PUBLICIDADE
Essa planta é conhecida por suas belas flores, porém foi descoberto várias propriedades medicinais ma planta.
Ela é antioxidante, diminui o colesterol, gripes, dores estomacais, entre outros.
( Por Portal São Francisco)
Denominação botânica
Jasminum officinalis
Nativo do Himalaia e cultivado na China, Índia, França e região mediterrânea , o gênero Jasminum abriga cerca de 200 espécies de arbustos e trepadeiras, sendo mais conhecidas no Brasil as variedades J. officinalis, de flores brancas; J. grandiflorum, de flores rosadas; J polyanthum, de flores brancas ou rosadas ; J. nudiflorum e J. mesnyi, ambas de flores amarelas, ambas de flores amarelas. A variedade para fins medicinais.
O jasmim é utilizado há milênios, desde a antiga Arábia, principalmente por suas propriedades afrodisíacas. Seu perfume doce e envolvente inspirava ardentes canções dos poetas árabes e era considerado indispensável pelas mulheres dos haréns dos sultões. Na Índia, representa o amor desde os tempos mais remotos.
Ainda hoje é uma flor muito utilizada nas grinaldas nupciais.
O óleo extraído de suas flores é considerado por alguns como o rei dos óleos. As flores são colhidas a noite quando a fragrância é mais forte.
As espécies difundidas no Brasil são trepadeiras lenhosas, semi-herbaceas, que atingem até 6 m de altura.
Todas elas têm folhas unifoliadas, trifoliadas ou imparipenadas. As inflorescências são normalmente terminais, com flores bissexuais brancas, amarelas ou rosadas.
Aplicação do óleo essencial: excelente antidepressivo, afrodisíaco, é indicado para ansiedade, exaustão, impotência, frigidez, pele seca, pele sensível, dermatite. Facilita o trabalho de parto.
Precauções
Pode ser prejudicial nos estados iniciais de gravidez. O uso em excesso é contra-indicado.
Referência Bibliográfica
CORAZZA, Sônia. Aromacologia uma ciência de muitos cheiros, P.193,194.
Fonte: SENAC
Jasminum officinale, conhecido como o jasmim comum ou apenas jasmim, é uma espécie de angiospermas na família Oleaceae, nativa do Cáucaso, Irã Norte, o Afeganistão, o Himalaia e oeste da China. Também é conhecida como jasmim poeta, e é particularmente valorizada pelos jardineiros de todo mundo para a fragrância intensa de suas flores no verão.
Uso Médico
Jasminum officinale também é utilizado como um óleo essencial na aromaterapia. É especificamente utilizado em dermatologia ou como um anti-séptico ou como agente anti-inflamatório.
Jasminum officinale L. var. grandiflorum na medicina popular é usado para o tratamento da hepatite no sul da China. Tem mostrado atividade anti-viral in vitro. O efeito de um extrato aquoso de novos botões florais de Jasminum officinale var. grandiflorum Linn foi estudado sobre a fertilidade em ratos fêmea. O extrato originou uma diminuição significativa nos níveis de progesterona no soro.
Jasmim é conhecido como o “Rei de Óleos”, e seu perfume doce, é amado pela maioria das pessoas. As flores lançam seu perfume ao anoitecer, por isso as flores são colhidas durante a noite e uma pequena quantidade de óleo é obtido por extração com solvente. O resultado é um óleo muito caro, mas podem ser utilizados em concentrações baixas de modo que não é rentável para usá-lo em produtos.
O aroma de jasmim é descrito como calmante e relaxante sem ser soporífero, e é indicado para depressão e estresse, bem como algumas condições respiratórias. É indicado para condições de pele sensíveis. Mas principalmente o jasmim tem uma reputação como um afrodisíaco e utilizado para todos os tipos de problemas sexuais.
Segurança
Este óleo pode causar irritação em algumas pessoas se utilizado com muita frequência, ou em concentrações mais elevadas, assim use com cuidado, de preferência em concentrações baixas. Um componente importante de jasmim é acetato de benzilo (~ 25%) que é conhecido por ser absorvido através da pele e conhecido por ser um agente sensibilizador alérgico. Aqueles que mostram alergia a comida picante, perfumes e cosméticos são mais susceptíveis de reagir.
Simbolismo
É amplamente reconhecido como a flor nacional do Paquistão.
Jasmim derivou seu nome a partir da Jasmine antiga palavra francesa que está de novo derivado da palavra persa que significa literalmente ‘Yasmin’ “dom de Deus”. Esta planta pertence ao gênero de arbustos e trepadeiras pertencentes à oliveira, família (Oleaceae). Este gênero compreende cerca de 200 espécies que são nativas tropicais, assim como regiões temperadas do mundo.
A maioria das espécies deste gênero crescem como escaladores sobre outras plantas ou são colocados em arame, portões ou cercas nos jardins. Às vezes, as plantas desta espécie também são feitos para escalar através de arbustos. As folhas de jasmim podem ser de natureza perene ou decídua.
As plantas são cultivadas extensivamente para suas flores aromáticas. As flores são delicadas e abertas apenas durante a noite e são colhidas pela manhã, quando as pétalas pequenas estão bem fechadas. As pétalas de jasmim costumam ficar abertas entre seis e oito horas durante a noite, quando a temperatura cai.
