PUBLICIDADE
Definição
Os camelídeos são qualquer família (Camelidae) de mamíferos ruminantes de dedos pares, com estômago de 3 câmaras e incluindo camelo, lhama, guanaco, alpaca e vicunha. Os camelídeos são mamíferos da família dos camelos (Camelidae).
O que são camelídeos?
Os camelídeos são uma família de ungulados uniformes que se separam de seus parentes mais próximos, ruminados (gado, antílopes, cabras etc.) e suínos (porcos, queixadas e hipopótamos) cerca de 47 milhões de anos atrás, durante o Eoceno médio.
Embora não sejam ruminatos verdadeiros (eles não mastigam um chiclete), os camelídeos têm estômago de três câmaras (ao invés do estômago de quatro câmaras dos ruminados) e, diferentemente dos suínos, são estritamente herbívoros. Camelídeos incluem camelos, dromedários, lhamas, alpacas, vicunhas e gaunacos.
Como alguns dos primeiros mamíferos a desenvolver estômagos com várias câmaras, os camelídeos representam a tendência evolutiva em direção à adaptação às pastagens e longe das florestas.
Um evento contemporâneo à evolução dos camelídeos, o evento Azolla, fez com que os níveis mundiais de dióxido de carbono aumentassem rapidamente, iniciando o resfriamento e glaciação globais nos poloneses.
Isso, por sua vez, matou a maioria das florestas tropicais e subtropicais que dominaram o planeta durante o Mesozóico e deu início a uma “Era das Gramíneas” que continua até os dias atuais.
Os camelídeos desenvolveram seus estômagos com várias câmaras para processar melhor as gramíneas pobres em nutrientes.
Os camelídeos inicialmente evoluíram na América do Norte, que na época era um continente insular. Todas as espécies de camelídeos que viveram na América do Norte estão agora extintas, a última delas desaparecendo há apenas 10.000 anos atrás, provavelmente devido à caça e competição com os recém-chegados colonos humanos.
Os camelídeos viveram exclusivamente na América do Norte por dezenas de milhões de anos, apenas se espalhando pela Ásia e América do Sul há cerca de 2-3 milhões de anos atrás, quando a América do Norte se conectou aos dois continentes por meio de pontes terrestres.
Atualmente, três grupos principais de camelídeos sobrevivem: o dromedário do norte da África e do Oriente Médio, o camelo bactriano do leste da Ásia e os lhamas, alpacas, vicunhas e gaunacos da América do Sul.
Os dromedários e os camelos bactrianos são famosos por suas corcovas – os dromedários têm um, e Bactrian tem dois, às vezes fazendo com que sejam chamados camelos de um e dois, respectivamente.
O camelo mais famoso é o dromedário, amplamente utilizado no norte da África e na península Arábica. Os camelos dromedário e bactriano têm extensas adaptações para sobreviver em ambientes quase sem água, como o deserto da Arábia e o deserto de Gobi. Antigamente, as caravanas de camelos traziam incenso do Iêmen e Omã através do deserto da Arábia, mas hoje o deserto se tornou tão duro que ninguém ousa atravessá-lo.
O que é um camelo?
O camelo é um mamífero grande conhecido pelas corcundas características nas costas.
Camelos verdadeiros vêm em duas variedades, dromedário ou de uma só corcunda, e camelos bactrianos que têm duas corcovas distintas. Embora nativo da Ásia, agora existem cerca de 700.000 camelos selvagens na Austrália, de espécimes liberados na natureza após serem usados na construção de ferrovias.
O camelo é apreciado pela carne, couro, leite e habilidades de trabalho. Conhecidos por sua robustez, os camelos são excelentes animais de carga para viagens longas em terrenos acidentados.
Embora seja capaz de sobreviver muitos dias sem água, o conceito popular de que eles armazenam água em seus corpos é um mito.
