Rabanete

PUBLICIDADE

O rabanete é fonte de vitamina C e Niacina, além de conter os minerais Cálcio, Fósforo e Ferro.

A vitamina C dá resistência aos tecidos e age contra infecções; a Niacina evita problemas de pele, estimula o apetite e o crescimento.

Os minerais são importantes pois contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue.

Cru e bem lavado, o rabanete limpa os dentes e desenvolve os músculos mastigadores. Ele também é expectorante, estimulante da digestão, purificador do sangue, dos rins e da bexiga.

Esta hortaliça é considerada ainda um bom medicamento para os que sofrem de reumatismo, gota, artritismo, bronquite, catarros, resfriados, inflamações internas, erupções cutâneas e febres.

Ao comprar escolha rabanetes lisos, firmes, sem rachaduras e irregularidades.

O rabanete sem folhas, quando conservado em geladeira, pode permanecer em boas condições até 3 semanas e, o rabanete com folhas, 5 a 7 dias.

Seu período de safra é de julho a novembro e janeiro.

Cem gramas de rabanete fornecem 23 calorias.

Variedades

As variedades mais utilizadas pelos nossos horticultores são: Early Scarlet Globe, Rosado, Meio Comprido e o Redondo de Ponta Branca.

O que é

O rabanete é a raiz de uma planta que tem folhas ovaladas verde-escuras, com estrias vermelhas.

Há uma variedade bem grande de rabanetes: redondos, alongados e cilíndricos; de diversas cores: vermelhos, rosados, arroxeados, cinzentos ou brancos; e com tamanhos que variam entre 2 e 5 cm de diâmetro.

O rabanete tem vitaminas do complexo 13 e vitamina A, além de sais minerais, principalmente enxofre e ferro. Suas folhas são excelente fonte de cálcio, ferro e de vitaminas A e C.

O rabanete fresco e bom para o consumo deve ser liso, firme, sem manchas ou machucados. As folhas também devem estar viçosas e bem verdes. Para saber quanto comprar, calcule 4 ou 5 rabanetes por pessoa.

Retire as folhas, cortando bem rente à raiz. Lave os rabanetes, coloque em saco plástico e guarde na gaveta da geladeira.

Classificação Botânica

O rabanete, Raphanus sativus, faz parte da Família das Brassicaceae e da Tribo das Brassiceae. O gênero Raphanus compreende 8 espécies conhecidas.

História

Os rabanetes foram cultivados durante milhares de anos.

Eles são apresentados nos hieróglifos do antigo Egito: 2700 anos antes de nossa era, eles faziam parte do menu dos construtores da pirâmide de Keóps.

Encontram-se também representados na necrópole de Kaoum e no templo de Karnak.

Nutrição

No mundo das raízes, os rabanetes parecem não poder rivalizar com as cenouras ou as beterrabas, no plano nutricional. Entretanto, no plano da terapêutica, eles ocupam um lugar preponderante, e isso mais particularmente nos povos orientais.

O Livro das Simples Medicinas de Platéarius menciona alguns usos do rabanete preto: “comido cozido, ele é eficaz contra as tosses provocadas por muito catarro”.

Em fitoterapia, seu suco é prescrito nos problemas de secreção biliar e contra a coqueluche e certas tosses. Na China, os rabanetes são preparados com outras plantas e deixados fermentar em recipientes herméticos de terra ou porcelana.

Essa fermentação pode durar alguns anos e até 40 anos! Essas preparações medicinais são em seguida prescritas para o tratamento da diarreia, de febres, de problemas estomacais, de infecções intestinais, de úlceras, de gazes.

É interessante mencionar sobre isso, as pesquisas remarcáveis dos Professores Esch e Gurusiddiah, no Laboratório de Bioanalítica da Universidade do Estado de Washington, sobre as propriedades antibióticas dos rabanetes e de outros membros da família das Brassicáceas.

Esses estudos foram realizados dez anos antes que o Instituto Nacional do Câncer de Maryland, nos EUA, aconselhe ao grande público o consumo freqüente de crucíferas (brócolis, couve, couve-flor) como medida profilática na luta contra o câncer.

Conselhos de jardinagem

As condições ideais para a cultura do rabanete “de todos os meses” são as seguintes: um solo bem móvel; uma rega abundante e freqüente; temperaturas constantes situadas entre 15°C e 21°C. O segredo de um rabanete delicioso e crocante, é um crescimento constante e rápido e uma colheita também rápida.

Quando a estação é propícia, é aconselhável praticar uma semeadura a cada cinco dias.

Alguns jardineiros preferem semear os rabanetes em companhia das cenouras, seja numa mesma fileira seja dando um espaço entre as fileiras de alguns centímetros: quando é a hora de se colher os rabanetes, também é hora de cortar as cenouras.

