PUBLICIDADE
Muay Thai
História
O Muay Thai é uma luta originaria da Tailândia, também conhecido como Boxe Tailandês ou Thai Boxing, é o esporte nacional da Tailândia. Arte marcial com mais de 2.000 anos de existência criada pelo povo tailandês como forma de defesa nas suas guerras e para obter uma boa saúde.
Significado:
ARTE MARCIAL TAILANDESA
MU = Marcial
AY = Arte
THAI = Referente ao povo Tailandês
Na Tailândia o Muay Thai também é conhecido como Luta da Liberdade ou Arte dos Livres, pois foi com o Muay Thai que se protegiam dos povos opressores que tentavam conquistar seu território. Então, como venceram suas batalhas utilizando as técnicas do Muay Thai conseguiram sua liberdade, por isso vem o nome Luta da Liberdade.
É conhecida mundialmente como A Arte das Oito Armas, pois se caracteriza pelo uso dos punhos, cotovelos, joelhos e pés, que associada a uma forte preparação física e combinação de movimentos torna o Muay Thai a mais eficiente, poderosa e sem dúvida mais violenta luta de trocação (contato total) da face da terra.
Todo golpe do Muay Thai tem o objetivo de acabar com a luta (knock out). As combinações de golpes do Muay Thai são certeiras e raramente se pode ver uma luta que chegue ao 5º round, pois geralmente o nocaute vem antes. É uma luta que além de ter os socos devastadores do boxe, tem também os violentos golpes com as canelas e pés, na qual é caracterizada esta luta. É considerada a arte marcial que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos.
O Muay Thai vem ganhando cada vez mais praticantes, é uma luta muito agressiva que desenvolve um ótimo condicionamento físico e mental, concentração e autoconfiança. Além disso, o treinamento ajuda as crianças e adolescentes a terem maior poder de concentração nas suas atividades paralelas.
O Muay Thai é tão popular na Tailândia quanto o futebol no Brasil, isso faz da Tailândia a maior potência do esporte do mundo. Além de criadores do Muay Thai, os tailandeses também são os maiores boxeadores do mundo na sua categoria, até 70 kg em média, isso devido os tailandeses ter uma estrutura física pequena.
A história do Muay Thai (Boxe Tailandês) caminha junto com a história do povo tailandês, entretanto, ambos são difíceis de descobrir suas origens.
Quando o exército Birmane invadiu e arrasou Ayuddhaya, os arquivos de história tailandesa ficaram perdidos. Com eles, foi também muito da história do começo do Boxe tailandês. O pouco que nós sabemos, vem das escritas do birmane, visitas européias cambojanas antigas e algumas das crônicas do Reino de Lanna Chiangmai.
O Boxe tailandês, o qual também é conhecido como Thai Boxing em alguns países como Estados Unidos e Inglaterra, é muito conhecido também como Boxe Tailandês e é uma Arte Marcial Tailandesa com mais de 2.000 anos de idade.
A origem do Boxe Tailandês confunde-se com a origem do povo Tailandês. Existem várias versões sobre a origem do Boxe tailandês.
A mais aceita pela maioria dos Mestres de Boxe tailandês e também por vários historiadores Tailandeses é a seguinte:
A origem de seu povo é a província de Yunnam, nas margens do rio Yang Tsé na China Central. Muitas gerações atrás eles migraram da China para o local onde atualmente é à Tailândia em busca de liberdade e de terras férteis para agricultura.
Do seu local de origem, a China, até o seu destino, os Tailandeses foram constantemente hostilizados e sofreram muitos ataques de bandidos, de Senhores da Guerra, de animais, e também foram cometidos de muitas doenças. Para protegerem-se e manterem a saúde, eles criaram um método de luta chamado Chupasart.
Este método de luta e autodefesa fazia uso de diversas armas como, por exemplo: espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flecha, etc. No treino do Chupasart, frequentemente ocorriam acidentes que causavam algumas vezes graves ferimentos aos praticantes.
Para que eles pudessem treinar sem ferir-se, os tailandeses criaram um método de luta sem armas, o precursor do atual Boxe tailandês. Assim eles podiam exercitar-se e treinar mesmo em tempos de paz e sem o risco de ferir-se. No início, o Boxe Tailandês era muito parecido com o Kung Fu Chinês. Um fato normal levando-se em conta à origem do povo Tailandês.
