PUBLICIDADE
A História Real do Shih Tzu
Você sabia que o seu pequeno e fiel Shih Tzu tem raízes profundas na história real da China?
Enquanto muitos associam a raça à Imperatriz Tzu Hsi, que governou na China de 1861 a 1908 e considerou os cães sagrados, Shih Tzu aparece em tapeçarias que remontam a 2000 anos.
Embora suas origens não sejam totalmente claras, há evidências de que a raça – distinta de Lhasa Apso, Pug e pequinês – foi desenvolvida por monges tibetanos que ofereceram os cachorros do templo como presentes aos imperadores da China.
Santos animais de estimação do palácio.
Chamada de Shih-tzu Kou em chinês tradicional, que literalmente significa “Cão Leão”, as características faciais semelhantes a leões da raça eram reverenciadas em tribunais imperiais porque se dizia que Buda havia montado na terra nas costas de um leão.
Durante as dinastias Ming e Manchu, os cachorrinhos-leões foram criados e criados por eunucos do palácio e eram considerados propriedade exclusiva da corte real. Eles raramente eram vistos fora dos palácios e qualquer um pego possuindo um poderia ser condenado à morte.
Estes Shih Tzus, com um revestimento espesso, eram às vezes levados para dentro das vestes de mulheres nobres e eram até usados como aquecedores de cama e colocados aos pés dos imperadores e imperatrizes para gerar calor.
Da China para o Ocidente
Os historiadores caninos acreditam que depois que a imperatriz Tzu Hsi chegou ao poder na década de 1860, o Dalai Lama na época a presenteou com um par de extraordinários Shih Tzus. Estes cães magníficos foram a base da sua linha pura.
Eventualmente, os cães foram dados como presentes à nobreza inglesa e holandesa e em 1938 um padrão foi definido para a raça.
No final da década de 1930, Shih Tzus finalmente chegou à América e alcançou enorme popularidade nos anos 1960. Mesmo meio mundo à parte dos palácios da China, Shih Tzus nunca estão longe de suas linhagens reais.
Descrição
O Shih Tzu é um cão de pequeno porte, de pelagem longa e lisa.
A sua cabeça é larga e redonda, o focinho curto e ligeiramente quadrado.
Possui um exuberante topete, que se não for preso por um laço, lhe tapa o focinho todo, e uma barbicha e bigode densos.
Os olhos são bem separados, grandes e escuros.
As orelhas são compridas, cobertas de uma pelagem longa, caindo pendentes para cada lado da cabeça.
O corpo é quadrado e revestido por uma pelagem comprida e exuberante que lhe cobre os pés.
A cauda é enrolada sobre o dorso e é também guarnecida de uma basta pelagem.
Shih Tzu – Raça
Vindo do Tibete, foi na China que a raça se apurou verdadeiramente.
Alguns exemplares foram doados ao imperador e passaram a ser uma das poucas raças que habitavam a “Cidade Sagrada”, residência oficial da família do imperador.
Seguiram-se então alguns cruzamentos entre várias raças chinesas e tibetanas (fato porque é muitas vezes confundido com o Lhasa Apso do Tibete), explicando assim as muitas semelhanças com o Pequinês (o longo pelo) e o Lhasa Apso.
Comparado com os do seu tamanho, este é o mais tranquilo para trazer ao colo, apreciando bastante o aconchego dos braços humanos.
O seu belo pelo comprido é mantido a muito custo pelos seus donos e uma vez que se arrasta pelo chão, a solução para passear fora de casa é mesmo o colo.
É um cão com uma longevidade apreciável, atingindo facilmente os 15 anos.
Shih Tzu – Cão
Foram levados para a Europa por volta de 1930, e desde então muitos exemplares foram criados com sumo cuidado por toda a Europa.
“Shi-tsu“, em chinês significa leão. Cães com aspecto leonino são muito apreciados na China, e não é diferente com esta linda raça de companhia.
O Shi Tsu é um cão muito ativo, atento e dócil. Seus olhos são escuros, grandes e redondos.
As orelhas também são grandes, caídas, implantadas levemente abaixo do alto da cabeça, cobertas com pelagem abundante.
A cauda é de inserção alta, com franjas bem enroladas no dorso.
A pelagem é longa e abundante, não crespo, com bom sup-pêlo.
O peso máximo fica em cerca de 9 kg.
Shih Tzu – O que é
O Shih Tzu é conhecido por ser especialmente afetuoso com as crianças. Como um pequeno cão criado para passar a maior parte do dia dentro dos palácios reais, eles formam um ótimo animal de estimação se você mora em um apartamento ou não tem um grande quintal.
Ele é exatamente aquele cachorro que todo mundo quer apertar, chamar de fofura e carregar no colo, simplesmente “fofo”.
O Shih Tzu era mantido na Corte Imperial Chinesa como cão de estimação e alarme de exclusividade do Imperador. Mas na verdade é o maior companheiro familiar, amigo, brincalhão e muito carinhoso.
