PUBLICIDADE
O que é
O rinoceronte é um dos maiores mamíferos que existem na terra e caracteriza-se por sua pele muito grossa e pelos chifres na ponta do nariz, que podem ser um ou dois, dependendo da espécie de rinoceronte.
São da espécie de perissodátilos, pois os dedos de suas patas são em números impares.
O mundo animal é com certeza um dos mais interessantes objetos de pesquisa, sendo que os animais de diferentes espécies formam um conjunto com curiosidades e diversidades que seduzem o homem desde os tempos mais antigos.
O rinoceronte pode ser considerado o bicho mais esquisito do mundo, ou pelo menos concorrer com outras espécies, pesado, com um grande nariz com chifres na ponta, ele com certeza não é um animal que representa a beleza da fauna mundial.
Seu chifre ao contrário do que parece não é formado de osso e sim de pelos muito compactos que formam aquela estrutura rígida com a forma de um chifre, que no rinoceronte branco pode chegar a medir 1 metro.
Além disso a pele desse animal chega a 7 centímetros de espessura e é enrugada, tem orelhas muito pequenas e não enxerga bem.
Os rinocerontes já estiveram na lista dos animais em extinção, entretanto devido ao trabalho das entidades de preservação dos animais no mundo inteiro eles saíram dessa triste listagem, que denigre a história da humanidade.
O rinoceronte faz parte da lista dos 5 animais selvagens mais difíceis de serem caçados, ao lado do leão, do leopardo, do búfalo africano e do elefante.
Eles são naturais das florestas tropicais e das savanas da Ásia e da Africa, apesar de alguns séculos atrás esses animais viverem também na Europa e na América do Norte, de onde foram extintos, apesar dessa espécie de animal não ter utilidade para o homem.
Entretanto durante muito tempo acreditou-se que o chifre do rinoceronte tinha importantes propriedades medicinais, sendo atribuída a ele a capacidade de curar doenças e o efeito rejuvenescedor.
Naquela época existiam muitas espécies de rinocerontes, hoje sobreviveram apenas cinco, que representam a espécie, os mais conhecidos são o rinoceronte negro e o rinoceronte branco, existindo também o rinoceronte java, o rinoceronte indiano e o rinoceronte sumatra.
Os rinocerontes tem ótima audição e olfato, em detrimento de sua visão e mesmo com seu tamanho e peso avantajado a quem afirme que esses animais podem alcançar a velocidade de 70 quilômetros por hora.
A fêmea tem um filhote de cada vez, que pesam em torno de 25 quilos ao nascer e mamam até os 2 anos. O filhote vive junto da mãe até os 5 anos mais ou menos, quando começa a se tornar independente.
Os rinocerontes se adaptam bem em meio ambiente diverso ao seu habitat natural e podem ser vistas espécies desses animais recebendo tratamento de luxo em zoológicos do mundo inteiro, onde podem alcançar a média de 45 anos de vida.
Descrição
Mamífero quadrúpede ungulado (cujas patas são providas de cascos) da família dos rinocerídeos.
Os rinocerontes têm corpo imenso e maciço e pernas curtas e desajeitadas.
A pele grossa pende frouxamente e, na maioria das espécies, tem poucos pelos. Dependendo da espécie, o rinoceronte tem um ou dois chifres ligeiramente curvos, que se projetam do longo nariz e crescem durante toda a vida.
O nome rinoceronte vem de duas palavras gregas que significam nariz-chifrudo.
O animal tem três dedos em cada pé. Cada dedo termina em um casco separado. Os pés dianteiros têm um quarto dedo rudimentar. O rinoceronte alimenta-se de gramíneas, galhos finos e arbustos.
Rinocerontes selvagens vivem na África, no sudeste da Ásia e em algumas grandes ilhas próximas à costa asiática. Nos tempos pré-históricos, também vagavam pela Europa, pela América do Norte e pelo norte da Ásia.
Existem cinco espécies de rinocerontes, três asiáticas e duas africanas.
Muitos asiáticos acreditam que os chifres do rinoceronte têm propriedades mágicas. As espécies asiáticas têm sido objeto de caça tão intensa que estão quase extintas.
O rinoceronte-indiano é o maior das três espécies que vivem na Ásia. Mede cerca de 1,70 m de altura na espádua e pesa cerca de 1,8 t. Tem um grande chifre preto-azulado, muito grosso na base e com cerca de 30 cm de comprimento. A pele do rinoceronte pende à maneira de pregas tão marcadas que os animais parecem revestidos de uma armadura.
Vive em matas pantanosas cercadas de juncos e gramíneas altas, que lhe servem de pasto. A espécie tornou-se tão rara que esses animais são agora protegidos por lei.