O antigo Boxe Tailandês utilizava-se de golpes com as palmas das mãos, ataques com as pontas dos dedos, imobilizações e mãos em garras para segurar o oponente. Com o tempo, ele foi modificando-se e transformou-se no estilo de luta que é hoje.
Antigamente, assuntos nacionais foram decididos em lutas de Boxe tailandês. O primeiro grande registro sobre o Boxe Tailandês como luta e o também como uma habilidade no campo de batalha, esta na época do Rei Naresuan em 1584, um tempo conhecido como o período de Ayuddhaya. Durante este período, todo soldado treinou Boxe tailandês e deveriam utilizar o método, como o Rei também o fez. Lentamente o Boxe tailandês se mudou para longe de sua raiz o Chupasart e técnicas novas da luta foram evoluindo.
A mudança na arte foi continuada debaixo de outro Rei boxeador Prachao Sua, o Rei Tigre (ou Rei de Tigre). Ele amou Boxe Tailandês tanto que ele mesmo lutava freqüentemente mascarado em locais de competição, e normalmente derrubando os campeões locais. Durante o reinado do Rei de Tigre a nação estava a paz.
O Rei manteve o exército ocupado e ordenou o treinamento em Muay Thai. O interesse no esporte já era alto, mas agora o valor do Boxe Tailandês havia aumentado consideravelmente. O Boxe Tailandês se tornou a favorita brincadeira e passatempo das pessoas, exército e o Rei.
Fontes históricas mostram que as pessoas de todos os níveis e em momentos de suas vidas se reuniram para treinar em acampamentos. Ricos, pobres, jovens ou velhos, todos fizeram o treinamento no Boxe tailandês em algum momento da vida. Hoje temos o que podemos chamar de Thai Boxe, o boxe tailandês ao sistema moderno.
É antiga as competições de lutas. Todas as aldeias organizavam seus prêmios e lutas e tiveram seus campeões. Todos torneios se tornaram uma competição apostada como também uma competição de orgulho local. A tradição de apostar permaneceu com o esporte e hoje são apostadas somas grandes no resultado das lutas.
O Boxe Tailandês sempre foi popular, mas como a maioria dos jogos esportivos, houve momentos em que era mais na moda. No reinado de Rei Rama V, muitos boxeadores Muay eram boxeadores da guarda real. Estes boxeadores foram recompensados com títulos do exército pelo Rei. Hoje os títulos, como Muen Muay Mee Chue de Chaiya ou Muen Muay Homem Mudh de Lopburi são virtualmente intraduzíveis. Eles querem dizer algo comparável a Especialização na arte de bater. Na ocasião eles foram admirados e respeitados por esses títulos.
O Rama, período de V, era outra idade dourada do Boxe Tailandês. Lutas nos acampamentos eram constantes e valorizadas. O Comando Real recrutou os boxeadores mais talentosos para fazerem parte da guarda real. Os promotores das Lutas começaram a fazer as grandes lutas que foram dados grandes prêmios e honra aos seus vencedores. Isto emocionava as pessoas então tanto quanto os torneios principais que hoje se faz em Bangkok em lutas em estádios.
As lutas não eram feitas em ringues como nós conhecemos no Boxe Tailandês mais recente, qualquer espaço disponível do tamanho certo era usado, um pátio, um descampado de aldeia. As mudanças que o esporte sofreu foram mudanças radicais inclusive no uso de equipamentos. Por exemplo, boxeadores Tailandeses sempre usaram os chutes baixos.
Um pontapé ou joelhada nos órgãos genitais, para os Boxeadores eram um movimento perfeitamente legal até os anos de 1930. Porém nessa época uma proteção foi feita de árvore, coqueiros ou conchas de mar onde envolveram o material com pedaços de pano amarrado entre as pernas e ao redor da cintura. Foi dai que surgiu a coquilha.
Em 1930 vieram as mudanças mais radicais no esporte. Foi então que se introduziram as regras e regulamentos de hoje. Cordas amarradas aos braços e mãos foram abandonadas e luvas passaram a ser utilizadas pelos boxeadores. Esta inovação também se deve ao respeito e ao sucesso crescente dos Boxeadores Tailandeses no boxe Internacional.
