Leão

PUBLICIDADE

O que é um Leão?

O leão (Panthera leo) é o segundo maior felino, menor apenas que o tigre.

Na natureza, um macho adulto pode pesar até 226.8 Kg e vive 10-14 anos. O leão da montanha norte-americano é uma espécie completamente separada, e não um verdadeiro leão.

Existem oito subespécies reconhecidas de leão, duas das quais estão extintas na natureza, e uma das quais, a asiática, é considerada criticamente ameaçada.

Não mais do que 350 animais desta variedade são pensados para existir no selvagem.

As quatro espécies africanas são consideravelmente mais bem sucedidas, com estimativas da sua população variando entre 16.500 a 47.000 animais.

No entanto, embora esses números pareçam grandes, os especialistas sugerem que a população caiu quase 50% nas últimas duas décadas, levando a União Internacional para a Conservação da Natureza e Recursos Naturais a listar as espécies como vulneráveis à extinção.

Os Leões vivem em dois tipos de grupos sociais: Residente e Nômade.

Nas populações residentes, os leões vivem em um orgulho composto de várias fêmeas adultas e seus filhotes, e um ou dois machos adultos.

Os leões nômades tendem a viver sozinhos ou em pares, e viajam por uma área muito maior sem qualquer área particular.

O leão macho pode alternar entre uma vida residente e nômade, mas leões residentes do sexo feminino têm uma hierarquia rígida que geralmente não vai admitir uma fêmea nômade no orgulho.

A dieta dos leões adultos é composta inteiramente de carne.

Como as fêmeas são mais rápidas e mais ágeis que os machos, as leoas do orgulho trabalham juntas para caçar todo o grupo.

O macho nunca compartilhará suas caças, mas as leoas permitem que os machos se juntem à comida depois que as fêmeas e os filhotes tenham se alimentado.

As fêmeas sincronizam seus ciclos reprodutivos, de modo que quando os filhotes nascem, todas as fêmeas podem nutri-los e amamentá-los.

Filhotes são amamentados por seis a sete meses antes do desmame.

Especialistas sugerem que a competição por alimentos escassos leva a uma alta taxa de mortalidade de filhotes; na natureza, até 80% dos filhotes morrem antes de atingir a maturidade. Outra razão possível para a alta taxa de mortalidade é resultado do comportamento de criação de leões. Se um novo macho assumir o orgulho, ele matará todos os filhotes, garantindo que as fêmeas fiquem férteis.

O leão é frequentemente chamado de “Rei da Selva” e figura proeminente em muitas lendas.

Na Grécia, lutar contra o Leão de Nemé foi um dos trabalhos de Hércules e, após sua morte, o leão foi colocado no céu como a constelação de Leão. Os egípcios adoravam essa constelação porque sua ascensão anual no céu coincidia com a ascensão anual do Nilo.

A mitologia egípcia e grega também menciona a Esfinge, um meio-leão, meio-humano que diz falar em enigmas e ser sábio e perigoso.

Já em 850 aC, os leões foram mantidos em cativeiro. Foi dito que Alexandre, o Grande, foi presenteado com leões mansos como um presente.

Na Inglaterra, há registros de leões sendo mantidos na Torre de Londres como parte de zoológicos do século XIII em diante. Embora uma vez mantidos em gaiolas cimentadas e fortemente barradas, os recintos modernos pretendem imitar um habitat natural selvagem. Hoje, você pode ver leões em quase todos os zoológicos do mundo, pois eles continuam sendo um animal extremamente popular e fascinante.

Dieta de um Leão

Leões são carnívoros, então os principais componentes de sua dieta são carnes.

Na natureza, a dieta de um leão geralmente é composta de gnus, zebras e búfalos. Girafas, elefantes e rinocerontes também tendem a ser favoritos.

Os leões mantidos em cativeiro geralmente não podem caçar. Para esses animais, as refeições geralmente são feitas de carne e frango.

