Artes Plásticas

Artes Plásticas – Artista plástico

PUBLICIDADE

O Artista plástico tem a capacidade de difundir um sentimento ou emoção através de suas realizações. Desta maneira utiliza dos mais diversos tipos de materiais para construção de suas obras, e através delas, transmitem mensagens sublimes, seja para reflexão, ou expressão de criatividade.

O Artista Plástico pode optar em seguir carreira na área da educação por parte do magistério, ou optar por uma carreira ligada especificamente com as artes plásticas. Podendo atuar com restauração de obras, ou mesmo produção das mesmas. Há também possibilidade em atuar em instalações artísticas, nas galerias de arte e nos museus expondo as próprias obras, ou então, atuando como curador.

Artista Plástico: a responsabilidade de transmitir a emoção pela arte.

Grade Básica do Curso de Artes Plásticas:

História da Arte
Estética
Cultura Brasileira
Filosofia da Arte
Desenho Artístico
Desenho Geométrico
Desenho Descritivo
Fundamentos da Linguagem Visual
Técnicas da Linguagem visual
Comunicação Visual

Pontos Positivos da Carreira de Artes Plásticas

O Artista Plástico tem a possibiidade de ampliar seus recursos com a utilização da tecnologia. Utilizando de meios digitais para criação de seus trabalhos.

Ampliando desta maneira seu campo de atuação, e minimizando custos operacionais. Atualmente o mercado está bem favorável na atuação de animação gráfica, para produções televisivas e agências de propaganda e marketing.

Pontos Negativos da Carreira de Artes Plásticas

Como todo o campo artístico, é necessário um certo tempo para haver reconhecimento de seu trabalho. O salário médio inicial sendo um pouco mais baixo que a média de outras profissões, pode ser um empecilho para o jovem profissional desta área. Mas como citado, caso seja inserido no mercado utilizando técnicas avançadas com auxílio de computador, o retorno pode vir mais rápido que o esperado.

Artes Plásticas – Curso

Criatividade e talento ainda são ferramentas básicas para quem deseja se aventurar no mundo da pintura, da escultura, do desenho, da gravura em metal, da xilogravura e de tantas outras técnicas que compõem o universo das Artes Plásticas.

Mas, que ninguém se engane: mesmo os artistas mais geniais precisam muito mais do que inspiração para se projetar e sobreviver.

Leva vantagem quem alia prática e esforço, domina várias linguagens artísticas e diversifica seu trabalho.

E essa diversidade inclui até as ciências mais exatas, como a informática. Saber tirar partido das novidades tecnológicas e aplicá-las ao dia-a-dia pode abrir novas perspectivas para o artista plástico.

O inglês David Hockney, um dos artistas vivos mais importantes da atualidade, recorreu ao computador e a fotocopiadoras para criar uma obra original, com imagens inspiradas no cubismo de Picasso e que lembram intrincados quebra-cabeças.

A faculdade oferece dois tipos de formação:

Uma delas é o bacharelado, do qual saem profissionais preparados para desenvolver uma produção artística própria. Esses artistas expõem e vendem suas obras em galerias, mostras coletivas ou individuais. O mercado editorial tem sido um bom campo para os artistas. Fazer ilustrações para anúncios publicitários, revistas, jornais ou mesmo para a TV (animação por computação gráfica) tem garantido a renda mensal de muitos profissionais.

A outra opção de formação é a Licenciatura em Educação Artística, que prepara professores para os ensinos fundamental e médio. Esses professores podem, ainda, trabalhar com monitoria em museus em centros culturais.

No curso, as disciplinas tradicionais são desenho, pintura, fotografia, análise de materiais, perspectiva e história da arte. Em várias faculdades existem laboratórios de atividades práticas como cerâmica, modelagem, pintura, serigrafia, escultura, aquarela, gravura em metal e vídeo.

Como a profissão não é regulamentada, a categoria ainda não conquistou um piso salarial. Os professores ficam sujeitos aos valores estabelecidos para o magistério.

