Lobo

PUBLICIDADE

Os lobos são lendários por causa do seu uivo arrepiante, que eles usam para se comunicar.

Um lobo solitário uiva para atrair a atenção de sua matilha, enquanto uivos comunitários podem enviar mensagens territoriais de uma matilha para outra.

Alguns uivos são conflituosos. Assim como o latir dos cães domésticos, os lobos podem simplesmente começar a uivar porque um lobo próximo já começou.

Os lobos cinzentos variam em cor de cinza grisalho ou preto a todo branco.

Como o ancestral do cão doméstico, o lobo cinzento se assemelha a pastores alemães ou Malamute do Alasca.

Os lobos desempenham um papel fundamental para manter os ecossistemas saudáveis. Eles ajudam a manter as populações de veados e alces sob controle, o que pode beneficiar muitas outras espécies de plantas e animais. As carcaças de suas presas também ajudam a redistribuir nutrientes e fornecer alimento para outras espécies de animais selvagens, como ursos pardos e carniceiros. Os cientistas estão apenas começando a entender completamente os efeitos positivos que os lobos têm sobre os ecossistemas.

O que é um Lobo Cinzento?

O lobo cinza ( Canis lupus, também conhecido como lobo madeireiro, ou simplesmente lobo), é o maior canídeo selvagem, com altura variando de 26-38 cm e peso de 20 a 65 kg..

O lobo cinzento evoluiu no Pleistoceno Superior, cerca de 300.000 anos atrás, e é um sobrevivente do último período glacial, durante o qual grande parte da Eurásia e América do Norte A faixa anterior do lobo cinzento estendia-se pela maior parte da Eurásia e da América do Norte, mas foi extirpada em grande parte, especialmente nos Estados Unidos e na Europa.

Os lobos são animais sociais que caçam em matilhas com uma média de oito membros.

Como alguém se reunia a partir de seu nome, os lobos cinzentos são em sua maioria cinzentos, embora tenham tirado os casacos na primavera ou no verão, dando-lhes um tom pálido e leitoso. Alguns grupos têm uma grande variedade de cores de pelagem, variando em todo o espectro de cores canino, incluindo branco, vermelho, marrom e preto. Subespécies do deserto do lobo têm o tom leitoso o ano todo. Além da Itália, onde cerca de um quarto dos lobos são negros, os lobos cinzentos negros só são encontrados na América do Norte.

Altamente adaptável, o lobo cinzento pode prosperar em florestas temperadas, montanhas, desertos, taiga, tundra, pastagens e algumas áreas urbanas. Eles têm o maior e mais poderoso focinho de canídeos selvagens, que pode ser usado para distingui-los de outros canídeos, como coiotes e chacais, que têm um focinho mais estreito. Em comparação com os cães domésticos (que são categorizados como uma subespécie do lobo cinzento), eles têm pernas mais longas, olhos amarelos, patas maiores e dentes maiores. Um lobo pode morder com 658 Kg de força por polegada quadrada.

O lobo cinzento é extremamente territorial e bastante implacável. A matilha, que geralmente consiste de um casal e sua prole, caça juntos e é capaz de derrubar animais grandes como veados ou búfalos. Quando os filhotes da matilha atingem a maturidade sexual, as tensões aumentam e, em alguns casos, as crianças matam os pais ou vice-versa. Lobos que agem de forma incomum, como lobos epilépticos ou lobos feridos são frequentemente mortos pelos membros de sua matilha.

O que é o Lobo Ibérico?

O lobo ibérico é uma subespécie do lobo cinzento, que pode ser encontrado em Portugal e na Espanha.

Oficialmente conhecido como canis lupis signatus, é menor e mais leve que suas contrapartes localizadas em áreas da Europa Oriental. Sua pele, dependendo da época, pode ser marrom avermelhado, marrom claro ou tons de cinza.

O lobo ibérico masculino na idade adulta pesa cerca de 40 kg e a fêmea adulta pesa 30 kg.

