PUBLICIDADE
Também conhecido como milefólio, é uma erva perene. É encontrado em todo o mundo e cresce em quase todos os lugares. A planta pode ser encontrada florescendo em terrenos baldios, campos, prados, pastagens, bordas das vias férreas, ao longo das rodovias.
A erva pode crescer até um metro de altura e produz flores atrativas que possuem raios brancos e amarelos. Os discos amarelos nas cabeças de flor gradualmente viram marrom, que produz uma haste, mesmo circular, que se ramifica para fora condensada no topo.
Contendo anti-inflamatórios e anti-séptico, óleos instáveis, bem como os taninos adstringentes, milefólio é uma ótima erva medicinal.
Resinas presentes possuem propriedades adstringentes, enquanto que a sílica auxilia na reparação de tecidos danificados ou desgastados no corpo. Estas propriedades tornam um remédio versátil que, quando aplicado externamente, é útil na cura de cortes e feridas, queimaduras e úlceras, bem como inchado e irritante da pele (inflamatório). Quando tomado internamente, revigora o apetite, aumenta a digestão, bem como a absorção de nutrientes pelo corpo. A característica adstringente de milefólio torna um medicamento útil para parar a diarreia e disenteria, bem como impede a hemorragia dos revestimentos intestinais. Além disso, as qualidades estéreis e anti-inflamatória, ajuda na cura de infecções e órgãos inchados, como no caso de gastrite e enterite.
As propriedades amargas revigoram o fígado. Por outro lado, antiespasmódicos da erva (um agente que alivia espasmos ou cãibras ) ajudam no alívio de cólicas decorrentes de tensões, cólica ou nervoso dispepsia (digestão imperfeita ou dolorosa).
Quando consumido quente, é um medicamento excelente que ajuda na obtenção de alívio da febre e contágios, como gripes, resfriados, tosses, bem como dores de garganta. A erva também é benéfica na remoção de calor e toxinas a partir do sistema através da perspiração aumentada.
Também pode ser utilizado como um estimulante para o sistema circulatório e ajuda na cura de varizes, hemorróidas, flebite (inflamação das veias superficiais que resulta em dor) e trombose. A erva também é útil na redução da pressão arterial e é um diurético eficiente e ajuda a deixar de fora os fluidos excessivos e toxinas através da micção reforçada.
A erva também ajuda a obter alívio da cistite (infecção da bexiga de uma marcada pela dor, bem como, micção frequente dolorosa), bexiga irritável, pedras e irritação. Além disso, a erva é útil em suaves dolorosas articulações e também limpa a pele.
A erva contém esteróis, que têm ações semelhantes aos hormônios e auxilia no controle do ciclo menstrual.
A planta é um remédio extremamente benéfico para mulheres, que é estabelecida a partir do fato de que a erva modera a hemorragia grave durante a menstruação, assim como cura bloqueios no útero.
Partes Usadas
Partes aéreas.
Uso
Durante séculos, a planta tem sido usada para curar ferimentos, especialmente na Escócia. Pessoas tratavam cortes, contusões e outros ferimentos. Indo pela mitologia grega, Aquiles foi relatado para ter usado intensivamente milefólio para curar suas feridas. Chamazulene, encontrado em milefólio e também em alguns óleos voláteis possui propriedades anti-inflamatórias e anti-alérgicas.
Os flavonoides presentes são, talvez, responsável por resultados anti-espasmódicas. Além disso, milefólio é útil no controle do ciclo menstrual, reduz hemorragia intensa, bem como o alívio de dores menstruais em mulheres.
As investigações têm estabelecido que a erva é excelente para curar abcessos. Quando misturado com outras ervas, ajuda na cura de resfriados e gripe.
Além disso, também é eficaz na cura da febre do feno , baixando alta pressão sanguínea , melhorando a circulação do sangue nas veias, e insultando-se as veias inchadas. Quando aplicado externamente, milefólio é também útil como um produto de limpeza à base de plantas para a pele.
Outros Usos Médicos
– Abscesso
Habitat e Cultivo
Basicamente indígena para a Europa e Ásia ocidental, pode ser encontrada florescendo em todas as regiões temperadas do mundo. Como mencionado anteriormente, a erva cresce em todos os lugares, inclusive em terrenos baldios, campos, prados e pastagens, bordas das vias férreas e ao longo das rodovias.
Pesquisa
Apesar de seus muitos usos, milefólio tem sido pouco pesquisado.
Constituintes
-Alcalóides (achilleine)
– Cumarinas
– Flavonóides
– O ácido salicílico
– Sesquiterpeno lactonas
– Poliacetilenos
– Óleo volátil com conteúdo variável (linalol, cânfora, sabineno, chamazulene)
– Triterpenos
– Taninos
A Dose Habitual
Pode ser consumido quer como chá, bem como uma tintura. Se for tomado como um chá, milefólio pode ser misturado com outras ervas. Para obter resultados eficazes é preciso levar a 200 ml de chá três vezes ao dia. Alternativamente, um ou 20 ml gotas de tintura pode ser tomado em três vezes por dia.
