Capricórnio

PUBLICIDADE

Capricórnio – O que é

22 de dezembro a 20 de janeiro

Capricórnio, o décimo signo do zodíaco, é um signo cardeal de terra. É um signo negativo e feminino, regido pelo planeta Saturno. Seu símbolo é uma cabra com rabo de peixe, e diz-se que seu glifo reflete esse símbolo.

Seu nome vem do latim capricornus, “chifre de cabra”. Capricórnio está associado aos ossos e, principalmente, aos joelhos. É um signo frio, seco, noturno e doméstico. O nativo geralmente é alto, de estatura esguia e semblante longo e magro, com barba pequena, cabelos e olhos escuros, pescoço longo e peito e queixo estreitos. O nativo é alegre e controlado, talentoso e íntegro.

Governando os joelhos e os quadris, Capricórnio rege todas as doenças que os afligem, e também as doenças melancólicas como a hipocondria e a histeria.

Capricórnio simboliza o Todo, a Sedimentação, a plenitude e a altura da natureza. Recolher o simbolismo de Capricórnio é perceber o grande potencial que temos de alcançar o topo de nós mesmos.

Sabe por que as pessoas que nasceram entre este período se dizem “capricornianas”?

Porque durante esta época do ano, o Sol está passando pelo signo de Capricórnio no céu. Quando você diz “sou capricorniano”, está dizendo, com outras palavras, que tem o Sol no signo de Capricórnio.

Mas mesmo aqueles que não nasceram entre estes dias, têm Capricórnio e todos os outros signos em seu mapa astrológico.

O período que o sol passa por Capricónio acontece aproximadamente entre os dias 21 de dezembro a 20 de janeiro, mas se você nasceu nos dias de transição entre os signos (ou de Sagitário para Capricórnio ou de Capricórnio para Aquário) é bom que calcule o seu mapa e verifique em que signo o Sol realmente está, ele pode ser diferente do que você sempre pensou.

A clareza de está nos assuntos práticos, seletivos e racionais, voltando-se para as ações que dão resultado. Capricórnio possui a mais objetiva das inteligências, não perdendo tempo ou desviando a atenção para assuntos paralelos. Não interessa a premissa, o projeto ou a pontuação, mas o resultado que isto tudo proporcionará.

Os capricornianos sabem lidar com o tempo e com os recursos que possuem, evitando ao máximo o desperdício. Para Capricórnio, as coisas que têm valor geram resultados concretos, palpáveis, visíveis e, principalmente, prolongados. Eles não se interessam pelas coisas de curta duração, mesmo que levem mais tempo para executar uma tarefa. A expressão “de uma vez por todas” é muito capricorniana.

Tudo precisa amadurecer primeiro, antes que os frutos possam ser colhidos.

Eles possuem uma enorme clareza para perceber as situações passageiras e não perdem tempo com elas. O sol em Capricórnio facilita a detecção daquilo que é seguro, confiável e que resiste ao tempo, às incertezas e às variações. Os capricornianos também possuem a capacidade de enxergar qual é o caminho mais econômico, de menor dispêndio material e energético, para se atingir um objetivo.

Acostumados a enxergar primeiro as dificuldades da vida e seus possíveis obstáculos, as pessoas que nasceram com o Sol em Capricórnio possuem a clareza para evitar os prováveis golpes do destino.

Não contam com o ovo dentro da galinha antes que seja posto, não esperam que as pessoas sejam melhores do que realmente são e imaginam que o esperado também pode não acontecer.

Evitando o mal e os atropelos antes que eles ocorram, a trilha que Capricórnio traça pela vida é segura, firme e confiável.

A ORIGEM DO CAPRICORNIANO

MITO – CRONOS


Signo de Capricórnio

Cronos, filho de Gaia e Urano, estava entre os doze primeiros e mais importantes filhos do casal primordial.

Nesse tempo não havia limites para a criação e nem para o uso dos recursos da terra.

A sociedade primitiva vivia numa espécie de paraíso dos arquétipos onde o tempo era registrado apenas biologicamente, sem permissão para transformar-se em história. Porém, a necessidade de uma regeneração periódica nessas sociedades promoveu a criação de divindades destruidoras que marcaram o começo de novos ciclos. Este foi o caso de Cronos, o deus do Tempo, que tudo regula e tudo comanda.

