30 de Setembro
PUBLICIDADE
Espírito prático, atenção minuciosa, pensamento rápido e visão antecipadora das fases que envolvem o trabalho em uma empresa ou escritório são algumas das habilidades necessárias ao exercício da profissão de secretária.
Cabe a ela assessorar e auxiliar diretores e gerentes no planejamento, na organização e no andamento da rotina diária do local onde atua. Assim sendo, cabe à secretária estar à frente da agenda dos executivos e dos cerimoniais.
Sua função inclui preparação e registro de reuniões, administração das informações que chegam por fax ou pela internet e o arquivamento de documentos importantes.
Outra habilidade exigida é conhecer bem a língua portuguesa. Quanto a idiomas estrangeiros, ter fluência em pelo menos uma outra língua faz a diferença.
O importante, no entanto, é gostar do que faz e fazê-lo bem. Feliz Dia da Secretária!
Para os interessados
Mais de um terço do tempo dedicado ao estudo para os que escolhem se formar em secretariado é voltado para o inglês, o espanhol, o português, o inglês técnico e a redação comercial em português. Outras matérias vistas são sociologia, filosofia, matemática e estatística.
No primeiro ano, o enfoque é para técnicas de secretariado, cerimonial, ética e relações públicas. Depois, a ênfase vai para as disciplinas ligadas à gerência de serviços, como administração em RH, psicologia aplicada, planejamento, administração financeira e marketing.
O aluno ainda aprende a trabalhar com softwares específicos para edição de textos, agendamentos, contabilidade, documentação e arquivo.
A duração média do curso é de três anos (formação superior), sendo obrigatório estágio de seis meses e a apresentação de um trabalho de conclusão.
Os cursos técnicos (com duração de 1 ano) também fornecem uma boa base e viabilizam que o aluno obtenha o registro para exercer a profissão.
Novas portas
Empresas de assessoria em secretariado é um ramo de negócios que vem crescendo muito. Trata-se de uma atividade promissora, principalmente em bancos estrangeiros, que sentem falta de pessoas com sólida formação nessa área.
Outro setor que vai bem é o de tradução e interpretação: profissionais que têm fluência em várias línguas são cada vez mais solicitados pelas empresas e conseguem muitas oportunidades de trabalho como free lancers.
O mercado se mostra bastante amplo. Um técnico em secretariado pode desenvolver projetos nas áreas comercial, industrial e de serviços, trabalhando em quase todos os setores da economia, desde pequenas a grandes corporações.
O antes… e o agora
O trabalho da secretária mudou muito com o decorrer do tempo. Se antes precisava ser uma exímia datilógrafa e fazer exatamente o que o chefe pedia, hoje ela assume uma posição mais independente, tomando decisões e peneirando o que deve ou não chegar às mãos da chefia. A datilografia e a taquigrafia sendo deixadas para trás e substituídas pelas novas tecnologias.
Outro aspecto que também mudou foi a clássica divisão de secretária júnior (iniciante), plena (meio de carreira) e sênior (executiva). Algumas empresas podem até usar as denominações, mas a verdade é que atualmente mesmo uma simples estagiária já pega um volume de trabalho compatível com o de uma profissional.
A moderna secretária é praticamente assessora da presidência ou diretoria para a qual trabalha. Além de gerenciar a qualidade das atividades que desenvolve na empresa, também administra a vida e a agenda particular dos executivos. Trata-se, portanto, de uma tarefa de extrema confiança, que exige discrição absoluta.
Diante disso, as palavras que poderíamos apontar como cruciais na rotina diária de uma secretária seriam: postura, discernimento e jogo de cintura.
Fonte: www.ibge.gov.br
Dia da Secretária
30 de Setembro
A secretária é a responsável por auxiliar e assessorar gerentes e diretores de empresas, além de agendar a rotina diária do local onde atua. Dar e anotar recados, redigir ofícios, registrar reuniões, administrar informações e arquivar documentos importantes são algumas de suas funções.
Antes, a função de secretária exigia o conhecimento da língua portuguesa. Com a globalização, além do português, é necessário o conhecimento de pelo menos uma outra língua, além de conhecimentos em softwares específicos de redação de textos.