Em quase todos os casos, a dieta de um leão é estritamente baseada em carne.

Os leões desfrutam de uma diversidade de presas, mas raramente comem grama, frutas ou outra vegetação. Eles vão comer hortaliças para evitar a fome, mas nunca é uma primeira escolha.

Todos os tipos de leões são caçadores naturais.

Na natureza, eles vivem em grupos, e eles se sustentam com carne de animais que são capturados e mortos em caçadas da comunidade. A caça é predominantemente realizada pelas matriarcas e geralmente é feita à noite. As leoas vão rondar a savana em busca de animais de descanso que facilitam a captura.

Durante o dia, os leões costumam correr ao lado de rebanhos de outros animais, procurando por membros mais fracos para atacar.

Geralmente, os leões são corredores muito rápidos e geralmente atacam suas presas ou correndo até que a presa esteja esgotada e depois atacada. As mandíbulas fortes dos leões tornam a matança bastante fácil; a parte mais difícil geralmente é arrastar a carne.

Os leões também são conhecidos por roubar as caças de outros animais, especialmente hienas e chitas. A maioria dessas refeições sequestradas é menor, como a carne de antílopes ou gazelas.

Os Leões não são esquisitos quando se trata de comer carne, e a maioria devora qualquer animal que já esteve vivo.

Na maior parte, a dieta de um leão selvagem consiste em qualquer que seja o orgulho que os líderes possam capturar. Muito disso é ditado por localização, bem como a saúde ecológica geral do habitat dos leões.

Durante as secas, por exemplo, os leões geralmente se beneficiam desde o início. Outros animais são enfraquecidos na busca por água e, como conseqüência, esses animais são mais vulneráveis e expostos.

Conforme o tempo passa e os rebanhos se mudam ou morrem, no entanto, os leões podem sofrer. Em tempos de desespero, a dieta de um leão pode incluir lagartos, roedores ou outras criaturas pequenas.

A dieta de um leão em cativeiro geralmente é bem diferente em termos de estrutura e conteúdo das refeições.

Leões mantidos em zoológicos ou reservas de vida selvagem geralmente não podem ser caçadores. Em parte, isso é por razões de segurança, mas também impede o pronto sacrifício de animais vivos. Ao contrário da natureza, onde todos os animais são livres até serem capturados e mortos, em cativeiro, os leões têm uma vantagem distinta e incomparável em que a presa não tem para onde ir.

Leões em cativeiro geralmente são alimentados com carnes preparadas por funcionários do zoológico em determinados horários determinados. Essas carnes geralmente incluem carne bovina e aves – geralmente frango e peru. A carne é quase sempre servida com osso, de modo que os leões terão a chance de roê-la e separá-la como na natureza. Quase sempre é apresentado morto, com o zelador agindo como a matriarca que retorna da matança.

Dependendo do zoológico, os leões também podem ser alimentados com suplementos de grãos. Os leões que não estão caçando ativamente geralmente não precisam da mesma quantidade de proteína magra que suas contrapartes selvagens. Com isso em mente, os zoológicos geralmente acham que é mais econômico combinar carnes e carboidratos na dieta de um leão em cativeiro. Este é um desvio controverso e muito debatido das tendências naturais de um leão e não recebeu amplo apoio internacional.

Descrição

Os leões são grandes felinos que são tradicionalmente representados como o “rei da selva”.

A maioria dos leões sobreviventes vive nas extensas planícies ou savanas africanas.

Antes eram facilmente encontrados na África, Ásia e Europa.

Hoje em dia, os leões só podem ser vistos em profusão nos parques nacionais da África do Sul e Tanzânia.

As fêmeas caçam, enquanto os machos vigiam o território.

Quando um novo macho assume o controle de um bando, ele mata os filhotes do outro leão.

Os filhotes machos são expulsos do grupo quando atingem a maturidade, evitando a reprodução entre indivíduos da mesma família.

Características

O leão, (Panthera Leo), membro da família dos Felídeos, tem o corpo musculoso, longo, com extremidades relativamente curtas e cabeça grande.