O rinoceronte-javanês, de um só chifre, vivia em uma área do leste de Bengala até a Birmânia e, para o sul, até Java, Bornéu e Sumatra. É uma espécie quase extinta.
O rinoceronte-sumatrense é menor do que qualquer outro e tem dois chifres. Alcança cerca de 1,50 m de altura e pesa quase 900 kg. É peludo, especialmente na cauda e nas orelhas.
Essa espécie rara também vive em Bornéu e na Península Malaia. Tanto o javanês como o sumatrense vivem em florestas nas colinas.
As duas espécies africanas têm dois chifres. O rinoceronte-preto tem um chifre dianteiro que às vezes alcança mais de 1 m de comprimento. O chifre mais atrás pode ter o mesmo comprimento ou ser mais curto. Esse chifre, escavador, é tão forte que o animal facilmente arranca e derruba arbustos e pequenas árvores, para depois comer as folhas. Permanece escondido durante o dia e vagueia à noite à procura de alimento e água.
O rinoceronte-preto tem sido tão caçado que se tornou raro. A caça é agora limitada por licença especial. Esse grande animal, que parece desajeitado, pode mover-se rapidamente.
O rinoceronte-branco é o maior de todos os rinocerontes. Mede cerca de 1,70 m de altura, pesa mais de 3 t. Os chifres da fêmea são mais longos que os do macho, porém mais delgados.
O rinoceronte-branco estava quase extinto, mas agora seu número tem aumentado em Uganda. Também é protegido por lei.
Características
Rinoceronte, nome comum dado a certas espécies de ungulados de dedos ímpares, cuja característica mais notável é a presença de um ou dois chifres, que na verdade são excrescências da pele. São animais grandes, pesados, de corpo robusto e patas curtas.
Cada pé tem três dedos funcionais, cobertos por uma unha parecida com um casco. A pele é grossa, de cor cinza ou castanha, segundo a espécie.
Pode viver até os 50 anos, se morrer naturalmente.
Pode alcançar a velocidade de 45 km/h.
Seu fiel amigo Tchiluanda.
Excelente nadador, o rinoceronte passa várias horas dentro d’água aliviando as picadas dos insetos que atacam sobre tudo nas juntas da couraça.
É anti-social, irascível e grotesco, mas tem um fiel amigo, o Tchiluanda, pequeno passarinho africano que lhe cata os carrapatos da carcaça e das orelhas, e o avisa da proximidade de inimigos.
Presta-lhe ainda, segundo os nativos da África, um grande serviço: guiá-lo na direção de doces colmeias, que o rinoceronte também aprecia.
Ameaça
São consideradas espécies ameaçadas, embora tenha pouca utilidade para o homem, ele é perseguido desde o tempo das cavernas.
Acreditavam que seu chifre pudesse dar a juventude eterna, mas nenhuma parte de seu corpo é medicinal, por causa dessa crença, muitos rinocerontes foram exterminados.
Única coisa utilizável para o homem, é sua pele, que é usada na confecção de escudos e calçados.
Reprodução
É um animal de pobre reprodução: apenas um filhote, depois de uma longa gestação de dezessete meses, o filhote pesa 25 kg e alimenta-se de leite materno até os dois anos de idade.
Ao completar cinco ou sete anos, já é adulto e passa a viver sua própria vida.
Cinco espécies
Há cinco espécies que compõem o grupo dos rinocerontes (onde quatro são cada vez mais raras).
As cinco espécies são herbívoras e se alimentam de uma grande variedade de plantas.
A visão do rinoceronte é pobre, mas o animal compensa essa deficiência com um olfato e audição muito desenvolvidos.
Os rinocerontes Indiano e Java, possuem apenas um chifre, enquanto os outros três possuem dois chifres.
Rinoceronte Indiano: O Rinoceronte Indiano (Rhinocerus unicornis) tem a pele grossa, recortada por profundas pregas e salpicada de pequenos escudos córneos. Também vive na Ásia. Seu único chifre mede até 60 cm e não é usado como arma. Com essa função, o animal prefere usar suas presas.
Rinoceronte Java: O Rinoceronte Java (Rhinocerus sondaicus), atualmente pouco comum, ocorre na Ásia, na península da Indochina e da Malásia, em Sumatra, Java, Assam e Nepal. Mede 3 metros de comprimento e tem apenas um chifre. Sua pele é recortada em grandes placas.
Rinoceronte Branco: Depois do elefante, o maior mamífero terrestre é o Rinoceronte Branco (Cerathoterium simum), com 2 metros de altura, 5 metros de comprimento e 4 toneladas de peso. Tem dois chifres, dos quais o anterior mede até 1,50 m de comprimento. Apesar do nome, sua pele é escura e lisa. Ele habita as zonas descampadas e planas da África, comparado às outras espécies, é pacato e inofensivo.