Junto com a introdução de luvas vieram as classes de peso baseadas nas divisões do boxe Internacional. Estas e outras inovações, assim como a introdução de cinco rounds, substancialmente alteraram as técnicas de luta que os boxeadores usavam causando assim o desaparecimento de alguns boxeadores importantes da época.
Antes da introdução de classes de peso, um boxeador poderia lutar com qualquer adversário de tamanho e diferença de peso. Porém, a introdução das classes de peso ajudou os boxeadores a lutarem mais emparelhados e uniformemente saindo de cada categoria um campeão.
A maioria dos boxeadores Tailandeses pertence às classes de peso mais baixas. Setenta por cento de todos os boxeadores pertencem à mosca e divisões de pesos pequenos. Há médios e meio-pesados, mas eles não são vistos com freqüência e as categorias mais pesadas raramente lutam.
Os estádios, antes dos rigues atuais, começaram durante o reinado de Rama VII, antes da Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra, desapareceram gradualmente, mas cresceram rapidamente de novo logo depois o Muay Thai não tinha perdido nada de sua atração.
Muay Thai x Alimentação
Conhecida como A Luta das Oito Armas, pois se caracteriza pelo uso dos cotovelos, joelhos, pernas e os punhos. Uma luta que além de ter socos e chutes bem desenvolvidos, é considerada uma das artes marciais que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos.
Algumas Associações e Confederações mundiais não aprovam o uso das cotoveladas em lutas oficiais para manter a integridade física dos atletas, sendo consideradas somente nas regras asiáticas.
Considerada hoje como uma das melhores lutas de contato do mundo, vem ganhando cada vez mais praticantes, por se tratar de uma luta muito interessante que desenvolve condicionamento físico, concentração e autoconfiança.
A defesa é uma coisa muito importante no Muay Thai, algumas partes do corpo como os ombros, os braços e as pernas são usados como um escudo para obstruir as técnicas do oponente.
Durante um campeonato amador de Muaythai utiliza equipamentos diferentes do Muaythai profissional e o amador é de quatro rounds, com dois minutos de combate e recuperação de um minuto, já o profissional o número de rounds vai para cinco, com duração de três minutos de combate e um minuto de recuperação.
Para se tornar um lutador do Muay Thai deve-se aprimorar as técnicas e passar por treinamentos intensos e agressivos, os quais o gasto calórico é grande. Nas situações de treinamento de força, ganho ou definição de massa muscular, redução do percentual de gordura e no emagrecimento, resulta a melhora da performance do praticante.
A alimentação dos lutadores deve acompanhar o ritmo dos treinos para que juntos seja garantida uma boa performance nas competições. Os tailandeses tem muito orgulho do seu esporte tradicional, sua populariedade pode ser comparada com o futebol no Brasil, os monges budistas eram adeptos de uma alimentação essencialmente vegetariana o qual influenciava na alimentação de grandes lutadores.
Hoje se sabe que a alimentação de um lutador é muito importante para eficiência nos resultados. A rotina alimentar deve seguir a fase de treinamento em que se encontra pré-competição, durante-competição e pós-competição. Além de uma dieta bem dividida o praticante deve ter força de vontade, seguir a alimentação certa e treinar como deve ser.
A alimentação vai auxiliar a reduzir o cansaço, permitindo que o indivíduo treine por um maior período de tempo, além de auxiliar na recuperação rápida e eficiente dos treinos. Além disso, a manutenção do peso ideal é fundamental nesta modalidade, pois os atletas são divididos em diferentes categorias de peso.
Os alimentos como carnes, frangos, peixes, ovos, leite e derivados, soja ajudam a aumentar massa muscular, os pães, batata cozida, mandioca cozida, inhame, mandioquinha, banana, mamão, manga, maçã são alimentos energéticos recuperando a energia nos treinos e competições e o que regula todos os processos no organismo são as frutas e vegetais, fazendo com que o organismo funcione adequadamente e muitas vezes aceleram processos de recuperação e melhora de desempenho além de melhorar o cognitivo.
