Quetzalcoatlus

PUBLICIDADE

Quetzalcoatlus foi pterossauro do Cretáceo Superior da América do Norte, e o maior animal voador conhecido que já viveu.

Quetzalcoatlus foi um enorme pterossauro com uma envergadura de até 15 metros – a maior criatura voadora de todos os tempos. É o última pterossauro conhecido que sobreviveu até o fim do período Cretáceo.

Quetzalcoatlus tinha um cérebro grande e olhos grandes (provavelmente tinha uma boa visão).

Apesar de seu tamanho enorme, o esqueleto foi levemente construído e todo o animal provavelmente não pesava mais de 100 kg.

Seu pescoço era extremamente longo, suas mandíbulas esbeltas eram desdentados e sua cabeça estava coberta por uma longa e crista óssea.

Diferentemente da maioria dos outros fósseis de pterossauros os restos de Quetzalcoatlus não foram encontrados em estratos marinha, mas na areia e local de inundação de um grande rio de planície e isso tem levantado questões sobre como ele viveu.

Quetzalcoatlus
Quetzalcoatlus

Quetzalcoatlus era um carnívoro, provavelmente roçando a água para encontrar presas.

Ele viveu no interior do mar, perto de lagoas de água doce (por isso sua dieta não foi principalmente peixes do mar e moluscos marinhos como outros pterossauros).

Ele provavelmente comia artrópodes (como lagostas precoce) e animais mortos.

O primeiro fóssil de Quetzalcoatlus foi encontrado no Parque Nacional Big Bend, Texas, EUA, por Douglas A. Lawson (que era então um estudante de graduação em geologia na Universidade do Texas, Austin) em 1971. Lawson o chamou de Quetzalcoatlus em 1975.

Quetzalcoatlus era um pterossauro. Pterossauros eram répteis, mas não dinossauros

Quetzalcoatlus
Quetzalcoatlus

O Quetzalcoatlus

O Quetzalcoatlus era um pterossauro enorme com uma envergadura de até 13 metros era umas das maiores criatura voadoras. É o último pterossauro conhecido que sobreviveu mesmo ao fim do período de Cretáceo.

Apesar de seu tamanho enorme, foi construído seu esqueleto o animal inteiro provavelmente pesaria aproximadamente 100 quilos.

Era um bom planador, certamente seria capaz de cobrir grandes distâncias. Seu pescoço era extremamente longo, suas mandíbulas eram esbeltas com dentes afiados provavelmente para pegar peixes, mas acredita-se que ele deveria comer carne de dinossauros e outros animais mortos que encontrasse.

Douglas Lawson foi o primeiro a achar um fóssil de Quetzalcoatlus, no parque nacional de Curva Grande no Texas, E.U.A.. Ao contrário da maioria dos outros fósseis de pterossauro estes restos não foram achados em estratos marinhos mas na areia e lodo da planície inundada de um grande rio. Isto levantou perguntas de como ele viveu.

O fato de os Quetzalcoatlus terem um pescoço longo e que ele podia planar incitou a idéia que ele poderia ser como um abutre e poderia se alimentar nos corpos de dinossauros mortos. Mas alguns paleontologistas, notando as mandíbulas esbeltas e longas sugerem que sondasse rios, pântanos e lagoas para comer moluscos e crustáceos.

Outros pensam que ele voava baixo em cima dos mares rasos e mornos para pegar peixes na superfície. Lawson nomeou o Pterossauro com o nome do deus da serpente emplumada dos Astecas, Quetzalcoatl.

Dados do Pterossauro

Nome: Quetzalcoatlus
Nome Científico: Quetzalcoatlus northropi
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte.
Peso: Cerca de 100 quilos
Tamanho:
13 metros de envergadura.
Altura:
5,5 metros
Alimentação: Carnívoro

Quetzalcoatlus
Quetzalcoatlus

Quetzalcoatlus
Quetzalcoatlus

Fonte: www.abc.net.au/www.abc.net.au/www.enchantedlearning.com/www.avph.hpg.ig.com.br

Veja também

Arcossauros

PUBLICIDADE Os arcossauros são um grande grupo de répteis, incluindo todos os crocodilos, pássaros, dinossauros e pterossauros …

Ictiossauros

PUBLICIDADE Definição Os ictiossauros eram répteis marinhos gigantes que se assemelham a um golfinho com dentes grandes. …

Titanossauro

Titanossauro, Dinossauro, Saurópodes, Período, Sp, Tamanho, Peso, Alimentação, Altura, Lagarto, Época, Titanossauro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.