PUBLICIDADE
O que é um Gato Abissínio?
O gato abissínio é um gato domesticado de tamanho médio, com pernas longas e finas, grandes orelhas em tufos e um visual elegante e musculoso.
Uma das características mais distintivas desta raça antiga é o seu revestimento incomum.
O pelo do gato abissínio é de comprimento médio e denso, com uma base de cor clara na raiz e um tiquetaque escuro, ou manchas de cor, na ponta. Este padrão exclusivo dá ao Abissínio a aparência de seus ancestrais os gato selvagem.
Este gato domesticado único é extraordinariamente fiel.
Abissínios, carinhosamente conhecidos como “Abismo” por criadores de raças, são orientados para as pessoas, curiosos e altamente inteligentes. Eles preferem uma casa onde as pessoas estão disponíveis para o companheirismo a maior parte do dia, em vez de uma solidão.
Brincalhão mas cauteloso, um gato abissínio vai misturar períodos de atividade com os de observação reservada.
O gato Abissínio tem pequenas ninhadas consistindo de três a quatro gatinhos. Estes gatinhos não carregam o casaco marcante do Abissínio adulto.
Seus pelos escuros gradualmente iluminam e desenvolvem o distintivo padrão de marcas durante as primeiras semanas e meses de vida.
A história do gato abissínio é obscura e amplamente debatida. O gato se parece muito com os gatos encontrados nas pinturas e esculturas do antigo Egito, e os gatos mumificados descobertos têm uma notável semelhança com a raça Abissínio. Zoólogos modernos, no entanto, apontam para semelhanças entre o gato selvagem Abissínio e Africano Felis lybica.
O nome “Abissínio” refere-se ao império da Abissínia, agora Etiópia.
Os primeiros relatos do gato na Europa apontam para o animal sendo importado daquela região no final da década de 1860.
Estudos genéticos apontam a provável origem do Abissínio em áreas ao longo da costa do Oceano Índico e no Sudeste Asiático.
O que é certo é que o gato abissínio começou a aparecer na Inglaterra no final do século XIX.
A raça foi mostrada no Palácio de Cristal e mencionada em artigos de revistas durante esse tempo.
Os abissínios foram importados pela primeira vez para a América do Norte no início do século XX. Amostras de alta qualidade que chegam aos Estados Unidos na década de 1930 estabelecem as bases para os atuais programas de reprodução americanos.
Na década de 1970, os criadores desenvolveram ocasionalmente o gene Abissínio de pelos longos, de caráter recessivo, em uma raça separada conhecida como somali. Cabelo comprido já foi considerado indesejável na raça conhecida por sua pelagem curta. Alguns entusiastas tomados pela beleza dos espécimes anteriormente não desejados trabalharam para estabelecer um programa de reprodução, e em 1979, os somalis foram aceitos na Associação dos Criadores de Gatos.
Características
De porte mediano, o Abissínio é dono de uma aparência majestosa. Esta raça tem o temperamento extremamente sociável, sendo um gato brincalhão e muito curioso. Ele é muito apegado ao dono, mas sem ser dependente.
Os machos são proporcionalmente maiores que as fêmeas, mas essas são mais ativas e cheias de energia.
Esta raça apresenta uma marcação da pelagem chamada ticking, caracterizada pela presença de duas ou mais faixas pequenas, com tonalidade mais escura nas pontas dos pelos e clara na raiz. Possui ainda manchas brancas nas narinas, queixo e parte superior do pescoço. O futuro dono deve estar atento, pois marcas tigradas nas pernas e na cauda podem indicar mestiçagem, sendo falta desqualificante em exposições.
As variedades de cores dessa raça são: Sorrel, caracterizada pela cor canela com partes nas cores canela-alaranjado e marrom; Ruddy, caracterizada pela cor marrom-alaranjado com duas ou três faixas de cor preta ou marrom-escuro; Silver, caracterizada pela cor branca prateada; Blue, caracterizada pela cor cinza-azulado com partes em azul mais intenso e Fawn, caracterizada pelo tom café-com-leite claro e rosado com partes na mesma cor, porém mais intensa.
O Abissínio tem como características físicas: a cabeça triangular com contornos arredondados, testa e crânio suavemente curvos, pescoço arqueado e focinho não pontiagudo. As orelhas são grandes e levemente triangulares. Os olhos são amendoados e grandes, nas cores ouro, verde, cobre ou avelã. Suas pernas são finas e longas, os pés ovalados e compactos e o rabo longo e afinado.
Esta raça tem um temperamento extremamente sociável, sendo um gato brincalhão e muito curioso. Ele é muito apegado ao dono, mas sem ser dependente.
Como é amante da liberdade, o Abissínio necessita de grandes espaços, porém adapta-se a pequenos ambientes, desde que não se sinta sozinho e encontre entretenimento na casa.
Para uma boa convivência, é necessário que o dono aprecie sua exuberância e aceite seu forte temperamento felino. Como é um gato bastante atento, aprende com rapidez truques e utilizar a caixa de areia. Diferente da maioria dos gatos, o Abissínio geralmente convive bem com cães.
