Gato American Curl

PUBLICIDADE

Gato American Curl – O que é

A característica do Gato American Curl são suas orelhas incomuns, que se curvam para trás em vez de ficar de pé e chegar a um ponto.

O American Curl é um gato de tamanho médio, pesando de 2 a 4,5 kg, com uma vida útil média de mais de 13 anos.

O American Curl é o produto de uma mutação natural espontânea, uma ocorrência não incomum no mundo dos gatos. Mas o nome dele não se refere a sua pelagem, que pode ser de pelos curtos ou longos. Em vez disso, é inclinado para as orelhas de trás para trás, adornadas com longos tufos de pêlo, que lhe dão a aparência de ser surpreendido pela alegria.

O primeiro gato conhecido Curl fez sua aparição no início dos anos 80. Os criadores de gatos acabaram se interessando por essa reviravolta da natureza, e ele foi desenvolvido em uma raça.

Fiel à sua expressão, o American Curl é um gato alegre.

Este gato de tamanho médio adora brincar, mesmo na velhice, e não é incomum que ele goste de brincar.

Como qualquer gato, ele é mais freqüentemente encontrado em lugares altos; isto é, quando ele não está empoleirado no seu colo ou seguindo você por perto.

Ele é sociável, amoroso e familiar, muitas vezes com um carinho especial pelas crianças. Ele é uma boa opção para famílias com crianças mais velhas que o tratarão com respeito, mas as crianças pequenas devem ser supervisionadas para que não o maltratem.

O American Curl também é perfeitamente capaz de se relacionar com outros gatos ou com cães que gostam de gatos em casa.

Porque ele ser tão amigável, o Curl não gosta de ficar sozinho por longos períodos.

O American Curl é bem adequado para qualquer lar com pessoas que vão amar e cuidar dele. Mantenha-o dentro de casa para protegê-lo de carros, doenças transmitidas por outros gatos e ataques de outros animais.

Gato American Curl – Raça

Em 1981, em Lakewood, Califórnia, a família Ruga adotou uma gata vadia negra de pelo semi-longo e orelhas ” encaracoladas ” ( curl) à qual deram o nome de Shulamith.

No final desses ano, Shulamith deu à luz quatro gatinhos, dois dos quais apresentavam o mesmo tipo de orelhas. Em 1983, Nancy Kiester, criadora e amiga da família, apresentou Shulamith e a sua descendência numa exposição felina da Califórnia, obtendo um grande êxito. Na mesma época, empreendeu a criação dessa nova raça.

A mutação responsável pela curvatura do pavilhão auricular é causada por um gene dominante que apenas pode ser transmitido por um dos progenitores. Quer seja de pelo curto ou pelo comprido, o American Curl apresenta umas lindas orelhas, guarnecidas internamente por pelos abundantes. A cartilagem é firme ao toque.

Existem três graus de inclinação: ligeiro rebatimento, curvatura parcial e curvatura completa em forma de lua em quarto crescente.

Este último, é o formato mais procurado. Esta raça foi reconhecida pela T.I.C.A. em 1985, e posteriormente, pela C.F.A. em 1991. Introduzida em França, em 1988, a primeira ninhada nasceu em 1989.

Foi introduzida na Grã-Bretanha em 1995.

O American Curl é um gato raro, sobretudo fora dos Estados Unidos.

Descrição

A característica mais distintiva da raça são as orelhas curvadas que, colocadas nos extremos da cabeça, são bastante firmes, oferecendo resistência ao toque.

Eretas e abertas, apresentam um suave arco que se direciona em sentido oposto ao do rosto, apontando para o centro da parte traseira do crânio.

É bem balanceado e equilibrado, de tamanho intermediário, pesando de 2,5 a 5 quilos (difere na CFA – 2,2 a 3,6kg para fêmeas e de 3,2 a 4,5 para machos), levando de 2 a 3 anos para alcançar a maturidade.

A conformação do corpo é muito mais importante que o tamanho. Não devem ser penalizadas características normais em machos adultos.

Tamanho: Intermédio.