Benefícios que o treino de Muay thai pode trazer
O Muay Thai é um dos estilos de artes marciais mais procurados hoje. Esta arte marcial brutal que se originou na Tailândia mais de mil anos atrás, desde então, chamou a atenção e o interesse dos entusiastas das artes marciais e adeptos da boa qualidade de vida em todo o mundo.
Pode ser muito intimidante para alguns que estão começando, porque é um esporte físico intenso em todos os sentidos da palavra.
Exige alta resistência física e mental por causa de toda a técnica, e dedicação que são necessárias para se aprender os golpes. No entanto, Muay thai é definitivamente algo que vale a pena tentar.
Há uma série de benefícios que você pode ter com o Muay thai além da sua aplicação de auto defesa:
1. Um corpo saudável. O Muay thai acelera o metabolismo do corpo que faz você queimar gorduras indesejadas e ganhar músculos. Com apenas após alguns meses de treinamento você já percebe um melhoramento do seu físico. Além de tonificar o corpo, o Muay thai é igualmente eficaz em estimular o sistema imunológico, tornando-o menos suscetível a doenças.
2. Maior flexibilidade. Com o treinamento regular, seu corpo vai se tornar mais flexível e acondicionado.
3. Aumento da força e agilidade. O Muay thai ajuda a construir a sua resistência e colocar seu corpo em boa forma. Como seu corpo fica exposto a rotinas intensas em uma base regular, seu corpo torna-se mais forte e resistente.
4. Agilidade mental e coordenação motora. O Muay thai permite que sua mente e corpo trabalhem juntos de forma eficaz quando você reage aos ataques de seu adversário ou companheiro de treino.
5. Relação de esportividade e auto-disciplina. Muay thai é um esporte muito competitivo e você vai realmente aprender a controlar-se e a respeitar os outros mesmo que sejam seu oponente.
6. Você começa a conhecer e fazer amizade com pessoas novas. Muay thai lhe dá a oportunidade de conhecer e conviver com diferentes tipos de pessoas. É também uma ótima maneira de aumentar sua auto-confiança e auto-estima.
O que é
“Se alguém perguntar como o Muay-Thai surgiu, devemos voltar a pré historia quando a raça humana ainda era primitiva, quando as necessidades e as pressões naturais humanas exigiam a luta pela sobrevivência. A necessidade de se proteger o tempo todo, armas naturais se desenvolveram como ferramentas de ataque e defesa, esse é o começo da história como os humanos começaram a utilizar pés, joelhos, cotovelos e punhos para se defender. ” (KRAITUS, 1988).
Isto mostra que o homem tem a necessidade de técnicas de defesa desde a sua origem, e que o Muay-Thai se desenvolveu através destas necessidades.
“Para falarmos da origem do Muay-Thai devemos voltar a mais de dois mil anos atrás para as tribos de Ao Lai que migraram do sul da China para as planícies centrais do Sião hoje conhecido como Tailândia, é difícil comprovar conclusivamente quando e onde a arte se originou, porque todos os documentos da historia tailandesa foram destruídos no período de Ayuddhaya (hoje Bangkok) quando Burma invadiu e saqueou a capital. A historia do Muay-Thai foi juntada pedaço a pedaço por informações que escaparam da destruição, e foram passadas através de gerações, boca a boca, professores para alunos. ” (MOORE, 2004).
Os reis Naresuan e Taksin têm a reputação de terem estudado no Wat Phuttai Sawan (Cisne de Buddhai) em Ayuddhaya. Templo que se acredita ter sido construído pelo primeiro rei de Ayuddhaya, o rei U-Tanga de Pra Chao, conhecido como o rei Rama Thibodi por volta de 1350, e foi uma escola de artes marciais por muitos séculos. Os professores originais eram os Monges Budistas que ensinavam lutas com espadas, ninguém sabe ao certo de onde os monges vieram, mas acredita-se que do reino norte, em Lanna. A escola Phuttai Sawan ensinava o Krabi Krabong (a arte tailandesa das Armas), arte marcial utilizada nas batalhas em guerra.
E assim acredita-se que durante estes combates, em todo este período de guerras, fora se desenvolvendo vários meios de defesa, entre os quais utilizavam: as espadas, lanças, escudos, arco e flecha, facas e o próprio corpo, usando as mãos, os pés, joelhos, cotovelos e a cabeça. Procurando um meio natural de defesa, em condições que estavam sem nenhuma arma em mãos, a fim de permanecerem vivos.
