PUBLICIDADE
O que é uma Arara?
Uma arara é o maior membro da família dos papagaios, originária das regiões neotropicais do sul do México e da América Central até a América Central do Sul.
Araras são coloridas com caudas longas, corpos aerodinâmicos e cabeças grandes com uma mandíbula ou bico.
A própria visão de uma arara traz à mente a palavra tropical.
Na natureza, essas belas aves encontram-se no topo superior das florestas tropicais, onde vivem em pares acasalados que às vezes se reúnem em bandos de 10 a 30.
São aves altamente social com vocalização alta, eles chamam um ao outro a partir do momento em que acordam apenas antes do amanhecer durante todo o ritual da manhã.
Como um grupo, elas voam para buscar alimentos para o dia, consistindo de nozes e frutas, muitas vezes percorrendo grandes distâncias para localizar pomares adequados.
Elas se alimentam até o meio-dia. Uma forragem da tarde segue antes que eles voem em uníssono ao entardecer para voltar para casa para descansar.
As araras estão na lista de espécies ameaçadas devido principalmente à contínua destruição das florestas tropicais e outros habitats de araras. Eles se reproduzem lentamente, tendo apenas dois ovos por embreagem.
Classificação científica
As araras são pertencentes à Família Psittacidae, Ordem Psittaciformes, e dos gêneros Ara, Anodorhynchus, Cynopsitta, Primolius, Orthopsittaca e Diopsittaca.
Araras – Aves
As araras são aves de grande porte, medem em cerca de 80 cm de comprimento e podem chegar a 1,5 kg. Chamam atenção por sua exuberância e penas multicoloridas, além de sua vocalização estridente e alta capacidade cerebral, e também são monogâmicas, ou seja, têm somente um parceiro para a vida toda.
Possuem características morfológicas peculiares que facilitam sua identificação. Seu bico curvado, grosso e forte, auxiliando em sua alimentação, no qual inclui frutos e sementes.
Também possuem uma musculatura mandibular desenvolvida e uma língua negra e espessa.
Possuem pés com quatro dedos, com dois para frente e dois para trás. Isso facilita em sua locomoção e a escalada em árvores, são muito articuláveis e servem de sustentação para o corpo do animal. Também os utilizam na alimentação,manejando os alimentos que consomem.
As araras estão localizadas desde o Sul da América do Norte (México) até a América do Sul. São distribuídas em seis gêneros, totalizando em 16 espécies. O Brasil possui representantes de todos os gêneros, totalizando 13 espécies.
Arara – Espécies
Anodorhynchus: com 3 espécies: Anodorhynchus hyacinthinus, Anodorhynchus leari e Anodorhynchus glaucus.
Cyanopsitta: com 1 espécie Cyanopsitta spixii
Ara: com 4 espécies, Ara Ararauna, Ara chloropterus, Ara macao e Ara severus.
Orthopsittaca: com 1 espécie: Orthopsittaca manilata.
Primolius: com 3 espécies, Primolius maracanã, Primolius auricollis e Primolius couloni.
Diopsittaca: com 1 espécie, Diopsittaca nobilis.
As espécies A. leari (arara-azul-de-lear) e Cyanopsitta spixii (ararinha-azul) são endêmicas, ou seja, são encontradas somente no Brasil. A. hyacinthinus (arara-azul-grande) possui a maior população no Brasil, pois estão praticamente extintas no Paraguai e na Bolívia.
O país também possui quatro representantes do gênero Ara, A. chloropterus (Arara-vermelha), A. macao (Araracanga), A. araraúna (Arara-canindé) e a A. severus (Maracanã-guaçu).
Outras quatro espécies consideradas araras grandes e também estão inseridas nesse gênero são encontradas em outros países, como: Ara ambígua (Buffon’s Macaw) que ocorre na América Central em Honduras, Nicaragua, Costa Rica e Panamá com uma sub-espécie quayaquilensis, no qual ocorre na Colômbia e Equador.
Ara militaris (Military Macaw) que ocorre do México até o norte da Bolívia, com três sub-espécies: militaris, boliviana, mexicana; Ara glaucogularis (Blue-throated Macaw) e Ara rubrogenys (Red-fronted-Macaw) que ocorrem somente na Bolívia.
Arara – Animal
A arara é um animal onívoro e se alimenta de nozes e frutas nas árvores, juntamente com insetos, ovos e pequenos mamíferos e répteis.
A arara é conhecida por dormir durante a noite, o que significa que a arara é um animal diurno e, de manhã, a arara costuma voar longas distâncias para encontrar comida.
A arara é uma das maiores espécies de papagaios do mundo, com a arara adulta média crescendo a mais de um metro de altura. A arara é bem conhecida por sua variedade de penas coloridas que muitas vezes são de cores diferentes, incluindo azul, vermelho, amarelo e verde.
As araras tornaram-se recentemente muito populares como animais de estimação, e há um florescente mercado negro para algumas das mais raras raças de araras. Isso só contribui para o status de perigo. Por favor, não compre araras importadas. O declínio das populações de araras também se deve ao fato de que o habitat natural das florestas tropicais da arara está sendo destruído devido ao desmatamento, que está ocorrendo em toda a América Central e do Sul a um ritmo alarmante.