Peso: 3 a 5 Kg entre o tipo mediolíneo e o tipo longilíneo. Este gato distingue-se pelas suas ” orelhas reviradas “.

Cabeça: nariz reto; suavemente inclinado desde a base dos olhos até a cabeça, com curvatura pouco acentuada até o alto do crânio. Queixo firme e equilibrado

Orelhas: Moderadamente grandes, largas na base, de inserção elevada e com extremidades redondas. Pavilhão auricular recurvado em direção ao topo da cabeça. O grau de ” curvatura ” pode ir de 90 a 180 graus, no máximo. É apreciada a abundância de pelo no seu interior.

Olhos: Bastante grandes, em forma de noz, espaçados. A cor deve ser viva, profunda e uniforme, não tem qualquer relação com a cor da pelagem.

Pescoço: Médio.

Corpo: ” Semi-foreign” ( semi-estrangeiro), com comprimento igual a 1,5 vezes a altura do garrote. Estrutura óssea e musculatura nem demasiado fortes nem muito finas.

Patas: De comprimento médio, proporcionais ao corpo. As patas anteriores são ligeiramente mais curtas que as posteriores. Bastante direitas e com musculatura firme. Pés de tamanho médio e redondos.

Cauda: De comprimento igual ao do corpo. Larga na base, afilando-se até à extremidade arredondada.

Pelagem

Duas variedades: Pelo semi-longo (atualmente o mais frequente): fino e sedoso. Sub-pelo pouco abundante. Ausência de colar; penacho abundante na cauda.

Pelo curto – fino, sedoso e acamado. Sub-pelo reduzido. São admitidas todas as cores.

Observações: Cruzamentos autorizados com outras raças: nenhum.

Defeitos: “Stop” muito acentuado. Pelagem espessa, rude com sub-pelo abundante, colar. Orelhas com inserção baixa e com uma curvatura demasiado pronunciada ( a extremidade da orelha não deve tocar na zona posterior do pavilhão ou da cabeça ).

Características/Particularidades

Gato de carácter equilibrado, com um temperamento constante, malicioso, brincalhão e de fácil convivência. Praticamente não mia.

Sociável, afetuoso, sensível, está muito ligado ao dono. Aceita os seus congêneres e os cães e gosta de crianças. Ativo, tem necessidade de exercício, pelo que um jardim cercado é o ideal.

Atinge a completa maturidade por volta dos 2 a 3 anos de idade. A cartilagem da orelha reserva-se e endurece a partir do quarto dia de vida. No entanto, a curvatura definitiva não surge antes dos 3 a 4 meses de vida.

Fácil manutenção. Bastará penteá-lo e escová-lo uma vez por semana. As orelhas devem podem ser limpas, mas apenas com um produto adequado. Deverá tomar banho alguns dias antes da exposição.

O gene responsável pela curvatura das orelhas não é portador de qualquer patologia. Contrariamente, ao que sucede com o Scottish Fold, dois American Curl podem acasalar sem haver qualquer risco para a futura ninhada.

Para evitar um consanguinidade excessiva, tendo em conta a reduzida população desta raça, é aconselhável realizar cruzamentos com gatos de orelhas normais.

História

Em 1981 uma gata preta de rua com as orelhas diferentes apareceu na Califórnia – EUA. Foi adotada por um casal que deu-lhe o nome de Shulamith. No mesmo ano, ela cruzou com um gato de rua e teve quatro filhotes de pelo curto – dois com as orelhas curvas. O formato das orelhas é determinado por um par de genes. Para ter absoluta certeza que os filhotes nascerão com orelhas curvas é preciso que tanto o pai como a mãe sejam portadores de dois genes de orelhas curvas. Mesmo que um dos gens seja de orelhas retas, prevalecerão as orelhas curvas, porque são dominantes. Foi elaborado um padrão oficial em 1983, o qual deu aos criadores uma diretriz em comum para seguir.