Assim como a Tailândia o Muay Thai também ao longo da historia teve mudanças em seu nome. Originalmente chamado de Mai, coniderada Sawk, depois passou a ser Muay Pahuyuth, no sul da Tailândia era conhecida como Chayia, isto no período de Ratanakosin e igualmente em Sião. Todas estes ainda podendo ser chamados de Muay Kaad-cheurk (luta dos punhos cobertos), ou Muay Boran (encerramento do antigo ou velho significado).
Ao passar dos tempos muitas técnicas antigas foram perdidas, apesar do Muay Pahuyuth ainda ser ensinado na sua forma original. Mais à frente o Muay Pahuyuth começou a ser passado de professor para professor, o último grande mestre do Muay Pahuyuth foi Arjan Ket Sriyapai que foi professor de Arjarn Panya Kraitus que ensina ainda hoje.
Os primeiros relatos das lutas de Muay Thai ainda o deixavam muito perigoso, os quais não tinham limite de tempo para o combate, e ainda não continha o uso de luvas e apenas a utilização de cordas as quais envolviam as mãos, após as cordas envolvidas nas mãos eles as mergulhavam em resina para que endurecessem as mãos. Em alguns outros registros históricos, encontramos também casos de após mergulharem as mãos a resina, eles adicionavam areia e até mesmo vidro fino as mãos. Estes combates duravam até que o primeiro lutador não tivesse condição de permanecer em pé, ou até mesmo a morte. Isto parece ter ocorrido até o Reino de Rama VII em 1929, quando o uso de luvas foi introduzido, deixando o esporte menos perigoso aos participantes.
Antes de 1929 os lutadores lutavam apenas com cordas enroladas nas mãos, as quais eram mergulhadas em cola com vidro moído ou areia. Com o tempo o uso da cola e o vidro/areia foram eliminados e as cordas continuaram a ser utilizadas, na verdade até 1929 quando foram substituídas pelas luvas. (KRAITUS, 1988).
Hoje em dia ainda existem lutas ilegais que usam os costumes antigos, e até alguns que tem a permissão dos países envolvidos, que são realizados nas fronteiras, entre Tailândia e Birmânia, Laos e Camboja onde eles colocam um ringue e as lutas são casadas entre os países de cuja fronteira e realizam combates em que os lutadores não utilizam luvas, apenas as faixas enroladas nas mãos. Dependendo das fronteiras as regras estimulam round’s de duração ou até que um dos lutadores não tenha mais condição de continuar no combate.
Dessa forma o Muay Pahuyuth foi se tornando um esporte tradicional na Tailândia e cada vez mais praticado por todos. Em 1941 foi iniciado o primeiro estádio de luta em Bangkok, o Rajadamnern, sua construção foi interrupta com a chegada da segunda guerra, mas e em agosto de 1945 eles retomaram as obras. Junto com o estádio foi criado um comitê de regras e regulamentos que ditavam os ataques e tempo permitido em combate. Em 23 de dezembro do mesmo ano o estádio foi aberto com as primeiras lutas, e assim se dava inicio ao moderno esporte tailandês, o Muay Thai.
Com a vinda do Rajadamnern à propagação do Muay Thai não demorou muito para avançar para fora do país. Em 1950 um americano levou dois tailandeses para Rochester – New York, para uma demonstração. Já em 1962 um outro americano levou um grupo de tailandeses para uma demonstração em uma feira de Seattle. Em 1970 muitos artistas e produtores de filmes de artes marciais japoneses visitavam a Tailândia a fim de conhecer o Muay Thai. Não demorou muito para que o esporte ficasse conhecido em todo o mundo. Sua diferença se dava na utilização dos golpes com os cotovelos e joelhos, estritamente eficientes e de estrema violência.