O curso de secretariado executivo dura em média três anos, sendo obrigatório estágio de seis meses e a apresentação de um trabalho de conclusão. Há também cursos técnicos que fornecem boa base dos quesitos necessários para o exercício da profissão e possibilitam o registro para exercê-la.
Fonte: UFGNet
Dia da Secretária
30 de Setembro
Secretária Força Jovem – Mulheres Em Ação
Mulher Maravilha ou Secretária
O que seria de uma grande organização empresarial, social, comunidade e outros tantos segmentos, sem que houvesse uma pessoa que detalhadamente é a ouvinte, administradora, mapear, executar e pleitear meios pra que no final tudo de certo.
É claro que não há, como em um seriado de TV, uma Mulher Maravilha, poderosa de tudo e socorrendo a todos, mas que cada vez mais se faz necessário ter uma mulher super antenada/interativa, com tudo e todos, isto é a garantia de sucesso, ou parte dele, em muitas ações do nosso dia-a-dia corporativo e ou social.
Conhecimento!!
Como surgiu o Dia da Secretária
Lilian Sholes foi a primeira mulher a datilografar em público. Ela era filha de Christopher Sholes, um dos inventores da máquina de escrever, em 1867, durante a segunda fase da Revolução Industrial.
Lílian fazia aniversário em 30 de setembro de 1850, e, no centenário de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram comemorações e concursos para eleger a melhor datilógrafa.
Muitas secretárias participavam dos concursos, que passaram a ser repetidos todos os anos, no dia 30 de setembro.
O data tornou-se conhecida como o Dia das Secretárias.
Com o surgimento das associações de classe, a data foi popularizada como forma de reconhecimento da profissão. Alguns Estados brasileiros tornaram oficial o 30 de setembro.
Em São Paulo, o Dia da Secretária foi reconhecido pela lei nº 1.421, em 26 de outubro de 1977.
Existe também o Dia Internacional da Secretária, que é comemorado na última quarta-feira de abril.
Fonte: www.forcajovemuniversal.com.br
Dia da Secretária
30 de Setembro
Resumo da Profissão de Secretária
Apoiar gerentes, supervisores e outros profissionais nos vários serviços administrativos.
Quais são os outros nomes da profissão de Secretária?
Assistente administrativa
Secretária executiva
Secretária particular
Quais são as tarefas e responsabilidades da profissão de Secretária?
Marca e controla compromissos, reuniões e viagens.
Responde e faz chamadas telefônicas.
Digita cartas, relatórios, apresentações e outros documentos.
Organiza a cópia de documentos.
Arquiva documentos.
Realiza serviços administrativos em geral.
Controla a correspondência de entrada e saída.
Saúda visitantes.
Assiste reuniões e faz a minuta ou ata da reunião.
Toma ditados usando taquigrafia ou gravador.
Realiza pesquisas e prepara documentos.
Solicita ou compra material de escritório
Eventualmente executa outras tarefas nas férias de funcionários.
Quais são os requisitos para ser uma Secretária ?
Habilidades Necessárias
Boa comunicação organizacional e deve saber ouvir.
Deve ser detalhista quando necessário.
Saber tomar decisões.
Bom desempenho ao digitar no teclado do computador.
Prática em utilizar computadores.
Conhecimentos Necessários
Conhecer totalmente o papel da secretária e o que faz cada cargo na empresa.
Conhecer os métodos de trabalho em um escritório.
Conhecer os sistemas de informações.
Bom conhecimento de português (falado, escrito, gramatical).
Qualidades Pessoais
Devem ser pacientes, diplomáticas, discretas e auto-motivadas.
Devem saber trabalhar independentemente e como parte de uma equipe.
Devem saber estabelecer prioridades, trabalhar sob pressão, honrar compromissos e datas, relacionar-se com funcionários de todos os níveis.
Requisitos Físicos
O cargo não requer esforço físico. Deve ter boa aparência.
Como iniciar na profissão de Secretária?
Segundo grau.
Ter o certificado com DRT.
Boa digitação.
Bom domínio de microcomputador.
Experiência em recepção.
Experiência em atendimento a clientes
Experiência em serviços administrativos.
