PUBLICIDADE
O voleibol , é um esporte onde duas equipes se enfrentam em um campo liso separados por uma rede central, tentando passar a bola por cima da rede no terreno dos adversários. A bola pode ser tocada ou conduzida com tiros certeiros, mas não pode ser interrompido, realizada, retido ou acompanhado. Cada equipe tem um número limitado de acessos a devolver a bola para o campo oposto. Normalmente, a bola é batida com as mãos e os braços, mas também com qualquer outra parte do corpo. Uma das características mais peculiares do voleibol é que os jogadores tem que rodar suas posições quanto eles ganham pontos.
Existem várias formas. Com o nome de “vôlei”, identifica o modo que é jogado em pista coberta, mas também é muito popular vôlei de praia é jogado na areia. O voleibol sentado é uma variação com o aumento da popularidade entre os esportes para deficientes físicos.
O voleibol é um esporte onde uma maior paridade entre as competições masculinas e femininas, tanto pelo nível de competição por popularidade, presença na mídia e seguindo computadores públicos.
Campo de jogo e equipamentos
O campo de jogo
O campo de jogo, é um retângulo medindo 18 m de comprimento e 9 metros de largura, divididos em sua linha central através de uma rede que separa as duas equipes. Na verdade, o jogo também está do lado de fora, na zona livre , desde que a bola não toque o solo ou qualquer outro item. A zona livre deve ser de pelo menos 3 m mínimo em competições internacionais é aumentado para 5 m nas linhas laterais e 8 m para as linhas de fundo. O espaço livre na pista deve ter uma altura mínima de 7 m em competições internacionais até 12,5 m.
A 3 m da rede, uma linha em cada campo define a zona de strike , zona restrita onde as ações dos jogadores que estão atualmente em funções defensivas. Essas linhas se estendem para fora do campo com linhas tracejadas, e limitando projetos que representam igualmente em toda a linha, mesmo para além das linhas desenhadas. Todas as linhas têm 5 cm de largura.
O contato com o solo jogadores é contínua, geralmente usando proteção articular.
Rede
No centro do campo encontra-se uma rede de 1 m de largura e 9,5 até 10 m de comprimento, com duas bandas na parte superior e inferior e duas hastes verticais salientes sobre a linha do campo. A borda superior da rede, as hastes e o telhado do pavilhão em si definem o espaço através do qual a passagem da bola para o campo oposto.
A parte superior da altura do líquido pode variar em diferentes categorias, sendo nas categorias adultas de 2,43 m a 2,24 m, para homens e mulheres.
A bola
A bola é esférica e flexível; 65-67 cm de circunferência, 260-280 g de peso e pressão entre 0,300 e 0,325 kg / cm ² interiores. Ele é menor e mais leve do que as bolas de basquete ou futebol . Pode ser feito a partir de vários materiais, mas a mais conveniente e o couro é usado. Bolas de plástico, ocasionalmente, pode ser usado na prática.
Vestuário
Como no tênis, jogadores de vôlei usam durante o jogo, a camisa de jogo, calção, meias, sapatos e joelheiras. Como ocorre o contato contínuo com o solo, carregam também proteções nos joelhos e cotovelos.
Regras básicas
Ponto é alcançado quando a equipe adversária comete uma das seguintes infrações ou delitos:
• Se a bola toca o solo dentro do próprio campo, se o último toque corresponde a uma próprio jogador como um das equipe adversária.
• Se a bola fora da pista, ou por um ataque equivocado na quadra do adversário ou por um erro na tentativa de defender. Falta corresponde ao jogador e a equipe que tocou por último na bola uma vez e observe o ponto contrário. É considerado fora de contato com o telhado, público ou qualquer elemento do pavilhão, ou as mesmas faculdades. O contacto com o líquido, postes ou varetas no lado de fora das bandas laterais é também para fora.
