PUBLICIDADE
O que são macacos?
Um macaco é qualquer homonoide (membro da superfamília Homonoidae ). Isso inclui os “macacos menores”, 13 espécies de gibão, que vivem nas florestas tropicais e subtropicais do Sudeste Asiático, e os ” grandes macacos “, família Homonidae, que inclui orangotangos, gorilas, chimpanzés e humanos, todos eles intimamente relacionado.
Os traços característicos desses animais incluem cérebros grandes e membros longos que geralmente são adaptados para subir em árvores.
Entre esses homonóides, apenas humanos e gorilas são escaladores pobres.
Todos os macacos são onívoros, consumindo frutas, sementes de grama e ocasionalmente insetos ou pequenos animais.
Alguns são vegetarianos, como o gorila, enquanto outros se envolvem na caça, como chimpanzés e humanos.
A maioria é social que tradicionalmente vivem em grupos de até cerca de 200 membros, embora as cidades possam ser arbitrariamente grandes.
Os macacos evoluíram dos Macacos do Velho Mundo, que têm cérebros e corpos menores e menos organização social. Estes, por sua vez, evoluíram a partir de primatas arbóreos que se assemelham a espécies vivas, como os lêmures.
Como seus parentes, os Macacos do Velho Mundo, os macacos são um dos poucos grupos de animais a ter visão de três cores, também exibida por marsupiais e abelhas.
Eles confiam em grande parte em sua visão astuta e capacidade de fugir rapidamente através das árvores para evitar predadores, como felídeos e canídeos. Outros, como o gorila, confiam em seu tamanho e força, enquanto os humanos dependem amplamente de ferramentas.
Esses animais evoluíram há cerca de 25 milhões de anos na África ou na Ásia, onde permaneceram até que os humanos migraram para a Europa e o resto do mundo há apenas 90 mil anos.
Os grandes macacos se separaram dos menores cerca de 18 milhões de anos atrás.
Os orangotangos se separaram dos outros cerca de 14 milhões de anos atrás, os gorilas se separaram há cerca de 8 milhões de anos, e os chimpanzés e os humanos se separaram cerca de 3-5 milhões de anos atrás.
A linha que deu origem aos humanos produziu várias espécies, incluindo o Homo erectus, que eram inteligentes o suficiente para usar ferramentas e se espalharam por grande parte da China e da Índia dos dias de hoje.
É completamente desconhecido se esses parentes primitivos de humanos poderiam usar a fala complexa. Eles podem até ter sido espertos o suficiente para construir jangadas e percorrer pequenas distâncias pelo oceano.
A maioria dos macacos não humanos atuais está ameaçada devido à caça excessiva e à destruição do habitat da floresta tropical. No mundo inteiro, existem cerca de 70.000 orangotangos, 300.000 chimpanzés e 200.000 gorilas.
Seus números diminuíram muito no último século.
O que é Primatologia?
A primatologia é o estudo científico dos primatas não humanos vivos. Os primatas são nossos parentes mais próximos entre todos os seres vivos. Macacos, gibões, macacos maiores e humanos são todos primatas.
A primatologia existe porque os humanos têm um lugar único dentro dos primatas.
A primatologia nos dá uma maior compreensão da natureza biológica.
Ao contrário dos métodos acadêmicos tradicionais, a primatologia é definida mais pelo objeto de estudo, o dos primatas, do que pelo assunto específico ao qual se dirige.
A primatologia ajuda os humanos a entender melhor nossas próprias características. Devemos essas características à nossa ancestralidade primata, e isso nos permite determinar o que nos torna humanos.
Também nos ajuda a entender o que nos motiva, tanto biológica quanto comportamentalmente.
Os humanos não evoluíram exatamente dos macacos. Nós compartilhamos um ancestral comum, datando de cerca de seis milhões de anos atrás. Macacos modernos e outros primatas evoluíram desde aquela época, assim como os humanos.
A primatologia leva em conta a necessidade de não fazer estudos de primatas modernos como leituras literais de nosso passado antigo.
Os primatas são um dos mais diversos grupos de mamíferos. Eles variam enormemente em tamanho. Eles podem ser o mais pequeno dos lêmures do rato, com apenas 24-38 gramas, para o enorme gorila macho adulto, que pode pesar 200 kg.
Descrição
Os macacos são os parentes vivos mais próximos da humanidade.
De fato, as pessoas são macacos; os humanos compartilham cerca de 98% de seu DNA com chimpanzés.
Os tipos não humanos de macacos são divididos em dois grupos: macacos grandes – gorilas, bonobos, chimpanzés e orangotangos – e macacos e siamangs menores.
Macacos pertencem a diferentes ramos da infra-ordem dos símios e existem várias diferenças físicas.
Os macacos não têm caudas, enquanto a maioria dos macacos, e os macacos são tipicamente maiores que os macacos, de acordo com o Smithsonian National Zoological Park.
O nariz dos símios é curto e largo, enquanto o nariz dos macacos é mais parecido com um focinho. Macacos também têm cérebros maiores do que macacos e são capazes de usar ferramentas e aprender linguagens.
Tamanho
Assim como suas classificações sugerem, os grandes macacos são grandes, enquanto os macacos menores são pequenos.
Gorilas, o maior dos macacos, geralmente têm cerca de 1,37 a 1,67 metros de altura quando estão em pé e pesam entre 91 a 204 kg, de acordo com Defenders of Wildlife. Os gorilas da montanha, no entanto, podem atingir1,82 metros de altura e pesar entre 135 a 220 kg.
Os orangotangos são o maior animal do mundo que vive em árvores. Eles crescem para 1,2 a 1,37 m de altura e pesam entre 41 a 204 kg.
