PUBLICIDADE
O aipo é uma planta da família Apiaceae e é consumido como vegetal. Pode ser encontrada em todo o mundo e é parte integrante de certas cozinhas. Suas origens provavelmente remontam às áreas do Mediterrâneo e Norte da África, já que o que se acredita ser uma variedade rudimentar de espécies de aipo foi encontrado na tumba do Rei Tut, e uma planta parecida é citada várias vezes nos mitos e na história do Mediterrâneo. A planta é agora cultivada em todo o mundo e faz parte de todas as cozinhas da América e da Irlanda ao Japão e à Austrália.
Para uso culinário, é mais comumente encontrado em sopas e saladas, ou como guarnição de certos pratos.
Benefícios
Reduz o nível de colesterol
Os ftalídeos desta erva também estimulam a secreção de sucos biliares, que trabalham para reduzir os níveis de colesterol. Menos colesterol significa menos placa nas paredes das artérias e uma melhora geral na saúde do coração . A fibra que é encontrada nela também funciona para remover o colesterol da corrente sanguínea e eliminá-lo do corpo com movimentos intestinais regulares, aumentando ainda mais a saúde cardiovascular .
Reduz a pressão arterial
O aipo contém ftalidas, que são compostos químicos orgânicos que podem reduzir o nível de hormônios do estresse no sangue. Além disso, um estudo de 2009 revelou que o aipo tem efeitos hipolipemiantes em seu corpo que permitem que os vasos sanguíneos se expandam, dando ao seu sangue mais espaço para se movimentar, reduzindo assim a pressão. Ele também contém potássio, que é um vasodilatador e ajuda na redução da pressão arterial. Quando a pressão arterial é reduzida, ela coloca menos estresse em todo o sistema cardiovascular e reduz as chances de desenvolver aterosclerose ou de sofrer um ataque cardíaco ou derrame.
Previne Infecções do Trato Urinário
As sementes de aipo ajudam na eliminação do ácido úrico, porque é comumente usado por suas propriedades diuréticas, o que significa que estimula a micção. Portanto, é bom para pessoas com distúrbios da bexiga, problemas renais, cistite e outras condições semelhantes. As sementes também ajudam na prevenção de infecções do trato urinário em mulheres.
Um estudo intitulado “ Ingestão de frutas e vegetais em relação aos sintomas do trato urinário inferior e à disfunção erétil entre os idosos chineses do sul” afirma que o aipo também ajuda a reduzir os sintomas da ITU em homens.
Reduz a dor da artrite
O aipo é ótimo para pessoas que sofrem de artrite, reumatismo e gota . Tem propriedades anti- inflamatórias que ajudam a reduzir o inchaço e a dor ao redor das articulações. Os extratos de aipo, que contêm 85% de 3-n-butilftalida (3nB), são eficazes no alívio de artrite e dores musculares.
Impulsiona o sistema imunológico
Rico em vitamina C e antioxidantes, o aipo aumenta consideravelmente o sistema imunológico e o torna mais ativo e eficiente.
Comer este vegetal rico em vitamina C regularmente pode reduzir o risco de pegar um resfriado comum, bem como protegê-lo contra uma variedade de outras doenças.
Reduz os sintomas da asma
A vitamina C presente no aipo impede danos dos radicais livres e também tem propriedades anti-inflamatórias propriedades que diminuir a gravidade de condições inflamatórias como a asma.
Melhora a saúde do coração
A notável presença de vitamina C, fibra e outros produtos químicos orgânicos nas raízes do aipo promove a saúde cardiovascular.
Regula o equilíbrio de fluidos
O aipo é rico em sódio e potássio, e ambos os minerais ajudam a regular o equilíbrio de fluidos no corpo.
Alivia Enxaquecas
A presença de cumarinas no aipo pode proporcionar alívio das enxaquecas . O mecanismo exato não é completamente compreendido, mas a pesquisa aponta para uma supressão da liberação de óxido nítrico no cérebro, o que pode causar dores de cabeça e enxaquecas.
Desintoxica o corpo
Ele atua como um antioxidante e, na verdade, todas as partes do aipo, incluindo as sementes, raízes e folhas podem ser usadas. Comer este vegetal regularmente ajuda a evitar doenças do rim, pâncreas, fígado e vesícula biliar.