• Se você exceder o número de três hits permitidos sem ter ido para o campo oposto, ou se um jogador joga duas vezes consecutivas na bola. Como exceção, deve tocar o bloqueio , que o primeiro contato não é responsável pela falta dos quatro acessos para a equipe ou dupla de solteiro.
• Se, no momento de retrocesso jogadores estão posicionados corretamente, isto é, que não é ajustada à rotação em conformidade.
• Se o toque de bola é errado e não há retenção ou acompanhamento (double, neste caso).
• Se um jogador defensor ataca além da linha de ataque. O libero não pode participar em qualquer forma na fechadura e restringiu o ataque, como já se viu.
• Se um jogador entra no campo do adversário por baixo da rede interferindo na quadra do adversário, ou se tem um pé cruzado completamente a linha central.
• Obstrução contrariamente rede de jogar ou tocar a faixa superior ou no topo das hastes de jogar a bola. Contacto é permitida, desde que a rede não interfere com o jogo.
• A recepção é feita com os dedos em falta (contato duplo).
Referências
1. ? Dicionário Pan-Hispânico de Dúvidas: voleibol
2. ? Regras Oficiais de Voleibol 2010 ( Inglês )
Fonte: es.wikipedia.org
Dia Nacional do Vôlei
27 de junho – Dia Nacional do Vôlei. Comemore!
Um dia todo especial para jogadores, treinadores, auxiliares, torcedores e todos os demais envolvidos no esporte que virou sinônimo de conquistas nos últimos anos.
Ouro em 92 começava a colocar o vôlei brasileiro no topo.
Seja na quadra ou na praia, no masculino ou no feminino, o voleibol brasileiro dominou o mundo e hoje nossas equipes ou duplas se tornaram referência mundial na modalidade.
Títulos mundiais, olímpicos e muitas alegrias ao torcedor brasileiro. Com o vôlei, o Brasil conquistou sua primeira medalha de ouro em um esporte coletivo em Jogos Olímpicos, em Barcelona 92. Logo depois, em Atlanta 96, Jaqueline/Sandra e Mônica/Adriana protagonizaram a primeira final da mais nova modalidade olímpica: o vôlei de praia. Daquela final, saiu o primeiro ouro de mulheres brasileiras em 100 anos de existência das Olimpíadas.
Depois, ainda em Jogos Olímpicos, vieram as medalhas de ouro de Ricardo e Emanuel, o bi da seleção masculina, as duas pratas de Adriana Behar e Shelda, a conquista inédita da seleção feminina em 2008, dentre tantos outros resultados expressivos.
Se a seleção feminina foi a que mais demorou a conquistar uma medalha olímpica, o atraso pode ser compensado pela aguerrida (literalmente) geração de Marcia Fu, Ana Moser, Fernanda Venturini e Cia que, jogando contra as cubanas, garantiam um título à parte.
Sem falar nos técnicos, que viraram grandes exemplos de comando e liderança no esporte nacional: Bernardinho, José Roberto Guimarães, Reis Castro, Letícia Pessoa, esses dois últimos bem menos badalados, mas que tanto contribuiram e estão contribuindo para o sucesso do esporte nas areias. (Reis há oito anos é técnico de Juliana e Larissa e Letícia, após comandar por nove anos a dupla Adriana e Shelda, hoje treina os campeões mundiais Alison e Emanuel)
Vitórias e glórias são muitas. É impossível listar num único post todos os jogadores e jogadoras que tão bem defenderam e defendem nosso país.
E hoje eles têm motivos de sobra para comemorar. Maior que a comemoração deles, somente a nossa, já que passamos a ter o vôlei como nosso grande orgulho nacional.
Parabéns a todos os envolvidos nesse esporte tão apaixonante! Feliz Dia Nacional do Vôlei a todos! E que o futuro do voleibol brasileiro seja cada vez mais dourado.
Fonte: www.primeiroset.com.br
Redes Sociais