Para os rabanetes de inverno, um solo móvel é tão indispensável, já que certas variedades de “daikon”, por exemplo, podem passar dos 30 cm. Na maior parte das regiões, esses rabanetes só podem ser semeados no início do outono (ou no meio do verão, para algumas variedades muito resistentes à seca)

O crescimento pede por volta de 55 a 60 dias. Os rabanetes podem ser degustados crus ou ligeiramente “cozidos na frigideira”; pode-se também conservá-los no vinagre.

Polinização

A maioria das variedades de rabanete é auto-incompatível: o pólen de cada planta é viável, mas ele só pode fecundar flores de uma outra planta. Os insetos são os vetores das polinizações. As flores de rabanete são de cor branca ou violeta.

Os jardineiros experientes, e que conhecem bem o ciclo de crescimento das diversas variedades, podem também tentar um isolamento no tempo com uma variedade de rabanete de todos os meses e uma variedade de rabanete de inverno. O rabanete anual deve ser semeado de forma a que sua floração não coincida com a floração do rabanete de inverno, planta bianual que se replanta no final do inverno.

É possível também praticar uma cultura em gaiola, por alternância. Quando duas variedades de rabanete de inverno são cultivadas em gaiolas cobertas por véu, cada variedade é colocada em polinização aberta (sem as gaiolas), um dia em cada dois, para que os insetos polinizadores possam fecundar as flores livremente.

Pode-se utilizar essa técnica junto com o isolamento no tempo. Ela permite então de cultivar em porta-sementes duas variedades de rabanete de inverno e duas variedades de rabanete de todos os meses.

Além disso, sendo o rabanete uma planta muito prolífica em sementes, pode-se trabalhar com 3 gaiolas cobertas com véu e um ritmo de 3 dias em alternância sem problema.

É aconselhável plantar um mínimo de 6 plantas porta-sementes por variedade, uma vintena sendo o ideal, a fim de garantir uma boa diversidade genética.

Produção de sementes

Os rabanetes anuais chamados “de todos os meses” vão brotar no mesmo ano da semeadura. Em compensação, os rabanetes de inverno são plantas bianuais que podem se conservar o inverno inteiro, em areia um pouco úmida ou em caixinhas estocadas em um local fora do gelo.

As síliquas de rabanete sendo deiscentes, a planta inteira pode ser colhida antes da maturidade completa das sementes a fim de continuar a secar em um lugar seco e ventilado. Deve-se também estar atento para os pássaros que adoram as sementes de Brassicaceae.

As sementes de rabanete têm uma duração germinativa média de 5 anos. Entretanto elas podem conservar uma faculdade germinativa até 10 anos ou mais.

Nome Científico: Raphanus sativus
Nomes Populares: Rabanete, Rábano
Família: Brassicaceae
Categoria: Plantas Hortícolas, Raízes e Rizomas
Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Ásia, Europa
Altura: menos de 15 cm
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Anual

Nome científico: Raphanus sativus (sinonímia: Raphanus acanthiformis, R. chinensis, R. raphanistrum variedade sativus)

Família: Brassicáceas. (sinonímia: Crucíferas)

Nome comum: Rabanete, rabanetinho, rábano, radish (inglês)

Origem: Europa

Rabanete
Rabanete

Descrição e característica da planta

O rabanete é uma hortaliça anual, de ciclo curto, produz uma raiz tuberosa com formato arredondado ou alongado, a cor da casca avermelhada e da polpa, branca. Raízes tuberosas são aquelas que acumulam reservas da planta.

Planta de pequeno porte, não ultrapassa 30 centímetros de altura, e suas folhas são bem recortadas. As plantas se desenvolvem bem e produzem raízes tuberosas em condições de clima ameno a frio, solos bem drenados, boa fertilidade, mas não deve ter excesso de nitrogênio, e boa disponibilidade de água durante todo o ciclo da planta.

O excesso de nitrogênio ou esterco no solo provoca um crescimento vigoroso das plantas e, com isso, as raízes ficam anormais e isoporizam com facilidade.

O fornecimento irregular de água às plantas pode causar rachaduras das raízes tuberosas. A propagação é feita através de sementes e diretamente nos canteiros, porque essa hortaliça não tolera transplante de mudas.

A maioria dos rabanetes plantados e comercializados é do tipo arredondado. O ciclo da cultura varia de 25 a 35 dias da semeadura à colheita.

Produção e produtividade

A produtividade varia de 15 a 30 toneladas de raízes tuberosas por hectare ou 16.000 a 20.000 maços por hectare. Um hectare corresponde a uma área de 10.000 metros quadrados. No Brasil, a produção está mais concentrada nos estados das regiões Sudeste e Sul.