História
O Abissínio tem muita semelhança com os gatos pintados nos túmulos dos templos de Núbia, no Egito e com exemplares mumificados encontrados em tumbas de 2.000 a.C.. Isso leva os historiadores a crer que ele seja descendente dos gatos sagrados do antigo Egito, que fica próximo da Abissínia, atual Etiópia e Somália.
Porém, a Inglaterra é considerada o berço dos Abissínios. Esta raça é resultado do cruzamento entre exemplares trazidos da África, por soldados, com gatos ingleses vermelhos e prata.
O Abissínio foi reconhecido oficialmente em 1882, na Inglaterra. Atualmente, ela é reconhecida por todas as entidades felinas. Nos EUA, esta é a raça que mais participantes reúne em exposições, porém no Brasil o Abissínio ainda é considerado raro.
Cuidados
Para a melhor higiene do seu Abissínio, recomenda-se escovações quinzenais com escova de cerdas macias, sendo esta passada contra e depois a favor do pelo.
A limpeza das orelhas deve ser realizada com cotonete e água boricada semanalmente até seu gato completar 8 meses de vida.
Com baixa necessidade de cuidados com a beleza, os Abissínios são gatos que raramente precisam de banho. Mesmo sendo resistente, ele precisa de cuidados básicos, como a vermifugação e vacinação periódicas.
Gato Abissínio – Raça
Apesar de ser uma das raças mais antigas de que se tem conhecimento, ainda há controvérsia sobre a sua origem.
Na aparência, os abissínios lembram os gatos do Antigo Egito.
Ainda hoje, possuem uma aparência selvagem, lembrando o felis lybica, o ancestral africano de todos os gatos domésticos.
O nome Abissínio não é devido à Etiópia ou Abissínia, como se pensa, mas porque o primeiro gato dessa raça exibido na Inglaterra, foi importado desse país.
A Inglaterra é considerada o berço da raça, a qual resultou do cruzamento entre exemplares trazidos inicialmente da Abissínia por soldados britânicos, com outros gatos ingleses vermelhos, prata e tigrados. O exército inglês deixou a Abissínia em maio de 1868, época em que esses gatos entraram pela primeira vez na Inglaterra.
O Abissínio foi reconhecido oficialmente em 1882 na Inglaterra.
No livro Inglês, de Gordon Staples, “Cats, Their Points, Etc.”, publicado em 1874, há a primeira menção ao gato abissínio. Nele aparece “Zula”, propriedade da esposa do Capitão Barret-Lennard. Esse gato foi trazido após a guerra.
Infelizmente, não existem registros por escrito dos gatos Abissínios anteriores a esses importados.
Estudos recentes realizados por geneticistas, mostram que a origem mais provável do Abssínio é a costa do Oceano Índico e partes do sudeste da Ásia.
Apesar do Abissínio como raça ter sido refinado na Inglaterra, a sua introdução aquele país e outros, foi o resultado de colonizadores e mercadores que paravam em Calcutá, o maior porto do Oceano Índico.
O primeiro Abissínio a ser importado da Inglaterra para a América do Norte, chegou por volta de 1900. Somente por volta de 1930 é que Abissínios de boa qualidade foram exportados para os Estados Unidos, formando a Associação de Criadores da Raça Abissínio.
De acordo com o livro “Kitten Buyer’s Guide” de Carolyn Osier, os Abissinios são muito inteligentes, gostam de estar com o homem, curioso, leal, companheiro.
Diferente da maioria dos gatos, é apaixonado pela água, da qual se aproxima quando tem oportunidade e onde, às vezes, nada. O macho assume as tarefas com os filhotes quando a mãe se ausenta. Tem voz suave e é bastante silencioso.
A pelagem do Abissínio pode ter a coloração agouti, semelhante a cor da cotia, os olhos delineados por uma pele escura, circundados por pêlos mais claros e com uma risca superior quase vertical.
Existe ainda a cor ruddy, também chamada de lebre.
A cor silver ainda não é muito aceita pelas entidades americanas. Apesar de ser conferido o pedigree, não permitem inscrevê-la nas exposições. No Brasil, só o Clube Brasileiro do Gato, filiado á entidade européia Fife-Federação Internacional Felina, confere títulos a exemplares de cor silver.
Descrição
Características físicas: cabeça triangular com contornos arredondados, testa e crânio suavemente curvos; pescoço arqueado; focinho não ponte-agudo; orelhas grandes, levemente pontiagudos; olhos ouro, verdes, cobre ou avelãs, amendoados, grandes; corpo médio, musculoso, dorso levemente arqueado; pernas finas e longas; pés ovalados e compactos; rabo longo e afilado.
Pelagem: média, densa, de textura fina com 4 a 6 bandos de cores alternadas, escuras nas pontas dos pelos e claras na raiz e subpelo lanudo. Sem manchas brancas no corpo, exceto nas narinas, queixo e parte superior do pescoço. Marcas tigradas nas pernas e cauda podem indicar mestiçagem e são falta desqualificante nas exposições.
