PUBLICIDADE
Os sabugueiros são usados como um descongestionante e no tratamento de algumas condições, que podem induzir a acumulação excessiva de muco dentro dos pulmões da pessoa afetada. Estes incluem distúrbios, tais como a asma, problemas tais como a bronquite, doenças, tais como a gripe. Além disso, a produção de muco também é induzida pelo tabagismo ou a inalação de fumaça. A eliminação do muco acumulado tal a partir do corpo é auxiliado por beber sumo fresco de sabugueiro, em particular o sumo de drupas vermelho – esta erva é excelente na remoção do excesso de muco nas vias respiratórias.
PEÇAS USADAS
Flores, frutos, cascas.
USO
Uma variedade de medicamentos à base de plantas são obtidas a partir de diferentes partes da planta , por exemplo, o revestimento da mucosa do nariz e da garganta interna é enfraquecida por uma solução feita a partir das partes superiores floridas da planta. Este tratamento conduz a uma melhor resistência de infecção nestas áreas do corpo. A solução à base de plantas feitos a partir das partes superiores floridas da planta são utilizados no tratamento de distúrbios e queixas crônicas, tais como a congestão do trato respiratório, são utilizados no tratamento de diferentes tipos de alergias, eles são utilizados no tratamento de todos os tipos de infecções do ouvido, para o tratamento de doenças fúngicas tais como candidíase e na tonificação dos revestimentos das mucosas do aparelho respiratório. As partes superiores floridas também são utilizados para a preparação de infusões de plantas, juntamente com outras ervas benéficas, estes tratamentos de combinação pode reduzir a gravidade dos alergênicos.
A desintoxicação do corpo também é alcançado por tomar os remédios fitoterápicos feitos a partir dos botões florais das flores. Este remédio promove a transpiração e a produção de urina no indivíduo afetado, como um remédio geral.
Distúrbios do trato respiratório superior e várias infecções na área conduzindo a resfriados, problemas como a amigdalite, a longo prazo laringite e gripe podem ser tratadas eficazmente por beber uma infusão quente da planta. Irá estimular o sistema circulatório e induzir a transpiração no indivíduo e deve ser tomado durante os primeiros sinais de mal-estar, dores físicas, dor na garganta, calafrios corporais, ou o aparecimento de agitação e febre. A solução feita a partir da flor de sabugueiro irá induzir a desintoxicação no sistema e limpar o corpo por uma rápida eliminação da metabólicas toxinas para fora dos poros da pele, o remédio resolve febres persistentes e das infecções deste modo e faz isso de uma maneira muito rápida. Infusão de sabugueiro também é utilizado para o tratamento de qualquer tipo de doenças causadas por eruptivas vírus , incluindo as do sarampo e varicela, a erva induz rápida erupção formação e aumenta a velocidade de recuperação da doença. Quando feita sob a forma de infusão fresco, juntamente com a perfusão do milefólio e a hortelã-pimenta erva, a planta reduz rapidamente a formação de muco e expectoração movem para fora do trato respiratório – assim, como uma infusão de ervas quentes, eles são fortemente descongestionante e são muito bom para o tratamento de constipações comuns, no tratamento de catarro, no tratamento da sinusite, e problemas tais como a congestão brônquica, vários tipos de infecções no tórax e no tratamento de asma – o remédio acelera a taxa de recuperação de todos estes doenças. Catarro e broncoespasmo são efetivamente aliviado pelo efeito relaxante, portanto, ideal para pacientes com asma.
A retenção de líquidos no organismo, também é tratável que tendem a promover a eficácia funcional global dos rins e nesse papel, que pode ser visto como descongestionantes renais, que permitem uma eliminação mais rápida e purificação de todas toxinas no corpo através o sistema urinário – também para transferir o excesso de calor do sistema renal. Remédios feitos a partir do sabugueiro também têm sido utilizados no tratamento de reumatismo sucesso a longo prazo, no tratamento da gota e no tratamento da artrite.
Tradicionalmente, a qualidade relaxante tem uma longa história de uso na tradição herbal, foi usada para acalmar e relaxar os nervos desgastados, o remédio foi dado a indivíduos nervosos para acalmar e vencer a ansiedade e foi usado como um tônico geral para o tratamento da depressão em indivíduos. Um sono reconfortante e muito repousante pode ser induzida em uma pessoa, fazendo-lhe beber uma infusão quente durante a noite, este remédio é particularmente muito útil e benéfico no tratamento de agitação ou irritabilidade em crianças durante o primeiro período de uma infecção aparente no corpo.
soluções tópicas são também feitas e a infusão de ervas ou a forma de pomada pode ser aplicado a vários cortes e feridas na pele, ele pode ser utilizado no tratamento de frieiras, na cicatrização da pele e erupções fissuras, na cicatrização de queimaduras solares, e para diminuir a irritabilidade em pele sensível – em pomada ou na forma de infusão pode servir como um tônico ervas geral para o indivíduo afetado.
