PUBLICIDADE
Sagui
Os Saguis são pequeninos macacos, mas que infelizmente por serem animais silvestres, não podem ser bichos de estimação. Adoram fazer graça para quem estiver por perto.
Chegam a medir 20 cm e o menor deles, o Sagui leãozinho, tem apenas 11 cm. O seu habitat natural são as florestas da América Central e do Sul, sendo que das 35 espécies existentes, 25 são brasileiras.
São muito ágeis e inteligentes. O peso, em média, é de 500 g. Possuem garras para escalar árvores e superfícies ásperas. A cauda, que é grande em relação ao corpinho, não serve para pendurar o Sagui nos galhos, mas sim para promover o equilíbrio. As cores da pelagem são preta, castanha, branca, dourada e prateada.
De hábitos diurnos, os Saguis se apóiam nas quatro patas e vivem nas copas das árvores, por onde saltam com facilidade devido à forte propulsão das patas posteriores. Costumam descer ao solo à procura de insetos e também para beber água.
São receptivos em contato com o homem. Os filhotes adoram se esconder nos cabelos e perambular pelos ombros.
Se você quiser agradar o Sagui, escove os seus pêlos com uma escova de dentes (nunca antes utilizada na boca) por todo o corpo do bichinho, já que os dedos são muito grandes. O Sagui pode parecer manso, mas é temperamental podendo morder os seres humanos sem razões aparentes.
Há um cuidado que nunca deve ser esquecido: algumas doenças ?humanas? podem ser facilmente transmitidas e até fatais como a herpes bucal.
Os Saguis, como as formigas, vivem em grupos comandados por um casal e têm toda uma organização social. Não mudam de parceiros e disputam a liderança com lutas violentas. Aos machos cabe a tarefa de proteção e defesa e às fêmeas a de primeiro comer.
Algumas espécies, especialmente quando alguém estranho se aproxima, mostram o traseiro, erguendo o rabo e exibindo os órgãos genitais. Alguns estudiosos acreditam que se trata de uma atitude de intimidação.
Os filhotes aprendem a comer com os pais Saguis. Ainda servem de modelo nas funções de copular, caçar e cuidar de filhotes. Para ensiná-los em cativeiro como se alimentar de coisas novas, os Saguis precisam ver os donos comendo para então imitá-los.
Vivem em média 10 anos na natureza e 18 em cativeiro. Alcançam a maturidade sexual aos 3 anos.
A reprodução acontece quando o casal está isolado em um ambiente calmo, sem pessoas perto. A fêmea pode cruzar dois dias após o parto, procriando a cada 6 meses. A gestação dura de 138 a 170 dias, nascendo, em média, dois filhotes por parto.
A alimentação na natureza é de insetos, répteis, pequenos mamíferos, aves, lesmas, ovos, alguns vegetais, frutas e a goma das árvores. Já no cativeiro comem bolinhas de carne de 1 cm, em dias alternados.
A apanha e a manutenção da espécie é proibida por lei.
Fonte: www.petfriends.com.br
Sagui
Nome científico: Cebuella pygmaea.
Nome em inglês: “Pygmy Marmoset”.
Ordem: Primates.
Família: Callithricidae.
Habitat: Florestas Tropicais.
Distribuição geográfica: Brasil, Equador, Peru e Colômbia.
Características: Mede de 15 a 16 cm e sua cauda pode ter de 15 a 20 centímetros.
Pode pesar de 49 a 70 gramas. Suas cores variam entre preto, marrom e mesmo cinza. Há completa ausência de tufos nas orelhas.
Gestação: Em média dura 5 meses.
Número de filhotes: 1 a 3.
Alimentação: Insetos, frutas, brotos e seiva de árvores.
Curiosidades: É o segundo menor primata existente da América do Sul. É ativo e muito ágil. Seus movimentos nas árvores são muito rápidos. Sua juba cobre toda a cabeça e orelhas.
Alerta: É muito procurado pelos traficantes de animais para serem vendidos aos colecionadores.
Sagui
Fonte: www.rio.rj.gov.br
Sagui
(Callithrix jacchus)
Ordem
Primates
Família
Cebidae
Caracterização
É o Sagui mais conhecido e comum. São animais de pequeno porte com peso entre 350 e 450 gramas, pelagem estriada na orelhas, mancha branca na testa. Coloração gera do corpo acinzentado-claro com reflexos castanhos e pretos. A cauda é maior do que o corpo e tem a função de garantir o equilíbrio do animal.
Habitat
Habita caatinga e cerrado em formações arbóreas baixas. Mas se adaptam muito bem em outras formações florestais.
Distribuição
Ocorre no nordeste do Brasil, ao norte do Rio São Francisco e ao leste dos Rios Parnaíba. Foi introduzido em várias matas do Brasil, principalmente no sudeste,nas matas do município de Campinas, sendo que a espécie desta região são: o Sagui-de-tufos-pretos (Callithrix penicillata) e o Sagui-de-serro-escuro (Callithrix aurita).
Hábitos
Tem hábitos diurnos, raramente descem ao solo. São adaptados à vida saltatória arbórea, com locomoção vertical pelos troncos.
Alimentação
Alimentam-se de grande variedade de matéria vegetal (sementes, flores, frutos, néctar, etc) e animal (artrópodes, moluscos, filhotes de aves e mamíferos, anfíbios e pequenos lagartos. São também gumívoros, alimentam-se da goma que roem com seus incisivos inferiores, de árvores gumíferas. Servem de fonte de carboidratos, cálcio e alguma proteína.
Reprodução
Atingem a maturidade sexual entre treze e quatorze meses. O período de gestação varia entre 140 a 160 dias. Nascem dois filhotes a cada gestação, os filhotes são grandes. Com duas semanas começam a experimentar frutas maduras, sem deixar a amamentação (até os 2 meses).
Manifestações sonoras
Quando é ameaçado, emite guinchos muito agudos,alertando o grupo. Protegem o território de outros grupos com sons.
Fonte: www.faunacps.cnpm.embrapa.br
Sagui
(SAGUI, SOIM OU SOÍNHO)
Designação comum às espécies de primatas, da família dos calitriquídeos, com cinco gêneros e várias espécies em território brasileiro, todos os quais possuem o dedo polegar da mão muito curto e não oponível, e as unhas em forma de garras, dentes molares 2/2. São espécies pequenas, de cauda longa.
Fonte: www.esam.br
Redes Sociais