Baleia Minke

PUBLICIDADE

Minke era um baleeiro norueguês do século XVIII que regularmente violava as regras relativas ao tamanho da baleia que ele tinha permissão para caçar. Logo, todas as pequenas baleias ficaram conhecidas como baleias “Minke”.

Com o tempo, o nome foi formalmente adotado como o nome dessa espécie.

Baleia Minke – O que é

A baleia minke é um membro da subordem Mysticeti.

As menores baleias de barbatanas do Pacífico Norte têm em média 8 metros e pesam de cinco a nove toneladas.

Sua boca abriga 260 a 360 placas de barbatanas de 30 cm. cada.

Eles têm um rostro triangular estreito, agudamente pontudo.

Sua barbatana dorsal altamente variável está no último terço de suas costas.

Eles são um cinza escuro azulado acima com uma coloração mais clara abaixo.

Uma mancha branca brilhante ou faixa diagonal atravessa o topo da barbatana peitoral.

Eles têm um sopro baixo e indistinto que começa debaixo d’água e continua a meio metro da água. Isso torna o sopro particularmente difícil, com exceção do tempo mais calmo.

Baleia Minke – Espécie

Uma das menores espécies de baleias do mundo.

Costumam viver em pequenos grupos e as vezes são vistas sozinhas.

Sendo vistas em grupos somente no período de alimentação.

São encontradas em águas tropicais, temperadas e frias de todos os oceanos, tanto em áreas costeiras como em oceânicas.

Ocasionalmente, pode penetrar em baías e estuários em águas de pouca profundidade.

No verão, alimenta-se próximo dos pólos, no inverno migra para regiões mais quentes para se reproduzir e criar seus filhotes.

Em algumas regiões, são conhecidas populações residentes durante todo o ano, que realizam apenas pequenos deslocamentos.

No Brasil, são vistas em toda costa.

Suas principais características, corpo afilado, esguio e hidrodinâmico.

É a menor baleia existente dentro da ordem dos Misticetos.

Sua coloração é preta ou cinza-escura no dorso, na região da barriga a coloração é branca. Em alguns indivíduos podem ocorrer manchas brancas em ambas as nadadeiras peitorais que são pequenas e pontudas.

Alguns adultos apresentam marcas claras no corpo, acima das nadadeiras peitorais, em forma de parêntesis, como pode ser visto na ilustração. A nadadeira dorsal é alta e falcada e localiza-se atrás do meio do dorso.

Apresenta de 50 a 70 pregas ventrais, que não chegam a se estender atrás do umbigo. A cabeça é estreita e pontiaguda, com apenas uma quilha central.

Possui de 105 a 415 pares de barbatanas que medem cerca de 30cm e são de coloração branco-amarelada, cinza-escura ou preta. O borrifo é indefinido ou pouco definido em forma de coluna e atinge cerca de 2m de altura.

Existem dois tipos de baleias minke no Hemisfério Sul que diferem de acordo com a cor padrão, caracteres morfométricos e coloração das barbatanas: a forma anã de menor tamanho, com mancha branca e a forma usual de maior tamanho e sem a mancha branca.

Sua maturidade sexual é atingida entre 7 e 8 anos. Sua gestação dura aproximadamente 10 meses. Com a amamentação durando de 4 a 6 meses. O filhote ao nascer pode pesar até 300Kg e medir 3m. O intervalo médio entre as crias é de 2 anos.

Alimentam-se de krill, pequenos peixes que forma cardumes e lulas.

Geralmente são encontradas sozinhas, em duplas ou em pequenos grupos. Grandes concentrações podem ocorrer nas áreas de alimentação. Ocasionalmente é vista na companhia de outras baleias e golfinhos. Nada rapidamente, quando salta fora da água, em geral, mergulha de cabeça sem provocar muito barulho.

Raramente expõe a nadadeira caudal quando mergulha. Aproxima-se de embarcações. As vocalizações incluem pulsos de baixa freqüência, estalos e cliques ultra-sônicos.

Apesar da moratória da caça de baleias ter sido decretada em 1986, proibindo a caça comercial de baleias no mundo. Atualmente a caça é realizada pelo Japão, Islândia e Noruega. Se não forem atrapalhadas pela caça podem viver pelo menos, 47 anos.

Comportamento e Hábitos

É encontrada sozinha, em duplas ou em pequenos grupos. Grandes concentrações podem ocorrer nas áreas de alimentação. Ocasionalmente é vista na companhia de outras baleias e golfinhos. Nada rapidamente e é acrobata. Quando salta fora da água, em geral, mergulha de cabeça sem provocar muito barulho.

