PUBLICIDADE
Guaruba ou Ararajuba – O que é
A Guaruba ou Ararajuba é uma das aves mais belas da família psittacidae, pois possui uma plumagem muito colorida, principalmente amarelo ouro e verde.
Mede 34 cm aproximadamente.
Tem o porte de um papagaio, porém possui a cauda longa com penas de tamanho desigual e bico curvo, característico da família.
Tem como cores da plumagem o amarelo ouro e o verde bandeira, sendo o verde encontrado unicamente na extremidade externa da asa.
Suas pernas são rosadas.
Vivem em florestas chuvosas da região tropical, no norte do Brasil, especialmente nos estados do Pará e Maranhão.
Os pares de Ararajubas buscam ocos de árvores ou palmeiras para fazerem ninho.
O período de incubação dos ovos é em torno de um mês.
Na natureza, Ararajubas em pequenos grupos alimentam-se nos topos das árvores e palmeiras, onde buscam preferencialmente sementes e frutos oleosos.
No Zoológico recebem: banana, mamão, coco da Bahia, cana-de-açúcar, amendoim, girassol e frutas da época.
Características
Mede aproximadamente 34 cm e pesa em torno de 200 gr a 300 gr. Do porte de um papagaio pequeno, porém com a cauda maior, sua plumagem é amarela dourada, tendo somente as penas do final das asas, verde escura. Possui o bico de cor clara. Sua cauda é longa com penas de tamanho desigual e bico curvo.
Suas pernas são rosas.
Tendo em vista sua ocorrência ser atribuída apenas ao Brasil e sua cores correspondem às existentes na bandeira nacional, esta ave é considerada como símbolo do Brasil. Não há dimorfismo sexual, machos e fêmeas são iguais. Podem viver até 30 anos.
Habitat
Florestas tropicais. Endêmica da floresta Amazônica.
Habitam florestas densas, regiões de matas ciliares, vivendo em bandos de quatro a dez indivíduos, que mantém fortes laços de interação através de brincadeiras e carinhos.
Usam as cavidades das árvores para fazerem seus ninhos, que mantém uma média alta de filhotes por ninhada, podendo chegar a oito filhotes de um só casal.
Outra curiosidade é que mesmo fora do período de reprodução, o bando inteiro pode refugiar-se nessas cavidades, sendo assim uma das espécies que apresentam comportamento mais gregário. Alimentam-se de bagas, folhas, frutos, dos quais tem no açaí seu predileto. Têm como predadores serpentes, aves de rapina e pequenos felinos.
Hábitos
Vivem em grupos de 4 a 10 indivíduos. Podem ser vistas também em pares. Os casais são monogâmicos, ou seja, vivem juntos por toda a vida. Vivem nas matas em árvores bem altas, nos buracos altos e bem profundos das árvores. Animais silenciosos, se seguram pelo bico, pendurando-se nos galhos.
Alimentação
Sementes e frutos. Na natureza seu alimento predileto é o coco do açaí.
Na natureza, alimentam-se de frutas, sementes, castanhas e partes de flores. Em cativeiro, recomenda-se servir ração comercial específica, sementes, frutas e vegetais.
Reprodução
Atingem a maturidade aos 3 anos. A incubação dura cerca de 26 dias com postura de 1 a 3 ovos. O período de reprodução vai de setembro a dezembro. Os filhotes, que são alimentados pelos pais até depois de saírem do ninho por mais ou menos 15 a 20 dias. Quando saem do ninho já estão emplumados.
Normalmente o casal permanece junto dos filhotes dentro do ninho. Os filhotes nascem sem penas e depois ficam com penas amarelas com algumas manchas verdes.
Filhotes
Dois a três ovos de 8 gramas, num ninho bem alto.
Há uma campanha para fazer da ararajuba a ave-símbolo do Brasil, pois ela tem as cores da Bandeira brasileira. 0 corpo desse papagaio com rabo de arara é amarelo e as asas, verde-bandeira. As pernas e as patas do bicho, porem, são cor-de-rosa, o bico cor-demarfim e os olhos amarronzados.A ararajuba é um animal fiel, fica sempre com a mesma companheira e, mesmo vivendo em bandos, na hora de acasalar e montar o ninho, o casal se afasta do grupo.
Quando a ararajuba vai procriar, ela muda sua vocalização, que é “crá, crá, crá”, passando a gritar “cuó, cuó”. Como os demais papagaios, essa ave é fiel também sua casa e todo ano cria os filhotes no mesmo buraco de arvore, onde com o bico prepara um colchão de serragem. Durante a incubação dos ovos, a fêmea fica dentro do ninho, mas o macho se encarrega de conseguir comida para a família, até que os filhotes possam voar. Só então as ararajubas voltam a se reunir ao bando. Criada em cativeiro, inclusive no Rio de Janeiro, onde a Petrobrás financia um projeto de reprodução, a ararajuba esta desaparecendo da natureza não por causa da caça, mas sim porque as matas e, principalmente, os palmeirais onde encontrava seu alimento estão sendo derrubados.
