PUBLICIDADE
O que é um gato Ragdoll?
O gato de ragdoll é uma raça de gato que é principalmente conhecida por suas marcações únicas, bom temperamento e uma tendência incomum para relaxar e até ficar mole quando são apanhados.
Acredita-se que essa estranha tendência tenha sido passada através de gerações de gatos ragdoll dos gatos originais que foram usados para estabelecer a raça.
O nome “gato ragdoll” vem do fato de que segurar um desses gatos é parecido como segurar uma boneca de pano, que é um boneco feito de tecido macio e geralmente mole, não rígido como bonecas feitas de plástico ou porcelana.
Embora nem todos os gatos de ragdoll fiquem completamente frouxos quando são apanhados, eles geralmente são muito bons e fáceis de manusear, ao contrário de outros tipos de gatos que podem ser mal-humorados e resistir a serem manuseados ou mantidos.
A pelagem de um gato de ragdoll é geralmente muito macia e sedosa.
Enquanto todo gato ragdoll nasce branco, há uma série de variações que aparecem em sua coloração no momento em que atingem a plena maturidade.
Geralmente é possível ver a cor de um gatinho ragdoll quando ele tem dois ou três meses de idade.
A cor completa, no entanto, não é normalmente alcançada até que o gato ragdoll tenha três ou quatro anos de idade.
Embora grande parte da pelagem do gato possa permanecer branca ou quase branca, a cor entra nas orelhas, nariz, patas e cauda. Em alguns casos, a maior parte do rosto do gato irá desenvolver cor.
Existem seis cores que aparecem na raça de gato de ragdoll.
Os três primeiros são chama, selo e chocolate.
Versões mais leves dessas cores – lilás, creme e azul – compõem as outras três. A carapaça de tartaruga também aparece neste grupo de cores.
Finalmente, existem três padrões principais que aparecem na raça de gato ragdoll: pontiagudos, mitrados e bicolores.
Os gatos originais usados no desenvolvimento desta raça provavelmente eram gatos persas, angorá, birmaneses, siameses ou birmaneses. Isso não pode ser confirmado porque o gato que tinha a ninhada original de gatinhos de ragdoll era um gato não com pedigree e os gatos que eram filhos de suas ninhadas eram desconhecidos.
Os gatos originaram-se nos Estados Unidos na década de 1960 com este gato, chamado Josephine, que foi possuído e criado por uma mulher chamada Ann Baker. Em vez de trabalhar com associações tradicionais de criação de gatos, Baker registrou o nome da raça “ragdoll” e estabeleceu a International Cat Association Ragdoll.
O Gato Ragdoll – Descrição
O Ragdoll é um gato doce e de temperamento fácil, com a peculariedade de não reagir a agressões. É considerada uma raça grande e de pêlo semilongo. Perfeito para se ter num apartamento.
Ele é um dos gatos de maior porte do mundo ao lado do Siberian Cat e do Maine Coon. O peso desse gigante varia entre 6 e 9 Kg nos e seus olhos são azuis.
A completa maturidade da cor não é atingida até os dois anos de idade. O peso e tamanho completo se definem depois dos quatro anos de idade, no mínimo. Por ser uma raça pouco ativa, o Ragdoll tende a ser obeso.
Esse grandalhão não é super agitado. O Ragdoll faz tudo o que os outros gatos fazem, porém com menor freqüência. Ele prefere ficar quieto ou dormindo a correr e subir nos móveis. Ele só brinca e corre quando está com vontade.
Adora ficar junto aos donos, é extremamente sociável e sossegado, além de miar pouco.
Sua pelagem não embaraça muito, porém deve ser penteada uma vez por semana. Banho só a cada três ou quatro meses e apenas quando estiver muito sujo.
História
Uma das raças mais populares nos EUA, fora deste país, ela é pouco conhecida.
Esta raça foi criada e batizada por uma criadora norte-americana, no início da década de 60, que ficou conhecida em todo o Estados Unidos devido às suas façanhas.