Cores: ruddy (tons de abricot e preto); sorrel (mescla de vermelho e tom de abricot mais intenso); blue (tons creme com coloração cinza-claro e escuro) e beige-fawn ( tons de camurça rosado mesclado com coloração camurça mais forte) e silver (subdividida em 4 tonalidades, todas com a predominância de prata, reconhecida só na Europa).
Obs: filhotes nascem laranja-escuros com manchas pretas ou quase preto. Cores começam a surgir na 6ª semana e podem finalizar só aos 6 meses ou mais.
Cuidados: escovações quinzenais com escova de cerdas macias, contra e à favor do pelo. Limpar orelhas com cotonete e água boricada semanalmente até os 8 meses de vida e depois só quando sujas. Corte regular só das unhas da frente (as de trás gastam naturalmente).
Cabeça: Em forma de cunha,com contornos ligeiramente arredondados,sem face achatada.Testa curvada.Nariz de comprimento médio,nunca reto,sem break.De perfil a cabeça apresenta uma curvatura suave.São permitidos bochechas grandes nos machos adultos.Focinho não levantado.O queixo é firme,bem desenvolvido,arredondado,nem fugidio,nem proeminente.
Orelhas: Grandes,largas na base,de extremidades ligeiramente arredondadas,moderadamente pontiagudas.Bastante espaçadas e alertas,estão cobertas por pelos curtos e deitados.Uma marca no dorso da orelha-“marca selvagem” é desejável,assim como tufos nas extremidades
Olhos: Grandes,em forma de amêndoa,bem espaçados.Sublinhados por uma linha de maquiagem da cor da base,ele próprio envolto por uma área de coloração mais clara.Brilhantes,expressivos,de uma cor pura e intensa.Amarelo(OURO), Verde, Âmbar.
Pescoço: Bastante comprido,gracioso.
Corpo: De comprimento e corpulência médios,flexível,firme e musculoso. Caixa torácica arredondada.Dorso ligeiramente arqueado.
Patas: Longas,retas,finas e bem musculosas. Pés ovais e pequenos,compactos.O gato parece manter-se na ponta dos pés.
Cauda: Bastante longa,larga na base,afinando progressivamente.
Temperamento: Gato muito ativo, extrovertido, brincalhão, muito curioso em relação a tudo,mas bem equilibrado. Forte personalidade, independente, afetuoso e sociável.
Ninhadas: 3 a 4 filhotes, podendo ultrapassar.
Tempo de vida: até 12 anos
Sexualmente maduro: 9 ou 10 meses de idade
O Gato Abissínio
Sociável e brincalhão essa raça ainda é pouco conhecida no Brasil.
O Abissínio apresenta um temperamento extremamente sociável. É brincalhão e curioso. Apegado ao dono, mas sem ser tão dependente como o Persa, pode ficar horas procurando entretenimento na casa, como subir nos móveis, cortinas e armários e, brincar om objetos e bolas oferecidos pelo seu dono.
Esse pet é um gato extremamente resistente e precisa apenas dos cuidados básicos, como vermifugação e vacinação. A pelagem é curta e fácil de cuidar. Bastam escovações regulares. Esta raça apresenta uma marcação da pelagem chamada ticking. Tal marcação se caracteriza pela presença de duas ou mais pequenas faixas, com tonalidade mais escura, na ponta de cada pelo. Raramente os gatos desta raça necessitam de banhos.
Origem
Este felino de pelo curto, originário da antiga região da Abissínia (atual Etiópia), chegou à Europa por volta de 1800, levado por viajantes que retornavam das colônias inglesas na África. Desde aquela época o Abissínio se manteve quase inalterado no que diz respeito à sua constituição física, com seu porte levemente robusto e ligeiramente longilíneo. Sua aparência chega a ser a de um gato selvagem, fato que o torna muito atraente em todo o mundo.
No Brasil, não é uma das raças mais populares, apesar de no estado do Rio de Janeiro possuir bons e destacados criadores de Abissínio.
Em outros países a situação é um pouco diferente.
Nos EUA e na Inglaterra existem clubes de criação representativos que congregam até centenas de criadores. Estes se encarregam do trabalho de criação e divulgação da raça.
O Abissínio é um gato médio, de aparência majestosa.
Seu pêlo é curto do tipo exótico (estrangeiro).
Os machos são proporcionalmente maiores que as fêmeas.
As fêmeas têm ossos mais delgados e são habitualmente mais ativas do que os machos.
A pelagem é iridescente, refletindo uma tonalidade quente e dando a impressão de riqueza de cores. O padrão da pelagem é geneticamente agouti, com ticado profundamente escuro e parelho, contrastando com bandas de cor mais clara e produzindo, assim, um efeito translúcido.
Classificação
Nome científico: Felis catus
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Origem: Inglaterra
Perfil: Curioso
Tipo de Pêlo: Curto
Tamanho: Médio
Peso Mínimo: 04 Kg
Peso Máximo: 05 Kg
Temperamento: Sociável
Nível de Atividade: Alto
Idade: média de 10 anos
Gato Abissínio – Fotos
Fonte: www.caoeciavet.hpg.ig.com.br/www.wisegeek.org/www.becodosgatos.com.br/www.vetstreet.com/cattime.com/imgnooz.com
Redes Sociais