PUBLICIDADE
31 de Outubro
O comissário de voo é o profissional para auxiliar o comandante da aeronave. Ele é encarregado do cumprimento das normas relativas à segurança e ao atendimento dos passageiros.
O comissário de voo deve passar por um treinamento profissional em qualquer escola homologada pelo Departamento de Aviação Civil – DAC. Para isso, o candidato a profissional deve ter no mínimo 18 anos e ensino médio completo.
O curso de comissário de voo inclui, entre outras matérias práticas e teóricas, as disciplinas: primeiros socorros, sobrevivência na selva e combate ao fogo.
Concluído o curso, o aluno presta exame de conhecimento junto à banca examinadora do DAC.
As autoridades estabelecem algumas exigências para o candidato:
Possuir nível de escolaridade mínimo correspondente ao 2º grau completo ou equivalente na data da inscrição, comprovando-o com documentos hábeis.
Idade mínima de 18 anos.
Para candidatar-se ao curso não é necessário o domínio de nenhum idioma estrangeiro, entretanto no mercado de trabalho poderá ser um fator determinante para o sucesso.
Observação: As companhias de aviação apresentam outros pré-requisitos para a admissão de Comissários de voo, variáveis de acordo com as necessidades e filosofia de cada empresa.
Acolher e prestar assistência aos passageiros a bordo de aviões são tarefas essenciais dos comissários de bordo / comissários de voo. No passado esta era uma profissão majoritariamente feminina (falava-se então na profissão de aeromoça).
Você sabia que a profissão de aeromoça nasceu em 1939, nos Estados Unidos, quando uma enfermeira se ofereceu para acompanhar passageiros e dar atendimento aos casos frequentes de enjoo e mal-estar a bordo? A idéia deu tanto resultado que foi logo adotada por todas as companhias aéreas. Leia o artigo da série História da Aviação As tripulações de cabine.
Se por um lado a profissão proporciona a visita a locais em todo o mundo, por outro é extremamente exigente, pois é um trabalho onde todos os cuidados de segurança de voo e atenção a excelência no serviço prestado aos passageiros são preocupações constantes.
Logo que os passageiros entram na aeronave os comissários de voo, indicam-lhes a localização de seus devidos assentos, verificando também o acondicionamento devido das bagagens de mão nos bins. (compartimentos localizados acima dos assentos).
Caberá também responsabilidade dos tripulantes de cabine realizar a contagem dos passageiros embarcados e transmitir aos passageiros as saudações da tripulação e da empresa, o que por vezes também é feito pelo comandante. O check feito é hora de portas em automático para que o avião decole.
Em seu trabalho como tripulante de cabine, os comissários de voo asseguram o devido cumprimento das condições de segurança regulamentadas como, por exemplo, as instruções que fornece aos passageiros sobre os procedimentos a serem adotados em caso de uma emergência.
Durante a viagem, os comissários de voo respondem dúvidas e solicitações por parte dos passageiros. A boa comunicação é fundamental no trabalho dos comissários, portanto, além do uso da norma culta da língua portuguesa, os comissários deverão também falar um pouco de inglês e até um terceiro idioma, como o francês ou espanhol.
O comissário de voo é uma profissão que relaciona-se com pessoas muito diferentes e deverá ser capaz de gerir eventuais situações de conflito que poderão surgir durante o voo. Desse modo, deverá ser flexível, calmo e utilizar sempre de muita gentileza. Além disso, deverá estar também habilitado para prestar primeiros socorros e intervir em casos de emergência realizando ações de evacuação e salvamento.
Finalmente, o comissário de voo deve ter um excelente nível de concentração e atenção a detalhes, pois na aviação todo e qualquer detalhe poderá fazer a diferença. Tudo deve ser cuidadosamente verificado! Mesmo antes do voo, os comissários de bordo são responsáveis por verificar, utilizando um conjunto de indicadores definido, as condições de segurança e de operacionalidade do avião.
E claro, o serviço de bordo (alimentação e bebidas), a passageiros e tripulantes (sim também servimos os tripulantes técnicos), e ainda quando em algumas companhias internacionais, devemos realizar os serviços de venda de artigos do free-shop. Quantas profissões em uma só, hein? Bem-vindo ao mundo da aviação!
Em Portugal nos chamam de Hospedeira do Ar ou Assistente de Bordo; Na Alemanha, Flugbegleiterin; Em inglês pode ser Flight Attendant, Cabin Crew ou Stewardess (somente para mulheres); Em francês se diz Agent de Bord Davion; Em espanhol, Azafata.
Ah, os comissários também deverão estar sempre sorrindo Afinal, temos todos os motivos para isto. Temos a melhor profissão do mundo!
Fonte: UFGNet/www.meioaereo.com
Redes Sociais