PUBLICIDADE
Abiu (Pouteria caimito) é uma fruta tropical nativa da América do Sul e é encontrada no Peru, Colômbia, Venezuela e Brasil. A fruta pertence à família Sapotaceae. A fruta Abiu é chamada por vários outros nomes em diferentes regiões. É chamado de temare na Venezuela; caimito na Colômbia; luma ou cauje no Equador; abieiro ou caimito no Brasil; sapote amarelo ou maçã amarela em Trinidad. Embora o fruto de abiu seja muito popular pelos seus benefícios terapêuticos, é por vezes subvalorizado porque a sua casca contém líquido branco e viscoso que adere aos lábios.
Abiu fruta é redonda para oval em forma, suave e apontou para o estigma. Quando a fruta amadurece, ela fica com uma cor amarela brilhante. A pele exterior do fruto de abiu é não comestível e tem uma textura coriácea. A fruta contém um látex pegajoso quando é imaturo e a superfície de corte fica marrom em contato com o ar. O látex desaparece à medida que a fruta amadurece. A polpa translúcida tem gosto de caramelo e contém até cinco sementes.
Abiu pode ser comido fresco e às vezes é adicionado a saladas. A polpa gelatinosa pode ser adicionada a geleia, iogurte e sorvetes, combinando a fruta com leite de coco e açúcar de cana puro. O sabor da fruta pode ser melhorado quando é refrigerado.
Benefícios para a saúde de Abiu
A fruta Abiu oferece vários benefícios para a saúde devido ao seu rico conteúdo vitamínico e mineral. Abiu é uma boa fonte de vitamina C, vitamina A, vitamina B3 (niacina), cálcio, fósforo e fibra alimentar.
Melhora a visão
fruta Abiu é benéfica para melhorar a visão devido ao seu teor mais alto de vitamina A, assim como as cenouras e os tomates. Também ajuda a prevenir vários distúrbios oculares . Cerca de 100 gramas de fruta abiu fornecem 130 ug de vitamina A.
Aumenta o sistema imunológico
Abiu Fruit contém quantidades elevadas de vitamina C, que ajuda a aumentar a imunidade e a melhorar o mecanismo de defesa contra infecções e doenças. Cem gramas de fruta abiu contém 122% da dose diária recomendada de vitamina C.
Rico em Vitamina B3
fruta Abiu é uma boa fonte de vitamina B3 (niacina), que apoia a saúde da pele, sistema nervoso central e sistema digestivo. NAD (nicotinamida adenina dinucleotídeo) e NADP (nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato) as duas coenzimas, são derivados da vitamina B3 e são necessárias para o metabolismo da glicose e da gordura. Cerca de 100 gramas de fruta abiu contém cerca de 34% da dose diária recomendada de niacina.
Tratar Distúrbios Respiratórios
Os brasileiros usam frutas como remédio caseiro para doenças respiratórias. A natureza mucilaginosa da polpa ajuda a aliviar a tosse, o resfriado, a bronquite e outros distúrbios pulmonares.
Nome científico: Lucuma caimito
Família: Sapotaceae
Folhas do abiu
Fruto do abiu
Pé de abieiro
Características
Fruto típico da Região Amazônica, possui uma coloração amarelada, forma ovóide e casca lisa. A polpa é mucilaginosa e muito doce, podendo ser consumida in natura ou como geleia.
A árvore chega a 10m de altura, e cresce espontaneamente na Amazônia.
O abiu é fruto do abieiro,uma árvore da família das Sapotáceas, a mesma família do quixaxá,tutiribá,sapoti etc.Originária do Peru, acha-se perfeitamente aclimatada em nosso país.
Utilidades Medicinais
Inflamações: Aplicar localmente cataplasma do azeite extraído das sementes.
Otite: Pingar algumas gotas do azeite do caroço do abiu, morno, Infelizmente este azeite não é fácil achar no mercado.
Doenças crônicas dos Pulmões: Fazer refeições com a polpa do abiu cozida em água e sal. Utilizar morno, inclusive o caldo, ao qual se pode adicionar mel. Este caldo com mel pode ser tomado ao longo do dia, às colheradas.
