Dia de São Cristovão

PUBLICIDADE

 

25 de Julho

Dia de São Cristovão

São Cristóvão é venerado pelos católicos e cristãos ortodoxos como um mártir morto durante o reinado do imperador romano do século 3.

A Igreja Ortodoxa venera São Cristóvão no dia 9 de maio. O calendário tridentino permitiu uma comemoração de São Cristóvão em 25 de Julho apenas em missas.

Medalhas

Medalhões com o nome e a imagem de São Cristóvão são comumente usados como pingentes, especialmente por viajantes, para mostrar devoção e como um pedido de sua bênção. Estátuas em miniatura são frequentemente exibidos em automóveis.

Em francês a frase difundida por essas medalhas é “Regarde St Christophe et va-t-en rassuré” (“Olhe para São Cristóvão e fique tranquilo”), medalhas de santo e santinhos em espanhol tem a frase “Si en San Cristóbal CONFIAS, de accidente não morirás “(” Se você confia St. Christopher, você não vai morrer em um acidente “).

Patrocínio Geral

São Cristóvão é um santo muito popular, especialmente reverenciado por atletas, marinheiros e viajantes. Ele é reverenciado como um dos Catorze santos auxiliares. Ele tem o patrocínio de coisas relacionadas a viagens e viajantes – contra raios e pestes – e patrocínio para arqueiros; barqueiros; soldados, epilepsia, inundações, comerciantes de frutas, jardineiros, marinheiros, portadores de mercado, motoristas, surfistas, alpinismo e trabalhadores de transporte.

Patronato de lugares

São Cristóvão é o santo padroeiro de muitos lugares, incluindo: Baden, Alemanha, Barga, Itália , Brunswick, Alemanha , Mecklenburg, na Alemanha ; Rab, Croácia ; Roermond, Holanda , Ilha de São Cristóvão; Toses na Catalunha, Espanha , Mondim de Basto, Portugal ; Agrinion, Grécia , Vilnius, Lituânia , Riga, Letónia , Havana, Cuba e Paete, Laguna, Filipinas.

Representações na arte

Porque St. Christopher ofereceu proteção aos viajantes e contra a morte súbita, muitas igrejas colocam imagens ou estátuas dele, geralmente em frente à porta sul, para que ele pudesse ser facilmente visto. Ele é geralmente descrito como um gigante homem com uma criança no ombro.

Na Inglaterra, há mais pinturas murais de São Cristóvão do que de qualquer outro santo, em 1904, a Sra. Collier, escreveu para a Associação Britânica de Arqueologia e relatou 183 pinturas, estátuas e outras representações do santo, superando todos os outros, exceto para a Virgem Maria.

 

Dia de São Cristovão
SÃO CRISTÓVÃO MÁRTIR “A BALSA DE DEUS”

Sua festa é celebrada no dia 25 de julho.

É um santo popular e universalmente conhecido. Sua vida tem referência com os motoristas e com os viajantes. É o padroeiro dos motoristas. CRISTÓVÃO: “Aquele que carrega Cristo” ou “Portador de Cristo”.

Nas numerosas traduções que a seu respeito chegam até nós, o que há de certo é que ele era um homem de estatura extraordinariamente alta, muito forte e uma vez convertido do paganismo ao cristianismo, fez-se apóstolo de Cristo na Lícia (Ásia Menor), onde sofreu o martírio sob o imperador Décio, por volta do ano 250.

Cristóvão era um gigante nascido na palestina, a terra de Cristo, entrou quando jovem na carreira militar, a carreira dos homens fortes, pondo-se a serviço do senhor mais potente do mundo:o governador, o imperador romano… Forte sim, mas não invencível! Veio a saber, então que o maior rei do mundo era satanás.