Utilidade

As raízes tuberosas, principalmente de cor vermelha, são consumidas ao natural em forma de saladas, conservas e raladas. Apresentam um bom teor de vitamina C (26 mg de ácido ascórbico por 100 g. de rabanete).

Melhores Variedades: Early-scarlet-globe, redondo-escarlate-precose, redondo-rosado-de-ponta-branca, comet, cherry-belle e french-breakfast.

Época de plantio: Abril a julho.

Espaçamento: Early-scarlet-globe, cherry-belle e comet: 15 x 8 cm; demais variedades: 25 x 10cm.

Sementes necessárias: 30kg/ha.

Combate à erosão: canteiros em nível ou terraços.

Adubação: No canteiro, por metro quadrado: 6kg de esterco de curral; 100kg de superfosfato simples e 20g de cloreto de potássio; em cobertura, dez dias após o plantio: 20g de salitre-do-chile.

Tratos culturais: Capinas, escarificações.

Irrigação: Por aspersão, a cada dois dias.

Combate à moléstias e pragas

Pulgões e lagartas: Malatol 50-E a 0,15% ou Rhodiatox a 0,20%.

Produção normal: 20 a 40t/há de raízes.

Melhor rotação:

Adubo verde
Tomate
Ervilha
Feijão-vagem

Observações

Escolher terras leves e férteis. Semear no lugar definitivo. Em terras ácidas, aplicar calcário. Fazer irrigações com 5g de bórax comercial para cada 10 litros, colocando um litro por metro quadrado.

Rabanete
Rabanete

O rabanete é uma raiz tuberosa, originária da região Mediterrânea, apreciada pela polpa crocante e sabor picante. Pertence à familia Brassicaceae, a mesma da couve, couve-flor e brócoli. Era uma hortaliça muito apreciada no antigo Egito, Assíria, Grécia e Roma. No Egito, os construtores das pirâmides consumiam grandes quantidades de rabanete, juntamente com cebola e alho.

Atualmente o rabanete é muito consumido na cozinha asiática. Suas qualidades ainda são pouco conhecidas pelos brasileiros que o consomem em pequena quantidade. O rabanete é fonte de vitamina C, fósforo e fibras. Possui poucas calorias, sendo portanto recomendado para pessoas em ditas de emagrecimento.

COMO COMPRAR

A raiz tuberosa apresenta grande variação de tamanho e de forma, podendo ser redonda, oval ou alongada. A casca é de cor branca, vermelha, ou vermelha e branca, enquanto a polpa é sempre branca. O rabanete redondo de casca vermelha é o preferido no mercado brasileiro.

Em geral, as raízes são vendidas em maços, de cerca de 800g. As folhas devem estar com aspecto de produto fresco, com cor verde brilhante. As raízes devem ter a casca com cor uniforme, ser firmes e lisas, sem pontos escuros ou rachaduras. Quando passadas, por terem sido colhidas tardiamente ou por estarem há muito tempo na gôndola do supermercado, as raízes ficam duras e esponjosas.

O rabanete redondo, mais comum no mercado brasileiro, tem em média 3cm de diâmetro; raízes maiores têm maior probabilidade de ser esponjosas. Os melhores preços são alcançados de julho a outubro.

COMO CONSERVAR

Os rabanetes murcham rapidamente, por isso devem ser mantidos preferencialmente em geladeira, dentro de sacos de plástico. Remova as folhas antes de armazená-los, pois quando estas são mantidas o produto murcha mais rapidamente. Se houver formação de gotículas de água dentro do saco, fure-o com um garfo.

Caso seja preciso lavar os rabanetes antes de armazená-los na geladeira, seque-os superficialmente com pano limpo ou com toalha de papel.

COMO CONSUMIR

O rabanete é uma excelente alternativa para diversificar a dieta. O uso mais comum é na forma crua, em saladas. Devido à sua cor e formato, ajuda a decorar a salada quando cortado em rodelas e servido com tomate, aipo e pepino, estimulando assim o consumo de outras hortaliças. Quando grandes, podem ser consumidos cozidos ou com picles. Quando cozidos, o sabor é menos picante.

Os rabanetes podem também ser preparados na forma de petiscos, uma alternativa mais saudável do que os pratos ricos em calorias geralmente utilizados.

Combine-os com recheios e molhos de sua preferência.

O rabanete não precisa ser descascado para ser consumido.