Gibbons e siamangs são muito menores que os grandes símios. Eles normalmente pesam cerca de 3,9 a 12,7 kg. Siamangs crescem aproximadamente 75 a 90 centímetros de altura da cabeça à garupa, de acordo com o Zoológico de San Diego.
Habitat
Os habitats de grandes macacos e macacos menores são muito limitados. Os grandes primatas vivem na África e na Ásia, segundo o Zoológico Nacional. Eles tendem a viver em selvas, áreas montanhosas e savanas.
Macacos menores vivem na Ásia em florestas tropicais perenes e florestas de monções.
Siamangs preferem viver 25 a 30 m no ar nas árvores encontradas na Malásia e na Indonésia.
Primatas
Macaco qualquer um de um grupo de primatas antropóides caracterizado por braços longos, peito largo e ausência de cauda, compreendendo a família Pongidae (grande símio), que inclui o chimpanzé, o gorila e o orangotango, e a família Hylobatidae (macaco menor), que inclui o gibbon e o siamang.
Características
Macaco, nome genérico dos primatas antropóides, excluído o homem. Vive nas florestas, savanas e pântanos das regiões tropicais. Nas Américas do Sul e Central, habitam principalmente as florestas úmidas.
A maioria dos macacos é arborícola (vivem em árvores). Apenas algumas poucas espécies, como os gorilas e mandris, preferem o solo. Alimentam-se de folhas, frutos, sementes, pequenos anfíbios, caramujos e pássaros.
A maioria vive em bandos, chefiados por um macho, que é o mais forte. A função do chefe é guiar o bando na busca por alimentos, manter a ordem interna e organizar a defesa em caso de perigo.
Os filhotes permanecem longo tempo junto das mães, aprendendo quais os alimentos que podem comer, como encontrá-los, quais os animais perigosos e outras lições que lhe serão úteis na vida adulta. Vivem geralmente de 10 a 15 anos.
Os macacos do Novo Mundo caracterizam-se por ter o nariz chato, com os orifícios nasais separados e voltados para os lados (ou seja, são platirrinos); e pela cauda, que costuma ser preênsil.
Os macacos africanos e asiáticos são catarrinos: a separação entre os orifícios nasais é estreita e estes são voltados para diante e para baixo. Outra de suas características é a presença de uma área pelada e calosa nas nádegas.
Chimpanzé
Mamífero antropóide da África equatorial. Pela sua estrutura física e genética, é considerado o mais aparentado com o ser humano, e são os mais inteligentes dos símios (nome comum que engloba várias espécies de primatas aparentados).
Tem o corpo robusto, os braços longos e a pelagem de cor negra. A cara e as palmas das mãos e dos pés não têm pêlos. As orelhas, os lábios e os arcos superciliares são pronunciados.
Os chimpanzés comunicam-se mediante um amplo registro de vocalizações, expressões faciais e posturas, assim como por meio do tato e do movimento corporal.
São animais que mostram grande inteligência para resolver problemas e para usar ferramentas simples, como quando introduzem pequenos palitos para extrair os cupins de seus ninhos.
Macaco-Aranha
Nome de duas espécies e quatro subespécies de macacos encontrados na Amazônia e em outros países das Américas do Sul e Central. São também chamados de coatá, têm membros desproporcionalmente longos e extraordinária agilidade, apesar de seu tamanho (1,40 m de comprimento até a cauda). Animais arborícolas, têm a cauda preênsil. Comem folhas, frutos e insetos, e para alguns caçadores, constitui a carne mais saborosa da Amazônia.
As subespécies são coatá-de-barriga-clara, de-testa-branca, de-cara-vermelha e de-cara-preta.
Gorila
Mamífero, é o maior e mais poderoso macaco antropóide. Um gorila macho pode alcançar uma altura de até 2 m e um peso de 250 kg. Habita a floresta ocidental da África equatorial e florestas e montanhas do Congo.
Tem o pelo grosso e de cor quase negra, que se torna cinza nas costas dos machos velhos. A cara é curta e desprovida de pêlo; o nariz é chato, com aberturas nasais largas e o arco superciliar, proeminente.
Emite um berro ululante quando está alarmado, grunhidos agudos para repreender um subordinado e grunhidos baixos para expressar prazer. Todos os gorilas golpeiam-se no peito; esse comportamento serve ao macho para demonstrar seu poder e autoridade e como intimidação. Na atualidade são considerados uma espécie ameaçada de extinção, por causa da destruição de seu habitat e da caça clandestina.
Gibão
Vive na parte meridional da península de Malaca, na Birmânia e na Tailândia. São macacos pequenos (70 a 80 cm de comprimento), arborícolas (vivem em árvores), de membros anteriores muito longos e corpo coberto de um pêlo espesso de várias cores. No solo, marcham espontaneamente sobre os pés.
Orangotango
Bornéu e Sumatra são habitats do orangotango, palavra que, em malaio, quer dizer “homem da floresta”. Os machos vivem sozinhos, com uma fêmea, ou em pequenos grupos familiares.
Classificação
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: vertebrata
Infrafilo: Gnathostomata
Classe: Mammalia
Subclasse: Theria
Infraclass: Eutheria
Ordem: Primatas
Subordem: Haplorrhini
Infraordem: Simiiformes
Superfamília: Hominoidea
Expectativa de Vida: Bonobo: 40 anos, Chimpanzé-comum: 50 anos, Pongo pygmaeus: 35 – 45 anos
Período de Gestação: Bonobo: 240 dias, Chimpanzé-comum: 243 dias, Pongo pygmaeus: 259 dias
Macaco – Fotos
Fonte: br.geocities.com/www.wisegeek.org/www.livescience.com/www.britannica.com/www.dictionary.com/www.dw.com
Redes Sociais