Amora (Morus nigra)
PUBLICIDADE
Os benefícios à saúde das amoras incluem sua capacidade de melhorar a digestão, diminuir o colesterol, ajudar na perda de peso, aumentar a circulação, construir tecidos ósseos, estimular o sistema imunológico, prevenir certos cânceres, retardar o processo de envelhecimento, diminuir a pressão sanguínea, proteger os olhos e melhorar o metabolismo global do corpo.
Ajuda na Digestão
Como a maioria das frutas e legumes , as amoras contêm fibras alimentares, o que faz aproximadamente 10% das suas necessidades diárias em uma única porção. A fibra dietética pode ajudar a melhorar a digestão, aumentando as fezes, acelerando assim o movimento de alimentos através do trato digestivo, reduzindo também a ocorrência de constipação , inchaço e cólicas. Além disso, a fibra ajuda a regular os níveis de colesterol e pode melhorar a saúde do coração quando regularmente adicionados à dieta.
Aumento da Circulação
Os altos níveis de teor de ferro nas amoras podem aumentar significativamente a produção de glóbulos vermelhos. Isso significa que o corpo aumentará sua distribuição de oxigênio para tecidos e órgãos importantes, ajudando assim a impulsionar o metabolismo e otimizar a funcionalidade desses sistemas.
Regular a pressão arterial
O resveratrol é um flavonóide muito importante que afeta diretamente o funcionamento de certos mecanismos nos vasos sanguíneos, principalmente tornando-os menos propensos a danos por angiotensina, o que pode causar constrição dos vasos sanguíneos.
Na verdade, o resveratrol aumenta a produção de óxido nítrico, que é um vasodilatador, o que significa que relaxa os vasos sanguíneos e reduz as chances de formação de coágulos sanguíneos e problemas cardíacos subsequentes, como derrames ou ataques cardíacos. O resveratrol é encontrado em muitas bagas de pele escura como amoras, incluindo a maioria das uvas , razão pela qual este antioxidante benéfico também é encontrado em vinhos.
AÇÃO E INDICAÇÃO
Diminui sintomas de menopausa. Sedativo suave, diurético.
FORMAS UTILIZADAS
Cápsula (pó da planta)
Tintura (líquido)
Extrato Fluido (líquido)
Chá (rasura)
Amora Folhas (Morus nigra)
Escrito por: Orlando Vettorazzo Em: Extratos
Tem ação refrescante, antiinflamatória, emoliente e antibacteriana – sendo utilizada nos tratamentos de acne e erupções cutâneas. Atua contra os radicais livres, hidratando, remineralizando e reforçando a estrutura do manto hidro lipídico que é a camada da pele do corpo que impede que ocorra o ressecamento. O extrato das folhas de amora é conhecido como um fito hormônio possui efeito semelhante ao estrógeno.
Atua no tratamento dos sintomas neurovegetativos relacionados ao climatério:
Suores noturnos.
Calorões.
Distúrbios do sono.
Nervosismo.
Dores de cabeça e palpitações cardíacas.
Previne a redução da densidade óssea.
O extrato das folhas é empregado no combate:
Diabetes.
Pedras nos rins.
Catarro da bexiga.
Reduz pressão sanguínea.
Afecções da garganta na forma de gargarejo.
Mais sobre a planta
São conhecidas duas variedades alba e nigra. A segunda com frutos negros e a primeira com frutos brancos. No século XVI, na Europa, se empregavam tanto os frutos como a casca e as folhas da amora negra. O fruto para as inflamações e hemorragias, a casca para as dores de dentes e as folhas para as mordidas de cobra e também como antídoto de envenenamento por acônito. Apesar de a amoreira estar desaparecendo da matéria médica na Europa, a amoreira branca segue sendo muito empregada na China como remédio para tosse, resfriados seguidos de febre, dor de cabeça, garganta irritada e pressão alta. Com o conceito chinês de yin e yang, a amoreira branca é empregada para dissipar o calor do canal do fígado, que pode levar a irritação dos olhos e afetar estados de ânimo e também para refrescar o sangue. Portanto é considerado um tônico yin.
Na Europa recentemente tem-se empregado as folhas da amora negra para estimular a produção de insulina no diabetes.
Fonte: www.organicfacts.net/www.oficinadeervas.com.br
Redes Sociais