PUBLICIDADE
Jandaia – O que é
Jandaia, periquito com plumagem amarela viva no ventre, dorso verde, asas com algum colorido azul, com extremidade enegrecida.
Jandaia é uma ave brasileira também conhecida como maritaca e periquito-rei.
Possui bico negro, intensa cor laranja, apenas com as asas e cauda verde-azuladas.
Vivem rigorosamente em casais.
Para dormir reúnem-se em bandos.
Ovos arredondados, brancos e pequenos, são chocados principalmente pela fêmea que é visitada e alimentada pelo macho no ninho por 26 dias.
O macho ajuda a cuidar dos filhotes.
Alimenta-se de frutos e sementes.
Jandaia – Descrição
Em termos de sua plumagem, o Periquito Jandaya, no nordeste brasileiro, representa uma espécie de intermediário entre o Periquito-do-Sol (Aratinga solstitialis) de savanas ao norte da Amazônia e o Periquito-de-ponta-dourada (Aratinga auricapillus), mais ao sul.
A cabeça e o pescoço são em grande parte amarelo brilhante, com alguns elementos laranja ao redor do rosto, com uma barriga laranja profunda e asas todo verdes, com exceção de alguns elementos azuis nas penas de vôo.
O alcance da espécie se estende por uma grande área, do sudeste do Pará até Alagoas e norte de Goiás, e habita uma ampla gama de áreas arborizadas, incluindo a Mata Atlântica úmida e as savanas amazônicas.
As Jandaia são amarelas passando a laranja intenso na cabeça e abdômen.
Possuem penas verdes nas asas e cauda.
O sexo das aves não pode ser determinado somente através das características externas.
Sofrem com a captura destinada ao comércio ilegal de animais silvestres.
Jandaia – Espécie
Depois de muitas tentativas para descobrir o ninho ideal, de madeira, forrado de serragem, o alimento perfeito, porque nessa espécie os pais regurgitam comida semi digerida para os filhotes, alguns criadores conseguiram reproduzir a jandaia em cativeiro, e assim ela poderá ser mais bem estudada.
Na natureza, a ave cava o ninho nos cupinzeiros, dentro dos quais forma uma pequena caverna.
Os ornitólogos discutem se há três subespécies ou espécies de jandaias, porque no Amazonas vive a jandaia-amarela, que só tem penas verde-azuladas nas asas e na cauda, enquanto no Maranhão, Pernambuco e Goiás vive a jandaia-verdadeira, quase toda verde, com a cabeça e o ventre laranja, porém em Minas Gerais se encontra a jandaia-de-testa-vermelha, verde-escura, só com parte da cabeça e barriga marcadas por vermelho.
Espécie ou subespécie, o fato é que essa ave é tão bonita e cobiçada que data de 1614 uma pintura que está em Nuremberg, na Alemanha, mostrando a jandaia, já então conhecida na Europa.
Embora aprecie sementes, a jandaia come a polpa do caju que leva à toca com a pata esquerda, porque a maioria das aves é canhota e de vez em quando ataca as roças atrás de milho verde, mas já há tão poucas jandaias que o prejuízo não é grande.
Jandaia – Família
Jandaia, nome comum de várias aves brasileiras da família dos papagaios, araras e periquitos (psitacídeos), especialmente da região Nordeste.
De coloração amarelada, têm o dorso verde, as asas pinceladas de azul e a cauda verde, tornando-se azulada na extremidade.
As jandaias mais jovens são quase inteiramente verdes.
As jandaias são encontradas nas regiões dos carnaubais e também no sul do país, onde também são conhecidas pelos nomes de maritaca, maitaca, nandaia e periquito-rei.
Voam em bandos de até 20 aves e às vezes invadem os milharais, causando estragos.
As jandaias são domesticáveis.
Habitat: Áreas abertas e coqueirais
Ocorrência: Nordeste do Brasil
Hábitos: Vivem em bandos de até 20 cabeças que quando podem invadem lavouras de milho causando grandes estragos. Muito vivos.
Alimentação: Na natureza, comem sementes, castanhas e frutas. Em cativeiro, oferece-se ração comercial, frutas e vegetais (eventualmente pequenas quantidades de sementes).
Reprodução
Ovos arredondados, brancos e pequenos, sendo chocados principalmente pela fêmea que é visitada e alimentada pelo macho na câmara incubadora por 26 dias; o macho ajuda a cuidar dos filhotes.
Podem botar de 3 a 4 ovos.
Distribuição Geográfica: Ocorrem no extremo norte do Brasil (áreas nos estados do Amazonas, Amapá, Roraima e Pará), Venezuela e Guianas.
Ameaças: Caça, tráfico de animais e destruição do habitat
Classificação científica
Nome Científico: Aratinga jandaya (Gmelin, 1788), que significa “periquito barulhento”
Nome popular: Jandaia Verdeira
Nome em Inglês: Jandaya Parakeet
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Gênero: Aratinga
Espécie: A. jandaya
Peso: 130g
Tamanho: 30 cm
Expectativa de Vida: Vivem até 30 anos
Cor: amarelo é a cor principal, com laranja e verde
Filhotes: Dois ou mais ovos, choca 26 dias.
Jandaia – Fotos
Fonte: www.vivaterra.org.br/www.curiosidadeanimal.com/www.avedomestica.com/neotropical.birds.cornell.edu/www.quora.com/alchetron.com
Redes Sociais