PUBLICIDADE
Fronteiras: Divisão e Modificação
A organização política do mundo representadas em mapas é resultado de um longo processo histórico de batalhas e contradições, que são capazes de reestruturem todo o espaço geográfico, modificando as paisagens ou utilizando seus elementos como meios de divisões ou como instrumentos de luta.
Grande parte das fronteiras que conhecemos hoje em dia, estabeleceu-se no século XX, e muitas não são definitivas e continuam sendo motivos constantes de discussões e guerras entre os Estados, os países e a Nações.
O atual mapa do mundo configurou-se na Idade Contemporânea, fazendo com que nos últimos duzentos anos, novos Estados nascessem e os países que já existiam terminaram de definir suas fronteiras. Alguns desses países tornaram-se independentes de unidades estatais mais amplas, foi o caso da Bélgica, que se desvinculou-se do reino dos Países Baixos, e da Grécia e se tornou independente do Império Otomano. Alguns outros, como a Alemanha e a Itália, formaram-se com a união de diversos territórios.
Assim sendo, no fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918, o mapa do mundo, principalmente o europeu, sofreu grandes transformações, para exemplificar esta colocação, tem-se o desaparecimento dos impérios russo, austro-húngaro, otomano e alemão, dando lugar a criação de novos Estados: Áustria, Hungria, União Soviética, Tchecoslováquia, Iugoslávia, Albânia, Polônia, Lituânia, Estônia, etc. Mas a história não para, pois logo depois da Segunda Guerra Mundial em 1945, Letônia, Lituânia e Estônia foram anexadas pela União Soviética e a Alemanha dividiu-se em dois Estados: A República Federal da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA).
Esses exemplos citados acima são modificações que aconteceram ao longo das fronteiras territoriais ligadas a um processo histórico específico que culminou em diversas guerras entre os países.
A título de curiosidade, no início do século XX, havia menos de 55 Estados, em sua maioria localizados na Europa. A partir de 2005, a Organização das Nações Unidas (ONU) contava com 192 Estados-membros. A Antártica é o único continente que não está dividido em Estados, no entanto, muitos países reivindicam soberania sobre esse extenso território, argumento razões de proximidade e/ou históricas.
Há ainda aquelas fronteiras que são definidas dentro dos próprios estados objetivando garantir uma forma de controle, elas são cartograficamente detalhadas para que não haja conflitos territoriais e prejudique a consolidação de um determinado país.
Gean Alef Cardoso
Redes Sociais