29 de Maio
PUBLICIDADE
A comemoração do Dia Mundial da Energia visa à redução dos gastos energéticos e a promoção das energias renováveis.
Conscientização e ação
Estas são duas palavras que simbolizam o Dia Mundial da Energia, celebrado no dia 29 de maio. Criado para sensibilizar e motivar a comunidade mundial, a comemoração visa à redução dos gastos energéticos e a promoção das energias renováveis.
Economizando energia é possível diminuir os impactos ambientais causados durante sua geração. Hoje, as chamadas energias renováveis são importantes maneiras naturais para se obter energia.
Conheça alguns exemplos:
Energia solar
É o nome dado a qualquer tipo de captação de energia proveniente do sol. A radiação solar pode ser utilizada diretamente como fonte de energia térmica, para aquecimento de fluidos e ambientes e para geração de energia mecânica ou elétrica.
Energia eólica: é a designação dada à potência elétrica causada pelos ventos. Esse tipo de energia é muito utilizado para a geração de eletricidade; ou ainda, para trabalhos mecânicos como bombeamento de água por meio de cataventos e moinhos.
Biomassa: é todo recurso renovável oriundo de matéria orgânica, seja de origem animal ou vegetal, e que pode ser utilizada na produção de energia. Criada a partir de processos como a queima de material orgânico produzido e acumulado no meio ambiente.
Produção brasileira
Hoje, a principal forma de produção de energia no Brasil é por meio das hidrelétricas. De acordo com o governo federal, cerca de 71%. Grandes turbinas são movimentadas através da força corrente das águas de um rio, gerando energia.
Ano internacional da Energia Sustentável para Todos
De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), 1,4 bilhão de pessoas vivem sem energia elétrica. Diante disso, para combater tamanha desigualdade, a ONU proclamou que 2012 será o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.
Dentro de casa é possível adotar pequenas atitude como usar lâmpadas mais econômicas e eletroeletrônicos de menor consumo energético. Sendo assim, certamente, tais medidas serão de grande valia para celebração do Dia Mundial da Energia. Faça sua parte!
Fonte: www.portaleducarbrasil.com.br
Dia Mundial da Energia
No dia 29 de maio comemora-se o “Dia Mundial da Energia”, data que tem por finalidade destacar a necessidade de poupar energia e, consequentemente, diminuir o impacto ambiental e preservar os recursos naturais. É também uma grande oportunidade para relembrar os benefícios que o uso de fontes renováveis traz não só para o meio ambiente, como também para a sociedade, já que sua utilização implica diminuição dos níveis de poluição e um crescimento baseado no desenvolvimento sustentável.
Porém, essa lógica parece ainda não ter sido adotada por boa parte da população. O estudo “Sustentabilidade ambiental no Brasil: biodiversidade, economia e bem-estar humano”, divulgado em fevereiro deste ano pelo Ipea, mostra que a indústria brasileira, por exemplo, tem se tornado menos eficiente no consumo de energia se comparado à produção. Isso quer dizer que esse setor do país tem gastado mais energia para produzir a mesma quantidade em reais. O ideal é que a produção aumente, mas que os gastos e malefícios gerados pelo mau uso da energia diminuam.
Além disso, pesquisas mostram que muitas vezes a preocupação com a quantidade e os tipos de energias utilizadas ainda é vista pelos governos, empresas e pela população em geral como uma questão secundária. Estimativas feitas pelo Instituto Internacional de Economia mostram que, se a população mundial não modificar seus hábitos, a demanda por energia projetada no mundo aumentará 1,7% ao ano até 2030, quando alcançará 15,3 bilhões de toneladas equivalentes de petróleo.
