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Porsche 911 (901)
Tratando-se de automóveis, quando ouvimos a denominação Targa logo nos lembramos dos carros conversíveis de capota rígida removível.
Este tipo de carroceria foi introduzida pela Porsche em 1967, assim como a designação Targa que tem origem em uma das mais importantes competições européias, a Targa Florio, realizada na Sicília – Itália, sendo disputada de 1906 até 1975.
Detalhe: Em 1967, o Porsche Targa não tinha vidro traseiro.
No início do anos 80, ao desenvolver o seu primeiro modelo com motorização dianteira refrigerada a água e tração dianteira, a Besson & Gobbi S.A. escolheu para o modelo este conceito de carroceria e o batizou com a mesma nomenclatura da Porsche: Targa.
Miura Targa 1982
Contudo, havia uma diferença estrutural na carroceria desenvolvida pela fábrica brasileira para o Targa, era o T-Top.
O T-Top é um teto com painéis removíveis em ambos os lados de uma barra rígida fixada no centro de uma barra estrutural (santo-antônio) para o centro de outra barra estrutural (barra do parabrisas).
Embora o T-Top estivesse patenteado desde 1951, o primeiro carro de linha a utilizá-lo foi o Corvette Stingray em 1968 e o utilizou até 1982.
Utilizaram, também, o mesmo sistema o Camaro, Mustang, Thunderbird, Pontiac Firebird/TransAm, Dodge Magnun (USA), Nissan 300ZX e muitos outros.
Corvette Stingray 1968
Através da análise de alguns materiais publicitários cedidos pelo Sr. Roberto Gobbi ao Sr. Gino Pesente constatamos que foi fabricado um modelo Targa que pode ser considerado por muitos um verdadeiro paradoxo, um Targa de teto fixo!
A janela traseira é normalmente fixa, mas em alguns modelos Targa, é removível ou dobrável, tornando-se um tipo de veículo conversível.
O termo foi usado pela primeira vez em 1966 Porsche 911 Targa, e continua a ser uma marca registrada da Porsche AG.
Um modelo em duas opções: Targa com teto fixo e Targa com teto removível
Targa com teto removível
Fonte: www.miuraclubedobrasil.com.br
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