PUBLICIDADE
Tupuxuara é um pterossauro, um tipo de réptil voador. Não era um dinossauro, apesar viveu durante o mesmo período. Tupuxuara viveu durante o Cretáceo e residia na América do Norte, América do Sul.
Tupuxuara era um animal grande, com uma envergadura de cerca de 15 pés (4,5 metros) e seu bico afiado foi uma bela arma para capturar sua presa, provavelmente peixes.
Mas, de longe, o aspecto mais dramático de muitas espécies de pterossauros era um atraente crista e Tupuxuara tinha uma das cristas mais espetaculares já encontrados.
Tupuxuara
Por que as cristas evoluiram?
Funções possíveis incluem o reconhecimento da própria espécie, refrigeração e de direção.
Outra teoria é que cristas atrair parceiros, por isso pterossauros com crista teve prole mais bem sucedido. Charles Darwin chamou esse processo de “seleção sexual”.
Talvez os machos de espécies, incluindo Tupuxuara leonardii exibiu sua chapelaria deslumbrante, a fim de impressionar as fêmeas.
Tupuxuara
O Tupuxuara é uma espécie de pterossauro que tem um nicho ecológico semelhante ao do tucano. O tucano, é uma ave diurna com um bico largo que serve para arrancar bagas e frutos mas, acreditem ou não, os tucanos também usam o seu bico para matar crias de outras aves pequenas.
Em muitas espécies de aves, o tucano é visto mais como uma ave de rapina.
O Tupuxuara deveria usar o seu bico para o mesmo fim. Sendo parente do Tapejara, viveria também em ambientes semelhantes, mas com a adição de uma dieta mais carnívora. Neste caso, o Tupuxuara caçaria algo como bebés de dinossauros.
Tupuxuara
O Tupuxuara
O Tupuxuara era um pterossauro que viveu durante o período Cretáceo há aproximadamente 110 milhões de anos atrás no nordeste brasileiro.
Sua enorme crista possuía 60 centímetros de comprimento e nela foram encontrados vestígios de vasos sanguíneos, a qual poderia assumir cores mais fortes quando o animal se excitava e se preparava para o acasalamento ou para possíveis intimidações de adversários.
Dados do Pterossauro
Nome: Tupuxuara
Nome científico: Tupuxuara leonardii
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Formação Santana, Brasil
Peso: Cerca de 20 quilos
Tamanho: 6 metros de envergadura
Alimentação: Carnívoro
Tupuxuara
Tupuxuara
Fonte: dinosaurpictures.org/dinosaurking.wikia.com/www.avph.hpg.ig.com.br
Redes Sociais