Em média pesa cerca de 250 kg e medem 2 metros de comprimento mais a cauda e 1 metro de altura.

O macho apresenta a cabeça e o pescoço cobertos por uma juba característica.

Os machos adultos de leão podem chegar a ser cerca de 50% maiores que as fêmeas. A juba os faz parecer ainda de maior tamanho.

O rugido do leão pode ser ouvido a 9 km de distância, costuma ser emitido quando os machos saem em caçada ao anoitecer, quando a caça tem êxito, e ao amanhecer.

Os leões vivem em média de 20 a 25 anos.

Se um macho menor se dá conta de que está em desvantagem, a confrontação não costuma terminar em luta. No caso de haver uma briga, a juba ajuda a amortecer os golpes e dentadas do oponente.

Os leões variam de cor, mas geralmente usam casacos amarelo-marrom claro.

Os leões machos maduros são únicos entre os grandes felinos, devido às grossas crinas castanhas ou pretas que envolvem seus pescoços e as protegem enquanto lutam.

Habitat

Ele é tido como o rei das selvas (o leopardo é mais temível e feroz), e vive hoje na região ao sul do Saara, na África, e a noroeste da Índia, na Ásia. Isso foi o que lhe restou, pois vivia na África, Ásia Menor, Sudoeste da Ásia e a Europa, desde a Espanha até a Bulgária.

Embora em muitos países a caça ao leão esteja proibida, a destruição de seu habitat continua sendo uma ameaça grave para a sobrevivência da espécie.

Leão jovem

Os leões jovens são ferozes e atacam o homem sem nenhuma provocação, pois estão acometidos de uma crise de agressividade. Mas são rapidamente capturados por caçadores. Os que não são capturados, logo adquirem hábitos mais calmos quando termina a adolescência.

Fiel até morrer

Aos dois ou três meses de idade, o leão chega a plenitude de sua força. No vigor da juventude é agressivo, ágil e feroz. Dedica-se com crueldade aos prazeres da caça. Mas um dia, é chamado pelo amor. Torna-se melancólico. Rebanhos de antílopes e zebras passam pela sua frente e ele não se perturba. Pode até conviver algum tempo com eles, em boa paz. Nesse momento tudo o que lhe interessa, é encontrar a leoa de seus sonhos… Procura-a em toda parte, até que finalmente a encontra. Passeia em sua frente, exibi-lhe a bela juba recém-crescida, seu orgulho.

Depois que acasalam, nenhuma outra leoa o atrai – é fiel até o fim da vida. Mesmo que sua esposa morra ou seja capturada, o leão não procura outra. A leoa viúva ou separada, fica solitária até morrer.

Leoa

É a leoa quem governa a família (muito corajosa e decidida). Quando várias famílias estão no mesmo local, as leoninas revezam nos cuidados com os filhotes. São elas que caçam para a família, enquanto o leão protege. O leão é o primeiro a comer a presa. A leoa é um belo animal de corpo esbelto, movimentos ágeis e músculos fortes. Seu pelo é curto, marrom, rosado ou bege uniforme. O passo é lento e seguro; o olhar altivo e penetrante. Com sua força, é capaz de quebrar a coluna vertebral de uma zebra e tem todas as qualidades necessárias para ensinar os filhotes a caçar.

Classificação

Nome científico: Panthera leo (Linnaeus, 1758)
Reino:
Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Placentalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Sub-família:
Feloidea
Gênero: Panthera
Distribuição: África e Ásia
Habitat: Savanas e regiões semidesérticas
Hábitos: Crepusculares
Nome comum: leão (macho) leoa (fêmea)
Época de acasalamento:
durante todo o ano.
Gestação: cerca de 110 dias.
Tamanho da ninhada: 3-4 filhotes

Leão – Fotos

Fonte: a-z-animals.com/defenders.org/www.wisegeek.org/www.livescience.com/animals.mom.me

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.