Em termos de beleza o Shih Tzu não deixa por menos, esbanja charme e muita classe.
O nome Shih Tzu deriva de um animal existente na Mitologia Chinesa, o Cão-Leão, como divindade e, os cãezinhos passaram a receber o mesmo respeito. O Shih Tzu foi apresentado na Inglaterra e EUA em 1930.
O temperamento é de suma importância na criação, algo que o Shih Tzu tem de melhor…um temperamento adorável. O charme e as virtudes do Shih Tzu o colocam no topo da preferência na segunda maior cinofilia do mundo em número de cães registrados, o Japão, país que se destaca pelo imenso interesse em cães peludos.
Lá, das dez raças mais populares, seis têm pelos longos e outras duas: Dachshund e o Chihuahua – também são muito populares em suas versões de pelo longo. E, mesmo em plena “terra de peludos”, o Shih Tzu lidera disparado, garantindo há anos a posição da raça com maior número de nascimentos registrados.
As explicações que justificam tamanho sucesso vêm direto de Tóquio.
Há uma soma de várias qualidades que resulta na maior popularidade do Shih Tzu sobre as demais raças. É claro que a aparência tem um papel relevante.
Pelagem longa é um grande atrativo. Mesmo quando tosado – maneira como muitos proprietários mantêm seus exemplares – o Shih Tzu permanece com o aspecto peludinho.
A cara achatada, a Cabeça arredondada (globulosa) e os olhos grandes e brilhantes são elementos estéticos que despertam muita simpatia por parte dos japoneses. A fórmula da fama via além do que os olhos podem ver. O estilo de vida do povo nipônico encontra grandes vantagens no Shih Tzu. O tamanho reduzido da maior parte das moradias é um bom exemplo. O Shih Tzu vive perfeitamente bem em locais pequenos, se enquadrando nas necessidades do japonês. As longuíssimas jornadas de trabalho compartilhadas pela parcela mais significativa da população japonesa, significam pouca disponibilidade de tempo.
Ponto a favor do Shih Tzu, que se revela um fantástico aliado de gente ocupada e que fica pouco em casa. Além de não exigir passeio, pois seu tamanho permite que se exercite em casa por conta própria, ele fica sozinho sem estragar objetos e sem fazer barulhos que possam incomodar os vizinhos.
O estilo interativo de o Shih Tzu fazer companhia aos seus donos quando eles estão em casa, deve ser exaltado, pois ele tem espírito alegre, mas se molda ao humor das pessoas, proporcionando-lhes ambiente calmo, quando não estão a fim de brincar.
Para completar, o Shih Tzu tem uma característica que todo mundo aprecia: o Shih Tzu adora ficar no colo, pelo tempo que o dono quiser. De fato, o Shih Tzu é tão bom nisso que, segundo alguns artigos especializados e recentes, diversos especialistas em raças pequenas e peludas, o elegeram como o melhor de colo.
Expectativa de Vida
De 12 à 14 anos, podendo chegar a 18 anos.
Assim como acontece com quase todas as raças, o Shih Tzu também está predisposto a algumas doenças tais como: Deslocamento de retina; hipotiroidismo; problemas das articulações tais como luxação de patela e displasia, atrofia renal e catarata juvenil.
Apesar de parecido fisicamente com o Lhasa Apso, o Shih Tzu tem características que lhe são peculiares. O Shih Tzu é um cãozinho bem mais simpático de que o Lhasa, trata bem melhor estranhos e se dá relativamente bem com crianças.
Shih Tzu adapta-se muito bem a qualquer ambiente, tanto a apartamentos quanto a casas. Além disso, aprende tanto a fazer xixi no jornal como na rua e pode ser mais ou menos ativo nos passeios (estes podem se resumir a três curtas caminhadas diárias de uns 15 minutos cada).
Os Shih Tzu são cãezinhos dóceis e extremamente apegados aos donos. Se muito paparicados terminam ficando mimados demais, a ponto de praticamente exigirem atenção total.
Uma das características mais marcantes do Shih Tzu é sua personalidade. Muito amigável, sem sinais de agressividade, ótima companhia para crianças e outros cães, além de ser extremante receptivo com estranhos. Uma outra característica, bastante apreciada por seus donos, é o fato do Shih Tzu se dar sempre muito bem com outros animais.
Apesar de ser um cãozinho de fácil criação, o Shih Tzu apresenta problemas relacionados à limpeza. O seu pélo necessita de cuidados especiais (escovação diária, tosa a cada 4 ou 6 semanas, etc.)
Para quem está pensando em ter um filhotinho de Shih Tzu, aconselha-se esperar que o animal complete a 12 semana ao lado da mãe e dos irmão para só assim adquiri-lo. Isso se deve ao fato de que, segundo os criadores dessa raça, esses animaizinhos amadurecem mais lentamente que os outros cachorros e, além disso, demoram mais a desmamar.