Em vez disso, a corcunda fornece uma reserva de células adiposas que podem fornecer energia adicional em viagens longas ou cansativas.
Suas habilidades de conservação de água são facilitadas por várias adaptações físicas, incluindo o formato de seus glóbulos vermelhos e a capacidade de reabsorver a transpiração e reter o fluido.
Os camelos bactrianos e dromedários são de tamanho semelhante, atingindo alturas de aproximadamente 2,1 m no topo de suas colinas e pesando entre 408-635 kg.
Dependendo da estação em que engravidam, o camelo fêmea gesta entre 12 e 14 meses, geralmente resultando no nascimento de um bezerro.
No nascimento, um camelo pesa aproximadamente 30 kg e dobrará seu peso em menos de um ano.
A expectativa de vida média de um camelo é de 50 a 60 anos, embora as vacas parem de produzir bezerros por volta dos 20 anos.
Camelos e humanos têm uma longa história juntos; acredita-se que foram domesticados em 2000 aC. Embora também sejam apreciados por sua carne e produtos lácteos, os camelos são frequentemente usados como bestas de carga ou animais de trabalho e até foram usados em ações militares para a cavalaria. Eles costumam ser usados para construção de ferrovias ou projetos de construção em locais desolados, onde cavalos ou bois seriam sobrecarregados pelo meio ambiente.
A prática de usar camelos em projetos de trabalho levou a alguns resultados interessantes. No sudoeste dos Estados Unidos, os camelos foram usados para ajudar na mineração e posteriormente liberados nos desertos selvagens. Avistamentos de seus descendentes são comuns, embora nem sempre sejam acreditáveis.
Os camelos claramente criaram um novo lar para si no interior australiano, onde uma enorme população de dromedários selvagens subsiste e cresce na ausência de grandes predadores.
Embora os camelos sobrevivam bem em situações domésticas, as populações selvagens de alguns grupos estão diminuindo devido à perda de habitat e outras preocupações ambientais.
Apesar de uma população próspera de mais de um milhão de camelos bactrianos no mundo, acredita-se que apenas 1000 permaneçam em estado selvagem.
Embora a domesticação de camelos seja um recurso humano importante, seria realmente uma pena deixar as populações selvagens dessas criaturas notavelmente adaptáveis desaparecerem.
Camelidae – camelos, lhamas, alpacas, vicugnas
As seis espécies desta família são encontradas em dois grupos. Camelos são encontrados na Ásia e na África. Lhamas, alpacas e vicugnas são encontrados na América do Sul.
As espécies desta família são grandes e a maioria delas foi domesticada. Eles são herbívoros e têm estômagos de três câmaras. O lábio superior é dividido em dois e eles podem mover cada parte separadamente.
Têm pescoços longos, cabeça pequena e pernas longas, com pés acolchoados e dois dedos grandes. Eles vivem em pequenos grupos compostos por fêmeas e seus machos jovens e um adulto.
Embora atualmente não haja espécies vivas da família camelidae na América do Norte, o registro fóssil mostra que a família começou e evoluiu lá. Cientistas descobriram restos preservados em La Brea Tar Pits, perto de Los Angeles. Os membros da família camelidae que estavam na América do Norte provavelmente se pareciam com lhamas.
Membros dessa família migraram para a América do Sul e Ásia sobre pontes de terra. No final da última era glacial, eles haviam sido extintos na América do Norte.
O camelo bactriano é encontrado no deserto de Gobi, na Mongólia e na China. O deserto de Gobi é um deserto frio e o camelo bactriano tem muitas adaptações que ajudam a sobreviver em um habitat frio do deserto.
Tem dois quadris nas costas. A corcova não está cheia de água; está cheio de gordura. O camelo usa essa gordura armazenada quando a água e os alimentos são escassos.