Duração média do curso: Quatro anos

A profissão

O artista plástico cria desenhos, pinturas, gravuras, colagens e esculturas, lidando com papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais ou programas de computador.

Ele expõe seus trabalhos em galerias, museus ou lugares públicos, ilustra livros e periódicos e pode dar aulas. Por meio de técnicas de animação, editoração eletrônica e digital, faz vinhetas para a TV e páginas na internet. Também gerencia acervos e mostras em centros culturais e fundações.

Características que ajudam na profissão: Iniciativa, criatividade, persistência, flexibilidade, curiosidade, sensibilidade, imaginação, habilidade manual, gosto pelo trabalho com materiais.

O mercado de trabalho

O mercado de Artes Plásticas está mais abrangente, com o aumento das possibilidades de trabalho em setores voltados à arte digital. Isso inclui criação para publicidade e conteúdo de TV. Graças às leis de incentivo à cultura, um grande filão de empregos se abre nos museus, nas galerias, nos espaços e nas fundações culturais, públicas e privadas. Muitas delas têm grandes corporações e bancos como mantenedores, o que implica recursos para contratação de curadores, monitores, coordenadores, organizadores de eventos, educadores e outros especialistas com formação em Artes Plásticas para trabalhos fixos ou como free lancers. O Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, por exemplo, mantém uma equipe fixa de estudantes e recém-formados em Artes Plásticas.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, com mais força, e nos estados do Rio Grande do Sul, do Ceará e da Bahia, cresce a demanda pelo profissional para produzir exposições e eventos. No magistério também há boas oportunidades. Quem tem licenciatura pode dar aulas em escolas do ensino infantil ao ensino médio, das redes pública e privada, e em cursos livres de artes. Outras áreas em ascensão para o bacharel são as de bens de consumo, na qual ele atua na criação e no desenvolvimento de produtos, e na criação e ilustração para mídia impressa, peças publicitárias, embalagens e audiovisual. O cursoNormalmente, você tem de provar que tem jeito para as artes plásticas ainda no vestibular, nas provas de aptidão. Na faculdade, o currículo inclui história da arte, com as diversas correntes artísticas do Brasil e do mundo. Disciplinas da área de humanas, como filosofia, estética e comunicação, são o forte do curso. A carga horária dedicada a trabalhos práticos em oficinas é grande. A partir do terceiro ano, o aluno precisa escolher um tema para um trabalho de conclusão da graduação. Também é comum a exigência de uma monografia para concluir o curso. Algumas escolas o oferecem como habilitação de Artes Visuais. Em outras, você se forma em alguma habilitação específica, como escultura ou pintura. Para lecionar, você deve fazer uma licenciatura, que pode receber denominações diferentes, como Educação Artística e Desenho.

Artes Plásticas – Profissional

O QUE FAZ

Utiliza elementos táteis e visuais, como volumes, cores e linhas, para se expressar por meio de esculturas, pinturas e desenhos. Cria formas reais ou imaginárias para representar o que há na natureza e na sociedade. Seu trabalho reflete o ambiente sociocultural no qual vive e é a expressão de sua criatividade.

CAMPO DE TRABALHO

Ensino: Lecionar em escolas, bibliotecas, centros culturais e museus. Para se tornar professor, o artista complementa sua formação com disciplinas da área de Pedagogia.
Escultura:
Criação de formas tridimensionais, reais ou imaginárias, em materiais como madeira, gesso, metais, argila, pedra, barro ou cerâmica. Para trabalhá-los o artista plástica usa ferramentas como talhadeiras, fôrmas e martelos. Pode também fazer moldes de argila para criar objetos utilitários como louças e vasos, obras de arte e outros.
Gravura:
Gravação de desenho em relevo sobre uma superfície plana chamada matriz, que é, em seguida, recoberta de tinta, sendo impressa para reprodução da obra. A gravação é feita com estiletes e crayons litográficos sobre pedra (litogravura), madeira (xilogravura), telas de seda ou náilon (serigrafia) ou chapas metálicas
Multimidia: Elaboração e produção de vinhetas, ilustrações e desenhos animados para emissoras de TV e sites da inetrnet, utilizando-se de técnicas de animação, vídeo e computação gráfica.
Pintura e Desenho:
Representação de formas abstratas ou figurativas usando lápis, nanquim, aquarela, tinta a óleo ou acrílica, resinas ou esmalte. Pode-se, também, trabalhar com espátulas, pincéis ou suportes como tela, papel ou parede.
Restauração:
Recuperação de obras e objetos de arte que foram deteriorados, com a finalidade de manter as características originais de estilo.