O nome do lobo ibérico deriva da sua presença outrora proeminente na Península Ibérica. O lobo foi ameaçado de extinção na década de 1970 antes de serem introduzidas medidas de conservação, e apenas cerca de 500 ou menos permaneceu. Eles eram caçados porque eram considerados pragas. A população se recuperou e permanece em cerca de 2.500, mas seu território não é tão difundido como antes.

As características do lobo ibérico incluem marcas escuras distintas na cauda do animal, pernas dianteiras e ao longo das costas. Marcas brancas também estão presentes no lábio superior. Sua semelhança foi impressa ao longo da história em tudo, desde vasos e pratos antigos até pinturas rupestres. As semelhanças geralmente representam uma criatura sanguinária, ligando-a às muitas superstições que cercam os lobos. Nos tempos antigos, por exemplo, eles estavam associados à morte e à vida após a morte. Uma tradição adiantada recomendou matar o lobo porque se disse que poderia amaldiçoar alguém com o seu olhar.

O lobo ibérico ainda mantém uma presença na península ibérica, principalmente na área noroeste. Avistar um em estado selvagem é considerado um evento raro, especialmente porque eles aprenderam a ser cautelosos com os humanos após a sua quase extinção, principalmente atribuíveis à caça humana e aos programas oficiais do governo para removê-lo da área. Há grupos de turismo projetados especificamente para pessoas que querem ver um lobo ibérico em seu habitat natural.

Lobos são criaturas sociais que vivem em bandos, com reprodução entre os machos alfa e fêmeas. Ao contrário da criatura maligna da sabedoria e da superstição, esses lobos podem criar laços fortes e amorosos. Sua reputação como mal pode ter se originado de sua caça ao gado que irritou fazendeiros e fazendeiros se a comida na natureza fosse escassa.

O que é o Lobo da Tundra?

O termo “lobo da tundra” pode se referir a três subespécies diferentes da espécie do lobo cinzento conhecida como Canis lupus.

Os lobos da tundra são geralmente maiores que os outros lobos cinzentos e têm camadas mais grossas que os protegem do ar ártico.

Na América do Norte, o lobo da tundra do Alasca e o lobo da tundra Mackenzie habitam partes do Alasca e do Canadá. Uma terceira subespécie é encontrada principalmente no norte da Europa e em partes da Ásia.

Os lobos da tundra do Alasca, ou Canis lupus tundrarum, vivem nas regiões de tundra perto da costa norte do Alasca e foram classificados como subespécies pelo zoólogo Gerrit Smith Miller em 1912. A maioria tem pelagem branca ou cinza claro, embora alguns tenham peles de cor mais escura. Os adultos crescem entre 127 a 162 cm de comprimento. As fêmeas normalmente pesam entre 36 e 54 kg, enquanto os machos pesam entre 38 e 80 kg.

O lobo tundra Mackenzie foi classificado na subespécie Canis lupus occidentalis desde 1992.

Os lobos da tundra Mackenzie são encontrados nos Territórios do Noroeste do Canadá perto do Lago Great Bear e até a costa norte. As cores do revestimento para essa subespécie são geralmente brancas, pretas ou cinza, embora também possam ser uma mistura de qualquer uma dessas tonalidades. Eles medem entre 152 a 165 cm de comprimento quando totalmente crescidos.

Os lobos da tundra são hábeis caçadores que são capazes de capturar grandes presas quando caçam em bandos. Os lobos da tundra do Alasca preferem se alimentar de veados, enquanto os lobos da tundra Mackenzie comem principalmente caribus. Os lobos tundra europeus comem uma variedade de grandes mamíferos, incluindo bisontes, alces, bois almiscarados e wapiti. Os lobos da tundra também atacam os mamíferos menores, como os roedores, quando caçam sozinhos ou quando presas maiores não estão disponíveis.

O que é o Lobo da Estepe?