A ele cabia criar uma nova ordem nos ares e nas coisas; revolucionar constantemente a natureza, alterando o palco da vida e retirando dele seu próprio pai.

Gaia, desgostosa com a fertilização incessante e com a prisão imposta por Urano aos Ciclopes e Hecatônquiros, pediu ajuda a todos os seus filhos para executar sua vingança contra Urano.

Porém todos ficaram amedrontados; só Cronos se dispôs a ajudá-la.

Assim, Cronos enfrentou, castrou e venceu o próprio pai, separando o Céu da Terra. A separação do Céu e da Terra era imprescindível para a organização do caos.

Cronos era insaciável

O tempo que tudo devora: seres, momentos, destinos; sem apego ao que passou, sua meta era construir o futuro e continuar, sem medo e à semelhança da cabra montês, sua implacável caminhada.

Promoveu a Ordenação do Caos, impondo a lei, a ordem e a disciplina, fundando uma Nova Era: a Era de Ouro de Cronos.

No seu reinado houve igualdade e justiça para todos.

Cronos casou-se com sua irmã Réia e com ela teve seis filhos. Temeroso que a profecia de ser destronado por um de seus filhos se cumprisse, passou a devorar seus filhos à medida em que iam nascendo.

Assim fez com Héstia, Deméter, Hera, Hades e Poseidon. O único que escapou foi Zeus.

Zeus, adulto, voltou para cumprir a profecia de vencer o pai e tomar seu lugar. Com a ajuda de Réia, deu a Cronos uma poção mágica que o fez vomitar todos os filhos engolidos. Os irmãos, agradecidos, fizeram de Zeus seu líder e o apoiaram na guerra contra o pai. Vencido, Cronos foi condenado a viver na Terra entre os mortais.

Conta a lenda romana que, depois de ter sido destronado por Zeus, Cronos refugiou-se na Ausônia, antigo nome poético da Itália. Lá recebeu o nome de Saturno e estabeleceu sua Idade de Ouro. Assumindo o lugar de Saturnus, antigo deus itálico, assimilou seus atributos de deus da semeadura e da vegetação.

Assim, Saturno tornou-se um herói civilizador, que ensinava a cultura da terra, e trazia paz e justiça.

Para comemorar esse estado paradisíaco e obter a aprovação do deus sobre a semeadura e a vegetação, eram celebradas as Saturnalia.

Havia um banquete público e tudo parava: o Senado, os Tribunais, as escolas, o trabalho. Reinavam a alegria, a orgia e a liberdade.

Quebrava-se a hierarquização da orgulhosa sociedade romana e até os escravos eram, temporariamente, libertados e servidos por seus senhores.

Saturno era uma divindade que inspirava medo e, ao mesmo tempo, admiração.

Eis uma prece a Saturno, escrita no século X: “Ó mestre de sublime nome e grande saber, supremo Mestre; Ó Mestre Saturno: Tu, o Frio, o Estéril, o Lúgubre, o Pernicioso; Tu, cuja vida é sincera e cuja palavra é certa; Tu, o Sábio, o Solitário, o Impenetrável; Tu, cujas promessas são cumpridas; Tu, que és fraco e cansado; Tu, que tens maiores cuidados que qualquer outro, e que não conheces nem o prazer nem a alegria; Tu, velho e astuto, mestre de todos os artifícios, enganoso, sábio e judicioso; Tu, que trazes a prosperidade ou a ruína, e tornas os homens felizes ou infelizes! Conjuro-Te, Ó Pai supremo, por Tua grande benevolência e Teu generoso favor, a fazeres por mim o que peço.”

O Simbolismo de Capricórnio


Signo de Capricórnio

Capricórnio simbolicamente está associado à subida da vida lenta e infatigável em direção aos picos da realização espiritual. A subida ao topo da montanha. Ele é lento, paciente e prudente nesta subida, expulsando as forças cegas, as forças profundas e prisioneiras da alma que o impede de atingir a Perfeição, o ápice.

A natureza capricorniana leva marcas do inverno frio, silencioso e imóvel. A vida está nas profundezas do seu ser e se exterioriza num movimento de retração e de recuo em relação ao mundo.