Diurético, bem como habilidades de laxantes também são acreditados para ser possuído pelo suco de sabugueiro – este suco é preparado inicialmente cozinhando os frutos e, em seguida, pressionando os frutos cozidos para deixar sair o suco.
Os curandeiros tradicionais na Europa geralmente tratam distúrbios como dor ciática e nevralgias, dando o suco de sabugueiro para os pacientes afetados.
CONSTITUINTES
Elder contém óleo volátil, flavonóides, mucilagens, taninos, vitaminas A, C, glicosídeo cianogênico, ácido viburnic, alcalóide.
A DOSE HABITUAL
Dosagem para diferentes remédios à base de plantas feitos a partir planta varia, no entanto, o extrato de baga de sabugueiro liquefeito normalmente tomado duas vezes ao dia em doses de 5 ml para crianças e adultos jovens, enquanto que a dose para adultos é de 10 ml – esta dose é repetida durante toda a duração do período de tratamento. O chá de ervas pode ser bebido três vezes todos os dias do período de tratamento, e este chá de ervas geralmente é preparada com 3-5 gramas de flores secas, este é normalmente cozido em 250 ml ou um copo de água , e mergulhada no água durante dez a quinze minutos de cada vez, deve então ser esticado, arrefecido e usado nas dosagens indicadas.
EFEITOS COLATERAIS E ADVERTÊNCIAS
Comer os galhos, sementes, folhas, ramos ou raízes em excesso pode ser tóxico, pois contêm cianeto, que produz glicosídeo. Além disso, as flores não amadurecidas são um alcalóide venenoso. Por causa da possibilidade de envenenamento por cianeto, as crianças não devem ser encorajados a fazer brinquedos, estilingues e apitos de madeira velha. Na mesma nota, “chás de ervas” que são feitos com folhas mais velhas não devem ser tomados em excesso e devem ser considerados com cautela. Por outro lado, as bagas maduras são perfeitamente bem para consumir.
COMO FUNCIONA NO CORPO
Devido à presença do composto químico designado por ácido ursólico, que tem uma ação anti-inflamatória, a flor de sabugueiro é reconhecida como uma ajuda eficaz para reduzir a inflamação no corpo. A maioria das ações benéficas atribuídas a erva são, com referência aos problemas associados com o sistema respiratório, e a erva é usado como um remédio para o tratamento específico de catarro nasal além de outros problemas relacionados, associados com o sistema nervoso. A febre do feno e outras condições alérgicas tais como rinite alérgica também podem ser tratadas usando as soluções feitas a partir da flor de sabugueiro, de um modo geral esta erva é muito eficaz contra todos os tipos de alergias. O efeito de desintoxicação do sabugueiro são significativas, e isto é devido ao efeito sudorífico cadeia possuída pela planta, que promove a eliminação de toxinas através do suor. Por esta razão, a erva é de especial utilidade contra as constipações e gripes comuns, tais condições durante a erva pode ativa e eficaz de provocar uma redução nas temperaturas elevadas devido à febre reduzindo também catarro excessiva ao mesmo tempo. A infusão de ervas também é usado como um gargarejo oral por dores de garganta, a erva também é eficaz no alívio da dor de ouvido, que surgem como resultado de mucosas acumuladas no canal auditivo. O efeito diurético é também evidente na erva e a flor de sabugueiro pode ser usada para tratar distúrbios do sistema urinário, o seu efeito de desintoxicação também é aparente nesta região do corpo onde se promove a rápida eliminação de desperdícios metabólicos acumulado, as pessoas afetadas por condições artríticas beneficiar diretamente a partir desta propriedade possuída pelo erva.
APLICAÇÕES
Flores:
INFUSÃO – As flores mais velhas pode ser transformado numa infusão de ervas para utilização no tratamento de diferentes doenças. A infusão deve ser usado quente durante distúrbios febris e durante o tratamento de mucosas acumuladas nos pulmões ou no trato respiratório superior de doentes. A infusão de ervas de flores mais velhas também é utilizada no tratamento de reações alérgicas, tais como a febre dos fenos em pacientes diferentes durante a estação do pólen. Ervas, tais como o Yarrow, o boneset , e hortelã-pimenta pode também ser combinado com a infusão de flores mais velho e usado como uma fórmula de combinação à base de plantas para várias desordens do sistema respiratório.