REGULAMENTAÇÃO: Não há.

DURAÇÃO: 4 anos, com exigência de uma monografia para conclusão do curso.

CONTEÚDO

Estética, Filosofia, Sociologia, Comunicação e História da Arte são as matérias básicas do curso, além de Desenho Geométrico e aulas práticas em laboratórios de Pintura, Escultura, Fotografia e Vídeo, nas quais o aluno desenvolve técnicas das diferentes expressões artísticas. A representação gráfica de formas é parte fundamental do curso, que exige uma dose natural de talento.

TITULAÇÃO: Bacharel em Artes Plásticas ou Artista Plástico.

Artes Plásticas – O que é

O que é ser artista plástico?

Artistas plásticos são profissionais que se dedicam a expressar idéias e sentimentos usando formas e cores. Pintores, escultores e ceramistas, gravuristas, desenhistas e entalhadores são apenas alguns entre os muitos exemplos. O artista plástico usa pincéis, espátulas e outras ferramentas para executar suas obras, que podem ser pequenas como um selo ou ocupar a parede de um prédio inteiro.

Os suportes também são variados: tela, papel, madeira, metal, pedra, cimento.

Escultores fazem trabalhos em três dimensões, usando tanto materiais tradicionais – madeira, metal, pedra, argila -, quanto recursos menos convencionais, como água, raios laser, eletricidade. As ferramentas de trabalho incluem formão e maço (espécie de martelo de madeira), serras e equipamento de solda e até computadores. Dependendo da dimensão e complexidade da obra, podem necessitar da ajuda de engenheiros, mecânicos, fundidores e outros profissionais.

Há trabalhos que misturam materiais e técnicas, por exemplo, aliando pintura tradicional a imagens feitas em computador.

Quais as características necessárias para ser artista plástico?

Para o profissional de artes plásticas é fundamental ter habilidade manual, sensibilidade, muita imaginação, autenticidade, gosto por materiais físicos e humanos.

Características desejáveis:

autoconfiança
capacidade de observação
capacidade de ouvir sugestões e críticas
criatividade
determinação
disciplina
habilidade manual
iniciativa
interesse pelas artes
ousadia
perseverança
sensibilidade artística
senso crítico

Qual a formação necessária para ser artista plástico?

Embora universidades ofereçam cursos de Artes Plásticas, é uma atividade de livre-formação, pois não há exigência de escolaridade formal para exercer a atividade. É preciso, porém, aprender as técnicas por conta própria ou em escolas e cursos livres. Estudar desenho e história da arte ajuda o profissional a se desenvolver em qualquer área das artes plásticas.

Principais atividades de um artista plástico

As atividades do artista plástico variam muito de acordo com a obra, técnicas e materiais escolhidos.

Algumas dessas atividades são:

Pintor

pesquisar materiais e técnicas
fazer estudos a lápis que servem de base para pintura
preparar suporte e tintas
fazer a pintura e o acabamento

Escultor

experimentar novos materiais
desenhar e projetar a peça
confeccionar o protótipo em dimensão reduzida
executar e dar acabamento: corte e solda de metal, desbaste de pedra, modelagem e fundição.