Definiram como desejável ao American Curl uma estrutura física de porte médio – nem esbelta nem encorpada demais – , cabeça de formato arredondado, com o focinho semilongo e com leve stop (ponto de encontro do nariz com a testa), olhos grandes e expressivos e as orelhas curvando-se suavemente em direção ao centro da parte traseira da cabeça. A pelagem seria sedosa de comprimento médio ou curta de textura macia, como é normal nos gatos domésticos, com pouco subpelo. Todas as cores seriam aceitas.. Costuma-se cruzar a raça a partir de um ano de idade.

O desenvolvimento físico e comportamental é alcançado entre os dois e três anos de idade. Em apenas quatro anos, a The International Cat Association (TICA) reconhecia oficialmente o American Curl para efeito de registro dos exemplares. Seus juízes examinaram três gerações e concluíram que as características eram homogêneas, aprovando a raça. Um ano mais tarde, em 1986, foi a vez da CFA dar o mesmo tipo de reconhecimento.

O exame se estendeu a 5 gerações e foram avaliadas as diferentes linhas-de-sangue existentes até o momento, além de estudos genéticos sobre a raça. Posteriormente, ambas as entidades passaram a aceitar o American Curl também nas exposições. A Tica em 1990 e a CFA em 1993.

Agora, em 1996, o American Curl ganhou o reconhecimento de uma terceira entidade: o American Cat Fanciers’ Association, ainda em representação no Brasil.

Registros

Os filhotes da mistura de American Curl com gatos sem raça definida têm registro previsto pela CFA até o final do ano 2009. A TICA, diferentemente, apenas os aceita se o casal for aprovado antecipadamente por três juízes de todas as raças. Avalia-se que existam atualmente pouco mais de 70 linhas-de-sangue diferentes.

Acasalamentos consangüíneos são ainda usados, mas em casos especiais, como se faz com todas as criações. Estima-se que antes de 2020 não seja possível obter o nascimento exclusivo de filhotes de orelhas curvas. Isto porque até 2010 serão aceitos acasalamentos fora da raça. A partir daí, porém, com o aprimoramento genético a tendência é o desaparecimento dos orelhas retas. O desejo de diminuir a atual diferença entre os exemplares de American Curl leva os criadores a concentrarem seus cruzamentos exclusivamente entre Curls.

Características e cuidados

As orelhas do Curl nascem retas como outros gatos. Entre os quatro e 15 dias tornam-se rígidas na base. Lentamente dobram para trás. Até os quatro meses ganham a curvatura definitiva, idade ideal para adquirir um filhote com boas orelhas. Os olhos do American Curl podem ter qualquer cor. Devem ser azuis apenas nos exemplares ponteados ( com cauda, patas, orelhas e focinho mais escuros que o corpo).

Quanto à pelagem, a CFA chama a semilonga de longa por trabalhar apenas com duas classificações: curta e longa. É fácil de tratar. Como quase não embaraça por ter pouco subpelo, necessita apenas de escovação semanal. Saudável, o Curl não requer cuidados especiais.

Temperamento

O filhote é muito brincalhão e mantém este temperamento até atingir 2 a 3 anos. O adulto costuma ser calmo, paciente, esperto, curioso e muito atento, atividade moderada e afetivo. Geralmente, a raça demonstra elevado companheirismo. O Curl pode conviver com outros gatos sem problemas. A raça é ainda rara mundialmente. Por enquanto não há notícias de exemplares no Brasil.

Classificação

Nome científico: Felis catus
Nome Original:
 American Curl
País de Origem: Estados Unidos
Porte: Médio
Peso médio: Macho – 5 a 8 kg • Fêmea – 3,5 a 5 kg
Expectativa de Vida: 15 anos
Cor da Pelagem: Bicolor, tricolor e malhado
Tipo da Pelagem: Semilonga e macia
Temperamento: Equilibrado, constante, malicioso, brincalhão, sociável, afetuoso e sensível

Gato American Curl – Fotos

Fonte: www.caoeciavet.hpg.ig.com.br/www.catish.com.pt/www.vetstreet.com/cattime.com/www.catster.com/www.animalslook.com

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.