Suas flores exalam um aroma divino que transmite a sua presença a todos que ficam nas proximidades. As flores perfumadas altamente doces das espécies têm sido altamente valorizadas por várias culturas em todo o mundo por vários séculos. Na verdade, diz-se que a rainha egípcia foi tão atraída pelo cheiro de jasmim que ela usou regularmente em seu cabelo. Na Indonésia, uma espécie de jasmim – Jasminum sambac – é a flor nacional, que também é muito utilizado pelos moradores em cerimônias de casamento. Da mesma forma, a flor nacional do Paquistão é Jasmine officinale. Flores de jasmim também são usadas em cerimônias religiosas nas Filipinas, as pessoas usam guirlandas feitas de jasmim (localmente chamado ‘sampaguita’) para decorar imagens de deuses e deusas.
Flores de jasmim são pequenas, mas extremamente aromáticas.
Além de ser uma planta aromática, também possui propriedades terapêuticas e, consequentemente, o óleo essencial é amplamente utilizado na aromaterapia. O óleo essencial é obtido a partir de Jasminum grandiflorum (sinônimo officinale). Esta espécie também é conhecida por outros nomes – Jasmin, Jasmine comum e Jessamine.
O aroma profundo, doce e floral do óleo essencial é atribuído às flores brancas com a aparência de uma estrela que cresce de forma robusta. Óleo essencial de jasmim é muito caro e isso pode ser medido pelo fato de que mais de 8.000 flores produzem apenas um grama de óleo. Normalmente, as flores são colhidas no início da manhã, mas se são arrancados durante a noite, possuem aroma mais potente. O óleo essencial é obtido por destilação a vapor das flores, porém para produzir uma pequena quantia é necessário uma enorme quantidade da planta.
Na verdade, o óleo essencial é dito ser entre os óleos essenciais, o mais caro disponível em qualquer lugar.
Este óleo essencial é fora do comum, tem um efeito estético, pode facilmente combinar com qualquer outro óleo essencial, que é eficaz para o tratamento de condições como a depressão, e também possui propriedades sedativas afrodisíacas, bem como anti-séptico. Usando apenas algumas gotas deste óleo tem a aptidão para realizar maravilhas quando ele é misturado com qualquer outro óleo essencial.
As propriedades terapêuticas possuídos pelo óleo essencial de jasmim torná-lo um excelente remédio para o cuidado da pele , especialmente para peles desidratadas irritada ou suscetíveis. Além disso, a aplicação externa de óleo essencial de jasmim também ajuda a aliviar a tosse , espasmos musculares, rouquidão, estresse ou tensão relacionados com as condições e os problemas uterinos. Este óleo também tem vários usos industriais e é amplamente utilizado no fabrico de perfumes,cosméticos , sabões e produtos de higiene pessoal.
Como referido acima, além de possuir um potente aroma doce e floral, o óleo essencial também tem várias propriedades terapêuticas e é amplamente usado como um agente anti-séptico, antiinflamatório e sedativo. Pode ser facilmente misturado com qualquer outro óleo essencial, incluindo óleo de gerânio essencial, óleo essencial de erva-cidreira, óleo essencial de incenso , óleo essencial de bergamota, entre outros.
De fato, durante os tempos antigos, o óleo essencial extraído das flores de jasmim foi altamente valorizado. Isto foi principalmente devido ao fato de que as pessoas consideravam este óleo com propriedades afrodisíacas. Pessoas de várias culturas utilizavam óleo essencial de jasmim em várias cerimônias. Enquanto as pessoas na China usavam óleo essencial de jasmim nos hospitais e salas de doentes, a fim de limpar o ar de poluentes e fazer a atmosfera perfumada, os egípcios antigos usavam esse óleo para fornecer alívio de problemas relacionados aos nervos, dores de cabeça e também insônia. Na Indonésia, as pessoas usam as flores de jasmim para adicionar essência em sua comida.
Para além das propriedades discutidas acima o óleo essencial de jasmim é particularmente útil para as mulheres, uma vez que proporciona alívio de dores menstruais e cãibras , bem como ajuda a manter o equilíbrio hormonal.
Pode-se mencionar aqui que óleo essencial é conhecido por oferecer vários benefícios físicos e emocionais. Na aromaterapia, o óleo essencial é dito ser um tranquilizante potente, bem como um relaxante que induz calor e promove o sono profundo. Este óleo é especialmente útil para aqueles que sofrem de nervoso, ansiedade, depressão e insônia. Este óleo não só incentiva o sentimento de harmonia e esperança, mas seu uso também traz alegria, contentamento, e outros sentimentos semelhantes.
Óleo essencial de jasmim também possui propriedades antidepressivas e, portanto, é muito útil para pessoas que sofrem de síndrome da fadiga crônica e alterações de humor.
PROPRIEDADES GERAIS
antidepressivo
afrodisíaco
calmante
edificante
COMBINA BEM COM
Qualquer óleo essencial, mas em especial com:
bergamota
sálvia
gerânio
rosa
sândalo
ylang ylang
USO GERAL
anorexia e bulimia
apatia
parto
depressão
pele sensível seca
frigidez
impotência
aumenta o leite materno
falta de confiança
menopausa
supersensibilidade
PRECAUÇÃO
Apesar de suas propriedades terapêuticas, deve-se sempre lembrar que o óleo essencial extraído das flores de jasmim nunca deve ser usado internamente ou consumido. Além disso, as mulheres grávidas não devem usá-lo nos primeiros quatro meses de gravidez. No entanto, o uso deste óleo para massagem durante o parto ajuda a aliviar as dores.
Fonte: es.wikipedia.com/www.herbs2000.com
Redes Sociais