Ceramista

pesquisar matéria-prima
fazer testes para determinar o comportamento da argila e de pigmentos, vernizes e tintas submetidos a altas temperaturas
preparar a argila
confeccionar a peça (com ou sem uso de torno)
queimar e esmaltar

Muitas vezes, o artista cria seu próprio material e ferramentas de trabalho. E, além de criar a obra, freqüentemente tem que exercer funções de divulgação e venda. A maioria associa suas atividades de criação às de professor, dando aulas em casa, em escolas ou em cursos especializados, ou se especializa em restauração de obras de arte.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para artistas plásticos é exclusivo do setor privado. Nos últimos anos, houve um crescimento considerável da cotação e do volume de negócios com obras de arte, tanto em venda direta das galerias ao cliente, quanto nos leilões. A tendência é que o mercado ainda cresça e abra espaço para novos talentos.

O mercado de multimídia é bastante promissor. Muitos artistas produzem objetos utilitários como vasos, xícaras, potes, pratos, luminárias, móveis – peças produzidas em série e de baixo valor unitário. Assim, expandem seu mercado e garantem um fluxo de renda mais estável. O número de exposições de artistas brasileiros no exterior tem crescido nos últimos tempos, demonstrando que mercado internacional está favorável e valoriza a arte brasileira.

Curiosidades

Os primeiros registros de “arte” datam da pré-história, com as pinturas rupestres nas cavernas, pois o homem sempre teve a necessidade de se expressar de forma artística.

No Brasil a arte ganhou força com os Movimentos Modernistas, principalmente com a Semana de arte Moderna de 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, realizada no teatro municipal de São Paulo, que foi um marco na tentativa de romper com os valores antigos da Escola de Belas Artes. São Paulo, nessa época foi o centro das discussões dos vanguardistas.

Anita Malfatti, uma das precursoras da Semana de Arte Moderna, chocou a sociedade em 1917, quando expôs quadros impressionistas. Artistas que também causaram polêmica como, por exemplo, Di Cavalcanti, Lasar Segall e Vitor Brecheret foram muito criticados pelos conservadores no início. Daí surgia a primeira fase modernista.

No final da década de 40 foram fundados os Museus de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro e em 1951 foi inaugurada a Bienal Internacional de São Paulo.

Com o passar do tempo, a arte foi se adaptando a sociedade e evoluindo com ela, utilizando hoje em dia, vários recursos tecnológicos e abrangendo diferentes linguagens artísticas.

Artes Plásticas – Profissão

O profissional em Artes Plásticas é acima de tudo um criador. Utilizando-se de elementos visuais ou táteis ele cria pinturas, desenhos, esculturas ou instalações artísticas para fazer a representação do mundo real ou da imaginação, de sentimentos e sensações.

Representar e expressar emoções, pensamentos ou histórias com valor estético – por meio de pinturas ou esculturas, por exemplo – é algo que os seres humanos aprenderam a fazer há milhares de anos. E continuam fazendo hoje, depois de milênios de refinamento e revoluções e de uma longa estrada percorrida.

Os avanços tecnológicos permitem, hoje em dia, que o artista plástico possa criar suas obras em meios que antes não eram utilizados, como por exemplo, animações computadorizadas, vídeo-arte, e todo tipo de arte visual feita por computador.

Como está é uma área muito ampla, as universidades costumam oferecer uma grande variedade de cursos de pós-graduação e especialização, entre eles Artes Visuais, Comunicação e Cultura brasileira, Arte e Educação, Design, Produção Multimídia ou Gestão de Projetos, entre outros.

Tipos de Curso

a) Nível Superior

Bacharelado

Duração de 4 anos, sendo que o vestibulando deve fazer uma prova de aptidão na área e, ao terminar o curso, deve fazer um trabalho de conclusão(TCC) e apresentar uma monografia. O currículo contém grande carga horária para trabalhos práticos em desenho, pintura e modelagem, entre outras e são ministradas também matérias básicas como história, comunicação, estética e informática. Algumas instituições oferecem, na carreira de artes plásticas, diversas habilitações diferentes como, por exemplo, habilitação em desenho artístico, em escultura, gravura, pintura ou em teoria e crítica da arte.