Controla Diabetes
Folhas de aipo também são consumidas para o tratamento de várias condições diabéticas . Isto é devido ao seu alto teor de fibras, que foi mostrado para ajudar a gerenciar os sintomas do diabetes.
Previne Cataratas
Pingar gotas de chá de aipo nas pálpebras é bom para certas condições oftalmológicas e pode melhorar a sua saúde ocular , reduzir suas chances de desenvolver catarata e protegê-lo contra a degeneração macular.
Tônico Nervoso
Aipo contém alto teor de cálcio e, devido a isso, é comumente usado para acalmar os nervos.
Aipo
Em latim, o aipo era denominado apium ou sedano, que originou também o termo salsão.
O nome da espécie significa cheiro forte (gravis significando forte ou pesado e olens, odor).
É uma planta originária da Europa.
Na antiguidade, os povos do Mediterrâneo, conheciam o aipo selvagem que foi o pioneiro e deu origem aos diversos tipos de aipo que conhecemos: aipo-branco, aipo-tronchudo, aipo-gigante, aipo-rábano e etc…
Na Roma antiga, o aipo servia de decoração das mesas junto com rosas e lírios. Histórico: Usado como alimento desde os primórdios, o salsão foi encontrado na tumba de Tutancâmon (c.1361-1352 a.C.). O nome Apium traduz a forma latina de água, em celta (Apon), referindo-se ao habitat natural deste gênero de planta.
O qualificativo graveolens significa “aroma forte” e refere-se ao cheiro de todas as partes do salsão. Existem cerca de 20 espécies silvestres e podem ser encontradas na Europa, Ásia, América e em algumas regiões da Antártida.
Tanto as folhas (que temperam sopas em geral), quanto o talo (usado como tempero, ou consumido cru ou cozido) são aproveitados. Fica bem em saladas e ensopados. Conhecido no Mediterrâneo há milênios, foi mencionado por Homero em suas aventuras e era considerado sagrado na Grécia clássica, tendo sido utilizados pelos vencedores de jogos, como folhas de louro. Os romanos valorizavam o aipo por razões culinárias, apesar da superstição que envolvia esta planta, que poderia trazer má sorte em algumas ocasiões.
Outros Nomes: Salsão, Aipo-Branco, Aipo-Rábano, Aipo-Tronchudo, Aipo-Gigante
Nome Científico: Apium graveolens
Utilizando
Todas as partes do aipo – também conhecido como salsão – podem ser utilizadas na cozinha. Com folhas aromáticas e saborosas, é indicado para dar sabor a sopas, cozidos, peixes, aves e assados em geral. Pode ser comido cru, cortado em rodelas ou ralado, acrescentando uma textura crocante às saladas. A maior parde dos cozidos, ensopados, molhos e caçarolas se enriquecem e se perfumam com um simples ramo de aipo, pois esta planta possui um óleo com aroma muito forte que se mistura aos alimentos durante o cozimento.
O sal de aipo pode ser utilizado em molhos, saladas ou em drinks como “bloody mary”. Os frutos são um forte tempero, apesar de incomuns. Todas as partes são fortemente aromáticas. Comparada com as formas selvagens e o tipo usado pelos romanos as espécies plantadas atualmente são desprovidas de amargor.
Comprando
O aipo-fresco geralmente é vendido nas feiras livres.
O aipo em grãos pode ser encontrado nos supermercados ou em lojas especializadas.
O aipo pode ser comprado em maços ou solto, por unidade. Para saber se está fresco, verifique primeiramente a cor. As folhas devem estar bem abertas e ser de um verde bem forte e brilhante.
Além disso, quando o salsão está fresco, ele é pesado em relação a seu volume.
Segure-o e sinta o peso: se estiver leve, é sinal de que está murcho.
Conservando
Embora o aipo possa ser guardado na gaveta da geladeira por vários dias, não é conveniente conservá-lo por mais de 3 ou 4 dias, pois ele perde seus nutrientes com muita facilidade. Antes de guardá-lo, lave e coloque num saco plástico.
Combinando
O sal de aipo é ótimo para saladas, coquetéis, bifes e sopas. Muito empregado para perfumar couve-flor, carnes, peixe, picles e queijos.