Através do Muay Thai outras artes foram surgindo, como o kickboxing. Isso acontece quando o Sr. Osamu Noguchi abriu uma academia em Bangkok, através da ajuda dos…
Na década de 70 o Muay Thai começa a tomar a Europa, diferente dos EUA os europeus mantiveram o nome, juntamente com todas regras, regulamentos, rituais e tradições. Em janeiro de 1984 foi fundada em Amsterdã a Associação Mundial de Muay Thai, com a presença de Tailândia, Holanda, França, Itália, Noruega, Suécia e Espanha. O representante holandês, Sr. Thom Harinck, fundou mais tarde a Associação Européia de Muay Thai. Ambas associações eram bem sucedidas em promover eventos de Muay Thai em toda a Europa e na Tailândia, assim permitindo pela primeira vez que lutadores estrangeiros lutassem na Tailândia. O sucesso foi imenso em todo o mundo, e conseqüentemente no seu país de origem. O aparecimento de um novo estádio foi logo inevitável em Bangkok, dando origem ao Lumpinne, outro grande estádio ao lado de Rajadamnern.
Em 1986 o Sr. Bunyuen Suyanatadha fundou a Associação Tailandesa Amadora de Muay Thai (AMTAT). Alguns meses mais tarde a associação expandiu seus interesses internacionais, cobrindo o sudeste Asiático e criando a Federação Internacional de Muay Thai (IFMA).
O sistema amador exigia a utilização de equipamentos de proteção, como: capacete, caneleira, protetor bucal e protetor genital. Desta forma deixando o esporte mais seguro e incentivando o esporte em todo o mundo.
Durante anos organizando a Copa do Príncipe na Tailândia para atletas locais, a Associação decidiu em 1994 criar um evento internacional e a batizando de Copa do Rei, e já na sua segunda edição em 1997 havia mais de 25 países participando.
O primeiro torneio Amador Europeu de Muay Thai aconteceu em Manchester, Inglaterra em 1997 e organizado pelo Conselho Britânico de Muay Thai com oito países europeus participantes. O vice-presidente da Federação Internacional de Muay Thai, Sr Bunyuen Suyanatadha foi testemunha do evento e ficou muito orgulhoso do primeiro evento amador de Muay Thai fora da Tailândia.
Hoje o Muay Thai já esta em quase todos os países, seja no amador ou profissional, e muitos destes países já o reconhecem como esporte. E mais que isso, é respeitado em todo mundo como umas das artes marciais mais eficazes, e como uma herança da Tailândia para o mundo.
Muay Thai no Brasil
No Brasil o Muay Thai teve inicio nos anos 80, mas precisamente em 1979 quando o Mestre Nélio Naja apresentou ao país. A modalidade quase desconhecida na época era conhecida como Boxe Tailandês. Época que ainda utilizavam calças e faixas amarradas na cintura diferenciando as graduações. Nélio Naja teve como seus primeiros alunos os, hoje, Mestres; Rudimar Fedrigo, Luiz Alves, Narany, Flavio Molina e outros, sendo que alguns destes eram Faixa Preta de taekwondo.
O esporte foi se desenvolvendo pelo país, nascendo em 1980 a primeira Associação de Muay Thai do país, tendo como Presidente o Mestre Flavio Molina. Em 1981 aconteceu o primeiro Campeonato Interestadual no Rio de Janeiro. Daí para frente os eventos de Muay Thai foram se desenvolvendo cada vez mais.
No Paraná o esporte foi levado a publico através do Mestre Rudimar Fedrigo também na década de 80, o qual formou grandes atletas.
Saiba mais sobre o Muay Thai
Surgiu há muitos séculos, é um esporte de muita tradição na Tailândia, é uma arte marcial, já sabe do que estou falando? O muay Thai, pois é, é uma arte marcial muito usada em treinamentos militar pelo exercito tailandês, antigamente era uma forma de entretenimento usando cordas, alcatrão e ate mesmo cacos de vidro, deixando assim o espetáculo bem sangrento, mas calma, hoje em dia tudo mudou, hoje não é apenas uma luta e sim um esporte praticado por todas as idades e em muitos países.
Houveram muitas adaptações do Muay Thai, hoje é usado chutes e socos que são feitos em um ringue como se fosse de boxe. Não só o Muay Thai como qualquer outro esporte traz sempre benéficos bons para a saúde,e com isso o Muay Thai tem sido bastante procurado, levando aos mais dedicados irem a Tailândia se aperfeiçoar nas artes.
Para quem procura bem estar, perder peso e deixar a saúde em dia o Muay Thai te proporciona tudo isso, é uma excelente atividade física como qualquer outra arte marcial. Os praticantes revelam ter melhorias no aparelho respiratório, cardiovascular e aumento da resistência física.