Indicações Terapêuticas
Anemia ou desnutrição: Consumir a fruta regularmente
Inflamações em geral: Aplicar cataplasma preparado com o líquido das sementes;
Otite: Pingar gotas desse mesmo líquido, no ouvido afetado, numa temperatura morna;
Herpes e verrugas: Usar o líquido diretamente na região atingida;
Pulmões: Fazer refeições com a polpa do abiu cozida em água e sal. Utilizar morno, inclusive o caldo, ao qual se pode adicionar mel, que pode ser tomado ao longo do dia, às colheradas.
Características da planta
Árvore de até 10 m de altura, tronco de casca áspera, copa densa e esgalhada. Folhas lisas e brilhantes. Flores de coloração amarelo-avermelhada.
Fruto
De forma ovóide ou esférica, coloração amarela, casca lisa, apresentando látex leitoso que coagula em contato com ar. A polpa é translúcida, branca ou amarelada, mucilaginosa e doce. Encerra em seu interior de 1 a 4 sementes lisas e pretas.
Cultivo
Cresce espontaneamente na Amazônia, adaptando -se para cultivo nas regiões litorâneas do Oiapoque (AP) até Santos. Cultivada em quase todo o país, prefere solos profundos e humosos. Multiplica-se por sementes, produzindo 200 frutos por árvore, podendo atingir até 1.000 frutos.
O abieiro é uma planta tropical, originária da região amazônica próxima às encostas andinas do Peru e do oeste da parte amazônica brasileira.
A árvore e seu fruto, o abiu, são facilmente encontrados na forma silvestre por toda a Amazônia: alguns exemplares do abieiro fazem até parte da arborização urbana da região enfeitando praças de Manaus, sendo também encontrados nas cercanias de Belém.
Apesar de ser mais conhecido na Amazônia, o abieiro cresce e frutifica em quase todo o Brasil litorâneo, por onde se espalhou sem pedir licença.
A forma da fruta difere bastante de uma variedade para outra, podendo ocorrer frutos inteiramente redondos, ovais e alongados, todos eles do tamanho aproximado de um ovo grande de galinha ou de pata. Sua superfície é lisa e contém uma polpa gelatinosa, branca ou amarelada, às vezes adocicada, às vezes sem sabor e, às vezes, para o prazer de muitos, dulcíssima.
Para Eurico Teixeira, o abiu, além de delicioso, muitas vezes se transforma em verdadeiro símbolo da pátria por levar, como bandeira, suas cores principais -o verde e o amarelo – pois algumas variedades apresentam sobre a casca amarela várias estrias verdes, que riscam o fruto no sentido longitudinal.
A fruta é aproveitada quase sempre in natura podendo, porem, ser conservada até uma semana, quando refrigerada, ou então, processada como geleia.
Como fruta fresca, deve ser consumida exclusivamente quando estiver bem madura e amarela, pois, do contrário, sua casca libera um leite branco e viscoso que adere aos lábios, provocando uma sensação bastante desagradável. Por outro lado, esse mesmo látex e um outro – que sai da casca da árvore -são utilizados na produção de cola e de remédios caseiros.
O cultivo do abieiro é aparentemente simples, exigindo pouca fertilidade da terra e poucos cuidados, exceto quando a planta ainda é nova.
Com 3 anos de idade inicia a frutificação, que se avoluma bastante a partir do quinto ano. Sendo o abiu fruto generoso, de árvore bonita e de abundante frutificação, basta um único abieiro num quintal caseiro para suprir toda uma família, seus agregados e vizinhos, da delicadeza dos sabores da fruta.
Apesar de todas as suas excelências e qualidades, o abieiro permanece, no Brasil, como árvore frutífera de quintal e de pomares não-comerciais.
Rubens Barros de Azevedo
Abiu
O abieiro, abiu, abiurana, abiurana-acariquara, abiorama, abio ou guapeva é uma árvore frutífera, nativa da Amazônia Central (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Mato Grosso) e da Mata Atlântica costeira do Brasil (de Pernambuco até o Rio de Janeiro).
Os frutos são ricos em vitaminas, especialmente vitamina A, B e C, além de cálcio e fósforo. Cada 100 gramas de Abiu contém 95 calorias. É consumido somente ao natural.
Apesar de todas as suas excelências e qualidades, o abieiro permanece, no Brasil, como árvore frutífera de quintal e de pomares não-comerciais.
Fonte: www.medindia.net/br.geocities.com/www.paty.posto7.com.br/www.prefeitura.unicamp.br
Redes Sociais