Preparando
O aipo pode ser preparado de várias maneiras, dependendo do prato a ser feito. Para cozinhá-lo, leve ao fogo uma panela com água e sal. Quando ferver, junte os talos de aipo, cortados em pedaços de aproximadamente 15 cm. Deixe cozinhar por 30 minutos, retire da panela e escorra. O aipo também pode ser refogado. Corte os talos em pedaços pequenos. Leve ao fogo uma panela com óleo (manteiga ou margarina) e acrescente o aipo. Tempere e mexa de vez em quando. Assim que estiver macio, retire do fogo.
Dicas
O suco do aipo é ótimo para substituir a água ou o leite nos molhos e sopas.
Para dar sabor diferente a um risoto, coloque um ramo de aipo junto com o arroz durante o cozimento.
Coloque uma pitada de açúcar na água de cozimento do aipo para que ele não perca a cor.
Hoje é bastante apreciado na Europa, sendo suas folhas utilizadas como enfeite, de modo similar à salsa, ou cozidas em sopas e molhos para lhes dar mais sabor.
Para este uso, a raiz é melhor, podendo ser combinada a boldo e louro ou consumida como vegetal.
Uso Medicinal
Com uso moderado, é indicada no tratamento de inflamações das vias urinárias, gota e reumatismo.
O óleo do salsão é usado externamente, no tratamento de infecções da pele.
Servido como entrada, o aipo é um excelente alimento porque contém substâncias que estimulam a formação dos sucos gástricos, aumentando assim, o apetite.
Observação importante: Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.
História
Até o Renascimento, o aipo não foi usado como um vegetal, mas como uma planta medicinal, um efeito diurético e estimulante sobre o sistema nervoso. Para tudo isso foram acrescentados o número de propriedades (incluindo afrodisíacos), que emprestou-lhe as crenças populares.
Com apenas 18 kcal/100 g, aipo é um dos vegetais a menor energia (o mesmo nível que berinjela ou espinafre). Ele tem o seu lugar na “cozinha fina” quando é consumido cozido, refogado ou água, ou cru com um molho leve (e certamente não ” em remoulade “, isto é, ralado e temperado com maionese de mostarda com alcaparras adicionados, pepinos e ervas).
O aipo é rico em fibras, ideal para acelerar o trânsito intestinal e combate à constipação. Ou seja, as fibras são melhor tolerado quando o aipo é finamente ralado ou quando consumido cozido.
Outra vantagem, é rico em minerais (5 g/100 g) e potássio, em particular. Uma dieta rica em potássio tem reconhecido benéfico para a saúde cardiovascular.
Finalmente, aipo fornece alguns oligoelementos como selênio, molibdênio e cromo.
O aipo
O aipo é um alimento rico em potássio, importante mineral para o bom funcionamento do organismo. Ele é uma excelente fonte de vitamina A e cálcio, além de ser um tradicional remédio para pressão alta.
Os compostos do aipo têm um efeito diurético brando que contribui para desintoxicar o organismo. Este vegetal tem o benefício de possuir baixas calorias e ser rico em fibras, além disso, tem a função de reduzir inflamações e proteger contra o câncer.
Muitos povos asiáticos dão grande importância ao aipo, considerando-o um tônico e uma hortaliça com características medicinais.
O aipo nunca deve faltar em nossa mesa, porque ele tem propriedades que reforçam e acalmam o sistema nervoso.
Valores nutricionais por 100g
26g de proteína
Carboidratos 52g
38g de gordura
Calorias 12kcal
Degustação
Talo de salsão
A partir do Loire, do Sudoeste e Pyrenees-Orientales, o aipo está disponível no mercado a partir de final de junho a fevereiro. Fora deste período, ele é importado da Espanha, Itália e Bélgica. Tem folhagem verde e branco, costelas carnudas deve ser brilhante e quebradiço quando eles são frescos, com um pé bastante pesado.
Fresco, ele mantém vários dias por imersão a base dos caules em água fria e sal. Também é encontrado em lata (coração aipo e seções para enfeite, claro) e presta-se bem ao congelamento. Eles são consumidos crus ou cozinhados, costelas e as folhas secas são utilizadas para atender saladas, sopas e molhos curtos caldo.
Para preparar: remover grandes costelas dura desde o exterior, ramos verdes e folhas, cortar o pivô base e encurtar as costas de vinte centímetros.
Para o consumo:acreditava,separar das costas o um de outro, lavar e remover a cartilagem. As nervuras são comidos crus, com ao sal ou salada.
Cozidos, lavou os pés atalhos com água fresca, removendo as costelas, cartilagem remover costelas exteriores, escalde em água fervente com sal por 10 minutos.