Rinoceronte Sumatra: Outro que também vive na Ásia, é o Rinoceronte Sumatra (Dicerorhinus sumatrensis) e tem dois chifres. Sua pele é relativamente pouco espessa, com pregas superficiais. Habita a Tailândia, Malaca, Sumatra e Bornéu.
Rinoceronte Negro: O Rinoceronte Negro (Diceros bicornis) mede, no máximo 1,50 m de altura. Seus dois chifres, o anterior e o posterior, podem medir 70 e 50 cm de comprimento respectivamente. Ele ataca apenas para se defender e é ferocíssimo. Sendo provocado, o rinoceronte negro torna-se uma máquina quase invencível de destruição. Hoje, existem aproximadamente 12 mil pelas regiões africanas ao sul do Saara. Por esse motivo, a caça ao rinoceronte é um dos esportes mais procurados pelos caçadores profissionais e “turistas” que se embrenham na África à procura de sensações fortes.
Espécie
Atualmente existem 5 espécies de Rinocerontes vivendo na terra.
Duas espécies (Rinoceronte Branco e o Rinoceronte Negro) ocorrem na África.
Três espécies (Rinoceronte Indiano, de Java e o de Sumatra) ocorrem na Ásia.
Há milhares de anos atrás havia várias espécies de Rinocerontes, e eles habitavam a América do Norte e Europa, bem como a África e Ásia. As cinco espécies que sobrevivem atualmente, são representantes preciosos da história dos Rinocerontes em nosso planeta.
Infelizmente, todas as espécies de Rinocerontes estão ameaçadas de extinção. O Rinoceronte Indiano e o Rinoceronte Branco estão ameaçados de extinção, segundo a IUCN – Red List of Threatened Species.
O Rinoceronte Negro, o de Java e o de Sumatra estão criticamente ameaçados de extinção.
A maior ameaça para os Rinocerontes, é a grande procura pelo chifre de Rinoceronte, usados na medicina tradicional Asiática para tratar diversas doenças.
Essa grande procura de chifres, fez com que a população de Rinocerontes da África diminuísse drasticamente. A perda do habitat desses animais também é uma grande ameaça, especialmente do sudeste da Ásia e na Índia, onde a população humana cresce rapidamente, destruindo muitas florestas. A seguir você vai conhecer um pouco mais sobre as cinco espécies de Rinocerontes.
Rinoceronte Branco (Ceratotherium simum)
O Rinoceronte Branco, juntamente com o Rinoceronte Indiano, que possuem praticamente o mesmo tamanho, é a maior espécie de mamífero terrestre depois do Elefante.
De todas as espécies de Rinocerontes o Rinoceronte Branco é a menos ameaçada, mas mesmo assim corre risco de extinção.
Entretanto existem 2 subespécies: o Rinoceronte Branco do Norte (Ceratotherium simum cottoni) e o Rinoceronte Branco do Sul (Ceratotherium simum simum).
Atualmente existem aproximadamente 11.670 Rinocerontes Brancos no mundo em habitat selvagem.
Informações Científicas
Peso: 1.800 – 2.700 kg
Altura: 1,50 – 1,80 m
Comprimento: 3,80 – 5,0 m
Chifre: Possui 2 chifres. O chifre anterior é maior podendo medir de 0,94 m – 1,02 m. O chifre posterior é menor medindo cerca de 55 cm.
Habitat: savanas.
Período de Vida: até 50 anos.
Período de Gestação: aproximadamente 16 meses.
Maturidade Sexual: Machos – 10 a 12 anos, Fêmeas: 6 a 7 anos.
Distribuição Geográfica: África do Sul, Botsuana, Namíbia, Quênia, Rep. Democrática do Congo, Suazilândia, Zâmbia e Zimbabue.
Rinoceronte Java (Rhinoceros sondaicus)
De todas as espécies de Rinocerontes, o Rinoceronte de Java é a espécie mais rara, com menos de 60 animais vivendo em habitat selvagem e apenas em 2 lugares: na Indonésia e no Vietnã.
O Rinoceronte de Java foi muito caçado nos últimos anos e hoje é necessário um grande esforço para que essa espécie não seja extinta do mundo.
O Rinoceronte de Java e o de Sumatra competem pelo título de espécie de Rinoceronte mais ameaçada de extinção.
Atualmente existem cerca de 60 animais sobrevivendo em habitat selvagem, existindo 2 subespécies. A subespécie que vive na Indonésia é a Rhinoceros sondaicus sondaicus, e a que vive no Vietnã é a Rhinoceros sondaicus annamiticus.
Informações Científicas
Peso: 900 – 2.300 kg
Altura: 1,50 – 1,70 m
Comprimento: 2,0 – 4,0 m
Chifre: Possui apenas 1 chifre, que mede cerca de 25 cm.
Habitat: florestas de planícies tropicais.