DICAS:

A folha do rabaneta pode ser aproveitada para preparar sopas, refogados ou recheio de tortas e bolinhos
O rabanete é um ótimo estimulante do apetite; consuma-o com pouco sal, antes das refeições
Temperos que combinam; limão, sal, cheiro-verde, vinagre, azeite

O rabanete deve ser ingerido cru, em forma de salada, para o aproveitamento integral dos seus princípios nutritivos. É boa fonte de cálcio e razoável fonte de ferro.

É rico em vitamina C.

Ao escolher os rabanetes, prefira os vermelhos e redondos, evite os maiores pois são mais fibrosos.

Os de cores vivas indicam que estão frescos.

Nome Científico: Raphanus sativus L.
Nome Comum: Rabanete
, Rabanete Cherry Bell.
Nomes Populares:
Rabanete-das-hortas, rábano, nabo-chines, rábano-curto. O nome vem do castelhano rábano.
Família:
Brassicaceae.

Rabanete
Rabanete

Origem e História

Tendo como origem a China e o Mediterrâneo, o rabanete era utilizado como alimento pelos Egípcios há mais de 4700 anos e pelos chineses e Coreanos há mais de 2400 anos.

Descrição

Planta herbácea, anual de raiz aprumada, carnuda, comestível de coloração entre o branco e o vermelho e de sabor picante. As folhas dispõem-se em roseta, as flores são brancas e o fruto é uma síliqua.

Sementeira: Cultivares de todo o ano devem ser semeados no local definitivo entre Fevereiro e Novembro.

Crescimento: Rápido/Médio.

Solos: Cultura adaptável a vários tipos de solo. Prefere solos de textura leve ou média e bem fertilizados. É moderadamente tolerante à acidez do solo.

Temperatura: Cultura de climas temperados, prefere climas frescos e úmidos. Algumas cultivares são sensíveis a geadas e o calor pode prejudicar a qualidade do rabanete.

Rega: Exigente em água. Deve-se manter o solo com um teor de umidade constante, especialmente próximo da maturação para evitar o fendilhamento das raízes.

Adubação: Ex: Adubo 10:12:10. É uma cultura exigente em boro, podendo ser necessário aplicar doses moderadas de borax.

Pragas e Doenças

A áltica, a mosca da couve, as larvas de noctuídeos, o míldio, a podridão cinzenta e alternariose, são as principais doenças do rabanete.

Multiplicação: Semente.

Colheita: Colher após cerca de 50 dias no Inverno e 30 dias no Verão, verificando se o tamanho da raíz é o ideal para se colher.

Utilização

O rabanete é fonte de vitamina C e Niacina, além de conter minerais como o Cálcio, Fósforo e Ferro. Pode ser consumido cru, em saladas, ou cozido. O rabanete tem a capacidade de limpar os dentes e desenvolver os músculos mastigadores das crianças, sendo também um bom expectorante natural e estimulante da digestão.

O rabanete é uma excelente alternativa para diversificar a dieta. Quando grandes, podem ser consumidos cozidos ou com pickles.

Esta hortaliça é recomendada, em usos medicinais, para os que sofrem de reumatismo, gota, artritismo, bronquite, catarros, resfriados, inflamações internas, erupções cutâneas e febres.

Pós-Colheita

As folhas devem-se apresentar com aspecto de produto fresco, com cor verde brilhante. As raízes devem ter a casca com cor uniforme, firme e lisa, sem pontos escuros ou rachaduras.

Os rabanetes murcham rapidamente, por isso devem ser mantidos preferencialmente no frigorífico. Remova as folhas antes de armazená-los, pois quando estas são mantidas o produto murcha mais rapidamente. Caso seja preciso lavar os rabanetes antes de armazená-los, seque-os superficialmente com um pano limpo.

Ao comprar escolha rabanetes lisos, firmes, sem rachaduras e irregularidades.

O rabanete sem folhas, quando conservado no frigorífico, pode permanecer em boas condições até 3 semanas e o rabanete com folhas, entre 5 a 7 dias.

Dicas

A folha do rabanete pode ser aproveitada para preparar sopas, refogados ou recheios de tartes. O rabanete é um ótimo estimulante do apetite. Consuma-o com pouco sal, antes das refeições.

Fonte: www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br/www.kokopelli-seed-foundation.com/www.agrov.com/globoruraltv.globo.com/ www.cnph.embrapa.br/loja.jardicentro.pt

 

Veja também

Índice Glicêmico

PUBLICIDADE Diabetes é uma condição em que o sucesso do tratamento depende de quão bem …

Eritritol

Eritritol

PUBLICIDADE O eritritol, como outros álcoois de açúcar, tem um efeito de resfriamento quando dissolvido …

Marshmallow

Marshmallow

PUBLICIDADE Definição de marshmallow O marshmallow é um doce de confeitaria branco geralmente na forma de propagação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.