Como é o local de trabalho da profissão de Secretária?
Normalmente trabalham em escritórios de sedes ou filiais de empresas.
Eventualmente viajam a serviço.
Usam computadores, máquinas de escrever, telefones, fax, máquinas copiadoras, etc.
Normalmente trabalham nos horários normais da empresa.
Normalmente trabalham usando telefone, fax, e-mail ou contato pessoal com um grande número de pessoas (clientes, visitantes, outras secretarias, gerentes, etc).
Pode supervisionar pequeno grupo de pessoas.
Qual é o futuro da profissão de Secretária?
As perspectivas de futuro são boas. Gerentes, diretores e outros profissionais estão gerenciando sua própria correspondência através do email.
Tendência para uma secretária atender vários gerentes e/ou diretores ou mesmo todo um departamento.
Novas tarefas estão surgindo: pesquisa na internet, treinamento, controle de budget, gerenciamento de projeto, elaborar atas de reuniões em notebook.
Fonte: www.institutodenver.com.br
Dia da Secretária
30 de Setembro
Uma profissão na qual, mais do que em qualquer outras, se faz indispensável a aliança do carinho com a firmeza, por parte de que exerce, é a de secretária. Ser secretária, hoje, é optar por uma profissão. É gostar do que faz.
É investir no crescimento e na harmonia pessoal e profissional. É ter consciência do seu importante papel de agente de mudança e da atuação como assessora e agente facilitador.
Seu trabalho não se restringe apenas ao relacionamento com as pessoas, vai muito além, numa busca constante, exigindo de si a quase perfeição. A simpatia, a dedicação, a paciência, a objetividade, os conhecimentos e a sensibilidade fazem parte de um todo em que a secretária se enquadra como profissional eficiente.
Merecidamente, um dia em nosso calendário foi dedicado a esta profissional, zelosa e dedicada colaborada.
Parabéns especial a você, secretária, que valoriza cada vez mais sua profissão, que busca incessantemente seu aperfeiçoamento, que sabe o que quer e vai em busca do sucesso.
Fonte: www.davison.com.br
Dia da Secretária
30 de Setembro
O SIGILO PROFISSIONAL
Tanto as secretárias de nível superior como as de nível técnico são o poço do sigilo. A secretária precisa ficar atenta a ética profissional praticamente o tempo todo que está no exercício de sua importante função para o seu departamento e organização.
O seu posto de trabalho exerce uma forte atração nos fofoqueiros. Por isso, todo cuidado é pouco com papéis sobre a mesa, o que fala e como fala ao telefone e como responde às perguntas sobre os assuntos confidenciais da empresa, do departamento em que trabalha,
da chefia e seus. Os bisbilhoteiros prestam muita atenção ao que a secretária responde quando lhe fazem uma pergunta indiscreta. Ela pode falar algo e se contradizer com a linguagem facial
A secretária não deve deixar que seu posto de trabalho funcione como ponto de venda e de bate papo porque, além de não ser uma atitude profissional, a maioria das pessoas que se aproximam estão sempre de antenas ligadas para captarem algo sigiloso. Todo cuidado é pouco com os comentários sobre o seu departamento ou chefia com as demais secretárias.
Uma dica importante para secretária livrar-se das perguntas inoportunas é devolvê-las para quem as fez.
Todo cuidado é pouco com os visitantes. Nada de conversas prolongadas e de fazer comentários sobre a chefia e organização. Além disso, nem pensar em paquerar um visitante.
Quando um empresário ou gerente precisar colocar um profissional administrativo para exercer a função de secretária deve fazê-lo com a colaboração da área de Recursos Humanos ou de alguma empresa que preste este serviço. A secretária deve ser treinada logo após a sua seleção. Nada de promoções por simpatia ou para ajudar alguém, pois o gerente ou empresário poderá pagar muito caro vendo sua vida exposta em toda a empresa.
A HISTÓRIA DA SECRETÁRIA
Os primeiros registros da profissão secretária datam dos tempos dos faraós, sendo exercida pelo sexo masculino, na figura dos escribas.
