PUBLICIDADE
O que é Águia de Bota?
Uma pequena águia nativa do sul da Europa, a águia é encontrada em grande parte da Ásia e partes da África.
Seu nome se refere à característica cobertura pesada de penas nas pernas da águia.
A espécie é geralmente conhecida cientificamente como Aquila pennata, embora algumas autoridades ainda usem uma classificação mais antiga, Hieraaetus pennatus. Pequenos roedores e répteis, juntamente com insetos, formam a maior parte de sua dieta.
A Águia de Bota prefere caçar e aninhar-se em áreas bastante abertas, como florestas quebradas, falésias e desertos.
As Águias de Bota são encontradas de Portugal e França a leste através de todo o sul da Europa e dos Balcãs. Seu alcance vai do Irã e do centro-sul da Ásia até a parte ocidental do Himalaia e o norte da Mongólia. A população européia migra para o norte da África, enquanto há populações separadas na África do Sul e na Namíbia.
Uma Águia de Bota adulta tem em média cerca de 40 a 50 cm de comprimento, com uma envergadura de cerca de 112 a 134 cm.
As fêmeas são, em média, 10% maiores que os machos, pesando cerca de 0,9 a 1,15 kg, enquanto os machos são geralmente cerca de 0,6 a 0,75 kg.
Todas as águias botas têm um corpo superior marrom médio e asas, com ouro mais claro para creme na cabeça e marcas brancas nas asas. Alguns têm uma parte inferior do corpo mais clara, de cor creme, enquanto outros têm um corpo inferior castanho-escuro manchado com áreas mais claras e escuras.
As Águias de Bota constroem seus ninhos em árvores ou em penhascos em áreas abertas com boa visibilidade ao redor do local do ninho. Eles costumam usar um ninho construído no ano anterior por uma espécie diferente. A população na parte sul da África nidifica exclusivamente em falésias. Os indivíduos são geralmente solitários, exceto durante a época de acasalamento, e são encontrados em uma grande variedade de habitats, incluindo florestas abertas, pastagens e desertos. Algumas dessas aves são conhecidas por viver até 12 anos.
Esta espécie é reproduzida uma vez por ano, com uma embreagem de um a três ovos, que são incubados por 35 a 40 dias. Seus ovos são esbranquiçados a branco-esverdeados com manchas marrons. De uma embreagem de três ovos, geralmente apenas dois filhotes são criados com sucesso.
Os filhotes são criados e podem deixar o ninho por 50 a 55 dias após a eclosão. Algumas populações locais da Águia de Bota podem ter diminuído em número no início do século XXI, mas permanece uma espécie comum na maior parte do seu alcance.
Classificação Científica
A Águia de botas é a menor das verdadeiras águias europeias, apresentando um tamanho e formas semelhantes aos da Águia de asa redonda. O voo da Águia de botas é mais semelhante aos das águias verdadeiras, seguindo uma trajetória mais direta.
Nome Comum: Águia de Bota
Nome em Inglês: Booted Eagle
Nome em Espanhol: Águila calzada
Nome científico: Hieraaetus pennatus
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Accipitridae
Comprimento: 45 a 52 cm
Envergadura: 1,20 m
Peso: 1,3 kg
Alimentação: Se alimenta de outras aves, roedores, serpentes e até insetos.
Características
Conservação: Em termos europeus encontra-se na categoria de espécies que merecem preocupações de conservação. O critério para a inclusão desta espécie nesta categoria prende-se com o fato de ser uma espécie rara na Europa com uma população inferior a 10 mil casais. Os decréscimos registrados parecem dever-se a fatores relacionados com a degradação e destruição dos habitat. A caça furtiva e a mortalidade devida a eletrocussão nos postes elétricos, também parecem constituir importantes fatores de ameaça.
Alimentação: Se alimenta de outras aves, roedores, serpentes e até insetos.
Habitat: Nativa das florestas da Europa e da Ásia ocidental. No inverno migra para o sul da Ásia ou para a África, onde faz o seu ninho. Durante a permanência em zona temperada, ou seja, durante o período de reprodução, a água-de -botas habita unicamente as florestas.
Características físicas: Pode parecer em várias plumagens, que nada tem a ver com o sexo nem com a estação: as asas e o dorso são sempre marrom-escuros, mas o ventre pode ser do mesmo marrom ou quase branco.
Ninho: Construído pelo macho e pela fêmea, é feito de galhos secos. às vezes eles se limitam a “reforçar” um ninho abandonado por outra ave de rapina.
Ninhada: Dois ovos botados na primavera
Período de incubação: 30 dias (os ovos são chocados apenas pela fêmea).
Filhotes: Seis semanas depois de sair da casca os filhotes já voam, mas só deixam o ninho mais tarde.
Águia de Bota – Fotos
Fonte: www.beautyofbirds.com/www.oiseaux-birds.com/www.wisegeek.org/www.europeanraptors.org/www.andaluciabirdsociety.org/www.dependedenos.org.br
Redes Sociais