Direção Mecânica – O que é
PUBLICIDADE
A direção é a coleção de componentes, ligações, etc., que permite que qualquer veículo (carro, moto, bicicleta) siga o curso desejado.
Os sistemas de direção reúnem eixos, barras, engrenagens e articulações que permitem os movimentos das rodas dianteiras do veículo com pequenos esforços do motorista ao manobrar o volante.
Os carros são guiados pelo movimento das rodas.
Isso é possível graças a um conjunto de peças articuladas constituído basicamente por:
Volante de direção,
Coluna,
Árvore,
Caixa de direção,
Barras de direção,
Braços de direção.
Em alguns veículos, a árvore de direção é uma haste cilíndrica de aço ou um conjunto de hastes menores articuladas (cruzetas) que transmitem o movimento do volante à caixa de direção.
Com o avanço da segurança nos veículos, foi introduzida a coluna de direção retrátil que, em casos de impacto frontal, se deforma e impede que o motorista seja atingido pelo volante.
De acordo com o acionamento, temos dois modelos de sistema de direção:
Mecânico,
Servo-assistido (tema da próxima matéria).
A caixa de direção transmite o movimento do volante aos braços e à barra de direção.
Os tipos mais comuns de caixa de direção são:
Com setor e rosca sem fim,
Com pinhão e cremalheira.
Setor e rosca sem fim
Todo o conjunto desta caixa trabalha em banho de óleo ou graxa. É geralmente utilizado em veículos mais antigos ou na linha pesada. A rosca sem fim recebe o movimento do volante e transmite ao setor. Ambas as peças ganham tratamento de superfície no aço.
Este tipo de caixa de direção necessita de inspeções mais freqüentes, reapertos, regulagens e verificação do óleo, pois o envelhecimento deste componente pode propiciar a corrosão.
Pinhão e cremalheira
Os componentes desta caixa são montados em uma carcaça de liga leve com coifas protetoras. A graxa é utilizada como lubrificante.
O pinhão é montado junto com a árvore de direção e engrena-se à cremalheira.
A folga entre os dois componentes é corrigida por meio de dispositivos de regulagem automática.
A cremalheira fica ligada às barras de direção por articulações esféricas.
Por causa da redução de tamanho nos veículos atuais, o espaço útil para a manutenção tem se tornado cada vez menor. Porém, com paciência e ferramentas especiais, é possível realizar a regulagem do mecanismo da maioria dos veículos sem removê-lo.
Ex: para veículos com direção mecânica como Gol, Parati, Quantum, Santana, Monza:
Solte a contraporca do parafuso de ajuste,
Aperte o parafuso de ajuste até sentir o mecanismo preso na posição central da cremalheira,
Solte o parafuso de ajuste de 30o a 60o da posição anterior,
Trave a contraporca sem alterar a regulagem.
Fonte: arquivo.oficinabrasil.com.br
Redes Sociais