Embora essa raça apresente inúmeros aspectos positivos para que se opte por criar um bichinho como esses, existe um ponto que deve ser observado pelos que apreciam esses animaizinhos. Quem os adquirir deve estar ciente de que eles são animais extremamente difíceis de se treinar. Isto que dizer que são necessárias mais repetições do que o normal no caso de qualquer cachorro de outra raça (entre 25 e 30) para que os Shih Tzu aprendam a lição. Além disso, depois que eles de fato estiverem a par das tarefas a serem exercitadas, é indispensável que o seu dono permaneça com os treinamentos, caso contrário, os cãezinhos provavelmente irão desaprender o que lhes foi ensinado.
Padrão Oficial
Pescoço: bem proporcionado, graciosamente arqueado, suficientemente longo, para portar a cabeça alta.
Anteriores: ombros bem oblíquos, membros anteriores curtos, com boa musculatura e ossatura, tão retos quanto possível, compatíveis com o peito largo e profundo.
Tronco: a distância entre a cernelha e a raiz da cauda é maior que a altura, na cernelha. Bem compacto e forte. Peito largo e profundo. Ombros firmes. Dorso reto.
Inferiores: membros curtos e musculosos, com boa ossatura. Vistos, por trás, retos. Coxas bem arredondadas e musculosas. Devem parecer volumosas, em virtude da pelagem abundante.
Aparência geral: robusto, pelagem abundante, porte distintamente arrogante, com cabeça lembrando o crisântemo.
Características: de temperamento amistoso e independente, inteligente, ativo e alerta.
Cabeça e crânio: cabeça larga, redonda, profusamente peluda, com pelos caindo sobre os olhos, estes bem separados, boa barba e bigodes. Os pelos crescendo para cima, no focinho, conferem-lhe uma clara semelhança com o crisântemo. Focinho bem largo, curto, com cerca de 2,5 cm da ponta ao stop, reto, de nível ou levemente arrebitado, quadrado e peludo, sem rugas. Cana nasal em linha com a pálpebra inferior ou levemente abaixo. Trufa preta, podendo ser cor de fígado, com pigmentação o mais homogênea possível. Narinas bem abertas, stop bem definido. Trufa inclinada para baixo ou pontuda são características altamente indesejáveis.
Olhos: grandes, redondos, escuros, inseridos bem separados, sem ser proeminentes. Expressão calorosa. Nos cães de cor fígado, ou com marcações dessa cor, olhos mais claros são permitidos, desde que a íris cubra o branco dos olhos.
Orelhas: grandes, com lóbulos longos, portadas caídas, inseridas ligeiramente abaixo da abóbada craniana. Devem ser tão profusamente cobertas de pelos que se confundem com a pelagem do pescoço.
Boca: larga, ligeiramente prognata ou em torquês. Lábios retos.
Patas: arredondadas, firmes, com boas almofadas plantares, parecendo grandes pela pelagem abundante.
Cauda: de plumagem abundante, inserção e porte altos, alcançando, aproximadamente, o nível do alto do crânio, o que lhe confere uma aparência equilibrada.
Movimentação: altiva, fluente, com longo alcance à frente e forte propulsão dos posteriores, exibindo as almofadas plantares.
Pelagem: longa, densa não cacheada, com bom subpelo. Uma leve ondulação é permitida. Recomenda-se que os pelos da cabeça sejam atados.
Cor: todas as cores são permitidas; uma faixa branca na fronte e na ponta da cauda são altamente desejadas nos particolores.
Peso e altura: de 3,500 a 8,100 quilos. O peso ideal de 4,500 a 7,300 quilos. Altura máxima na cernelha, 26,7 cm. Tipo e características da raça são da maior importância e não devem ser preteridas pelo tamanho.
Faltas: qualquer desvio, dos termos deste padrão, deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.
Nota: os machos devem apresentar os dois testículos, bem visíveis e normais, totalmente descidos na bolsa escrotal.
Classificação
Nome da raça: Shih Tzu
Nome original: Shih Tzu
Outros nomes: Cão Crisântemo
País de origem: Tibete ( China)
Grupo 9: Cães de companhia
Seção 5: Cães do Tibete
Características
Peso: 4,5 kg – 7,5 kg
Altura até: 27 cm na cernelha
Tamanho da ninhada: 1 – 5 filhotes
Classificação: Cães de Companhia
Altura: 27 para 27 cm
Peso: 7 para 9 Kg
Utilização: Cão de Companhia
Porte: Pequeno
Cor: Unicolor, bicolor, tricolor
Pelo: longo
Necessidade de exercício: diário Baixa / Média
Temperamento: Carinhoso, Independente
Adestrabilidade: Alta
Expectativa de vida: 10-16 anos
Altura ao garrote machos: no máximo 26 cm
Peso dos machos: de 4,5 a 8 kg
Altura ao garrote fêmeas: no máximo 26 cm
Peso das fêmeas: De 4,5 a 8 kg
Shih Tzu – Fotos
Fonte: pets.cosmo.com.br/animais2.clix.pt/www.pedigree.com/www.akc.org
Redes Sociais