Leão Africano

PUBLICIDADE

O que é

O Leão Africano é indiscutivelmente entre os animais mais procurados na maioria das listas de desejos dos frequentadores de safári para ver na natureza.

O leão africano é maior que o leão asiático e é o segundo maior felino, depois do tigre.

Os leões são os principais predadores em seu ambiente, sejam eles pradarias, desertos ou florestas abertas.

Isso significa que eles desempenham um papel crucial na manutenção de um equilíbrio saudável de números entre outros animais, especialmente herbívoros como zebras e gnus – o que, por sua vez, influencia a condição das pastagens e das florestas.

Poderoso e majestoso, o rei dos animais não tem predadores naturais.

Mas impensável, o número de leões africanos despencou em mais de 40% nas últimas três gerações, devido à perda de espaço vital e ao conflito com as pessoas.

Os leões são os mais sociáveis de todos os grandes felinos.

Eles vivem em grupos, que geralmente consistem de fêmeas relacionadas e seus filhotes.

Os machos dominantes lutam para manter os direitos de reprodução.

Eles costumavam ser encontrados em toda a África, mas agora eles praticamente desapareceram do norte da África e estão em risco de extinção na África Ocidental.

Três quartos das populações de leões africanos estão em declínio. Com apenas cerca de 20.000 em estado selvagem, eles agora são oficialmente classificados como “vulneráveis”.

Descrição

Até o século XIX, os leões haviam desaparecido em muitas regiões da África, Síria, Irã e Índia. Na África, os leões já desapareceram de vastas regiões como conseqüência direta à ocupação das savanas pelo homem e o ganho doméstico.

Desde a implementação das armas de fogo, seu número foi reduzido drasticamente.

Apesar da caça ser proibida em muitos países, a destruição de seu habitat continua sendo uma ameaça para esta espécie.

Dentro das áreas protegidas das reservas e parques nacionais africanos, sua sobrevivência não está ameaçada e constitui uma atração turística.

Os leões vivem em manadas de até 30 indivíduos constituídos por uma ou mais unidades familiares onde cada indivíduo goza de um certa classe. É normal que uma manada se divida em vários grupos que logo se juntam com outros, desta forma eles garantem a diversidade genética.

Ao nascer, os filhotes de leão não chegam a pesar dois quilos. Quando as mães se distanciam em busca de alimento, os filhotes ficam expostos ao ataque dos predadores.

As fêmeas não têm juba, são menores que os machos e geralmente se encarregam da caça.

O período de gestação é de 110 dias, e a fêmea dá a luz normalmente a dois filhotes, que nascem com uma pelagem manchada com um tamanho de 32 cm sem contar o pescoço. Os filhotes são muito difíceis de cuidar na selva. As fêmeas e os filhotes vivem em grupos mais ou menos numerosos com um macho dominante.

Ao chegar a idade adulta, o macho geralmente é expulso pelo dominante. Se um macho mais jovem estiver em desvantagem, a confrontação não pode terminar em luta.

Os machos jovens são expulsos do grupo e levam uma vida solitária durante um tempo. Quando chegam a idade adulta começam a enfrentar outros machos dominantes de outras manadas para ocupar seu posto.

Leão Africano – Animal

Leões são encontrados vivendo em grupos cada vez menores no continente africano.

A perda do habitat e a consanguinidade põem em risco a sobrevivência do rei das selvas

As populações de leões no Centro e no Oeste da África têm apenas 50 membros em média. Dez vezes menos que o ideal para assegurar a sobrevivência da espécie.

A palavra “Simba” significa Leão, pois é o nome desse animal chamado na língua Swahili – um idioma falado em vários países da África.

Na simbologia, o “rei dos animais”, representa a luz, a soberania e a coragem! Uma superstição medieval conta que os leões nascem mortos e que três dias depois são ressuscitados pelo sopro de seu pai… (claro que isso é uma mentira)

Verdade mesmo é que o leão é o pior inimigo das girafas!

Região geográfica

Os leões africanos vivem na Região Etiópica que compreende o continente Africano (exceto a região norte), onde encontramos também: girafa, ocapi, elefante africano, leopardo, zebra, gnu, gorila, chimpanzé, rinoceronte, hipopótamo, hiena, antílope, entre muitos outros animais.

Só que existem duas espécies de leões, o leão africano e o leão asiático.

O primeiro vive em muitos países da África e o segundo vive principalmente no Irã e na Índia.

Os leões cientificamente conhecidos foram classificados conforme as seguintes variedades locais:

O leão de Berberia (Felix leo barbarus);
O leão do Senegal (Felix leo senegalensis);
O leão do Cabo (Felix leo capensis);
O leão da Pérsia (Felix leo persicus);
O leão de Guzerate (Felix leo guzeratensis).

O primeiro, que é o leão da antiguidade histórica, é um animal impressionante, de cabeça grossa, quase quadrada, o focinho largo e obtuso, orelhas muito arredondadas, peito largo e possante, ventre delgado e patas enormes, com garras reforçadas. Geralmente de cor pardo-amarelada, tem a juba da cor da pelagem, com fios negros misturados, muito desenvolvida, alcançando no dorso quase metade do tronco e estendendo-se por baixo até ao ventre.

O leão do Senegal apenas difere pela cor mais clara da juba, sendo a mais abundante de todas as variedades do leão africano.

O leão da Pérsia vive na Ásia e o leão de Guzerate na Índia.

Genericamente os leões são animais magníficos, de grande corpulência, pesando por vezes mais de duzentos quilos e cujas medidas oscilam entre 0.80 e 1,10 m da pata ao garrote e por 2,50 a 3,10 m da ponta do nariz à ponta da cauda. O ciclo de vida de um leão é de cerca de 30 anos.

Vivem em grupos, sendo a caça praticada mediante a cooperação entre as fêmeas: a presa é perseguida de perto e conduzida por uns quantos membros até onde se encontram os restantes emboscados.

Características físicas

Os machos medem de 1,72 a 2,50 metros de comprimento.

As fêmeas de 1,58 a 1,92m. O comprimento de seu rabo varia de 60 a 100 cm. Fêmeas são 45 a 68 quilogramas mais leves que os machos, mas tem a mesma massa muscular. Os machos pesam entre 150 a 260 kg, enquanto as fêmeas pesam entre 122 e 182 kg.

Os leões têm cara achatada, olhos arredondados e um pescoço relativamente curto. Os machos têm os pelos da juba com variedades de cores, geralmente, é um cinza-prateado ou um vermelho-amarelado. Quanto mais escura a sua juba, mais velho é o leão.

Os leões de cativeiro têm sua juba mais longa e com muito mais pelos do que os leões de vida selvagem. Ambos os sexos são fortes e musculosos. Como os tubarões, eles têm os dentes caninos com 5 centímetros de comprimento, os quais o ajudam a caçar e a prender a sua presa.

Classificação

Nome comum: Leão africano
Nome cinetífico: Panthera leo
Reino:
Animal
Filo: Chordata
Classe: Mamífero
Ordem: Carnívoro
Família: Felino
Subfamília: Pantherinae
Gênero: Panthera

Leão Africano – Fotos

Fonte: www.animalplanetbrasil.com/www.nationalgeographic.com/kids.sandiegozoo.org/www.wwf.org.uk/www.folly-farm.co.uk/hluhluwegamereserve.com

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.