Período de Vida: de 30 a 40 anos.
Período de Gestação: aproximadamente 16 meses.
Maturidade Sexual: Machos – 10 anos, Fêmeas: 5 a 7 anos.
Distribuição Geográfica: Indonésia e Vietnã.
Rinoceronte Sumatra (Dicerorhinus sumatrensis)
O Rinoceronte de Sumatra, conhecido também como Rinoceronte Cabeludo, provavelmente seja a espécie de Rinoceronte mais ameaçada de extinção: sua população diminuiu cerca de 50% nos últimos 15 anos devido a caça. Menos de 300 sobrevivem em populações muito pequenas e altamente fragmentadas no Sudeste da Ásia com a Indonésia e Malásia.
Atualmente existem cerca de 300 animais sobrevivendo em habitat selvagem, existindo 2 subespécies: Rinoceronte de Sumatra Ocidental (Dicerorhinus sumatrensis sumatrensis) e Rinoceronte de Sumatra Oriental (Dicerorhinus sumatrensis harrissoni).
Informações Científicas:
Peso: 600 – 950 kg
Altura: 1,0 – 1,50 m
Comprimento: 2,0 – 2,30 m
Chifre: Possui 2 chifres. O chifre anterior é maior podendo medir de 25 – 79 cm. O chifre posterior é menor medindo cerca de 10 cm.
Habitat: florestas tropicais densas.
Período de Vida: de 35 a 40 anos.
Período de Gestação: aproximadamente 15 – 16 meses.
Maturidade Sexual: Machos – 10 anos, Fêmeas: 6 a 7 anos.
Distribuição Geográfica: Ilha de Sumatra e Ilha de Bornéo, na Indonésia.
Rinoceronte Indiano (Rhinoceros unicornis)
O Rinoceronte Indiano é uma das grandes histórias de sucesso na conservação de Rinocerontes (a outra é a do Rinoceronte Branco do Sul, na África do Sul).
Com estrita proteção de autoridades da Índia e do Nepal, os números de Rinocerontes Indianos tem aumentado: de 200, no início do século, para aproximadamente 2.400. Entretanto ainda existe a caça desses animais, mas cada dia aumentam os esforços para a conservação na Índia e Nepal.
Atualmente existem aproximadamente 2.400 animais no mundo em habitat selvagem.
Informações Científicas
Peso: 1.800 – 2.700 kg
Altura: 1,75 – 2,0 m
Comprimento: 3,0 – 3,80 m
Chifre: Possui apenas 1 chifre, que mede cerca de 20 a 61 cm.
Habitat: planícies, planícies inundadas e ocasionalmente florestas adjacentes.
Período de Vida: de 30 a 45 anos em habitat selvagem e cerca de 47 anos em cativeiro.
Período de Gestação: de 15 a 16 meses.
Maturidade Sexual: Machos – 10 anos, Fêmeas: 5 a 7 anos.
Distribuição Geográfica: Índia e Nepal.
Rinoceronte Negro (Diceros Bicornis)
Durante o último século, o Rinoceronte Negro sofreu um drástico declínio em sua população. Entre 1970 e 1992, a população dessa espécie diminuiu 96%. Em 1970, segundo estimativas, havia 65.000 Rinocerontes Negros na África, mas em 1992-1993 restavam apenas 2.300 sobrevivendo em habitat selvagem.
Entretanto, desde 1996, grandes esforços para a preservação dessa espécie tem encorajado ambientalistas a obterem bons resultados e o número de animais tem aumentado desde então. Atualmente 3.100 animais estão vivendo em habitat selvagem.
Informações Científicas
Peso: 800 – 1.350 kg
Altura: 1,40 – 1,70 m
Comprimento: 3,0 – 3,80 m
Chifre: Possui 2 chifres. O chifre anterior é maior podendo medir de 0,50 m – 1,30 m. O chifre posterior é menor medindo de 2 a 55 cm.
Habitat: pastagens, savanas e locais com abundância de arbustos.
Período de Vida: 30 – 35 anos em habitat natural e 35 – 45 anos em cativeiro.
Período de Gestação: 15 a 16 meses.
Maturidade Sexual: Machos – 7 a 10 anos, Fêmeas: 4 a 7 anos.
Distribuição Geográfica: África do Sul, Quênia, Malawi, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia e Zimbabue.
Classificação
Nome científico: Ceratotherium simum simum
Nome popular: Rinoceronte Branco
Nome em inglês: White Rhinoceros, Square-lipped rhinoceros
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Perissodactyla
Superfamília: Rhinocerotoidea
Família: Rhinocerotidae (Gray, 1821)
Rinoceronte – Fotos
Fonte: www.sueza.com.br/www.geocities.com/a-z-animals.com/animalnatural.com.ar
Redes Sociais