Pressão – Definição
PUBLICIDADE
Pressão pode ser definida como a intensidade de uma força atuante F numa determinada área S. É um dos mais assuntos mais importantes na área da Física denominada de Hidrostática, uma subárea da Mecânica.
Figura 1 – Uma força F atuando numa determinada área S.
A fórmula para calcular a Pressão é a seguinte:
Onde:
F = é a força exercida (em N);
S = é a área (m²);
A unidade do SI é Pascal (Pa) equivale a N/m².
Através da fórmula acima é possível perceber que quanto menor a área, maior será a pressão exercida pela força.
Utilizamos esse conceito em nosso cotidiano sem perceber.
O prego, por exemplo, possui a ponta mais fina do que o seu corpo. Mas por qual motivo? É simples!
A ponta do prego é mais fina, logo a pressão será maior, pois a área da ponta em relação à área do corpo é bem menor, e isso facilida que fure algum objeto.
Quando um mergulhador profissional precisa mergulhar, ele cai na água com vários equipamentos de segurança, e um desses equipamentos é o Barômetro, responsável por indicar a pressão em baixo d’água. O mergulhador necessita desse equipamento para saber qual é a pressão que o seu corpo aguenta até determinada profundidade, então podemos dizer que: A pressão hidrostática sobre esse mergulhador será maior quanto mais profundo ele estiver.
Exemplo
1) Uma quantidade de água pesando 20N está num balde com a área de 0,2 m². Qual é a pressão que a água exerce no fundo do balde?
Sabemos que Força e Peso são equivalentes, pois peso é um tipo de força. Dessa forma temos que:
R: A pressão que a água exerce no balde é de 100 N/m².
Na maioria dos casos consideramos que a pressão exercída sobre o objeto/área seja uniforme, ou seja, é a mesma para todos os pontos.
Além da unidade convencional que utilizamos para pressão (Pa), existe também outra unidade chamada de dina por centímetro quadrado (dyn/cm²). É utilizada no sistema CGS.
Por Augusto Abreu
Redes Sociais