Tipos de Ondas

Ondas Quanto à Origem

PUBLICIDADE

Quanto à origem uma onda pode ser classificada em onda mecânica e onda eletromagnética.

Tipos de Ondas

Ondas mecânicas são as ondas produzidas por uma perturbação num meio material, como, por exemplo, uma onda na água, a vibração de uma corda de violão, a voz de uma pessoa, etc.

Ondas eletromagnéticas são produzidas por variação de um campo elétrico e um campo magnético, tais como as ondas de rádio, de televisão, as microondas e outras mais.

Tipos de Ondas

As ondas eletromagnéticas não precisam de um meio de propagação, logo podem propagar-se no vácuo. As ondas mecânicas não têm essa possibilidade.

ONDAS QUANTO À DIREÇÃO DE OSCILAÇÃO

Uma outra classificação de onda é em relação à direção de oscilação, comparada coma direção de propagação.

Considere, por exemplo, uma corda segurada por duas pessoas nas extremidades. A pessoa na extremidade da esquerda levanta e abaixa a corda rapidamente. Forma-se, então, um pulso de onda.

Tipos de Ondas

Após alguns instantes, o pulso terá se propagado e teremos a situação seguinte:

Tipos de Ondas

Note que o pulso de onda está se propagando na horizontal da esquerda para a direita, enquanto os pontos da corda, os perturbados pelo pulso, oscilam para cima e para baixo. Com isso, a direção de oscilação (vertical) é perpendicular à direção de propagação (horizontal). A onda será chamada de onda transversal.

Podemos obter uma onda transversal usando uma mola helicoidal.

Tipos de Ondas

Entretanto, os exemplos mais significativos de ondas transversal são as ondas eletromagnéticas (todas), que serão estudadas mais adiante.

Tipos de Ondas

Considere agora uma pessoa falando. O som da voz da pessoa se propaga no espaço em todas as direções, afastando-se da fonte, como indicado no desenho. O som, transmitindo-se no ar, produz compressões e rarefações. De acordo com a seqüência sonora emitida pela pessoa, podemos ter camadas de ar mais comprimidas ou menos comprimidas, conforme está representado na figura como regiões claras e regiões escuras.

Podemos fazer o diagrama de oscilação num certo instante:

Tipos de Ondas

Tipos de Ondas

Veja a figura abaixo para ter uma visão complementar desse fenômeno.

Tipos de Ondas

Outro exemplo interessante pode ser obtido com uma mola helicoidal:

Tipos de Ondas

Existem também asondas mistas, como o som nos sólidos.

ONDAS QUANTO AO TIPO DE ENERGIA TRANSMITIDA

Quanto ao tipo de energia transmitida pela onda, podemos classificá-la em ondas sonoras, ondas luminosas, ondas térmicas, etc.

Fonte: www.terra.com.br

Tipos de Ondas

Tipos e Definições

As ondas são avaliadas segundo o comprimento em que se expressam, dependendo esse comprimento do emissor em que se verifica a agitação. Fina vara tangendo as águas de um lago provocará ondas pequenas, ao passo que a tora de madeira, arrojada ao lençol líquido, traçará ondas maiores.
Um contrabaixo lança-las-á muito longas.
Um flautim desferi-las-á muito curtas.
As ondas ou oscilações eletromagnéticas são sempre da mesma substância, diferenciando-se, porém, na pauta do seu comprimento ou distância que se segue do penacho ou crista de uma onda à crista da onda seguinte;
em vibrações mais, ou menos rápidas, conforme as leis de ritmo em que se lhes identifica a frequência diversa.

Que é, no entanto, uma onda?

À falta de terminologia mais clara, diremos que uma onda é determinada forma de ressurreição da energia, por intermédio do elemento particular que a veicula ou estabelece.
Partindo de semelhante princípio, entenderemos que a fonte primordial de qualquer irradiação é o átomo ou partes dele em agitação, despedindo raios ou ondas que se articulam, de acordo com as oscilações que emite.

Glossário de Física

Onda estacionária. A resultante de dois trens de onda, de mesmo comprimento de onda, freqüência e amplitude, deslocando-se em direções opostas através do mesmo meio.
Onda longitudinal. Uma onda na qual a partícula do meio de propagação vibra para a frente e para trás ao longo da trajetória seguida pela onda no meio.
Onda mecânica. Uma perturbação que se desloca através da matéria.
Ondas de rádio. Também chamadas ondas hertzianas. Radiações eletromagnéticas produzidas por inversões rápidas de corrente em um condutor.
Ondas eletromagnéticas. Ondas transversais no espaço, tendo uma componente elétrica e uma componente magnética, perpendiculares entre si e normais à direção de propagação.
Onda transversal. Uma onda em que as partículas do meio vibram em ângulo reto com a trajetória da onda no meio de propagação.

A onda eletromagnética compreende uma ampla variedade de ondas:

-ondas sonoras
-ondas de calor
– ondas luminosas
-ondas Hertzianas (conhecidas como ondas de radio freqüência e vulgarmente como ondas de radio),
– ondas de raios X
e diversas outras ondas.

As ondas curtas referem-se à parte do espectro eletromagnético que corresponde às freqüências compreendidas entre 3 e 30 MHz. Sua principal característica é a propagação a longas distâncias, tornando possíveis comunicações tais como emissões radiofônicas internacionais (international shortwave broadcasting), radioamadorismo (ham radio) e coordenação de viagens a longa distância por estações móveis marítimas.

Fonte: www.guia.heu.nom.br

Veja também

Cristais fotônicos

PUBLICIDADE Cristais fotônicos – Definição Cristais fotônicos são estruturas dielétricas periódicas projetadas para formar a estrutura …

Metamerismo

PUBLICIDADE Para entender o conceito de metamerismo, devemos primeiro começar com uma definição básica. Na colorimetria, metamerismo é …

Cavitação

PUBLICIDADE Cavitação – Definição Cavitação é o termo usado para descrever a formação de bolhas no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.