Ameaças: Está ameaçada de extinção pela destruição do seu habitat e a intensa captura como ave ornamental.
Estado de Conservação
É uma das espécies mais ameaçadas de nossa fauna, uma vez que naturalmente ocorre em áreas restritas, e que por sua beleza foi violentamente perseguida pelo tráfico de animais silvestres. Como se não bastasse o perigo dos caçadores, suas florestas são destruídas, reduzindo em muito suas chances de reprodução em liberdade. Alguns pesquisadores já consideram a extinção dessa ave em algumas regiões.
Ararajuba – Aratinga guarouba
A Ararajuba é uma ave da família dos Psitacídeos, que inclui as araras, papagaios, periquitos e jandaias. Sua coloração viva, em amarelo-gema e verde-bandeira, sugeriu essa ave como símbolo nacional, inclusive por serem os Psitacídeos aves características de ambientes tropicais.
A espécie é restrita ao território brasileiro, com distribuição do Maranhão ao oeste do Pará. As ararajubas vivem em grupos de 4 a 10 indivíduos em ambientes de mata alta. Os machos e as fêmeas são semelhantes, ou seja, não apresentam dimorfismo sexual.
Na reprodução, constroem os seus ninhos em ocos de árvores altas, e podem ter até 9 filhotes por ninho. O período de incubação da família varia entre 20 a 30 dias. A alimentação predileta dessa espécie são os cocos do açaí, embora consumam várias sementes de frutos.
E interessante observar como se alimentam: utilizam o bico para subir nos ramos e seguram a comida com as patas.
As populações dessa espécie, assim como todas as outras do grupo, vêm sofrendo ameaças de extinção devido à bela coloração que apresentam, por serem facilmente domesticáveis e por apresentarem disposição em imitar a voz humana, além de suas penas serem também utilizadas em ornamentos, oferecendo mais um risco a essas aves.
Classificação científica
Nome científico: Guaruba guarouba
Nome popular: Ararajuba
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Nome inglês: Golden Conure
Distribuição geográfica: Ocorre somente no Brasil, nos estados do Pará e Maranhão
Habitat: Floresta Tropical Úmida
Hábitos alimentares: Frugívoro e granívoro
Longevidade: 30 anos
Maturidade: 2 anos
Época reprodutiva: Agosto a Dezembro
Gestação: Incubação: 30 dias
Nº de filhotes: Dois a três filhotes
Alimentação na natureza: Semente e frutas
Causas da extinção: Destruição do meio ambiente
Peso: 200 a 250g
Tamanho: 334 cm, mais a cauda, que é bem longa
Expectativa Vida: Podem viver de 30 a 40 anos
Reprodução: 9 ovos (geralmente 4) que eclodem após 29 dias de incubação.
Ararajuba – Papagaio
Conhecida também como guaruba, guarajuba, papagaio-do-imperador ou periquito-dourado.
A palavra “ara” em tupi-guarani significa dia, mas “ará” significa papagaio… “Arara” é uma espécie de aumentativo da palavra “ará”, logo papagaio grande. As palavras “ajubá, yuba, îub, yuba”, em tupi-guarani significam amarelo…
Portanto, o nome popular “ararajuba” quer dizer papagaio grande amarelo. Já o outro nome popular “guaruba” deriva do “guará” (pássaro, ave das águas), temos, então, pássaro amarelo…
Encontra-se ameaçada de extinção devido à destruição e redução do seu habitat, bem como pela caça ilegal e captura. Compreende a Lista das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção (IBAMA/2003).
Esta espécie é restrita ao território brasileiro, com distribuição na região Norte do Brasil, ocorrendo do Maranhão ao Pará (mais comum), ao longo dos rios Tocantins e Tapajós, do baixo Xingu ao Tapajós e Transamazônica. Mas também é encontrada no Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins. Seu habitat é a Floresta Amazônica, habitam floresta tropical úmida e campos…
Este pássaro merece o título de ave símbolo do Brasil, devido a sua coloração verde e amarela… Você não acha?
Sua coloração viva, em amarelo-gema e verde-bandeira, sugeriu essa ave como símbolo nacional, inclusive por serem os Psitacídeos aves características de ambientes tropicais. Existem vários selos postais brasileiros que mostram a ararajuba – eles são lindos!
Ararajuba – Fotos
Fonte: br.geocities.com/www.flickr.com/www.girafamania.com.br/www.casadopapagaio.com.br/www.vivaterra.org.br/www.zoonit.org.br/www.rio.rj.gov.br
Redes Sociais