ou azulada.
Barriga esbranquiçada, às vezes com uma coloração amarela; desce primeiro dorsal, peitorais e lobo inferior do caudal geralmente branco ou com manchas brancas (às vezes ausente); superfície ventral das barbatanas pélvicas, ápices do lobo anal e segundo dorsal e ventral do caudal, muitas vezes com manchas pretas; marcas de sela pretas ou escuras na frente da segunda dorsal, margem superior do caudal e entre nadadeiras dorsais (especialmente em jovens).
O que é
O Tubarão-galha-branca-oceânico (Carcharhinus longimanus), também conhecido como tubarão de areia marrom, tubarão marrom, tubarão branco menor, tubarão nigano, baleeira de ponta branca oceânica e tubarão silvertip, é um grande tubarão requímico pelágico que habita mares temperados tropicais e quentes.
Os Tubarões-galha-branca-oceânico podem não ser tão famosos quanto os grandes brancos ou os tubarões-martelo, mas são responsáveis por mais mortes humanas.
Os Tubarões-galha-branca-oceânico são encontrados em todo o mundo e têm alguns comportamentos fascinantes.
Eles são um tubarão de tamanho médio com aproximadamente 3 m de comprimento e peso até 170 kg
Características
O Tubarão-galha-branca-oceânico (Carcharhinus longimanus) tem uma constituição robusta, um focinho curto e arredondado e mandíbulas incrivelmente poderosas.
Este predador agarra sua presa com os dentes pontiagudos da mandíbula inferior, serrilhada apenas na ponta, enquanto os dentes serranos, triangulares e mais largos na mandíbula superior são usados para serrar, cortar e rasgar a carne.
A primeira barbatana dorsal é distintamente grande e arredondada, e as barbatanas peitorais semelhantes a pás são muito longas e largas.
O Tubarão-galha-branca-oceânico tem esse nome porque as pontas de suas barbatanas peitorais, primeira dorsal, pélvica e caudal são geralmente brancas ou apresentam manchas brancas.
Estas marcações são geralmente pretas em indivíduos jovens com um comprimento inferior a 1,3 metros, e uma marcação escura em forma de sela também pode estar presente entre a primeira e a segunda barbatana dorsal.
Dependendo da localização geográfica, a cor do corpo pode ser marrom, cinza, bege ou bronze, às vezes azulada, enquanto o estômago é geralmente branco, ocasionalmente com uma coloração amarela..
Taxonomia
O Tubarão-galha-branca-oceânicos é o menor tubarão-branco, foi descrito em 1831 pelo naturalista René-Primevère Lesson, que nomeou o tubarão Carcharhinus maou.
Foi descrito em seguida pelo cubano Felipe Poey em 1861 como Squalus longimanus.
O nome Pterolamiops longimanus também foi usado.
O epítopo longimanus da espécie refere-se ao tamanho de suas barbatanas peitorais (longimanus traduz do latim como “mãos longas”).
O tubarão-de-pontas-brancas-oceânico tem muitos nomes comuns em inglês: o tubarão de areia do Brown Milbert, o tubarão marrom, o tubarão nigano, o baleeiro oceânico de ponta branca e o tubarão-de-pontas-brancas
As regras da Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica são que, em geral, a primeira descrição publicada tem prioridade; portanto, o nome científico válido para o tubarão oceânico deve ser Carcharhinus maou.
No entanto, o nome de Lesson permaneceu esquecido por tanto tempo que Carcharhinus longimanus permanece amplamente aceito.
Classificação
Nome científico: Carcharhinus longimanus (Poey, 1861)
Nome vulgar: Tubarão-galha-branca-oceânico
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Chondrichthyes
Subclasse: Elasmobranchii
Ordem: Carcharhiniformes
Família: Carcharhinidae
Gênero: Carcharhinus
Espécie: C. longimanus
Tubarão-galha-branca-oceânico – Fotos
Fonte: Colégio São Francisco
Redes Sociais