Com a Revolução Industrial, volta a aparecer a função de secretário e após as duas guerras mundiais, por falta de mão-de-obra masculina, observamos o surgimento da figura feminina bastante atuante na área, na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, a mulher surge como secretária na década de 50. Nessa mesma época houve a implantação de cursos voltados para a área como, por exemplo, datilografia e técnico em secretariado.
Nas décadas de 60 e 70 vemos a expansão da profissão, mas somente apartir dos anos 80 a categoria conseguiu, por meio de muita luta, a regulamentação da profissão, com a assinatura da Lei nº 7.377, de 30/09/1985.
Com a regulamentação a classe ganha força, surgindo os sindicatos das secretárias.
Em 1988 foi criada a Fenassec – Federação Nacional de Secretárias e Secretários em Curitiba, Paraná.
Em 7 de julho de 1989 é publicado o Código de Ética Profissional, criado pela União dos Sindicatos.
Origem da palavra ” Secretária”
Segundo estudiosos, a palavra “secretária” tem origem no latim e deriva dos seguintes termos:
Secretarium – lugar retirado
Secretum – lugar retirado, retiro
Secreta – particular, segredo
Com o tempo, ocorreram mudanças tanto no significado como na grafia desses termos, surgindo, assim, Secretária(o).
Fonte: www.webcorner.com.br
Dia da Secretária
30 de Setembro
Durante a segunda fase da Revolução Industrial (fase esta iniciada em 1860), Christopher Sholes inventou um tipo de máquina de escrever. Sua filha – Lilian Sholes – testou tal invento, tornando-se a primeira mulher a escrever numa máquina, em público.
Lilian Sholes nasceu em 30 de setembro de 1850. Por ocasião do centenário de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram diversas comemorações. Entre elas, concursos para escolher a melhor datilógrafa.
Tais concursos alcançaram sucesso, passando a repetir-se anualmente, a cada 30 de setembro. Como muitas secretárias participavam, o dia passou a ser conhecido como o “Dia das Secretárias”.
Com o surgimento das associações da classe de secretárias do Brasil, apareceram os movimentos para o reconhecimento da profissão. Das atividades das associações, uma das conseqüências foi a divulgação e popularização do dia 30 de setembro como sendo o “Dia da Secretária”.
Em alguns Estados brasileiros o dia foi oficialmente reconhecido. Em São Paulo, por exemplo, a lei nº 1.421, de 26/10/1977, reconhece e oficializa 30 de setembro como o “Dia da Secretária”.
Há também o “Dia Internacional da Secretária”, que é comemorado na última 4ª feira do mês de abril. E você Secretária, qual sua atitude neste dia?
Primeiro – Faça dele um dia de reflexão, de auto-análise pessoal e profissional.
Ser secretária, hoje, é optar por uma profissão. É gostar do que se faz. É investir no crescimento e na harmonia pessoal e profissional. É ter consciência de seu importante papel de agente de mudança e da atuação como assessora e agente facilitador.
São Jerônimo é o Santo protetor das Secretárias. Ele foi secretário do Papa Dâmaso, que governou a Igreja Católica de 367 a 384 e seu dia é 30/9.
ORAÇÃO DA SECRETÁRIA
Senhor, diante de ti, que és o criador e a fonte maravilhosa de todos os dons, quero agradecer-te pelo meu trabalho e a função de secretária.
Eu te ofereço a minha árdua tarefa, no compromisso pessoal e profissional de ser prestativa e generosa, acolher e servir com alegria, saber falar e saber ouvir, perdoar e pedir perdão, atuar com integridade e sinceridade, ter paciência e equilíbrio diante dos impasses, ser compreensiva e solidária, esforçando-me por manter o bom relacionamento e o bem-estar comum.
Às vezes, Mestre, sinto-me frágil, pequena e, até mesmo, insegura para tomar decisões que competem à minha função. Mas tu me conheces profundamente, sabes de todas as minhas intenções. Por isso, peço-te que me inspires e me orientes, dando-me sabedoria e serenidade. Ilumina-me, para cumprir meu trabalho com dignidade e exercer minhas atividades com segurança e alegria.
Senhor! Que além de funcionária, eu seja também colaboradora, companheira e amiga de todos, sem distinção.