Escorra, tempere com sal e ligam as costelas em pequenos maços.
Os corações de aipo refogados acompanhar carnes gordas, assados, frango. Pode cozinhar o molho branco, gratinado, puré. É um ingrediente de sopas e molhos.
O Aipo
Crescido no norte e na região de Paris, o aipo está disponível a partir de meados de setembro a final de abril, e é melhor no Outono.
O resto do ano, é importado da Holanda e Bélgica. Vendido em suas folhas, as raízes de polpa branca é firme e formar uma bola pesada (entre 800 g 1 kg), que não toca oco.
Fresco, ele mantém envolto em um pano molhado 3-4 dias no crisper do refrigerador. Com casca, ele mantém mais alguns dias. Também é encontrado em lata de vinagre, ralado ou aromatizadas, ou mesmo pickles.
É consumido cru (permitir 150g por pessoa) ou cozido (incluem o dobro).
Para preparar: descasque como uma batata, enxague e suco de limão. Para comê-lo cozido, cortado em pedaços, escalde 5 minutos em água fervente com sal.
Cozido fatiado no vapor, que mantém a sua fragrância. É também utilizado como um enfeite, ou sopa puré.
Sal de aipo, aipo da seca e em pó, é usado principalmente para aumentar o suco de tomate, creme de legumes e saladas. É também usado em sal dietas livres.
História
Originário da região do Mediterrâneo, o aipo é um vegetal que é comido as nervuras e as folhas, raiz e sementes.
O aipo é derivado pela seleção de uma planta chamada compradores do pântano que desempenharam um papel entre os antigos tanto culinária (acomodar sopas e peixes) e terapêutico (ressuscitar uma pessoa pelo cheiro). Suas sementes são um sabor aromático de erva-doce vizinho.
A seleção rendeu duas variedades de aipo: o aipo (que foi desenvolvido pecíolos, entre os caules e folhas) e aipo (que tem sido raiz alargada).
Muito limitado a um papel como um condimento, o aipo tem gradualmente ocorrido em nossa cozinha como um vegetal em seu próprio direito. Mas não foi até o século XIX, aperfeiçoada na Alemanha, tornou-se um curso de vegetais das nossas mesas.
Aipo
O aipo (Apium graveolens) pertence à família das Umbelíferas. Encontra-se tios terrenos pantanosos e salinos, cultivando-se particularmente as variedades dulce e lusitanicum.
Não se pode conhecer a qualidade da semente, pelo que a sua compra é uma questão de boa fé. O cultivo em grande extensão é aconselhado apenas quando o aipo encontrar um solo apropriado num lugar úmido e chuvoso.
Composição e Propriedades Medicinais
Nas folhas encontram-se óleo essencial, apiona, niosita, sais; no bulbo: óleo essencial, açúcares, amido, pentosanas, colina, tirosina, glutamina, asparraguina e vitaminas.
Ao teor de óleo essencial se deve o seu efeito específico sobre os rins. Os vasos renais dilatam-se e, portanto, aumentam a expulsão de água. Quando se produz este incremento, cresce a eliminação dos produtos tóxicos do metabolismo, o que explica o seu benéfico emprego nos casos de gota, reumatismo, diátese de ácido úrico com tendência para a formação de cálculos, debilidade nervosa e depressão de ânimo, que podem ser devidas à formação excessiva de ácidos nos tecidos.
A crença popular insiste, não sem razão, em que o óleo extraído das sementes e dos tubérculos radiculares do aipo produz efeitos de tipo hormonal sexual.
Contém também glicoquinas, isto é, hormônios de eficácia semelhante à insulina que poupam o consumo desta no tratamento do diabetes.
Como condimento, utiliza-se o aipo tal como a salsa. E muito apreciado preparado como salada. Também se utiliza na sopa, em recheios, e em variados cozidos.
Aipo – Salsão
O salsão (Apium graveolens) ou aipo é uma planta aromática alimentícia da família das apiáceas e sua origem é européia. Possui algumas variedades, com aromas e sabores muito característicos; destacam-se o salsão-branco, o salsão-tronchudo, o salsão-rábano, o salsão-gigante e o salsão-de-cabeça.
