PUBLICIDADE
O egresso poderá ocupar os seguintes postos de trabalho:
Produtor gráfico: Responsável pelo planejamento, acompanhamento e direcionamento técnico na produção industrial gráfica.
Programador visual: Responsável pelo desenvolvimento e aplicação de informações visuais com a utilização dos princípios de comunicação visual nos meios impressos, digitais e televisivos.
Gestor de mídias: Responsável pela supervisão da cadeia produtiva nas mídias impressas, televisivas e digitais.
Consultor gráfico: Responsável por consultoria e assessoria gráfica.
Arte finalista: Responsável pela arte finalização em mídias impressas.
Diagramador: Responsável pela diagramação editorial e de peças gráficas.
Vídeo animador: Responsável pela elaboração e produção de animações, vinhetas e aberturas em duas e três dimensões.
Editor de vídeo: Responsável pela edição de elementos audiovisuais em estações de edição não linear.
Art Buyer: Responsável pela pesquisa, acompanhamento, análise de qualidade, adequação e posterior aquisição de elementos visuais (fotos, bancos de imagens, ilustrações, ícones, animações, vinhetas, assinaturas eletrônicas ou tomadas cinematográfico-televisivas) necessários à realização de projetos gráficos, televisivos ou digitais.
Os postos acima podem ser ocupados em:
Empresas de comunicação
Agências de publicidade
Birôs de fotolito
Escritórios de design
Produtoras de VT e mídias digitais
Indústrias gráficas
Autarquias governamentais
Empresas de serviços, indústria e comércio
Empresas de consultoria
Dessa forma, o perfil profissional de conclusão do curso deverá conferir competências necessárias para:
Analisar estudos, relatórios e pesquisas de acordo com a necessidade do projeto
Identificar e aplicar os componentes básicos da comunicação visual
Executar diretrizes de um projeto gráfico
Compreender, analisar e desenvolver comunicação visual com a utilização das novas tecnologias
Distinguir e analisar os vários materiais e processos de produção gráfica mais adequados a cada produto gráfico
Operar programas de manipulação audiovisual
Conhecer e aplicar os processos de elaboração e manipulação de imagens
Empregar os fundamentos para o registro de imagens e som
Operar softwares vetoriais, 3D, 2D, bitmap e de edição
Exercer a função de liderança e planejamento
Elaborar planos de negócios
Gerenciar o processo criativo, integrando fatores técnicos e estéticos
Atuar com ética e responsabilidade social
Tecnólogo em Produção Gráfica
O Tecnólogo em Produção Gráfica planeja, gerencia, executa, controla e avalia as ações do processo produtivo gráfico desde a pré-impressão até o produto final.
Trabalha com o tratamento de imagens, editoração, arte final, fotolito e impressão, além de elaborar leiautes de instalações gráficas e implementar rotinas de manutenção preditiva e preventiva.
Pode atuar de forma autônoma ou diretamente na gestão e prestação de serviços para entidades públicas ou privadas.
O Mercado de Trabalho
As melhores chances estão em empresas de embalagens, agências de publicidade e grandes gráficas.
As regiões com a maior demanda são a Sul, dona de expressivo parque gráfico, onde estão instaladas Dixie Toga e Posigraf, e a Sudeste, sede da Gráfica Burti, da Ripasa Papel e Celulose, da fabricante de tintas Sun Chemical e da empresa de rótulos adesivos Prakolar.
O profissional é muito requisitado para atuar em gestão de processos e de qualidade, controle de produção e assistência técnica.
Nos próximos anos, tende a crescer a procura por especialistas na região Nordeste, por causa da instalação de indústrias alimentícias, o que deverá provocar o aquecimento do mercado de embalagens.
Design e Produção Gráfica – Tecnólogo
O tecnólogo em produção gráfica lida com cartões, livros, revistas, material de papelaria e diversos artigos de caráter gráfico ou editorial.
Ele planeja, executa, controla e avalia as diversas fases do processo gráfico que transforma um projeto em um produto gráfico.
A área gráfica foi a que mais absorveu tecnologia digital nos processos.
Os incrementos das máquinas geraram mudanças significativas para os profissionais da área.
O campo de trabalho são as empresas gráficas. Há vagas também nos fornecedores de equipamentos e de matérias-primas utilizadas, como tinta, chapa e papel.
O curso capacita o profissional a atuar em diversos segmentos: gestão da produção, trabalhos laboratoriais, pesquisa, testes de materiais e matéria-prima e assistência técnica.
No curso, aprende-se física, química, matemática, tecnologia gráfica de impressão, colorimetria e análise de printabilidade.
Criatividade a postos e muita organização. Esta é a vida do designer, o profissional que cria desde as páginas de uma revista – ou de um site na internet – até a cadeira que você está sentado.
Responsáveis pelo desenho tanto de objetos quanto de publicações, o profissional precisa aliar a beleza à funcionalidade e à praticidade.
Duração média do curso: Quatro anos.
Fonte: www.aespi.br/catalogo.mec.gov.br
Redes Sociais