Sua vontade fria e refletida lhe assegura um autocontrole indispensáveis para enfrentar as forças cegas, os obstáculos, os fenômenos exteriores que ameaçam a sua subida triunfante.

O mito da cabra, símbolo da vitalidade, do animal que dá o leite e que alimenta, é a natureza que tudo dá em abundância. Por sua natureza animal, é persistente, suporta as florestas e não costuma desistir antes de atingir seus objetivos.

signo de Capricórnio é apresentado pela figura mitológica do bode/cabra, representando a natureza montanhosa, terrena. Seu mito, animal fabuloso, meio bode, meio peixe, simboliza o ambiente interior, marinho, sereno, que se fortalece e se exterioriza no ambiente das montanhas.

É o encontro do eixo vertical: profundidade e altura, simbolizando a perseverante subida em direção à Luz.

A PERSONALIDADE DO CAPRICORNIANO

SÍMBOLO DA REALIZAÇÃO


Signo de Capricórnio

“Eu busco a mim mesmo através do que concretizo”

1º Decanato: Costuma ser indeciso e mutável, sofre por amor (22/12 a 31/12).
2º Decanato: 
Embora seja lento, é obstinado e possui grande vitalidade e eficiência (01/01 a 10/01).
3º Decanato: 
É tímido, melancólico, perseverante e calado (11/01 a 20/01).

ELEMENTO: Terra

PLANETA: Saturno e Urano

GÊNERO: Feminino

PAR IDEAL: Touro

COR: Negro, Cinza, e Verde

PEDRAS: Ónix, Jaspe verde e Quartzo rosa

METAL: Chumbo

PERFUME: Alfazema e Pinho

PLANTAS E FLORES: Pinheiro, Eucalipto, Madressilva, Papoula

DIA DE SORTE: Sábado

N º DE SORTE: 08

ESTRELA GUIA: Wega – A Alfa da lira

PLANO DE VIDA: Físico

MAGIA: Espíritos da terra – Gnomos

ESTADO MENTAL: Medo

REMÉDIO FLORAL: Mímulus

DOMÍNIOS ANATÔMICOS: Ossos, articulações, joelhos, aparelho digestivo

SAÚDE: Indivíduo resistentes às doenças mas vulnerável ao reumatismo, eczemas, cálculos no fígado e problemas dentários

PRINCIPAL CARACTERÍSTICAS: Conservação

PERSONALIDADE: Introvertido metódico, prudente, possui amor à liberdade, independência, persistência e determinação. No campo afetivo é desconfiado mas fiel, dedicando tempo e energia aos seus interesses profissionais, por isso, corre o risco de colocar o amor em segundo plano; Nao deixa transparecer seus verdadeiros sentimentos, ocultando-os sob aparente calma.

VIRTUDES: Prudência, veracidade e lealdade; organização e execuçao; preocupação com as necessidades dos outros.

DEFEITOS: Exigência e despotismo; ambição insaciável; adoração.

AMBIENTE: Montanhas, ambientes rochosos, desde que espaçosos e com muita luz.

ATIVIDADES: É bem sucedido sempre que possa utilizar sua capacidade de organização, sem se desviar dos objetivos propostos. Não se atrai por negócios arriscados.

O HOMEM CAPRICORNIANO

Tímido, mas forte e rígido. Agradável, mas ambicioso.

Parece preferir ficar só, mas não: anseia pela adulação. Romântico nos seus sonhos, mas exige-se disciplina, procedimentos calmos, ações práticas e intenções sérias.

Muito sisudo, mas de um humor extremamente inteligente e irônico.

Precisa desesperadamente que lhe digam que ele é bom, inteligente, bonito, desejável e interessante, mas não demonstra esta necessidade, além de ser meio desajeitado ao receber elogios.

Muito sério quando jovem, rejuvenesce com o passar do tempo. Mesmo assim, o don juan tardio pensará várias vezes antes de abdicar do seu lar, mulher e filhos. Normalmente, demora para sair da casa do pai e só se casa depois de assentar carreira.

Demora a pegar a prática da cortesia e do namoro, sempre parecendo mais grosseiro do que realmente é: um tipo rude com o coração meigo. Gosta de seguir rotinas muito rígidas, não importa se o assunto é diversão, compras, pagamentos ou sexo.