O salsão contém quantidades pequenas de vitamina C, cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio. É rico em fibras e ajuda no controle da taxa de colesterol do sangue. Exatamente pela sua pequena quantidade de calorias é um alimento muito recomendado nas dietas de emagrecimento.
O salsão também possui muitas propriedades medicinais: age como antioxidante, evitando a destruição de células, e é usado como um alimento que ajuda na digestão, além de ter efeito refrescante.
O salsão pode ser comprado em maço ou em talos soltos. Se as folhas estão abertas, com uma cor verde forte e brilhante, firmes e com os talos íntegros é fresco (nada de talos amarelados, moles e com flores).
Praticamente todas as partes do salsão podem ser utilizadas na culinária. Seus talos, de textura crocante, podem ser servidos crus em saladas ou canapés, ou então cozidos. As pontas mais firmes e as folhas podem ser usadas no preparo de sopas e caldos. Basta cortar a base, separar os talos, aparar as pontas, retirar as fibras duras e enxaguar.
Há três maneiras de cortar o salsão:
Rodelas: Lave os talos, segure-os firmemente, corte-os em rodelas e deixe-os escorrendo numa peneira.
Lâminas: Corte um talo por vez no sentido diagonal em formato de lâminas.
Tiras: Corte os talos em tiras finas no sentido do comprimento e recorte as tiras para ficarem finas. Em seguida, coloque-as numa tigela com água gelada durante 1 hora ou mais. Com esse procedimento, as tiras ficarão viçosas, ligeiramente enroladas e ótimas numa salada.
SALSÃO
Também é conhecido como aipo, todas as suas partes podem ser utilizadas na cozinha.
Aipo – Salsão
As folhas são ótimas para dar um sabor especial a sopas e molhos, os talos podem ser servidos crus, em saladas,ou cozidos junto com outros legumes, acompanhando pratos à base de carne. Servido como entrada, o salsão é um excelente alimento porque contém substâncias que estimulam a formação dos sucos gástricos, aumentando o apetite.
O salsão contém pequenas quantidades de vitamina C e alguns sais minerais como cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio. Também é rico em celulose, substância importante para o bom funcionamento dos intestinos.
Embora seja uma verdura recomendada para regimes de emagrecimento e para pessoas com estômago delicado, o salsão tem uma contra-indicação: como é muito rico em sódio, deve ser evitado pelas pessoas que estão fazendo alguma dieta que proíba o sal.
O salsão pode ser comprado em maços ou solto por unidade. Para saber se está fresco, verifique primeiramente a cor. As folhas devem estar bem abertas e apresentar a cor verde bem forte e brilhante.
Além disso, quando o salsão está fresco, ele é pesado em relação ao seu volume. Segure-o e sinta o peso, se estiver leve é sinal de que está murcho.
Embora o salsão possa ser guardado na gaveta da geladeira por vários dias, não é conveniente conservá-lo por mais de 3 ou 4 dias, pois ele perde seus nutrientes com muita facilidade. Antes de guardá-lo, lave e coloque em saco plástico.
NOME CIENTÍFICO: Apium graveolens
DESCRIÇÃO DA PLANTA: Planta de caule grosso e fibroso com folhas grandes verdes.
AROMA E SABOR: Aroma e sabor bem fortes.
Aipo
Composição
Rica em sais minerais
Sais de potássio
Iodo
Manganês
Vitamina B1 e B2
Vitamina C (folhas)
Tirocina e colina (raiz)
Propriedades
Mesmo cozida, esta planta conserva boa parte das propriedades nutritivas
Digestiva
Estimulante
Afrodisíaca
Diurética (infusão)
Funções Terapêuticas
Anemia (caldo de salsão)
Asma (ferver o salsão com água)
HISTÓRICO E CURIOSIDADES
Sua referência mais antiga data de séculos antes de Cristo, pois foi encontrado na tumba de Tutacâmon.
O seu nome vem do latim: apium refere-se à água, seu habitat natural, e graveolons significa aroma forte.
Existem cerca de 20 espécies silvestres, que se distribuem pela Europa, ásia, América e Antártida.
PARTES USADAS
Raiz
Caule
Folhas
Sementes
FORMAS EM QUE SE ENCONTRA
É encontrado fresco. As suas folhas devem estar bem abertas e de cor verde forte e brilhante. Deve parecer pesado com relação ao volume.
O melhor mês para comprá-lo, em que a sua qualidade e o preço estão melhores, é dezembro.