Ela patenteou o nome Ragdoll, obrigando a qualquer um que comercializasse esta raça lhe pagar royalties e numa provável jogada de marketing afirmou que o Ragdoll era resultado da engenharia genética do governo americano, que teria usado genes humanos para fazê-la. Porém, a verdade é que esta raça foi desenvolvida por ela mesma a partir de uma gata muito parecida com um Angorá e com gatos que tinham características do Sagrado da Birmânia.
Os Ragdolls são grandes e volumosos.
Os Ragdolls nascem brancos, as suas cores e padrões começam a aparecer quando eles têm por volta de 10 dias. A sua coloração e desenvolvimento definitivos só são alcançados aos 2 ou 3 anos. Os Ragdolls têm o pêlo parecido com o do coelho.
Têm olhos azuis, mas as suas cores variam: seal, blue, red, cream, lilac e chocolate.
Origem
A raça Ragdoll, que significa Boneca de trapos, nasceu do cruzamento de uma gata Angorá Turco com um gato de rua com luvas de tipo Birmanês. Interessando a criadora Ann Backer, que praticou uma forte consangüinidade, dando a atual característica da raça hoje..
Sua homologação nos EUA foi feita em 1965.
Em 1971, A. Baker fundou a International Ragdoll Cat Association ( I.R.C.A.).
Em 1987 é fundado um Brtish Ragdoll Club. A G.C.C.F. reconhece a raça em 1991 e a F.I.Fe em 92.
O Ragdoll chega a Alemanha e França na década de 80 mas somente é criado um clube francês da raça em 1993. O Ragdoll é pouco difundido fora dos EUA.
Raça
O Ragdoll foi criado e batizado pela criadora norte-americana Ann Baker, no início da década de 60.
A raça foi desenvolvida a partir de uma gata chamada Josephine, muito parecida com um Angorá, e depois com a introdução de gatos com características do Sagrado da Birmânia.
O Ragdoll fica tão relaxado quando deitado que lembra uma boneca de pano, mole e flexível, daí o seu nome, que em português significa: Boneca de Trapos. Isso acontece devido à sua atitude despreocupada com as pessoas o que lhe permite ficar relaxado quando lhe pegam.
Curiosidades sobre a Raça
O Padrão Mitted do Ragdoll possui luvas parecidas com as dos gatos Sagrados da Birmânia. Por isso, muitos diziam que o Sagrado estava incluso na formação da raça Ragdoll. Isso foi desmistificado ao comprovar-se geneticamente que no Ragdoll as luvas são dominantes e no Sagrado da Birmânia são recessivas.
O Ragdoll sente dor e têm a musculatura semelhante à dos outros gatos, contrariando o que pregava Ann Baker em seu intento de promover rapidamente a raça.
O Ragdoll é diferente, sim, pela capacidade de relaxar tanto no colo daqueles em que confia, que parece não ter articulações, como uma boneca de pano (Ragdoll), característica que deu o nome à raça.
Os filhotes de Ragdoll nascem brancos e começam a marcar por volta dos 15 dias de idade. Quanto mais clara for a cor, mais demorada será a sua marcação.
Padrão da Raça
O Ragdoll ideal deve ser grande e pesado.
A completa maturidade da cor não é atingida até os três anos de idade e o peso e o tamanho completos não costumam se definir antes dos quatro anos.
O Ragdoll deve ser firme e musculoso, sem gordura, exceto na área do baixo abdome.
As fêmeas podem ser consideravelmente menores do que os machos.
Cabeça: A cabeça do Ragdoll deve ser de tamanho médio, larga (em cunha modificada), de superfície plana na área entre as orelhas. Seu perfil deve apresentar stop delicado, o focinho redondo, de comprimento médio, o queixo bem desenvolvido, os olhos levemente ovais (não podem ser orientais), grandes e sempre azuis.