Obrigada, Senhor, pelo meu trabalho, pelo pão de cada dia, pela minha vocação de servir e colaborar. Amém.
TIPOS DE CHEFES
Chefe Sorvete: Aquele que quando vê o gerente dele se derrete todo.
Chefe Doril: Aquele que quando pinta um problema some.
Chefe Caranguejo: Aquele que faz o serviço andar para trás.
Chefe Lâmpada: Aquele que quando a secretária diz que está grávida quase dá à luz.
Chefe Ortopedista: Aquele que não sai do seu pé.
Chefe Papai Noel: Aquele que só sabe encher o saco.
Chefe Lampião: Aquele que é o rei do “cagaço”.
Chefe Disco Quebrado: Aquele que não se toca.
Chefe Marmita: Aquele que faz você só levar comida.
Chefe Disco Velho: Aquele que só chia.
Chefe Tintureiro: Aquele que só passa, passa, passa o serviço.
Chefe Jóckei: Aquele que só cai do cavalo.
Chefe Pancada: Aquele que não bate bem.
Chefe Malandro da Esquina: Aquele que adora aparecer.
Chefe Abelha: Aquele que faz cera o tempo todo e só levanta pra te ferrar.
Chefe Morcego: Aquele que só pinta na seção no fim do expediente.
Chefe Elba Ramalho: Aquele que dá pulinhos e gritinhos o dia todo.
Chefe Camisinha: Aquele que vive enchendo e atrapalha a produção.
Chefe Touro Sentado: Aquele que não tira a bunda da cadeira.
Chefe Xuxa: Aquele que quando a coisa “fica preta” diz: “beijim, beijim, tchau, tchau”.
A(O) SECRETÁRIA(O)
A Secretária exerce a eficiência.
Ela tem consigo dados confidenciais.
Usando confiança, ordem e paciência,
A Secretária faz um trabalho eficaz!Entre funções importantes,
As das Secretárias são especiais.
Seus planejamentos são relevantes,
Pois descuidos se fazem prejudiciais.A Secretária faz de tudo:
Atende telefonemas constantes,
O público e o chefe com prontidão.
Entre afazeres, o serviço segue avante.
No fim do dia, confirma a sua exatidão…A Secretária possui personalidade.
Nota-se, em suas iniciativas, a firmeza.
Em ambiente descontraído e de estabilidade,
A Secretária faz o serviço fluir com presteza!“Pela Secretária manter boa aparência pessoal,
as Empresas deveriam fazer um pagamento especial!”
Fonte: www.velhosamigos.com.br
Dia da Secretária
30 de Setembro
Em 30 de setembro é comemorado o dia da secretária , não poderiamos esquecer de homenagear as secretárias pelos mais diversos motivos, primeiro quase todos os lugares onde vamos quer seja no dentista no consultório médico ou mesmo no advogado, sempre encontraremos pela frente uma secretária na maioria das vezes sorridente e gentil, estas profissionais fazem de tudo para nos ajudar e por assim resolver os mais diversos probleminhas que surgem na rotineira vida do ser humano.
Mas em se falando no dia da secretária, vamos relatar a vocês o motivo pelo qual o dia 30 de setembro foi intitulado como o dia da secretária. Aliás o dia nacional da Secretária(o), porque também tem o dia internacional da secretária(o) que é comemorado na última quarta feira do mês de abril.
Bem tudo começou quando pela primeira vez uma mulher veio a escrever em publico numa maquina de escrever, chamava-se Lilian Sholes, seu pai Christopher Sholes inventou um tipo de maquina.
Lilian Sholes nasceu em 30 de setembro de 1850, e por ocasião do centenário do seu nascimento foi feita várias comemorações e também concursos para eleger a melhor datilógrafa.
Desta forma os concursos se tornaram um sucesso se repetindo a cada ano sempre em 30 de setembro e como participavam dos concursos várias secretárias, o dia passou a ser conhecido como o dia da secretária. Bonita história gostei, parabéns a todas.
Fonte: www.coisasdemenina.com
Dia da Secretária
30 de Setembro
“Aquela que organiza e participa dos afazeres básicos e cotidianos de um escritório”
O que é ser uma secretária?