COMO CONSERVAR
Lave-o bem e coloque-o em recipiente fechado ou saquinhos próprios para alimentos, guarde-o na geladeira, por até três dias.
USO GERAL
Além de conferir um ótimo sabor as alimentos, esta erva é também usada para fins medicinais.
Caspa usar a água do cozimento
Reumatismo e artrite chá de salsão três vezes ao dia ( Misture duas colheres de semente de salsão com, meio litro de água, e ferva em fogo baixo por três horas)
USO INDICADO EM ALIMENTOS
Talos e folhas
Ótimos para serem comidos crus em saladas, ou servir o talo como aperitivo ou entrada.
Pratos à base de legumes
Carnes em geral
Aves
Sementes
Pães
Bolachas
Biscoitos
O aipo, cujo nome científico é Apium graveolens, L., pertence à família Umbelliferae.
É originário do Mediterrâneo, atualmente bastante cultivada nos países de clima temperado, sendo uma das mais importantes nos Estados Unidos. No Brasil, o seu consumo é restrito, uma vez que poucas pessoas o apreciam, havendo mesmo muitas que o desconhecem.
Aipo
Entretanto, as colônias americanas e europeias, aqui radicadas, são as suas consumidoras.
Além disso, atualmente as indústrias de sopas desidratadas necessitam de grande quantidade dessa planta, aumentando assim, o interesse por sua cultura.
O aipo, também conhecido por salsão, pode ser consumido sob a forma de salada, prestando-se, também, para dar gosto às sopas.
Variedades
Existem inúmeras variedades de aipo, as quais diferem, entre si pelo aspecto da planta, pela coloração da folhagem e pelas dimensões dos pecíolos.
Entre nós as variedades que melhor se comporta são as seguintes: Gigante de Páscoa, Utah e Cheio Dourado.
Aipo
O aipo é conhecido desde a antiguidade. Os gregos se serviam desta erva, os romanos utilizavam muito como coroas nos banquetes e como planta funerária. Na Idade Média suas qualidades terapêuticas foram exploradas.
O cultivo do aipo começou realmente a partir do século XVI, mencionado pela primeira vez pelo agrônomo francês Olivier de Serres, como planta aromática.
O aipo tem propriedades estimulantes, diuréticas e digestivas. Ajuda no tratamento do reumatismo, gota e asma. Seu suco é rico em vitaminas A e C. Além disto, seu talo é rico em fibras.
NA CULINÁRIA
Pode ser comido cru, cortado em rodelas ou ralado, acrescentando uma textura crocante às saladas.
A maior parde dos cozidos, ensopados, molhos e caçarolas se enriquecem e se perfumam com um simples ramo de aipo, pois esta planta possui um óleo com aroma muito forte que se mistura aos alimentos durante o cozimento.
O sal de aipo pode ser utilizado em molhos, saladas ou em drinks como “bloody mary”.
Aipo e as Virtudes Curativas
As virtudes curativas do aipo foram descritas nos tratados médicos dos chineses da antiguidade.
Suas propriedades eram também apreciadas pelos gregos e romanos, que consumiam habitualmente o vegetal.
Aipo
O aipo (Apium graveolens), planta herbácea da família das umbelíferas, de duração bienal, pode ultrapassar noventa centímetros de altura. O caule é estriado e as folhas são lobuladas, com as bordas dentadas. As flores, pequenas e brancas, estão reunidas em umbelas, ou seja, inflorescências, nas quais os pedúnculos florais partem de um mesmo ponto e atingem igual altura.
As variedades conhecidas pelo nome de aipo dividem-se em dois grupos principais, o primeiro integrado por todas as espécies cujos pecíolos, de coloração branca, rósea, vermelha ou violácea, são comestíveis.
O segundo inclui as variedades do aipo-rábano ou salsão, algumas das quais têm raízes comestíveis, ao passo que outras apresentam folhas que são usadas como condimento.
O aipo é empregado na alimentação humana cozido ou em saladas. Indicado para o tratamento de diversas doenças como diurético, excitante, antitérmico, carminativo e no combate ao escorbuto, é também usado como aperitivo.
Fonte: www.organicfacts.net/cuisine.journaldesfemmes.com/www.geocities.com/frugal.blogspot.com/www.horti.com.br/www.sensibilidadeesabor.com.br/culinaria.weblog.com.pt/www.emdiv.com.br
Redes Sociais