Pescoço: O Ragdoll deve ter um pescoço curto, pesado e forte.
Corpo
O Ragdoll é um gato de porte grande que deve ter o corpo longo e substancial com peito cheio, omoplatas largas e quadris levemente mais altos que os ombros.
A sua estrutura óssea tem que ser forte e substancial.
Deve ter uma almofada de gordura no baixo abdome; as pernas de comprimento médio, com pés redondos, grandes e tufados. A cauda do Ragdoll é longa, do mesmo comprimento do corpo.
Ao pegar um Ragdoll, o seu peso pode parecer surpreendente.
Pelagem: A pelagem permanece junto ao corpo e dá a impressão de “quebrar” quando o gato se move. O manto é mais comprido em volta do pescoço e nas extremidades da cabeça, dando a aparência de um babador (bib).
Características
Como todas as raças de grande porte, o Ragdoll não é do gênero superagitado, ele não costuma ficar correndo ou escalando os móveis como outras raças, porém os criadores afirmam que ele é capaz de fazer tudo que outro gato faz, sendo a única mudança a freqüência das atividades, que para ele é menor. Esse gato prefere ficar quieto ou dormindo do que correndo. Nesses momentos, seus músculos se descontraem e ele acaba ficando bastante maleável, daí o seu nome Ragdoll, que significa “boneca de trapo”.
O Ragdoll é dono de um comportamento calmo e dócil, sendo um gato extremamente quieto e gentil, que escolhe para ser seu “dono” a pessoa mais tranqüila da casa, fazendo a partir daí, companhia permanentemente. Os estudiosos afirmam que este temperamento doce surgiu como resultado de uma longa seleção entre gatos domésticos durante o desenvolvimento desta raça.
De fato, ter um Ragdoll em casa é um sossego, pois além de suas qualidades, que facilitam a convivência, ele ainda mia pouco e se relaciona muito bem com outros animais.
Os gatos Ragdoll possuem cabeça grande e triangular, com o topo do crânio achatado e focinho arredondado.
O nariz é curto, e a sua pelagem e longa e comprida especialmente no pescoço, dando a impressão de um babador.
As fêmeas são menores e de coloração mais clara que os machos.
Características da Raça
O Ragdoll é um gato muito calmo e seu temperamento é plácido e dócil, sendo de um convívio muito agradável. Detesta a agitação e barulho.
Sociável e afetuoso, convive bem com seus congêneres e com os cães. Muito carinhoso e afetuoso, detesta a solidão, adaptando-se facilmente a vida em apartamentos.
Cabeça de tamanho médio, larga, um pouco cuneiforme, de contornos arredondados. Crânio achatado entre as orelhas. Testa ligeiramente arredondadas. Bochechas bem desenvolvidas. Focinho arredondado, medianamente comprido, bem desenvolvido. Nariz com um ligeiro arco no terço superior. Queixo bem desenvolvido.
Orelhas de tamanho médio, largas na base, espaçadas, ligeiramente dirigidas para frente, arredondadas na ponta. Olhos grandes, ovais, ligeiramente em angulo.
Azul mais intenso possível em relação com a cor do manto. Pescoço curto e forte.
Corpo grande, longo e bem feito. Peito largo e bem desenvolvido Trem posterior pesado e sólido. Ossatura média. Patas de comprimento e ossaturas médias.
Patas traseiras ligeiramente mais longas do que as dianteiras. Pés grandes, redondos, compactos com tufos de pelos entre os dedos. Cauda longa, proporcional ao corpo, bastante espessa na base, desfiando ligeiramente em direção a extremidade. Bem guarnecida e frondosa.
Pelo semi-longo, suave, sedoso, próximo ao corpo. Em movimento, a pelagem se afasta em mechas. Colar muito desenvolvido. Quatro cores clássicas ( seal, azul, chocolate e lilás ).
Três desenhos de manto com pontos:
Colorpoint: corpo de uma cor mais clara que as extremidades.
