PUBLICIDADE
Distribuição
Os Caboclinhos tem uma vasta distribuição nas regiões Centro, Sudeste e Sul do Brasil.
Descolam-se freqüentemente (às vezes a grandes distâncias), fora da época de reprodução, à procura de alimentos.
Na Amazônia ocorre a espécie Sporophila castaneiventris e no Pará e Nordeste a espécie Sporophila minuta.
Características: 10 cm de comprimento.
Os caboclinhos em geral, na muda de penas, adquirem uma plumagem esmaecida, só voltando ao normal na muda seguinte (anterior ao período reprodutivo), assim como o tiziu (Volatina jacarina).
Trata-se do menor pássaro canoro nacional.
São muitos os amantes da criação de caboclinhos, que além de excelentes cantores, apresentam diversas colorações de plumagem.
Habitat
Campos, campos cultivados, brejos, capinzais.
Fêmeas e jovens
As fêmeas são pardas e muito semelhantes entre si, dificultando a identificação de cada espécie e possibilitando a mestiçagem entre vários tipos, o que dá origem a formas intermediárias.
Os jovens tem a mesma coloração das fêmeas.
Caboclinho – Classificação científica
Caboclinho ( Sporophila minuta )
Nome popular: Caboclinho
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Família: Thraupidae
Caboclinho – Espécies
Caboclinho do papo preto – Sporophila ruficollis
Caboclinho do papo branco – Sporophila palutris
Caboclinho do peito preto – Sporophila melanogaster
Caboclinho ferrugem – Sporophila cinnamomea
Nome comum: Caboclinho, Caboclinho-frade
Nome científico: Sporophila bouvreuil
Distribuição: Região Amazônica.
Habitat: Paisagens abertas, campos de cultura, margens de estradas.
Caboclinho – Características
Os caboclinhos, em geral, são nacionalmente reconhecidos como delicados gorjeadores, sabendo entoar melodias suaves, agradáveis, e com várias notas.
Tipo de ninho: em forma de taça. Aceitam perfeitamente ninhos de corda de 8,5 cm de diâmetro.
Postura: 2 a 3 ovos
Incubação: 13 dias
Comportamento e reprodução: Reproduz em cativeiro. O canto de todos os caboclinhos é muito parecido.
Tamanho: 10 cm
Anel: todas as espécies: 2,2 mm
Outras formas: além das espécies aqui ilustradas, existem mais sete tipos de pássaros conhecidos com o nome popular de Caboclinho.
Caboclinho fradinho: (Sporophila bouvreuil bouvreuil) Alto da cabeça ( como uma coroa), asas e rabo pretos; resto da plumagem marrom avermelhado.
Caboclinho paulista: (Sporophila bouvreuil pileata) como o anterior, porém róseo-esbranquiçado, em vez de marrom- avermelhado
Caboclinho de são Paulo: (Sporophila bouvreunil saturata) Espécie pouco conhecida descrita como sendo dos arredores da cidade de São Paulo.
Caboclinho ferrinho: (Sporophila bouvreunil crypta) coloração semelhante à de uma fêmea, apenas um pouco mais escura.
Caboclinho do Pará: (Sporophila hypoxantha) semelhante à espécie minuta, porém de coloração mais clara e com o azul acinzentado da cabeça somente até a altura dos olhos.
Caboclinho do amazonas: (Sporophila castaneiventris) todo cinza, exceto a garganta, o centro do peito e o abdome, que são castanhos, e as asas e cauda, pretas.
Caboclinho do mato grosso: (Sporophila nigrorufa) partes superiores pretas; resto das penas ferrugem canela.
Caboclinho Ferrugem
Caboclinho de Papo Preto
Caboclinho de Papo Branco
Colorido vistoso e canto agradável
De colorido vistoso, este pássaro, é um dos prediletos dos apreciadores de aves em gaiolas, por sua mansidão, resistência rápida e adaptabilidade ao cativeiro.
A 20 ou 30 quilômetros dos centros urbanos, ainda é possível encontrar com certa facilidade os Caboclinhos. Espalhados por todo o Brasil, esses pássaros do gênero dos Sporophilas, cujo tipo mais comum em cor de cobre típica do mulato brasileiro, fazem dos campos, das várzeas e dos brejos o seu habitat.