A arara tem um bico grande e poderoso, o que significa que a arara pode quebrar as cascas de nozes e sementes com mais facilidade. Como outras espécies de papagaio, as araras têm quatro dedos em cada pé, com dois dedos voltados para frente e dois dedos voltados para trás. Esta adaptação do pé ajuda a arara a agarrar presas e galhos de árvores com mais facilidade e permite que a arara se empoleire nas árvores sem escorregar.
As araras são conhecidas por serem aves inteligentes e muito sociáveis e as araras podem ser vistas juntas em grandes grupos de até 30 indivíduos araras.
Araras se comunicam entre si usando chamadas vocais como grasnidos e gritos. Algumas espécies de arara são conhecidas por serem capazes de imitar (copiar) sons humanos.
A arara é um dos animais do mundo que é conhecido por ter o mesmo parceiro de reprodução durante toda a vida. Os casais de arara não só se reproduzem juntos, mas também compartilham sua comida e ajudam a preparar um ao outro. Quando a arara fêmea deposita seus ovos (normalmente 2, mas mais são comuns), a arara fêmea fica sobre seus ovos para incubá-los enquanto a arara macho caça e coleta comida para os dois. Os filhotes da arara nascem cerca de um mês.
As araras são bem conhecidas pelos humanos nas áreas em que habitam e são conhecidas por serem caçadas por membros da tribo local por suas penas de cores vivas. A arara no entanto, também é amplamente respeitado e mesmo aparece em uma das notas de bancos brasileiros.
Araras – Papagaios
As araras são membros de grande porte da família dos papagaios e possuem características típicas de papagaios. Seus grandes e fortes bicos curvos são projetados para esmagar nozes e sementes. Seus dedos fortes e ágeis são usados como mãos para entender as coisas. Vozes barulhentas, guinchando e gritando ajudam a tornar sua presença conhecida em densas florestas tropicais. Eles também são famosos por suas cores brilhantes, que parecem ousadas e evidentes para nós, mas na verdade se misturam bem com as folhas verdes, frutas vermelhas e amarelas e sombras azuladas das casas da floresta.
Araras são construídas para voar através das árvores na floresta, com um corpo aerodinâmico e forma de cauda e asas que não batem profundamente. Quando chegam para pousar, largam a cauda e os pés para baixo e usam as asas como freios para desacelerar antes de agarrar um poleiro com os pés. A maioria das araras se aninha em buracos de árvores ou em bancos de terra e penhascos.
Araras são aves inteligentes e curiosas que gostam de explorar e se manter ocupadas. Eles estão muito conscientes do seu entorno, o que é necessário para vigiar os predadores. Como pássaros sociais, eles passam muito tempo interagindo com seus companheiros e seus grupos familiares. Sabe-se que as araras usam itens como ferramentas e gostam de brincar com objetos interessantes que encontram. Eles examinam os objetos de diferentes ângulos, movendo-os com os pés, testando-os com a língua e jogando-os ao redor. Araras também são grandes mastigadores, algo que eles precisam fazer para manter seus bicos em boa forma.
Eles podem causar danos impressionantes até mesmo madeira muito dura com seus bicos. A maioria das espécies de araras gosta de tomar banhos e brincar na água enquanto brincam.
Gritar é um apelo natural para as araras. Eles fazem isso para fazer contato uns com os outros, para definir o território e até como parte de seu jogo. Suas chamadas podem ser bastante ensurdecedoras para os humanos! As araras também podem imitar sons, e as araras que vivem com ou perto de humanos freqüentemente repetem palavras que ouvem, praticando para si mesmas até acertarem.
Reprodução
As araras possuem baixa taxa reprodutiva, normalmente as fêmeas geram em cerca de dois filhotes, podendo somente um dos filhotes sobreviver. Eles passam a maior parte do tempo no ninho, sendo cuidados pelas fêmeas enquanto os machos são responsáveis pela alimentação. Nesse período, a possibilidade de predação é grande, por tucanos, gralhas ou outras aves e também algumas espécies de mamíferos, como o gambá. Os filhotes são alimentados pelos pais até os seis meses, pois são frágeis e precisam de cuidados. Aos três meses o corpo está coberto por penas e geralmente ocorre as primeiras tentativas de voo.
Infelizmente mesmo com os predadores naturais, são as ações antrópicas, (ações causadas pelo homem) como captura de aves para o comércio ilegal e a degradação ambiental são os principais motivos que ameaçam a sobrevivência das espécies.
A captura desses animais para o tráfico tornou-se um negócio altamente lucrativo, devido as vendas desses animais.
Outros fatores como o desmatamento de matas nativas (do local) e a introdução de espécies exóticas (que não são do local) podem causar efeitos negativos como a redução de espécies de árvores e consequentemente a redução da população de aves.
No Brasil ocorreu o declínio de várias espécies devido a captura para o abastecimento do comércio ilegal e a caça de subsistência em lugares mais carentes como a Caatinga, Amazônia e Pantanal.
Araras – Fotos
Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente/animals.sandiegozoo.org/www.wisegeek.com/www.britannica.com/a-z-animals.com/www.worldwildlife.org
Redes Sociais