Secretária é a profissional que em um escritório organiza, documenta, paga contas, datilografa, classifica documentos, redigi cartas, se comunica com clientes e auxiliares externos do escritório, além de, possivelmente, fazer alguns afazeres pessoais de seu chefe, obtendo confiança e credibilidade deste. A secretária se encarrega de toda a parte burocrática da empresa para qual trabalha, documentando, arquivando e organizando todos os papéis referentes.
Fazem, também, o intermédio de clientes e pessoas físicas com seu chefe por telefone, analisando sua agenda e seus compromissos. Essa profissional é parte fundamental de um escritório, pois é ela que mantém todos os documentos em ordem, para que todas as outras pessoas possam se organizar de acordo com o que ela preparou.
Quais as características necessárias para ser uma secretária?
Para atuar no mercado de maneira relevante, a profissional deve ser paciente para lidar com os assuntos de outrem e deve ser extremamente confiante, para que seu chefe e o escritório possam se organizar com base no que ela faz.
Características desejáveis:
liderança
atenção a detalhes
capacidade de concentração
capacidade de lidar com o público
capacidade de organização
método
perseverança
conhecimento de assuntos gerais
saber trabalhar sob pressão
saber administrar bem o tempo
saber lidar com números
boa comunicação
boa memória
boa aparência
bom humor
paciência
confiabilidade
raciocínio espacial desenvolvido
Qual a formação necessária?
Para atuar na área como secretária, o profissional deve possuir no mínimo ensino médio completo. Há o curso de Técnico em Secretariado ou nível superior em Secretário Executivo, que podem oferecer maior conhecimento ao profissional, proporcionando mais qualificação e maiores chances de conseguir bons empregos. Existem alguns dos cursos online que se relacionam sobre como ser uma secretária eficiente e se destacar no mercado, como o de redação empresarial (disponível por 60 dias), marketing pessoal (duração de 8 semanas), atendimento telefônico (disponível por 30 dias) e organização de eventos (disponível por 60 dias).
A maioria dos sindicatos de secretários dos Estados oferecem cursos de especialização. Esses cursos não são feitos online e variam de cidade para cidade, mas todos eles são promovidos em eventos, palestras ou feiras educacionais.
O profissional deve obter um certificado para atuação, deferido pelo Ministério do Trabalho, que se chama DRT, que é uma ferramenta positiva na hora da “seleção” de emprego.
Principais atividades
A profissional que atua como secretária tem várias funções durante o dia e, seguindo uma ordem relativa, algumas das atividades são:
planejamento, organização e direção de serviços de secretaria;
assistência e assessoramento direto a executivos;
coleta de informações para consecução de objetivos e metas de empresas;
redação de textos profissionais especializados, inclusive em idioma estrangeiro;
interpretação e sintetização de textos e documentos;
taquigrafia de ditados, discursos, conferências, palestras de explanações, inclusive em idioma estrangeiro;
versão e tradução em idioma estrangeiro, para atender às necessidades de comunicação da empresa;
registro e distribuição de expediente e outras tarefas correlatas;
orientação da avaliação e seleção da correspondência para fins de encaminhamento a chefia;
conhecimentos protocolares;
organização e manutenção dos arquivos da secretaria;
classificação, registro e distribuição de correspondência;
redação e datilografia de correspondência e documentos de rotina, inclusive em idioma estrangeiro;
execução de serviços típicos de escritório, tais como recepção, registro de compromissos, informações e atendimento telefônico.
Áreas de atuação e especialidades
O profissional é requerido em quase todas as áreas empresarias, sendo elas pequenas, médias ou grandes e pode atuar em áreas do comércio, da indústria, em ramos de humanidades, exatas ou biológicas. Além disso, a secretária pode ser funcionária do assessor, administrador, gerente, diretor, vice-presidente, presidente, etc, dependendo do tamanho e atuação da empresa em que for trabalhar.