O Muay Thai tem posturas de defesa, e de ataque auxiliando assim na defesa pessoal do praticante, é um esporte indicado para crianças, pois pratica também a autoestima e a concentração, isso ajuda muito as crianças principalmente na escola, e auxiliando no crescimento.
Regras do Muay Thai
Requisitos para cada uma das categorias:
Senior
Ter de 19 a 37 anos
Ser o campeão brasileiro de uma das categorias da classe A
Divisões da Senior:
Masculino: 48kg 51kg 54kg 57kg 60kg 63.5kg 67kg 71kg 75kg 81kg 86kg 91kg 91+kg
Feminino: 45kg,48kg-51kg-54kg-57kg-60kg-63.5kg-67kg
Semi-profissional (Pro-am)
Ter de 19 a 37 anos
Ser o detentor do cinturão de uma das categorias da WMF Brasil
Divisões do Pro-am:
Masculino: 54kg 57kg 60kg 63.5kg 67kg 71kg 75kg 81kg 86kg 91kg 91+kg
Feminino: 48kg-51kg-54kg-57kg-60kg-63.5kg
Cadet
Está em primeiro lugar na classe juvenil
Ter até 14 anos
Divisões do Cadet:
Masculino: 39 kg 41 kg 43kg & 45kg 48kg 50kg
Feminino : 39 kg 41 kg 43kg & 45kg 48kg 50kg
Youth
Ter até 18 anos
Está em primeiro lugar na classe junior
Divisões do Youth:
Masculino: 45kg 48kg 51kg 54kg 57kg 60kg 63.5kg 67kg 71kg
Feminino: 45kg 48kg-51kg-54kg-57kg-60kg-63.5kg
DA DIVISÃO DE CLASSES
Respeitando o princípio da isonomia, a CBMT observa as diferenças entre os atletas e divide-os, em suas competições, segundo alguns critérios, tais como faixa-etária, peso, sexo e experiência, evitando a ocorrência de lutas inapropriadas e injustas.
A divisão de classes é alicerçada nos critérios experiência e faixa-etária, e se dá da seguinte forma:
Maiores de idade
CLASSES |
NÚMERO DE LUTAS |
NÚMERO DE ROUNDS |
DURAÇÃO DE CADA ROUND |
EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS |
Classe A |
A partir de 10 lutas |
Três |
Três minutos |
Luvas |
Classe B |
De sete a nove lutas |
Três |
Dois minutos |
Luvas e capacete |
Classe C |
De quatro a seis lutas |
Três |
Um minuto e meio |
Luvas, caneleira e capacete |
Classe D |
Até três lutas |
Três |
Um minuto |
Luvas, caneleira e capacete |
Menores de idade
CLASSES |
IDADE |
NÚMERO DE ROUNDS |
DURAÇÃO DE CADA ROUND |
EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS |
Classe Infantil |
12 a 13 anos |
Dois |
Um minuto |
Luvas, caneleira, capacete, atadura, protetor bucal e coquilha |
Classe Juvenil |
14 e 15 anos |
Três |
Um minuto |
Luvas, caneleira, capacete, atadura, protetor bucal e coquilha |
Classe Júnior |
16 e 17 anos |
Três |
Um minuto |
Luvas, caneleira, capacete, atadura, protetor bucal e coquilha |
OBS 1: Todas as lutas de contato (full contact, kick boxing, boxe, boxe chinês etc.) serão contabilizadas para participação nas classes de lutas, exceto MMA.
OBS 2: O atleta que é grau preta e não participou de nenhuma luta entrará, diretamente, na classe B.
OBS 3: Caso o atleta menor de idade complete 18 anos e tenha mais lutas do que as classes D e C, ele entrará diretamente na classe C.
OBS 4: Será admitida a permanência de apenas três pessoas no corner, independentemente da classe da luta a ser disputada.
OBS 5: A utilização de joelhadas só é permitida em lutas profissionais, sendo, portanto, vedada em todas as classes amadoras (A, B, C, D, Júnior, Juvenil e Infantil).