Enquanto segue carreira em algum emprego seguro, pode ir se dedicando à música, à poesia ou a outra arte qualquer.

A MULHER CAPRICORNIANA

Não existe uma mulher típica de Capricórnio. Mas qualquer que seja a personalidade que ela projete, por sob sua astúcia feminina ou seu modo prático e sensato, ela tem o mesmo objetivo – segurança, autoridade, respeito, reconhecimento público e posição social. Possuem senso natural de educação e modos sociais.

Possuem também talento artístico, derivado de seu senso inato de equilíbrio e harmonia.

O que não a deixa escapar de crises frequentes de mau humor, desencadeadas pelo medo do futuro, preocupações com o presente, vergonha do passado, ou ainda suspeita de que esteja sendo objeto de chacota ou de que seja incapaz.

Primeiro quer saber se o futuro amor lhe dará segurança, só depois se renderá aos beijos e abraços e carinhos.

Normalmente são atraentes, mas também tímidas e inseguras, precisando de elogios constantes.

O seu refúgio é o lar, a família, que leva em consideração mais do que qualquer coisa.

É uma reverenciadora da tradição e de todos aqueles que superaram os obstáculos para alcançar o sucesso.

Tende a se engajar em grupos onde possa atuar em defesa de causas sociais e praticar seu amor pelos menos favorecidos. Ela não se deixa iludir, até seus sonhos são práticos.

O PAI CAPRICORNIANO

Ele será um Pai – na acepção literal do termo. Estará sempre à cabeceira da mesa. Ele exige respeito e obediência, e insiste na rotina e na disciplina.

Mas retribuirá com sincera devoção, até com o próprio sacrifício; é possível que aprove a realização de grandes festas de aniversário e um Natal muito alegre.

É altamente improvável que os pais de Capricórnio mimem os filhos. Tratará de que eles vão ao dentista e façam o dever de casa. Transmitirá com ênfase seu próprio senso de organização e confiança.

Certamente isto não magoará os garotos, embora possa tirar-lhes um pouco da vivacidade. Lembre-lhe que a paternidade pode ser divertida, tanto quanto uma responsabilidade séria.

Ensine as crianças a dar-lhe generosos beijos de boa noite, e encoraje-o a levá-las ao jogo de bola, à pescaria ou à natação. Se ele for um pouco severo, lembre-lhe que elas endireitarão com o correr do tempo, desde que ele não se exceda.

Quando os netos pulam nos seus joelhos, ele se torna chocantemente permissivo. Os vovôs de Capricórnio são notáveis babás.

A MÃE CAPRICORNIANA

Ela instilará nos garotos o sentido da economia e o respeito pela qualidade. Ela lhes ensinará “Coma, use, aproveite, ou passe sem isso”.

No entanto, eles terão os melhores pedaços de carne, e ela lhes comprará os melhores sapatos. Para ela, economia não significa necessariamente comprar coisas baratas.

Ela há de querer que os filhos sejam gentis para com os parentes e os mais velhos, e é provável que eles tenham modos excelentes. Não serão mimados, nem deliberadamente desobedientes.

Se você lhe der um livro sobre psicologia infantil, ela pode usá-lo para dar umas palmadas num guri rebelde, e depois pegá-lo para ler.

Talvez ela não goste de beijos melosos, porém poucas mães são mais devotadas do que a mulher do signo de Cabra.

Seus filhos ouvirão com muita atenção o que se lhes disser. Ela pode ser um pouco severa e indiferente às crescentes queixas deles, mas ouvirá fascinada os seus feitos.

A criança que sai da escola e chega em casa correndo e grita: ”Imagine o que eu aprendi hoje?” não ficará ignorada pela mãe de Capricórnio, que nunca estará por demais ocupada para que não possa dar aos garotos interesse a tenção.

Depois que eles se tornam adolescentes, pode haver algumas barreiras quando o conservadorismo de Saturno entrar em choque com o liberalismo da juventude.

Neste ponto ela pode precisar de algum auxílio para compreender os sonhos entusiásticos dos filhos.