Acredita-se que o lobo da estepe, ou Canis lupus campestris, seja uma subespécie do lobo cinzento europeu, Canis lupus lupus. Esses lobos geralmente podem ser encontrados nas planícies da Eurásia, nas regiões montanhosas dos Urais e nas planícies da região do Cáucaso. Às vezes, eles também se aventuram mais ao sul, indo para o Irã e o Afeganistão, assim como para a Europa Oriental.

O típico lobo da estepe pesa entre 35 a 40 quilos, e é geralmente acinzentado, acastanhado ou de cor escura. Eles geralmente vivem em grupos sociais conhecidos como pacotes e se alimentam de frutas, roedores, peixes e animais de rebanho.

Subespécies européias de lobos cinzentos, como o lobo das estepes, provavelmente evoluíram para sua forma atual, há cerca de 150.000 anos. Estes lobos são geralmente de cor mais clara nas laterais, com costas mais escuras de cinza ou marrom, às vezes também salpicadas de preto. Eles são considerados uma das espécies menores do lobo europeu. Essa espécie também costuma ter pêlos mais finos, mais curtos e menos finamente texturizados do que outras espécies de lobos europeus.

Como a maioria das outras espécies de lobos, o lobo da estepe vive em grupos sociais intimamente ligados.

Geralmente, há um macho dominante e uma fêmea dominante em cada maço. Este par de lobos geralmente será o único membro do bando a se reproduzir e produzir filhotes. Outros membros da matilha normalmente contribuirão para o cuidado dos filhotes. Especialistas acreditam que, desta maneira, as matilhas de lobos são capazes de se perpetuar sem deixar muitos membros da matilha vulneráveis devido à gravidez, nascimento e criação de filhotes.

Lobos como o lobo da estepe às vezes caçam em bandos, embora lobos também caçam individualmente. Sabe-se que os lobos das estepes matam mais presas do que eles ou as suas matilhas podem realmente comer, especialmente as focas do Cáspio. Em geral, o lobo da estepe subsiste em animais de rebanho, que normalmente caça em formação de bando, ou em roedores e peixes. Eles são conhecidos por se alimentarem de frutas silvestres e outros frutos silvestres.

Estes lobos podem se reproduzir em qualquer época do ano de janeiro a abril, dependendo dos padrões climáticos em sua área específica. A fêmea grávida carregará seus filhotes por cerca de 63 dias. A ninhada típica de filhotes de lobo de estepe contém entre quatro e sete filhotes de lobo.

Lobo – Animal

O Lobo pertence ao reino Animal e dentro deste à classe dos Mamíferos e à ordem dos Carnívoros.

Os Carnívoros, assim chamados porque se alimentam principalmente de carne, dividem-se em sete famílias, pertencendo o lobo à família Canidae, que inclui ainda o coiote, o chacal, o cão e a Lobo. Os quatro primeiros pertencem ao gênero Canis, enquanto a Lobo pertence ao gênero Vulpes.

O gênero, por sua vez, engloba um certo número de espécies.

Existem duas espécies de lobo: o cinzento, designado por Canis lupus, e o lobo vermelho, chamado Canis rufus.

O lobo vermelho encontra-se infelizmente extinto no seu estado selvagem.

O lobo cinzento é pois o único que ainda podemos encontrar em liberdade em diversas regiões do mundo. Uma das subespécies do lobo cinzento que ainda sobrevive, se bem que em número reduzido, encontra-se na Península Ibérica e designa-se cientificamente por Canis lupus signatus.

Os lobos são animais de grande porte, de cabeça volumosa, com orelhas triangulares e rígidas e olhos frontalizados, oblíquos e cor de topázio, membros compridos (a altura ao garrote variando entre os 65 e os 80 cm) e patas volumosas.

Os animais adultos têm entre 110 a 140 cm de comprimento médio do corpo, variando o comprimento da cauda, que é espessa, entre os 30 e os 45 cm; o peso oscila entre os 30 e 45 kg, sendo, em geral, as fêmeas menos pesadas que os machos. Os lobos do Norte são maiores que os do Sul.

