O que é
PUBLICIDADE
História
No ano de 1776 houve a sugestão de que haveria uma interação entre cargas elétricas denominadas de atração ou repulsão. Isso foi comprovado, mais tarde, por volta de 1784 por um cientista chamado de Charles Augustin de Coulomb.
Definição
Quando pensamos em cargas elétricas carregadas, sabemos que cargas carregadas eletricamente com o mesmo sinal, elas se repelem. Cargas carregadas eletricamente com sinais diferentes se atraem. Ou seja, essas cargas exercem força de repulsão e atração entre si. Dessa forma, identificamos que há uma força eletrostática entre essas cargas que as fazem atrair ou repelir.
A Lei de Coulomb é a lei que permite calcular a força eletrostática exercida entre partículas carregadas. Proposta por Charles-Augusto Coulomb no ano de 1785 baseado nos experimentos de laboratório.
Para calcular a força que essas cargas elétricas exercem entre si, utilizamos a seguinte fórmula:
Onde:
F = intensidade da força eletrostática;
K = constante eletrostática;
q1 e q2= valores das cargas;
r = distância entre as cargas;
No SI, as unidades são em C (Coulomb) para as cargas, Newton (N) para a força, em M (metros) para a distância.
A constante K equivale a: 9 x 109 N.m² / C² se o meio for o vácuo.
É importante perceber que a constante K pode variar conforme o meio onde está acontecendo o fenômeno.
Exemplo: Calcule a intensidade da força elétrica entre duas cargas de 1 C cada, situadas no vácuo a 1 m de distância uma da outra.
Q1 = 1 C;
Q2 = 1 C;
r = 1 m;
k = 9 x 109 N.m² / C²
Então:
O valor da força é de 9 . 109 N. A intensidade é muito alta, e se deve pelo fato das cargas possuírem 1 coulomb cada, e isso é mais comum em descargas elétricas que ocorrem na atmosfera terrestre.
Por Augusto Abreu
Redes Sociais