Raramente expõe a nadadeira caudal quando mergulha. Aproxima-se de embarcações. As vocalizações incluem pulsos de baixa frequência, e estalos e cliques ultra-sônicos.

Ameaças

Atualmente, a Baleia Minke sofre com a poluição dos mares, o aumento do tráfego de embarcações e a captura acidental em redes de pesca em toda a sua área de ocorrência. Enquanto a caça de baleias ainda era permitida no Brasil, a estação baleeira Companhia de Pesca do Brasil (COPESBRA), localizada em Costinha (Paraíba), explorou a população de baleias-minke desde o início da década de 50 que se concentra em águas oceânicas do nordeste.

A caça foi proibida por Lei em 1987. Em todo o mundo, porém, somente após 1972 a Baleia Minke passou a ser capturada em grande escala pela indústria baleeira.

Antes disso, a exploração da espécie não era considerada interessante do ponto de vista econômico, pois ainda havia espécies de maior tamanho disponíveis para a caça comercial. Dessa maneira, após o declínio das populações das grandes baleias, a Baleia Minke começou a sofrer a exploração dos grandes países baleeiros, com suas frotas de navios-fábrica. A moratória da caça de baleias foi decretada em 1986, proibindo a caça comercial de baleias no mundo.

A moratória aparentemente chegou a tempo para a Baleia Minke, que embora tenha continuado a sofrer com a caça ilegal e as capturas pretensamente científicas (atualmente realizadas pelo Japão, Islândia e Noruega), ainda não é oficialmente considerada ameaçada. Por outro lado, talvez seja essa a maior ameaça para as baleias-minke.

Baleia Minke – Descrição

O nome científico da baleia minke é Balaenoptera acutorostrata, mas ela também é conhecida como baleia-anã. Isso porque a baleia minke é a menor baleia na ordem dos Misticetos. Seu comprimento chega, no máximo, até 9,8m nos machos, e a 10,7m, nas fêmeas.

Essa bela baleia habita águas tropicais, temperadas e frias de todos os oceanos – e vive tanto em áreas costeiras como em oceânicas!

Seu corpo é fino e elegante, e sua cabeça é estreita e pontiaguda, com apenas uma quilha central. A Minke pesa mais ou menos 10 toneladas! Sua cor é preta ou cinza-escura no dorso e branca na região da barriga. A nadadeira dorsal é bem alta e fica atrás do meio do dorso.

O borrifo dessa baleia pode chegar a 2m de altura!

No Hemisfério Sul, onde está o Brasil, há dois tipos de baleias-minke, que diferem de acordo com sua cor padrão, forma e coloração das barbatanas:

A forma anã (menorzinha e com mancha branca nas nadadeiras peitorais);

A forma comum, maior e sem mancha branca.

O tipo anão é o mais comumente visto no Brasil.

A baleia minke se torna adulta quando chega, mais ou menos, aos 8 anos de idade. E ela vive, pelo menos, 47 anos!

Depois que as fêmeas ficam grávidas, a gestação dura cerca de 10 meses. Nasce geralmente um filhote, que pesa logo 300 quilos e mede 2,8m!

A mãe amamenta seu filho durante quatro a seis meses.

Em geral, a baleia minke vive sozinha, em duplas ou em pequenos grupos.

Você só verá muitas delas reunidas se houver muita comida na área: krill, plâncton (“plâncton” é um conjunto de organismos que vivem na água e que não são capazes de nadar), pequenos peixes em cardumes e lulas.

A baleia minke é acrobata! Dá belos saltos fora da água e, depois, mergulha de cabeça quase sem provocar barulho.

Tamanho: 8 a 10 metros de comprimento

Peso: 8 a 13 toneladas

Classificação científica

Nome específico: Balaenoptera acutorostrata ( Lacépède, 1804)
Família:
Balaenopteridae
Nome popular:
Baleia Minke, baleia-anã, minke whale
Reino:
Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Subclasse: Eutheria
Ordem: Cetacea
Subordem: Mysticeti
Família:
Balaenopteridae
Gênero: Balaenoptera
Espécie: B. acutorostrata

Baleia Minke – Fotos

Fonte: projetobaleias.com.br/www.nps.gov/uk.whales.org/oceanwide-expeditions.com/oceanecoventures.com

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.