A pelagem deste canídeo apresenta duas fases: a pelagem de Inverno, densa e constituída por pelos compridos e fortes, sob os quais se encontra uma espessa camada de pelos lanosos; a pelagem de Verão, constituída por pelos curtos e muito menor quantidade de pelos lanosos.

A mudança da pelagem de Inverno para a de Verão é um processo gradual que ocorre durante os meses de Abril – Maio, processando-se o fenômeno inverso em Outubro – Novembro.

A cor da pelagem é extremamente variável: do branco ao negro, passando pelo cinzento, grisalho, ocre e castanho.

Usualmente estas tonalidades misturam-se, conferindo à pelagem uma cor acastanhada, sendo as cores mais claras, em geral, características das regiões do Norte e as mais escuras do Sul.

Os lobos têm uma visão extraordinária, com boa percepção do relevo e da distância, um ouvido muito sensível e um olfato apuradíssimo.

Os Lobos no Mundo

A distribuição original do lobo incluía a América (do Norte e Central), a Europa (desde o Mediterrâneo até ao Oceano Árctico) e toda a Ásia.

Sendo esta área de distribuição tão vasta, engloba necessariamente diversos tipos de habitat: tundra, floresta, planície, estepe e deserto. O lobo distribui-se por altitudes que vão do nível do mar até aos 2.000 metros.

Atualmente, na América do Norte, ainda existe no Canadá e nos Estados Unidos da América nos estados do Alaska, Minnesota, Michigan, Wisconsin, Montana, Idaho e Wyoming, onde constitui pequenas populações isoladas.

No centro e norte do México a população é igualmente reduzida. Na Europa encontra-se extinto nas Ilhas Britânicas, em França, na Alemanha, na Suíça e na Áustria, constituindo pequenos núcleos cuja sobrevivência se encontra ameaçada nos restantes países europeus, excepção feita à União Soviética onde, embora sejam intensamente perseguidos, se encontram populações numerosas.

Na Ásia ocorrem no centro e no norte. O lobo-ibérico é uma subespécie muito ameaçada, estimando-se existirem ainda cerca de 1500-200 indivíduos, 200-300 dos quais no Norte de Portugal.

A vida na Alcateia

Os lobos vivem em grupos familiares – a alcateia – constituídos por cerca de 6-7 elementos.

Esta alcateia funciona como uma sociedade onde foi desenvolvida uma hierarquia baseada na idade, força e experiência.

Assim, no topo da alcateia, temos o par-alfa, um macho e uma fêmea que lideram a alcateia sendo estes os únicos que se reproduzem.

Deste modo, os restantes membros da alcateia são descendentes deste casal.

Os lobos são carnívoros, e liderados pelo par-alfa, os lobos caçam roedores, coelhos, lebres, aves, javalis, castores, veados, mas nunca um ser humano!

Como em qualquer sociedade, a comunicação é um aspecto muito importante na alcateia. Os uivos são as vocalizações típicas dos lobos, mas também utilizam rugidos e ladridos conforme a mensagem a transmitir.

O corpo também serve para comunicar: o par-alfa ergue a cauda para mostrar a sua dominância.

Características

Distribuição geográfica: Eurásia, Egito e Líbia, México, Estados Unidos, Canadá, Groelândia.
Habitat: Todos os habitats do hemisfério norte, exceto floresta tropicais e desertos.
Hábitos alimentares: carnívoros, caçam qualquer outro animal menor que ele.
Reprodução: gestação de 63 dias.
Período de vida: 13 anos

Classificação

Nome científico: Canis lupus Lineu, 1758
Nome popular:
Lobo-europeu
Nome inglês: Gray wolf
Reino:
Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Gênero: Canis
Espécie: C. lupus

Lobo – Fotos

Fonte: www.nationalgeographic.com/www.wisegeek.org/www.naturlink.pt/www.junior.te.pt/defenders.org/www.michiganradio.org

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.