Como Funciona No Corpo
Pesquisas científicas têm demonstrado que a apigenina encontrado em plantas possuem ações anti-inflamatórias e anti-espasmódico. Azulenos bem como conteúdo de ácidos salicílico na erva também estão antiespasmódicos (um agente que alivia espasmos ou cãibras). Por outro lado, os alcaloides presentes na planta como um hemostático (um agente usado para parar a hemorragia interna) e, portanto, são úteis na redução da hemorragia.
Mais uma vez, como em camomila , camazuleno encontrado na erva é anti-alérgico na natureza. Significativamente, milefólio é um medicamento à base de plantas e versátil tem ações diferentes em diferentes partes do corpo. No entanto, é talvez melhor conhecido por sua utilidade na cura de problemas respiratórios. A planta tem propriedades diaforéticas (aumento da transpiração) e, portanto, tem sido encontrado para ser muito eficaz na cura de resfriados e febres.
Muitos médicos da medicina de ervas também usar para curar alergia, como no caso da febre dos fenos. Uma vez que a erva tem propriedades múltiplas, é útil em várias condições diferentes. A erva é muito útil quando consumido depois de um surto de gripe ou outra doença, pois funciona como um tônico digestivo e ajuda a aumentar o apetite. Embora o tratamento de problemas cardiovasculares, propriedades antiespasmódica da erva são de grande proveito, enquanto as funções diuréticas tornaram um medicamento importante na redução da pressão arterial, bem como aumentar a circulação do sangue nas veias.
Especialmente em mulheres, milefólio também é útil na cura dos problemas do sistema reprodutivo e na regulação do ciclo menstrual. A planta tem funções múltiplas e muitas vezes diversificadas do mesmo órgão. Enquanto a erva ajuda no combate de sangramento intenso durante os períodos, pode também definir em períodos.
Aplicações
Flores da erva, óleo essencial, folhas, bem como partes aéreas são úteis de alguma forma ou de outra. Seguem abaixo algumas das aplicações da planta milefólio.
Flores:
PERFUSÃO: Uma infusão de flores pode ser preparado por maceração das flores em ebulição da água por algum tempo. Se tomadas internamente, a infusão é útil para catarro respiratório superior. Também pode ser útil para curar eczema quando aplicados externamente como uma lavagem.
INALAÇÃO: As flores frescas podem ser adicionadas a água a ferver e o aroma inalado para curar a febre dos fenos e leve asma.
Folhas:
Fresco: Inserir uma folha na narina ajuda no combate hemorragia nasal.
Cataplasma: Cortes e arranhões no corpo podem ser curados por envolvimento limpos folhas frescas sobre as regiões afetadas.
Partes aéreas:
INFUSÃO: uma infusão preparada com as partes aéreas da planta milefólio é útil para reduzir febres. A infusão é também útil como um estimulante digestivo.
TINTURA: tintura é útil para a cura de perturbações urinárias e problemas menstruais. Também é recomendado para as queixas cardiovasculares.
COMPRESSA: Um pode absorver uma almofada na infusão ou diluir a tintura para obter isenção de varizes.
Milefólio
Denominação botânica: Achilea millefolium
O milefolio, também denominado mil-folhas ou mil-em-rama, é uma erva originária da Eurásia. Seu nome científico, “millefolium”, foi dado em referência a aparência e constituição de folhas, que se parecem com mil folhas em uma só planta. Além de seus diversos usos na medicina, ela também foi muito usada como ingrediente de saladas na Europa no século XVII.
É muito comum encontrá-la em lugares herbóreos dos Estados Unidos e da Europa. Os capítulos são concisamente ligulados, de cor branca ou rosa, com centros amarelados.
É uma planta herbácea, aromática, perene, rizomatosa, que atinge de 20 cm a 60 cm de altura. Suas folhas são verde-escuras, de formato oblongo-lanceolado, muito subdivididas em segmentos lineares. As flores são agrupadas em capítulos (corimbos), sendo as marginais hermafroditas , de formato tubular e coloração amarela.
Os frutos são aquênios.
Aplicação óleo essencial: febre, tratamento capilar, hemorróidas, hipertensão, indigestão, insônia, enxaqueca, sinais e marcas de expressão, cicatrizes, veias varicosas, ferimentos.
Precauções: é neurotóxico. Evitar durante a gravidez, e em casos de febre e epilepsia.
Referência Bibliográfica
CORAZZA, Sônia. Aromacologia uma ciência de muitos cheiros, P.211
Fonte: www.herbs2000.com/SENAC
Redes Sociais