Benefícios para a saúde do anis estrelado
PUBLICIDADE
O anis estrelado possui propriedades carminativas, digestivas, estimulantes e diuréticas. É usada para combater cólicas e reumatismo. É um aroma comum para chás medicinais, misturas para tosse e pastilhas.
Na medicina tradicional chinesa, o anis estrelado é prescrito como uma ajuda digestiva, promovendo a saúde dos órgãos reprodutivos femininos e para as mães lactantes aumentarem a secreção do leite materno. Ele é usado para promover o apetite, para tratar a dor abdominal, distúrbios digestivos, incluindo cólicas, queixas causadas pelo clima frio, como a lombalgia, e para aliviar a flatulência.
As propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas do anis estrelado são úteis no tratamento da asma, bronquite e tosse seca. Por esse motivo, algumas misturas de tosse contêm extrato de anis estrelado.
O anis estrelado, na sua forma natural, pode ajudar o sistema imunitário do corpo a combater muitas estirpes de gripe, bem como muitos outros problemas de saúde. O ácido chiquímico, um composto presente no anis estrelado, é utilizado para preparar medicamentos para gripe. Anis estrelado também pode ser usado como por suas propriedades sedativas para garantir um bom sono.
O óleo de anis estrelado é útil para aliviar o reumatismo e a dor lombar. Também pode ser usado como um purificador de hálito natural. Linalol, um composto presente no anis estrelado contém propriedades antioxidantes.
Cultivo e Colheita
Por ser uma arbórea de grandes raízes, prefere solos bem drenados, ricos em húmus. Toleram temperaturas baixas, entre -5 a – 10° C, e em locais de temperatura mais baixa e ventos fortes é necessário paredes de proteção. Prefere ambientes iluminados, mas podem ser cultivados em local a meia sombra. Na China o anis é muito cultivado para a obtenção dos seus frutos, muito empregado em sua culinária e para a extração do seu óleo essencial utilizado medicinalmente. No Japão é cultivado aos redores dos templos religiosos e cemitérios. A multiplicação se dá pelas sementes, e não requer nenhuma técnica especial para estimular a germinação. Também pode ser multiplicadas por estaquia.
Parte Utilizada
A parte do vegetal que se utiliza são os frutos com suas sementes. Suas folhas também são ricas em óleos essenciais. A casca de seu tronco é utilizada no preparo de incensos.
Princípios Ativos
Muito rico em óleos essenciais, que são utilizados principalmente como aromatizantes. Este é constituído principalmente de anetol, felandreno, safrol, terpinol, 1,4 cineol. Esta planta é rica em ácido shikimico, um potente anti-viral. O laboratório Roche possui a tecnologia para extração deste ácido do anis estrelado, e a partir desta substância isolada elabora o medicamento Tamiflu, um anti-viral potente que ficou muito famoso e teve um grande crescimento de vendas no período da “gripe aviária” e agora mais recentemente na “gripe suína”.
Efeitos Colaterais
Planta muito utilizada como fitoterápico e condimento, mas o seu excesso pode causar alguns transtornos, principalmente para crianças muito pequenas. Problemas de enjôo e neurológicos foram relatados.
Ademar Menezes Junior
Fonte: theepicentre.com/www.oficinadeervas.com.br
Redes Sociais