Talvez aprenda a duras penas que pode impor suas amizades nem confiná-los ao círculo de pessoas “aceitáveis”. Mas é inteligente o bastante para se ajustar e recolher os chifres, se lhe parecer que vai sair perdendo mais do que ganhando.

A CRIANÇA CAPRICORNIANA

As crianças de Capricórnio são tão sérias na maior parte do tempo que parecem mais velhas; parecem já ter nascido adultas e agem com muita maturidade.

Ainda pequenas, são fáceis de disciplinar e capazes de assumir responsabilidades.

São também pessoas ambiciosas e trabalhadores esforçados. Sabem que o trabalho enobrece e acham que todos deveriam trabalhar para conseguir o que desejam.

Muitos jovens já querem ter um emprego, ou estão sempre imaginando um meio de ganhar dinheiro. São muito persistentes e trabalham duro, muito depois de a maioria ter desistido.

As crianças capricornianas são colecionadores e se apegam a tudo o que acumulam. O perigo é que, em casos extremos, o excesso de coisas acumuladas pode tornar-se imobilizador, não deixando espaço para que se movimentem e cresçam.

O mesmo é válido para a paciência, uma característica desse signo; se chegar a extremos e elas tiverem de esperar demais, poderão perder oportunidades. Na escola, demonstrarão interesse principalmente por assuntos que tenham aplicação prática. Elas interessam-se em aprender aquilo que lhes for útil. Essas crianças esforçam-se muito na escola e geralmente são excelentes alunas.

São organizadas e respeitam os professores que também o são.

As duas piores coisas que podem acontecer a um capricorniano são: sugerir que ele é incompetente ou tratá-lo com desrespeito. Se for elogiado por seu desempenho, estará pronto para assumir mais responsabilidades.

Cuide, porém, para que não assuma responsabilidades demais, e ocupe sua vida só com trabalhos e deveres. Às vezes, essas crianças precisam ser estimuladas a brincar e divertir-se.

Ajude-as a desenvolver o senso de humor. Elas parecem ser pessimistas porque tendem a olhar antes o lado ruim das situações. Para elas, é uma forma de autoproteção. Ensine-lhes a ter sempre em mente a alegria.

Capricórnio – Relacionamentos

CAPRICÓRNIO X CAPRICÓRNIO

Dois capricornianos podem ter uma influência mútua restritiva e asfixiante quando jovens, mas, anos depois, encontrarão mais divertimento juntos.

Um capricorniano se sente bem tendo outro por perto, alguém que goze de sua confiança e que mantenha sempre sua palavra. Mesmo que estejam apenas conversando, empenham-se em dizer coisas que valham a pena, que signifiquem algo, em vez de apenas trocar superficialidades.

Eles se empenham juntos, perdendo em especulações apenas o tempo absolutamente necessário, enquadrando os fatos na perspectiva adequada e dando estrita atenção às prioridades.

A associação de dois capricórnios não significa apenas seriedade e sacrifício. Eles podem saborear a vida mais do que os outros imaginam. Encontram profundo prazer na natureza, na arte, na música e em aperfeiçoar a mente.

Eles encontram mil e uma coisas que os manterão ocupados e contentes.

Quando uma dupla de capricornianos une suas industriosas mãos e cabeças duras – além de seus meigos corações – há uma garantia da duplicação de seus já impressionantes potenciais individuais para uma sólida realização, segurança financeira e serenidade emocional; mesmo que haja eventuais desavenças sobre quem, de fato, está incumbido de dirigir a associação ou relacionamento.

CAPRICÓRNIO X AQUÁRIO

É difícil prever o resultado de qualquer tipo de convivência entre estes dois signos solares.

Dependerá de quão tolerante se mostre Capricórnio ante a personalidade algo amalucada do aquariano. Ou com que rapidez Aquário se entediará com a eterna insistência de Capricórnio sobre o status quo, já que todo propósito aquariano neste planeta é justamente derrubar o status quo.

Aquário ilumina o caminho para novas invenções e descobertas, Capricórnio se arrasta ao longo da caminhada, procurando guardar as maravilhas e milagres, tentando torná-los práticos o suficiente para que eventualmente nos beneficiem e mantenham o planeta girando em seu curso. ‘Viva e deixe viver’ é o lema de Aquário. ‘Livre-se das inutilidades e poupe apenas o que for útil’ é o lema de Capricórnio.