Mercado de trabalho
O mercado para o profissional de secretaria é muito abrangente, existem vários locais no qual a secretária pode atuar. Como é uma profissão que exige muita dedicação e força de vontade, empresas estão sempre contratando assessoras e assistentes para seus ofícios. Com a evolução do seu trabalho, e ganhando credibilidade e aprimoramento das habilidades, a secretária pode evoluir para cargos de maior confiança e especialização.
Curiosidades
Nas antigas civilizações egípcias e mesopotâmicas, por volta dos séculos IV e V, tem-se registro da profissão de escriba. Eram homens de confiança do rei ou imperador e possuíam o maior domínio da escrita do reino. Eles redigiam ordens e cartas, classificavam arquivos e se encarregavam de sua execução. Esses escribas eram os antigos secretários do reino.
O inventor da máquina de escrever, Christopher Sholes permitiu que sua filha, Lílian Sholes, testasse seu invento publicamente, e ela se tornou a primeira mulher a ultrapassar tal barreira. No centenário do nascimento de Lílian, no dia 30 de setembro, as fábricas de máquinas de escrever lançaram um concurso para selecionar a melhor datilógrafa. Com o passar dos anos, esse dia foi dedicado a todas as mulheres que assumiram a função de secretária.
A lei que regulamenta a profissão é a 7377 de 1985, e entra em combinação com a lei 9261 de 1996.
Fonte: www.brasilprofissoes.com.br
Dia da Secretária
30 de Setembro
Elas estão mais presentes em nossas vidas do que imaginamos. Seja na hora de marcar uma consulta médica, prestando auxílio nas reuniões, providenciando aquele presentinho de última hora, anotando e lembrando nossos compromissos.
Mais do que justo é comemorarmos junto com elas o Dia da Secretária.
A estimativa do sindicato que representa a categoria no Estado de São Paulo é de que, no Brasil, dois milhões de pessoas trabalhem na profissão. A presidente da entidade, Isabel Cristina Baptista, detalha um pouco mais sobre a dia a dia das secretárias.
É uma profissão em alta, ainda muito procurada pelas mulheres?
A profissão está em igualdade com as demais no mercado de trabalho. Sofre recessões quando há crise, mas sempre numa empresa você encontra e identifica uma secretária. O número de mulheres na profissão ainda é grande. Esta predominância apareceu na Guerra Mundial, quando os homens dominavam os postos de trabalho. Chamados para a guerra, nós mulheres assumimos estas tarefas. O perfil que era mais operacional tinha maior identidade com o feminino. Hoje, os homens têm retomado ao mercado.
Qual deve ser o perfil de uma secretária?
O perfil do profissional de secretariado tem mudado ao longo do tempo, atendendo as exigências do mercado de trabalho. É preciso ter criatividade, iniciativa, velocidade, conhecimento tecnológico, liderança, atendimento, comunicação, atuando juntos aos níveis decisórios e estratégicos. O papel hoje é de facilitar a rotina administrativa para que a empresa coloque seu foco no produto ou serviço principal.
Atualmente, com tanta modernidade em termos tecnológicos, quais as incumbências das secretárias?
As secretárias devem dominar os avanços tecnológicos, subsidiando assim maior agilidade na prestação de serviços e assessoria ao executivo e sua empresa.
Qual deve ser sua formação? Existem cursos específicos?
Com a regulamentação da profissão, Lei 7377/85 e 9261/96, há necessidade de formação em cursos de nível técnico e superior em Secretariado/Secretariado Executivo. Para os profissionais que ingressaram na carreira, formados em outra área, existe a modalidade à distância, que habilita para o registro profissional em menor tempo e estará igualmente legal nos termos da Lei e Código de Ética para o exercício da profissão.
Qual deve ser o diferencial de uma secretária para que ela alcance o sucesso na profissão?
É identificar-se e gostar do que faz. Estar imbuído de um trabalho com profissionalismo e qualidade. Colocar em sua atribuição o gosto por servir, no sentido de desempenhar com qualidade as tarefas que lhe são confiadas.
Quais são as principais dificuldades enfrentadas por essas profissionais?
Compatibilizar vida pessoal e profissional. Muitos profissionais têm que acompanhar os horários dos executivos que atendem.