Colocou-se a serviço deste, pois percebeu que seu general tinha um medo supersticioso do maligno. Mas satanás tinha medo da cruz de Cristo. Como pode ser que uma madeira espanta o diabo? Informando-se melhor, descobriu que o maior rei do mundo é Jesus Cristo, filho de Deus, crucificado e ressuscitado.

Um ermitão mostrou-lhe que a bondade era a coisa mais agradável ao Senhor. São Cristóvão resolveu trocar a sua mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes valendo-se da força imensa de que era dotado, pôs-se a baldear pessoas, atravessando o rio.

Uma noite, entre- tanto, um menino pediu-lhe que o transportasse à outra margem do rio à medida que atravessava o rio, o menino lhe disse: tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves. Daquela época em diante, o gigante foi chamado de Cristóvão, o “Carregador de Cristo”.

Oração de São Cristovão

“Dai-me, Senhor, firmeza e vigilância no volante para que eu chegue ao meu destino sem acidentes. Protegei os que viajam, a todos, e a dirigir com prudência, e que eu descubra vossa presença na natureza, nas rodovias, nas ruas, nas criaturas, e em tudo aquilo que me rodeia. São Cristóvão, protegei-me e ajudai-me nas minhas idas e vindas a saber viver com alegria, agora e sempre. Amém!”

Devoção

 

A devoção a São Cristóvão é uma das mais antigas e populares da Igreja, tanto do Oriente como do Ocidente. São centenas de igrejas dedicadas a ele em todos os países do mundo. Também não faltam irmandades, patronatos, conventos e instituições que tomaram o seu nome, para homenageá-lo.

Ele consta da relação dos “quatorze santos auxiliadores” invocados para interceder pelo povo nos momentos de aflições e dificuldades. Assim, o vigor desta veneração percorreu os tempos com igual intensidade e alcançou os nossos dias da mesma maneira.

Entretanto são poucos os dados precisos sobre sua vida. Só se tem conhecimento comprovado de que Cristóvão era um homem alto e musculoso, extremamente forte. Alguns escritos antigos o descrevem como portador de “uma força hercúlea”.

Pregou na Lícia e foi martirizado, a mando do imperador Décio, no ano 250. Depois disso, as informações fazem parte da tradição oral cristã, propagada pela fé dos devotos ao longo dos tempos, e que a Igreja respeita.

Dia de São Cristovão

Ela nos conta que seu nome era Réprobo e que nasceu na Palestina. Como um verdadeiro gigante Golias, não havia quem lhe fizesse frente em termos de força física. Assim, só podia ter a profissão que tinha: guerreiro. Aliás, era um guerreiro indomável e invencível. A sua simples presença era garantia de vitória para o exército do qual participasse.

Conta-se que, estando cansado de servir aos caprichos de um e outro rei, apenas porque fora contratado para lutar em seu favor, foi procurar o maior e mais poderoso de todos, para servir somente a este. Então, ele se decidiu colocar a serviço de satanás, pois não havia quem não se curvasse de medo ao ouvir seu nome.

Mas também se decepcionou. Notou que toda vez que seu chefe tinha de passar diante da cruz, mudava de caminho, evitando o encontro com o símbolo de Jesus. Abandonou o anjo do mal e passou, então, a procurar o Senhor. Um eremita o orientou a praticar a caridade para servir ao Todo Poderoso como desejava, então ele abandonou as armas imediatamente.

Integrou-se a uma instituição de caridade e passou a ajudar os viajantes. De dia ou de noite, ficava às margens de um rio onde não havia pontes e onde várias pessoas se afogaram por causa da profundidade, transportando os viajantes de uma margem à outra.

Certo dia, fez o mesmo com um menino. Mas conforme atravessava o rio, a criança ia ficando mais pesada e só com muito custo e sofrimento ele conseguiu depositar com segurança o menino na outra margem. Então perguntou: “Como pode ser isso? Parece que carreguei o mundo nas costas”. O menino respondeu: “Não carregou o mundo, mas sim seu Criador”. Assim Jesus se revelou a ele e o convidou a ser seu apóstolo.

