PUBLICIDADE
Nascimento: 7 de dezembro de 1598, Nápoles, Itália.
Falecimento: 28 de novembro de 1680, Roma, Itália.
Nascido em Nápoles em 1598, o arquiteto e escultor italiano Gian Lorenzo Bernini é amplamente considerado o criador do estilo barroco de escultura.
Ele serviu oito papas diferentes em sua vida e contribuiu para uma série de marcos em Roma, incluindo a Basílica de São Pedro e da Fonte dos Quatro Rios.
Arquiteto e escultor italiano Gian Lorenzo Bernini criou muitos marcos famosos em Roma durante o século 17 e é considerado o pai da escultura barroca.
Gian Lorenzo Bernini
Biografia
Arquiteto, escultor e pintor italiano.
Giovanni Lorenzo Bernini, um famoso arquiteto italiano, escultor e pintor nasceu em Nápoles, como o filho do escultor Pietro Bernini, em 12 de dezembro de 1598.
Recebe as primeiras lições artísticas do seu pai, escultor medíocre. É artista de maturidade precoce, pois com apenas vinte e um anos executa a sua escultura de David Matando Golias.
Protegido pelos papas Urbano VIII e Alexandre VII, leva a cabo um grande trabalho artístico em Roma, em plena época do fervor da Contra-Reforma. Insistentemente convidado pelo rei de França, Luís XIV, apresenta-se em Paris, onde colabora no projeto do Louvre. A sua notoriedade como arquiteto e escultor faz com que se esqueça o seu trabalho como pintor, para o qual está notavelmente dotado (Martírio de S. Maurício, diversos retratos de Urbano VIII, etc.).
Em Bernini dá-se o caso curioso de, sendo a escultura a sua mais profunda paixão, trazer para a arquitetura novidades revolucionárias que se impõem e se espalham. Constrói a Igreja de Santo André do Quirinal (Roma), de planta ovalada, e acrescenta-lhe uma cúpula com figuras escultóricas no interior, procurando assim uma integração da escultura e da arquitetura. A Cátedra de S. Pedro de Roma reúne em si, pela primeira vez, várias características típicas do barroco.
Trata-se de um oratório de bronze que cobre o altar; está sustentado por quatro colunas salomônicas (talhadas em espiral). Os Palácios Odescalchi e Barberini reúnem os traços essenciais do palácio barroco.
A grande obra arquitetônica de Bernini é a colunata da Praça de S. Pedro do Vaticano. A monumental basílica necessita de um padrão adequado para a recepção das peregrinações. Bernini concebe duas colunatas gigantescas que avançam para os fiéis, abraçando-os e conduzindo-os para o templo. A altura variável das colunas realça a perspectiva da cúpula de Miguel Ângelo e confere ao conjunto uma formosa ordem teatral.
Gian Lorenzo Bernini é, além de arquiteto, o principal escultor do barroco italiano.
O seu trabalho inovador abarca os principais campos escultóricos do momento: o religioso, o mitológico e o sepulcral.
Em todos eles aplica os caracteres do novo estilo: movimento e agitação, formas amplas, efeitos teatrais e expressão exagerada do sentimento. Do ponto de vista técnico não segue a norma renascentista de lavrar as suas peças num só bloco de mármore, mas separa-as em vários blocos que aparelha de seguida. Da sua primeira época são Apolo e Dafne e o David já citado. Diferentemente de Miguel Ângelo, que representa David de pé e concentrado, com o olhar cravado no adversário, Bernini modela o personagem em atitude violenta, no momento do lançamento da pedra. Os seus monumentos sepulcrais, de concepção alegórica e de efeito imediato, apresentam um desenvolvimento pleno do espírito da plástica barroca.
Os mais notáveis são os dos papas Urbano VIII e Alexandre VII. É também autor do Baldaquino e da Cátedra de S. Pedro do Vaticano, assim como da estátua equestre de Constantino. O seu busto de Luís XIV é um modelo muito copiado pelos escultores franceses de finais do século xvii.
Mas a sua obra mais famosa, que representa o arquétipo do barroquismo escultórico, é o Êxtase de Santa Teresa. Esta obra, embora concebida como um quadro, não é desenvolvida em forma de relevo, mas de volume redondo. A santa, suspensa no espaço sobre um trono de nuvens, apresenta as roupagens volumosas e com grandes pregueados barrocos, de modo que a forma corporal não é translúcida.
O seu rosto enlevado, transido de amor divino, tem os olhos fechados e a boca entreaberta, enquanto o rosto do anjo que lhe lança o dardo do amor de Deus está transbordante de vida e de alegria.
Falecimento
Gian Lorenzo Bernini
Em 1664 com a idade de 66 Bernini viajou para Paris, para liderar a renovação do Louvre.
Em 1680, o arquiteto, escultor e pintor Giovanni Lorenzo Bernini morreu em Roma depois de uma doença grave e deixou para trás uma fortuna de mais de 400.000 escudos. Giovanni Lorenzo Bernini, cujo trabalho o fez famoso do mundo, influenciou grandemente muitos artista.
Fonte: www.biography.com/www.vidaslusofonas.pt/www.giovanni-lorenzo-bernini.com
Redes Sociais