Enquanto o camelo bactriano não armazena água nos quadris, ele tem um saco especial no estômago que pode reter mais de um galão de água e pode passar alguns dias sem beber. No inverno, possui uma pelagem grossa e desgrenhada que ajuda a mantê-la quente. Suas sobrancelhas grossas; longas filas duplas de cílios; e narinas e lábios que se fecham firmemente ajudam a manter a areia longe dos olhos, nariz e boca. O camelo bactriano tem uma altura de 2,10 metros do ombro aos pés e pode pesar até 910 kg. O camelo bactriano é um herbívoro e come grama, folhas, espinhos e casca. Prefere plantas salgadas.
Tem lábios duros que permitem comer uma vegetação muito dura. A maioria dos camelos bactrianos está agora domesticada e existem apenas algumas centenas na natureza.
O camelo dromedário é encontrado nos desertos da África e do Oriente Médio.
Ele tem uma corcova que armazena gordura, não água. Fica 1,80 a 2,10 metros do ombro aos pés.
Possui pernas longas e pés acolchoados com dois dedos.
Tem um pescoço longo e curvo e uma cabeça pequena com um focinho longo com narinas que podem fechar.
Seu lábio superior é dividido em duas seções, e ele pode puxar seus lábios firmemente para impedir a entrada de areia. É marrom claro e tem uma pelagem mais curta que o camelo bactriano.
Come uma grande variedade de plantas e pode comer partes de plantas duras e duras que outros animais não conseguem mastigar ou digerir. Prefere plantas salgadas.
A lhama, o guanaco e a alpaca. Eles são todos nativos da Cordilheira dos Andes na América do Sul e são todos herbívoros. A única espécie selvagem é o guanaco. A lhama e a alpaca são domesticadas.
O guanaco é encontrado nas pastagens da Cordilheira dos Andes. Possui cabeça pequena, pernas longas e pescoço longo. É cerca de 3,5 metros de altura do ombro aos pés.
Tem uma pelagem marrom desgrenhada e é branca na parte de baixo. Como os camelos, possui um lábio superior dividido. Come ervas e arbustos.
O guanaco vive em grupos de fêmeas e seus machos jovens e um adulto. Ele pode ser executado a velocidades de até 56 km por hora. O guanaco é uma espécie protegida no Chile e no Peru.
A lhama e a alpaca descendem do guanaco. A lhama foi domesticada do guanaco há 4.000 a 5.000 anos atrás. Lhama foram usados como animais de carga. A lhama mede de 5 a 15 metros da cabeça aos pés.
Possui dois dedos nos pés acolchoados e pode agarrar facilmente as superfícies rochosas em seu habitat nas montanhas. A lhama tem pelo longo e desgrenhado. Sua pele pode variar de marrom-avermelhado a branco, preto, marrom ou uma combinação de cores. A pele de lhama é usada para fazer roupas. A alpaca também foi domesticada a partir do guanaco. A alpaca é um pouco menor que a lhama.
Tem cerca de um metro e meio de altura, da cabeça aos pés. Parece a lhama. Ao contrário da lhama, a alpaca não é usada como animal de carga, mas seu pelo macio e desgrenhado é usado para fazer roupas.
A vicugna é encontrada nas planícies e pastagens da Cordilheira dos Andes. É o menor membro da família camelidae. Tem 1 metro de altura do ombro aos pés. Tem um corpo esbelto; um longo pescoço; pernas finas; e pelo longo e sedoso. É marrom-avermelhado na parte superior e branco na parte inferior. Tem uma juba de cabelos no peito. A vicugna também é conhecida como vicunha.
Camelos têm sido usados para transportar mercadorias em terrenos áridos há milhares de anos
Camelos geralmente vivem de 50 a 60 anos
Fonte: animaldiversity.org/nhpbs.org/www.anden.at/www.agric.wa.gov.au/www.khanacademy.org /www.wisegeek.org/www.merriam-webster.com/eol.org/www.isvma.org/www.omafra.gov.on.ca
Redes Sociais