CAPRICÓRNIO X PEIXES

Na tranquila presença de Capricórnio, o pisciano geralmente se sente bem e em segurança; os piscianos acham a sólida estabilidade de Capricórnio reconfortante.

Inversamente, na presença de Peixes, os capricornianos em geral ficam despreocupados; eles acham fascinante a sonhadora, relaxada e cheia de promessas despreocupação de Peixes.

Ora Capricórnio consegue aclarar o pensamento confuso de Peixes, ora o pisciano abranda a firme convicção do capricorniano.

Peixes tende a adiar decisões e a ser flexível demais; este tipo de atitude perturba o capricorniano que quase nunca demora em decisões importantes, sendo mesmo bastante inflexível.

Ambos lucrariam em adotar parte da natureza do outro.

É frequente que Capricórnio e Peixes se tornem amigos duradouros, sejam colegas de estudo, namorados, amantes, vizinhos, colegas de trabalho ou parentes.

Os dois têm muito mais semelhanças do que diferenças: e mesmo naquilo em que forem diferentes, tais diferenças em geral se complementam otimamente.

CAPRICÓRNIO X ÁRIES

Ambos os signos são escaladores vigorosos.

A diferença básica é a seguinte: o destino final do capricorniano é o topo da montanha, o único lugar onde ele se sente realmente seguro; para o invulgar e mais gregário ariano, o alto da montanha é um lugar solitário, onde não há mais desafios – e o que é a Vida sem o risco de um excitamento? Para Capricórnio, chegar lá é a paz. Para Áries, o tédio.

A colaboração pode significar um sucesso não sonhado, quando os dois voltam seus chifres ao mesmo tempo contra o preconceito e a falsidade, ao invés de um para o outro.

CAPRICÓRNIO X TOURO

Os dois estão indo para o alto, para o lugar que é tranquilo, sossegado e financeiramente estável. Encontrarão interesses comuns nas áreas do romance, filhos, religião, viagens, instrução e show business.

Os dois sabem como manejar o mundo exterior. São seus mundos interiores que lhes causam problemas.

Cada um procura sufocar um sentimento que não pretende demonstrar – e cada um é profundamente carente de afeição e apreciação que não ousam pedir.

Assim, os dois ficam como montanhas, lado a lado, famintos do conforto e proximidade humanos, cada um resistindo teimosamente aos tímidos avanços do outro por amizade ou demonstração de afeição.

CAPRICÓRNIO X GÊMEOS

Os capricornianos tendem a guardar para si seus próprios conselhos. Os geminianos são comunicadores natos.

Capricórnio atrairá Gêmeos por algum motivo relacionado a mistério, morte, sexo, reencarnação, hipnose, psiquiatria ou algo que altere a mente (incluindo drogas). No sentido inverso, Capricórnio sempre encontrará alguma finalidade útil para Gêmeos e, com frequência, o geminiano acabará prestando serviço ao ligeiramente egoísta Capricórnio.

Tratando-se de pessoas de caráter tão diverso, alguém terá de sacrificar-se.

Mas não sem gozar de algum benefício: Gêmeos pode parar para descansar um pouco e usufruir os momentos de tranquilidade proporcionados pelo capricorniano; e os geminianos podem oferecer a Capricórnio a experiência imaginativa real que está presente nos mundos da literatura, música e arte.

CAPRICÓRNIO X CÂNCER

Os temas de Câncer são sonho, mudança, movimento, lembranças, reflexões, suavidade, dependência. Já os de Capricórnio são realidade, estabilidade, cautela, espera, determinação, resistência e auto-suficiência.

Os dois vão ter de decidir se partem pra guerra ou se vão querer complementar os seus opostos.

Alguns pontos em comum são o gosto pelo passado, a capacidade de liderança e a disposição em conseguir o próprio sustento desde cedo.

CAPRICÓRNIO X LEÃO

Apesar do fato de Capricórnio ser mais sensato, teimoso e mandão do que Leão, o relacionamento normalmente se estabelece a partir de um serviço que os capricornianos prestam aos leoninos.