b) Nível Superior

Licenciatura

Duração média de 4 anos. A licenciatura em Artes Plástica tem a grade curricular bem semelhante à do curso de bacharelado, porém, como habilita o aluno a lecionar, a partir do ensino fundamental até o médio, possui disciplinas ligadas à área educacional como folclore brasileiro, organização da educação brasileira, psicologia da educação e didática.

c) Nível Superior

Tecnólogo

Duração média de 3 anos. Os cursos tecnológicos na área de Artes costumam ter o currículo mais direcionado para determinadas áreas do conhecimento, formando profissionais com habilidades mais especializadas em determinados campos de atuação. Podemos citar como exemplo os cursos de Tecnólogo em Artes Gráficas, Tecnólogo em Artes Plásticas ou Tecnólogo em Artes Visuais. As disciplinas variam conforme a vocação do curso.

d) Nível médio

Curso Técnico

Duração média de 3 anos, juntamente com o ensino médio. O currículo específico abrange aulas sobre história das artes gráficas e sobre o processo de fabricação do papel e da tinta. Compreende, também, matérias que ensinam a utilizar programas específicos para tratamento de textos e imagens, como o Pagemaker e Photoshop. Além disso, terá também a oportunidade de conhecer uma variedade de tipos de impressão, tais como impressão offset, rotogravura, entre outros.

Mercado de Trabalho

Atualmente o campo de trabalho para este profissional tem melhorado devido ao surgimento de leis de incentivo cultural, acompanhadas pela melhor qualificação dos profissionais desta área, que alcançam, hoje em dia, outras abrangências no setor cultural e comercial, como por exemplo, a produção de feiras, exposições e eventos.

O bacharel em Artes Plásticas pode atuar como monitor de exposições, em produções artísticas e em curadorias de mostras. Ele pode também se associar a museus ou a agências de design, pode atuar como ilustrador de livros científicos ou literários, de jornais. Além, é claro, da atividade tradicional, que pode sempre ser complementar como a venda de produção própria.

Quem espera ser reconhecido e eventualmente viver de sua produção artística deve estar preparado para investir muito em si mesmo antes de conseguir qualquer retorno. Uma outra alternativa para artistas é a carreira nas salas de aulas, para quem fez licenciatura.
Ofertas de Emprego

Espaços culturais mantidos por empresas privadas têm surgido por todo o Brasil, e principalmente nas grandes cidades com Rio de Janeiro e São Paulo, acentuadamente nos últimos anos, impulsionados pelas leis de incentivo à cultura, e tem aberto um bom número de postos de trabalho, fixo ou temporário.

Outra área promissora é de produção cultural, que apresenta até uma certa carência de profissionais especializados, assim como a produção de exposições e eventos, quando o profissional é contratado para desenvolver e gerenciar um determinado projeto, por tempo limitado.

Museus, galerias e ONGs tem contratado um grande número de profissionais da área de Artes para atuarem como monitores, educadores, produtores ou curadores de exposição. A área de docência também é um nicho promissor. Quem tem licenciatura pode dar aulas desde o ensino infantil até o médio e os pós-graduados podem ensinar nas universidades.

Na área de Artes Gráficas, este profissional costuma ser procurado por agências de publicidade impressa ou televisiva, e editoras de revistas e livros. As melhores oportunidades surgem nas capitais de todo o país e em cidades de médio e grande porte das regiões Sul e Sudeste.

Fonte: www.cursocerto.com.br/www.guiadacarreira.com.br/www1.uol.com.br

Veja também

Esteticista

PUBLICIDADE Esteticista – O que é Os esteticistas são profissionais de cuidados da pele licenciados pelo estado …

Engenharia de Manutenção

PUBLICIDADE Engenharia de Manutenção – Definição Engenharia de manutenção é a disciplina e profissão que aplica …

Eletricista Industrial

PUBLICIDADE Eletricista Industrial – Definição Eletricistas industriais são essenciais para as necessidades diárias de funcionamento de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.