Adriana Cocco
Fonte: vilamulher.terra.com.br
Dia da Secretária
30 de Setembro
A palavra “secretária”, de origem latina, vem das palavras: secretarium/secretum, (lugar retirado, conselho privado) e secreta (particular, segredo, mistério). Com o passar do tempo, a grafia e o significado dessas palavras sofreram alterações, surgindo os dois gêneros: secretária e secretário.
Na Antiguidade, havia o escriba, cuja atividade era redigir documentos para as autoridades ou registrar e copiar textos.
Na Grécia antiga, os escribas constituíam uma classe privilegiada de letrados, uma casta hereditária, mas sem o caráter sacerdotal que outras civilizações lhes concederam. Com o advento da democracia, eles perderam prestígio e a profissão adquiriu novas características. Os de maior destaque transformaram-se em eruditos, filósofos, professores, sábios, escritores.
Os restantes permaneceram na condição de escravos, a serviço de senhores que se aproveitaram de suas aptidões. Esse grupo transformou-se em secretários, copistas, leitores e os colaboradores intelectuais das obras assinadas pelos amos.
No baixo Império Romano, os escribas, depois chamados de “secretários”, eram taquígrafos (ou estenógrafos). Em Roma, a estenografia vulgarizou-se, assumindo importante papel nos escritórios da administração pública.
Durante a Idade Média, o secretário praticamente desapareceu. A função foi preservada parcialmente nos mosteiros, pelos monges, que, na realidade, eram copistas, não secretários. Na Idade Moderna, o comércio trouxe de volta a necessidade desse profissional. A partir de então, o secretário foi integrado à organização das empresas e continua a exercer suas funções até hoje.
Dia da Secretária e do SecretárioEm 1867, Christopher Sholes inventou um tipo de máquina de escrever (que mais tarde foi fabricada por Philo Remington). Sua filha, Lílian, testou-a em público, tornando-se a primeira mulher a escrever a máquina. Lilian Sholes nasceu em 30 de setembro de 1850, por isso a data foi oficializada, no Brasil, como o Dia da Secretária.
A partir da Primeira e da Segunda Guerra Mundial, por falta de mão-de-obra masculina no mercado geral de trabalho, as empresas começaram a utilizar a mão-de-obra feminina, em todas as áreas. A mulher passou a atuar efetivamente como secretária, na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, a mulher começou a trabalhar como secretária a partir da década de 1950, com a chegada das multinacionais.
A profissão de secretária foi regulamentada pelas leis no 7.377, de 30/9/1985 e no 9.261, de 10/1/1996.
São Jerônimo, festejado a 30 de setembro, foi secretário do papa Dâmaso, no século IV, por isso é considerado o padroeiro das (os) secretárias (os).
Fonte: quiosqueazul.blogspot.com
Dia da Secretária
30 de Setembro
Na segunda fase da Revolução Industrial (iniciada em 1860), Charles Scholes inventou um tipo de máquina de escrever. Em 1873, sua filha, Lilian, testa o invento em público. Foi a primeira mulher a usar uma máquina de datilografia.
Lilian nasceu em 30 de setembro e no centenário de seu nascimento as fábricas de máquinas resolveram comemorar a invenção organizando concursos para escolher o melhor datilógrafo.
Como eram muitas as secretárias que participaram do concurso, a data, daí em diante, passou a ser chamada Dia da Secretária. Foi oficializada no Brasil em 26 de outubro de 1977.
Com o surgimento das associações da classe de secretárias do Brasil, apareceram os movimentos para o reconhecimeno da profissão.
Das atividades das associações, uma das conseqüências foi a divulgação e popularização do dia 30 de setembro como sendo o Dia da(o) Secretária(o).
Em alguns Estados brasileiros o dia foi oficialmente reconhecido.
Em São Paulo, por exemplo, a lei nº 1.421 de 26/10/1977, reconhece e oficializa 30 de setembro como Dia da(o) Secretária(o)
Dia Internacional da(o) Secretária(o)
Desde 1997, foi aprovado em um evento internacional na África do Sul (3o. Summit), também no Brasil, a comemoração do Dia Internacional da(o) Secretária(o) na última quarta-feira da semana cheia do mês de abril.
Fonte: www.isecretarias.com
Redes Sociais