Mitted ou com luvas: padrão também Siamês, mas com luvas na extremidade das patas. Chama branca no nariz. Queixo Branco
Bicolor: colorpoint com extensão do branco na face em forma de V invertido; 4 Patas brancas, Peito e Ventre Brancos.
Padrões de Pelagem
O Ragdoll é basicamente um gato Colorpoint, ou seja, possui as extremidades: Orelhas, focinho, pontas das patas e rabo em tonalidade mais escura que a do corpo. E em dois de seus padrões possui marcações brancas com localizações específicas.
Padrão Colorpoint: É o padrão básico do Ragdoll, não pode possuir branco algum e as extremidades são mais escuras que o resto do corpo.
Padrão Mitted: É o mesmo Ragdoll Colorpoint, porém com colocações de branco em lugares bem definidos do corpo: Luvas (mittens) nas patas dianteiras (pontas) e traseiras (até os joelhos).O queixo tem que ser branco, abrindo-se para o colar, correndo em faixa pela barriga. Permite-se uma chama (blaze) branca entre os olhos.
Padrão Bicolor: É o Ragdoll Colorpoint com outras marcações de branco específicas. No rosto, a máscara branca deve ter o formato de um V invertido, as patas e a barriga devem ter a maior parte de sua coloração em branco.
Padrão Lynx: Acrescentando-se listras à cauda, patas e face; uma máscara branca ao redor dos olhos e da boca; e o focinho cor de tijolo aos outros três padrões, obtemos o Padrão Lynx, ou seja, o Ragdoll tigrado. Formando os padrões: Colorpoint Lynx, Mitted Lynx e Bicolor Lynx.
Temperamento
Em seus primeiros tempos, os Ragdolls tinham a fama de ser insensíveis à dor, o que ;e inteiramente falacioso; essa crença surgiu quando a fêmea branca original de pêlo longo deu a luz seus filhotes Após ter sofrido ferimentos num acidente de trânsito.
Os Ragdolls têm uma personalidade única. Eles são amáveis, serenos e quietos. Adoram viver com pessoas. Fazem uma companhia perfeita para crianças. São gatinhos muito doceis e não brigam com outros gatos.
Os ragdolls têm muitas características atribuídas aos cães: vão buscar objetos, são leais com o dono, seguindo-os por todos os lugares, ficam atentos e curiosos com tudo o que eles fazem e são muito devotados.
Cuidados
Manter um Ragdoll saudável não costuma ser difícil. Os pêlos desse gato não costumam cair muito e também não embaraçam com facilidade, sendo uma escovação semanal com um pente o suficiente para retirar os pêlos mortos.
Os banhos são recomendáveis somente a cada quatro meses ou quando o gato estiver muito sujo. Ele não apresenta problemas genéticos de saúde, porém devido ao seu porte, esses gatos tendem a ficar obesos, principalmente os machos castrados.
Para se evitar exemplares obesos, recomenda-se usar rações com menos calorias, não deixar comida à vontade ao gato e estimular atividades físicas e mentais.
Observações
O nome Ragdoll provém do fato desses gatos ficarem totalmente relaxados como bonecos de trapo (Ragdoll, em inglês)quando são acariciados ou levados ao colo pelos donos. São gatos ideais para crianças, pois são muito tolerantes.
Classificação
País de origem: EUA
Ancestrais: Pêlos Longos britânicos x Sagrado-da-Birmânia.
Perfil: Dócil
Tipo de Pêlo: Semilongo
Tamanho: Grande
Peso Mínimo: 06 Kg – Peso Máximo: 09 Kg
Temperamento: Dócil e calmo
Nível de Atividade: Moderado
Idade: média de 08 anos
Ragdoll – Fotos
Fonte: www.caoeciavet.hpg.ig.com.br/www.animalnet.com.br/www.wisegeek.org/www.catish.com.pt/www.catster.com/www.pets4homes.co.uk
Redes Sociais