TINTURA – As flores da pessoa idosa, também pode ser utilizado para preparar uma floral tintura de ervas, que pode ser usada contra resfriados e gripe em pacientes, este remédio também é útil contra os sintomas da febre dos fenos durante a temporada de febre do feno no início da primavera de cada ano.
XAROPE – Os sabugueiro são utilizados na formulação de uma decocção de ervas, que pode ser feita como um tônico para o tratamento profilático de resfriados de inverno, mas também pode ser usado para a tosse quando combinado com outras ervas expectorantes conhecidos, como o tomilho.
TINTURA – Os sabugueiro são muitas vezes misturados com outras ervas como o feijão de pântano ou o salgueiro , para fazer uma combinação tônico de ervas para o tratamento de doenças reumáticas em pacientes.
Sambucus nigra
Descrição
Da família das Caprifoliáceas, arbusto ou árvore vivaz que chega a alcançar de 1 a 1,5 metros de altura, verrugosa e com medula branca esponjosa. Cada folha apresenta de 5 a 7 folíolos, oposta, ímpares, terminando com um maior e mais comprido que as laterais. São pecioladas, em forma de lança, com a base arredondada, o ápice pontiagudo, de bordas desigualmente dentadas. Apresenta nervuras bem salientes na parte inferior. Quando esmagadas possuem um odor intenso e desagradável. Floresce em buques, formando por pequenas flores, que partem de diferentes alturas do caule e atingem o mesmo nível na parte superior, de cor branca ou rosada, de sabor mucilaginosos e fracamente amargo e com odor semelhante ao de amêndoa amargas. O fruto é uma baga de cor escura, matizada de púrpura, com polpa vermelho-escuro , envolvendo de 3 a 5 sementes. O plantio é feito por estacas de galhos ou por sementes, em solo fértil e clima temperado quente. A entrecasca deve ser coletada antes que a planta retorne ao novo estado vegetativo e as flores são colhidas quando de seu florescimento, na estação fria, de preferência, no dia comemorativo de São João ou na véspera, à noite, desse dia. Também pode ser colhida entre os dias comemorativos de São João e de São Pedro. O fruto é retirado quando do seu amadurecimento.
Partes Utilizadas
Frutos, flores e entrecasca do tronco e ramos.
Origem
Europa, Ásia e África no Norte.
Modo de conservar
As entrecascas ou cascas medianas do caule e as flores sem os pendúcolos são secas à sombra, em local ventilado e sem umidade. Armazenar em separado, em sacos de papel ou de pano ao abrigo da luz solar.
Plantio
Multiplicação: por sementes ou estaquia da raiz ou galho;
Cultivo
Não exige clima e nem solos secos, profundos e fofos. Plantio deve ser em covas adubadas com húmus. Planta-se de preferência na primavera;
Colheita
Cascas, raízes, flores, folhas e frutos.
Propriedades
Sudoríficas, diuréticas, depurativas, antiinflamatórias, tonificante e laxante.
Indicações
Utilizado em resfriados e gripes para provocar sudação abundante e uma ação depurativa e descongestionante. É muito utilizada em casos de sarampo, rubéola e escarlatina. Combate também afecções da garganta e conjuntivites.
Princípios Ativos
Glicosídeos, flavonóides e ácidos orgânicos. .
Toxicologia
Não comer grandes quantidades de bagas (frutos) de sabugueiro, pois podem provocar náuseas e intolerância digestiva.
Modo de usar
Diurético; reumatismo; artrite e gora; nefrite; cálculos renais : coloque 1 colher de chá de entrecascas picadas em 1 xícara de chá de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo, abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara, de 3 a 4 vezes o dia, sendo a última dose antes das 17:00 horas.
Dermatoses, erisipela, erupções cutâneas, pruridos, eczemas e reações alérgicas : coloque 2 colheres de sopa de flores picadas em 1 litro de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos, coe e espere amornar. Aplique na parte afetada, com uma gaze ou pano, em forma de compressas.
Febres; analgésicos para as dores em geral; estimulante da sudorese; sarampo; catapora; varicela : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sobremesa de flores picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos, coe e espere amornar. Tome 1 xícara de chá, de 1 a 2 vezes ao dia, ainda morno, ficando em repouso.
Queimaduras que não provocam bolhas e que provocam bolhas: em um pilão, coloque 1 colher de chá de entrecascas picadas e adicione 1 xícara de café de óleo de cozinha. Amasse bem e leve ao fogo, em banho maria, por 3 horas ou deixe em local bem ensolarado. Coe em uma peneira. Aplique nos locais afetados, com um chumaço de algodão ou gaze, de 2 a 3 vezes ao dia.
Fonte: www.herbs2000.com/www.plantasquecuram.com.br
Redes Sociais