O gigante mudou seu nome para Cristóvão, que significa algo próximo de “carregador de Cristo”, e passou a peregrinar levando a palavra de Cristo. Foi à Síria, onde sua figura espetacular e nada normal chamava a atenção e atraía quem o ouvisse. Ele, então, falava do cristianismo e convertia mais e mais pessoas. Por esse seu apostolado foi denunciado ao imperador Décio, que o mandou prender. Mas não foi nada fácil, não por causa de sua força física, mas pelo poder de sua pregação.

Os primeiros quarenta soldados que tentaram prendê-lo converteram-se e por isso foram todos martirizados. Depois, quando já estava no cárcere, mandaram duas mulheres, Nicete e Aquilina, à sua cela para testar suas virtudes.

Elas também abandonaram o pecado e batizaram-se, sendo igualmente mortas. Foi quando o tirano, muito irado, mandou que ele fosse submetido a suplícios e em seguida o matassem. Cristóvão foi, então, flagelado, golpeado com flechas, jogado no fogo e por fim decapitado.

São Cristóvão é popularmente conhecido como o protetor dos viajantes, assim como dos motoristas e dos condutores.

São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, tem seu dia comemorado em 25 de Julho no Brasil e a 10 de Julho na Espanha.

Porque São Cristóvão é o Protetor dos Motoristas ?

Embora o culto a São Cristóvão tenha diminuído a partir do século XVII, fortaleceu-se no século XX. Há igrejas dedicadas a Ele por toda parte. Uma delas fica em Paris, perto da fábrica de automóveis Citroen.

Imagens, medalhas e santinhos de São Cristóvão são encontrados com freqüência em carros, táxis, caminhões, mas não se sabe ao certo a partir de que momento ele passou a ser o protetor dos motoristas.

Na Idade Média, provavelmente, devido à tradição relatada na Legenda Áurea, o Santo costumava ser invocado pelos viajantes, e também se recorria a Ele contra tudo o que pudesse representar perigo de vida.

O automóvel porém, só surgiu no século XX. E é do início do século que provém uma explicação acerca da escolha do Santo como protetor dos motoristas.

Na versão de 1905, a rainha Margarida de Sabóia percorria uma localidade do Valle d’Aosta, na Itália, com seu carro. Ao cair da noite alguns pastores, entregando-se a um antigo vício, atiraram pedras no carro e quebraram os faróis. Sem conseguir enxergar nada, o motorista da rainha desesperou-se e freou bruscamente, enquanto Margarida, imobilizada pelo susto, agarra-se à medalha de ouro de São Cristóvão que levava consigo, implorando proteção.

Milagrosamente o carro parou à beira de um precipício, e ninguém se machucou. Diz-se que a partir daquele dia, por sugestão da rainha, São Cristóvão tornou-se, também, Padroeiro dos motoristas.

Oração de São Cristóvão

Dai–me Senhor, firmeza e vigilância no volante, para que eu chegue ao meu destino sem acidentes.

Protegei os que viajam comigo, ajudai–me a respeitar a todos e a dirigir com prudência. E que descubra Vossa presença na natureza, nas rodovias, nas ruas, nas criaturas, e em tudo aquilo que me rodeia.

São Cristóvão, protegei-me e ajudai-me nas minhas idas e vindas a saber viver com alegria, agora e sempre. Amém!

Fonte: en.wikipedia.org/paroquiasaocristovaopvh.org.br/www.paroquiadesaocristovao.org.br

Veja também

Dia Mundial da Gentileza

PUBLICIDADE A bondade é um comportamento marcado por características éticas, uma disposição agradável e uma …

Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla

Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla PUBLICIDADE O Dia Nacional de Conscientização sobre …

Dia do Espírito Santo

Dia do Espírito Santo PUBLICIDADE Dia 31 de maio celebramos o dia do Espírito Santo. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.