Os dois parecem habitar universos diferentes: Capricórnio é paciente, Leão, não; Capricórnio é um pouco mão-fechada, Leão é um pouco mão-aberta; Capricórnio é tímido e delicado, Leão é eloquente e dramático; Capricórnio é cauteloso, Leão é ousado e impulsivo.

A competitividade pode transformá-los em inimigos declarados ou ocultos.

A cooperação, no entanto, proporcionará uma firme associação mental e emocional: o capricorniano lucrando com a visão de futuro e confiança de Leão; o leonino encontrando um abrigo seguro e aconchegante, familiar e confiável.

CAPRICÓRNIO X VIRGEM

Um forte elo entre os dois é sua necessidade de serem vistos como pessoas adequadas, evitando o ridículo e a desaprovação por parte de amigos, parentes e vizinhos.

Outro elo é sua atitude em relação ao dinheiro: algo que se ganha, que se poupa, que se gasta prudentemente, enfim, algo que não se desperdiça.

Haverá vezes em que Capricórnio achará que Virgem se preocupa muito, fala demais; e outras em que o virginiano julgará o capricorniano demasiado teimoso e inflexível em suas opiniões.

Entretanto, os dois são mais semelhantes que diferentes: francos, sinceros, leais e de confiança. Ambos sentem como é frustrante serem tantas vezes os antipáticos (aos olhos dos outros signos) mantenedores do senso comum e prático.

ESCORPIÃO X LIBRA

O otimista e indeciso libriano e o severo e disciplinador capricorniano parecem estar sempre competindo.

Qualquer tipo de relacionamento só sobreviverá se cultivarem a tolerância, a humildade e o desprendimento.

É preciso muito esforço e disciplina para que consigam remodelar suas personalidades, juntos, para que a tentativa de entendimento seja benéfica para ambos e que não se instale uma relação masoquista.

Uma coisa que os dois podem partilhar, e assim aliviar as tensões constantes, é o interesse pela arte e pela música.

SAGITÁRIO X ESCORPIÃO

A comunicação não é fácil para os dois, mas eles se sentem bem numa conversa juntos.

Ambos desejam secretamente ser respeitados e aspiram à tranquila espécie de poder por trás dos bastidores, mesmo que a intensidade interior do Escorpião pareça um exagero para o capricorniano e que a praticidade do Capricórnio pareça falta de sensibilidade para o escorpiano: ’Se você quer realmente, acredite que terá êxito e o conseguirá’, diria Escorpião; ‘Bem-aventurados aqueles que nada esperam, porque não serão decepcionados’, responderia Capricórnio.

Mas o capricorniano não perderá tempo com as picadas do Escorpião e o escorpiano compreenderá (por similaridade) o mau humor do Capricórnio.

O perigo no relacionamento é a tendência à estagnação, à rotina e à monotonia. Mas a música, indispensável para ambos, pode preencher o espaço entre suas atitudes.

CAPRICÓRNIO X SAGITÁRIO

Os sagitarianos são criaturas cômicas, às vezes brincalhonas e divertidas, em outras tristes e desejantes.

Os capricornianos são sensatos e têm pés firmes. Inegavelmente, aqui existe uma espécie de atração: Sagitário sente admiração pelo controle de Capricórnio, e este inveja a coragem do sagitariano.

Podem também entrar em rota de colisão o otimismo, o desapego e a sinceridade de Sagitário com o pessimismo, a segurança e o silêncio de Capricórnio.

O que acontece quando o idealismo e a busca de um se choca com a sabedoria e a cautela do outro? Eles passarão muito tempo ensinando e aprendendo coisas entre si.

Caberá a Capricórnio, que está um signo à frente de Sagitário, a maior parte do ensinamento.

Fonte: www.signoseastrologia.hpg.ig.com.br/www.dudievalerio.com.br/www.gale.com/primo.getty.edu

Veja também

Telepatia

PUBLICIDADE Telepatia – Definição Telepatia, a suposta comunicação de pensamentos ou ideias por outros meios …

Psicofonia

PUBLICIDADE Psicofonia – Definição Psicofonia é o nome dado pelo Espiritismo e algumas outras tradições espíritas ao fenômeno …

Radiestesia

PUBLICIDADE Radiestesia – Definição A radiestesia é considerada principalmente como uma arte mística que possui muitas facetas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.