Facilmente identificados pela beleza de sua coloração forte e vistosa, são conhecidos em 12 tipos diferentes, dos quais os mais populares e apreciados são o Caboclinho (Sporophila minuta) de dorso e cabeça cinzentos e parte inferiores castanhas, encontrado, geralmente, na região Nordeste; o Caboclinho Fradinho (Sporophila bouvreuil) – exibidor de uma plumagem canela-ferruginosa. Além das asas e do rabo preto, este apresenta uma definida coroa negra, o que originou, provavelmente o apelido de Fradinho. Os caboclinhos migram, aos bandos durante o inverno, fugindo dos lugares frios à procura de temperaturas mais amenas.
É durante essas mudanças que os passarinheiros aproveitam para conseguir mais um exemplar para a sua coleção – é difícil encontrar, principalmente no interior, alguém que não tenha ou tenha tido uma coleção de Caboclinhos. Apesar de não ter nenhuma característica excepcional, o Caboclinho conquista a predileção dos amadores de aves em gaiola pelo fato de se adaptar rapidamente ao cativeiro, ser manso, resistente, e cantar bem, embora o seu canto não tenha nada de extraordinário.
Região onde é encontrado
No brasil do estuário do Rio Amazonas (Amapá, Pará) e Maranhão até o Rio Grande do Sul, incluindo a totalidade das regiões Nordeste e Sudeste, estendendo-se para oeste até Goiás e Mato Grosso. Encontrado também na Argentina, Paraguai e Suriname. É localmente comum em campos com gramíneas altas, cerrados abertos e áreas pantanosas.
Tempo de Vida: 30 anos no cativeiro (se bem cuidado)
Alimentação
Se quisermos manter aves sadias, temos que oferecer a elas uma variedade de alimentos frescos e em quantidades corretas. Esses itens incluem legumes semicozidos (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico), milho, verduras, brotos, frutas (tomate, mamão, maçã, frutas cítricas, frutas de época), cereais, proteína de soja, óleos vegetais, sementes de boa qualidade e em pequena quantidade (girassol, castanhas), proteína animal (queijo magro, ovo cozido), aminoácidos essências, cálcio, vitaminas, minerais e probióticos. Adaptar as aves a esse cardápio variado não é uma tarefa fácil e requer a ajuda de um veterinário ou um zootecnista especialista em nutrição animal. Para resolver esse problema, surgiram as rações balanceadas para passariformes, que vêm prontas para uso. A ração peletizada ou extrusada pode ser comparada em seu formato e facilidade de uso às rações para cães, gatos e outros animais domésticos.
A ração de passariformes é palatável e contém todos os nutrientes que a ave necessita em doses corretas. Não devemos confundir a ração balanceada com as misturas de sementes, que permite à ave separar os itens alimentares que mais gosta dos que não gosta, tal qual uma criança que separa no seu prato somente o alimento que mais lhe agrada.
As dietas balanceadas para passariformes (tipo ração) são fabricadas no Brasil 8e podem ser encontradas nas lojas especializadas. Uma boa opção é a ração extrusada Alcon Club Passariformes, de alta digestibilidade e formulada para atender às necessidades nutricionais de passariformes de médio e grande porte. A ração balanceada reduz o desperdício de alimento, é de uso prático e principalmente, torna as aves bem nutridas e saudáveis. A ração balanceada pode ser a única fonte de alimentação, mas frutas, verduras, sementes e castanhas podem ser oferecidas eventualmente como petiscos eventuais.
Criação
O período de reprodução inicia-se na primavera e se estende até o fim do verão onde a fêmea cria de 3 ninhadas com 1 a 3 ovos em média. Depois de um período de 13 dias, os filhotes nascem podendo ser separados da mãe com 35 dias de vida.
Porte
É um pássaro de porte pequeno, medindo em média 10 cm de comprimento.
Caboclinho – Fotos
Fonte: www.discoverlife.org/www.mp3.xyz/www.hbw.com/www.clubesano.com.br/www.feomg.com.br/www.avedomestica.com
Redes Sociais