PUBLICIDADE
Esta planta é utilizada em tratamentos alérgicos, febre do feno, anti-inflamatório, expectorante, sinusite, infecções do trato respiratório superior e catarro.
Também é muito utilizada em colírios devido suas propriedades benéficas a visão.
Enquanto o extrato é usado em muitos produtos naturais de cuidados da pele, tem sido tradicionalmente usado para curar os olhos vermelhos e outras irritações. O uso deste extrato para curar irritações nos olhos remonta à Idade Média. Há registros do século XI do extrato herbal sendo um remédio para doenças oculares. O extrato também é consumido sob a forma de chá de ervas. O chá de ervas é considerado eficaz em proporcionar alívio de sinusite, inflamações, problemas respiratórios, acúmulo de muco e rinite.
O extrato é amplamente utilizado em produtos orgânicos para o cuidado da pele devido às suas propriedades antibacterianas, adstringentes e anti-inflamatórias. Os componentes do extrato também têm um efeito terapêutico quando o extrato é consumido como chá ou mesmo quando aplicado topicamente.
A aplicação tópica tem apenas um efeito calmante regional ou imediato e não em todo o corpo. Não há efeitos colaterais conhecidos do extrato, seja quando usado topicamente ou quando consumido como chá. No entanto, a moderação é recomendada.
Nos últimos anos, as empresas que fabricam produtos naturais para o cuidado da pele em todo o mundo endossaram o uso do extrato de Euphrasia officinalis por seu efeito sobre olheiras, inchaço sob os olhos e outros sinais faciais do envelhecimento. O extrato é atualmente usado em vários cremes, loções, géis e até mesmo em cremes esfoliantes. O extrato pode proporcionar alívio da acne e até curar a pele irritada ou inflamada. O extrato é particularmente eficaz na pele oleosa. Tem um efeito de aperto que é realmente desejável, pois perder a elasticidade natural da pele é um dos primeiros efeitos adversos do envelhecimento.
Euphrasia ( Eufrásia ) é um gênero com cerca de 450 espécies de plantas herbáceas com flores na família Orobanchaceae (anteriormente incluída no Scrophulariaceae ), com uma distribuição cosmopolita . Eles são semi-parasitária em gramíneas e outras plantas. O nome comum refere-se ao uso da planta no tratamento de infecções de olho.
Muitas espécies são encontradas em alpinas prados ou sub-alpina onde a neve é comum. Têm uma menor pétala em forma de um lábio. As cores das flores mais comuns são roxo, azul, branco e violeta. Algumas espécies têm marcas amarelas na parte inferior da pétala para atuar como um guia para os insetos polinizadores.
Uso em fitoterapia e medicina
A planta era conhecida por clássicos herbalistas. Foi também utilizado para tratar a má memória e vertigem.
Herbalistas usam como uma cataplasma com ou sem a administração concomitante de um chá para a vermelhidão, inchaço e distúrbios visuais causados por conjuntivite. A erva também é usada para a fadiga ocular e para aliviar a inflamação causada por resfriados, tosse, infecções do seio, dor de garganta e febre do feno.
Peças usadas incluem a folha, o caule, e pequenos pedaços das flores. Preparações típicas incluem uma compressa morna ou chá. A segurança desta erva durante a gravidez e lactação não foi comprovado.
Referências
HOWARD, MICHAEL (1987): remédios populares tradicionais . Século.
Benefícios
Os benefícios da Eufrásia são conhecidos desde os tempos antigos, e tem sido usado não só para os males dos olhos, mas também para muitos outros problemas.
Embora a maioria do uso generalizado é para os olhos, também é utilizado para combater problemas como infecções do trato respiratório dos seios, garganta e tosse e resfriado ou gripe e do estômago quando preparado em forma de chá, por ser uma bebida amarga é um bom digestivo e aperitivo .
Pelos seus componentes também é um bom adstringente e anti-inflamatório.
Eufrásia é um bom remédio para combater a dor, conjuntivite, vermelhidão e lacrimejamento.
Receita – Compressa
Colocar gotas de água em uma bacia limpa( esterilizada) e 2 colheres de chá da erva , ferver 10 minutos em fogo baixo, cubra e deixe descansar. • Conserve a garrafa de vidro muito bem coberto, se usar durante vários dias. De preferência fazer um novo a cada três dias.
Fonte: naturellecosmetics.com/en.wikipedia.org/www.cuidadodelasalud.com
Redes Sociais