OBS 6: Na categoria feminina, os treinadores poderão encaminhar uma solicitação à CBMT caso queiram mudar a classe de uma atleta para uma classe com maior número de lutas. Exemplo: o treinador de determinada atleta que tenha apenas duas lutas (classe D) pode requerer que ela lute na classe A. Para tanto, basta que ele envie uma solicitação à CBMT, junto com um termo de responsabilidade assinado por ele próprio e pela atleta, isentando a Confederação de quaisquer consequências advindas desta decisão.
OBS 7: Para disputa de cinturão Brasileiro de muay thai, será exigido o mínimo de duas participações nas etapas da CBMT, totalizando três participações com a disputa do cinturão Brasileiro.
DA PONTUAÇÃO
A CBMT atribui pontos para cada resultado dos lutadores, por isso, é fundamental para o atleta que almeja figurar entre os primeiros colocados no ranking nacional estar em atividade e participar do maior número de competições possível.
As pontuações ficam assim estabelecidas:
Em caso de vitória: 10 pontos.
Em caso de empate: 5 pontos.
Em caso de derrote: 3 pontos.
DO RANKING DE EQUIPES
Todas as equipes filiadas à CBMT participam de seu ranking anual, atualizado após cada competição. A pontuação das equipes consiste no somatório dos pontos de cada um de seus atletas, funcionando, portanto, como um importante instrumento de aferição de desempenho coletivo.
DO RANKING DOS ATLETAS
Da mesma forma que acontece com as equipes, os atletas também são avaliados por meio de um ranking, no qual consta sua pontuação individual. Esse ranking é dividido por classe, peso e sexo.
OBS: Não será permitido aproveitar pontos de uma classe em outra. Exemplo: Se determinado atleta tiver 20 pontos na classe B e subir para a classe A, começará sua nova empreitada do zero.
DAS REGRAS PROFISSIONAIS
É facultada aos atletas que possuem mais de 10 lutas a possibilidade de migrar do nível amador para o profissional, no qual existem algumas peculiaridades, como a validade de joelhadas e a ausência de capacete.
DA ARBITRAGEM
A arbitragem se subdivide em duas vertentes: árbitros laterais e juiz central. Esclareceremos a seguir suas atribuições.
Árbitros Laterais são os responsáveis por julgar a pontuação de cada round da luta, respeitando os seguintes critérios:
a) Em caso de considerável vantagem para um atleta sobre o outro, mas sem a aplicação de quedas, deve-se conceder a pontuação 10 a 9;
b) Em caso de ampla vantagem, mas sem a aplicação de quedas, deve-se conceder a pontuação 10 a 8;
c) Em caso de considerável vantagem e aplicação de uma queda, deve-se conceder a pontuação 10 a 8;
d) Em caso de vantagem e aplicação de duas quedas, deve-se conceder a pontuação 10 a 6;
e) Em caso de aplicação de três quedas no mesmo round, é decretada a derrota por nocaute técnico (TKO).
É importante salientar que a decisão sobre a amplitude da vantagem é subjetiva, mas deve ser fundamentada nos seguintes aspectos: agressividade, busca por nocaute, nível técnico apresentado e combinação de ataques.
Juiz Central é a autoridade máxima no ringue, devendo ter suas decisões respeitadas. É o responsável pelo anúncio do vencedor.
DAS SUSPENSÕES
Os lutadores derrotados por nocaute seja pela contagem até dez ou por nocaute técnico são suspensos automaticamente por um mês. Caso ocorra o segundo nocaute dentro de três meses, a suspensão se estende para três meses, e, finalmente, o atleta que for nocauteado três vezes em um ano será suspenso por igual período, ficando vedada sua participação em competições da CBMT por uma temporada inteira.
DAS MEDIDAS DE SEGURANÇA
Em observância ao artigo 1º da lei 2.014/92, os atletas deverão entregar, no dia da pesagem, um atestado médico confirmando que os mesmo estão em plenas condições de saúde e aptos a disputar competições de muay thai. O atestado deverá conter assinatura e carimbo do médico e ter sido expedido no ano da competição a ser disputada. O atleta que porventura não entregar o referido documento na data prevista será automaticamente desclassificado, sem possibilidade de restituição do valor da inscrição.
Fonte: www.muaythaivitoria.com.br/www.thaibrasil.com/Confederação Brasileira de Muay Thai/clubedeluta.com
Redes Sociais