Pensando na necessidade de reverter esse quadro, o SEPRORJ aproveita a data para dar algumas dicas de como poupar energia:
– substitua uma lâmpada incandescente de 100W de potência por uma lâmpada fluorescente compacta equivalente (de alta eficiência);
– apague o forno ou fogão momentos antes de terminar de preparar a sua refeição;
– regule corretamente a temperatura do congelador;
– verifique o consumo de energia de cada equipamento antes de comprá-lo;
– desligue os aparelhos no botão, em vez de desligar no comando;
– sempre que possível, seque a roupa ao sol e/ou vento;
– crie o hábito de desligar a luz sempre que sair de um cômodo;
– depois de carregar aparelhos como celulares, MP3 ou máquinas fotográficas retire o carregador da tomada, caso contrário, continuarão a gastar energia;
– limpe o pó dos utensílios leves regularmente. Uma grande camada do pó pode bloquear até 50% da produção de luz;
– use menos água quente, uma quantidade considerável de energia é utilizada para aquecer água.
Faça a sua parte! Incorpore práticas como essas no seu dia a dia e ajude a construir um mundo melhor para aqueles que o habitam, e para as futuras gerações. E fique atento: a economia de energia é também um tema aberto à aplicação das TIC.
Texto: Nathalia Menezes
Edição: Priscila Thereso
Bibliografia
http://www.ambiencia.org/site/publicacoes/dia-mundial-da-energia/dia-mundial-da-energia/entenda-o-dia-mundial-da-energia/
http://www.xn--energiasrenovveis-jpb.com/energias/dia-nacional-da-energia-poupar-energia/
http://moodle.apvm.net/mod/forum/discuss.php?d=4646
http://www.biodieselbr.com/energia/agro-energia.htm
http://www.energiahoje.com/online/eletrica/comercializacao/2011/02/15/426417/industria-gasta-mais-energia.html
http://saberpoupar.com/artigos/40-dicas-para-poupar-energia-casa
http://www.energiasealternativas.com/poupar-energia.html
Fonte: www.tirio.org.br
Dia Mundial da Energia
Hoje comemora-se o Dia mundial da energia. Muitos irão logo pensar em energias renováveis, outros no pré-sal, outros ainda na eterna crise do Oriente Medio com o petróleo.
Contudo, discorrer sobre energia é muito maior que isto.
Energia está no nosso corpo, está nos nossos átomos, está inserida em tudo que fazemos.
Justamente por estar inserida em tudo que fazemos, seja material ou imaterial, a energia representa sempre uma ação.
Como assim?
É o vento que forma a energia eólica. É a água represada que forma energia das hidroelétricas. É a fusão nuclear que forma a energia atômica. Quer dizer, sempre há um elemento de ação para gerar a energia.
Então, se necessitamos de um elemento de ação para gerar energia duas perguntas são fundamentais:
1. Qual a energia que você quer no seu negócio?
2. Qual será a ação necessária para realizar esta energia?
Parece simples, não? Mas não é.
Você pode querer energias sempre positivas, energias do bem, energias do sucesso, pode querer equipes motivadas com energias radiantes, todavia, as ações que deverão ser tomadas para gerar estas energias nem sempre são simples, nem sempre são baratas e principalmente não existem como regra geral, afinal, estamos lidando com pessoas.
E quanto ao desperdício?
Devemos sempre analisar aonde estamos gastando a nossa energia. Afinal, desperdício de energia é contra o planeta inteiro não é?
Se você está gastando sua energia com pessoas ruins, fornecedores ruins, trabalhos mal feitos, pessoas de mau humor… Você está desperdiçando energia e prejudicando toda a empresa. A empresa, assim como o planeta, é um só, totalmente interligado e conectado. Ações de desmatamento aqui no Brasil podem causar maremotos na China. No seu negócio é a mesma coisa: Estagiários que não trabalham podem ocasionar demissões de advogados trabalhadores e vice-versa.
Não gaste sua energia inconscientemente! Use toda a sua energia no foco do seu negócio, aplicando soluções cada vez melhores e mais eficientes.
Lembre-se, hoje é o dia mundial da energia. Responda as duas perguntas acima e mais uma:
Onde você está gastando esta energia hoje?
Será com estas respostas sobre energia que você pode fazer um verdadeiro Feng Shui na sua vida profissional e quiçá pessoal.
Use e abuse da sua energia e de sua equipe da melhor maneira possível. O universo e a sua empresa agradecem.
Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr
Fonte: www.gestao.adv.br
Redes Sociais