Dia Internacional da Biodiversidade

PUBLICIDADE

Diversidade biológica, ou biodiversidade, refere-se à variedade de vida na Terra. Conforme definido pela Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica, inclui diversidade de ecossistemas, espécies e genes e os processos ecológicos que os sustentam.

A diversidade natural nos ecossistemas proporciona benefícios econômicos e serviços essenciais à sociedade humana – como alimentos, roupas, abrigo, combustível e medicamentos – bem como valores ecológicos, recreativos, culturais e estéticos, desempenhando assim um papel importante no desenvolvimento sustentável. A biodiversidade está sob ameaça em muitas áreas do mundo. A manutenção da biodiversidade global surgiu como uma questão pública proeminente e generalizada.

Biodiversidade

A biodiversidade, geralmente se refere à variedade e variabilidade da vida na Terra. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a biodiversidade tipicamente mede a variação a nível genético, das espécies e do ecossistema.

A biodiversidade não é distribuída uniformemente na Terra e é mais rica nos trópicos. Esses ecossistemas florestais tropicais cobrem menos de 10% da superfície terrestre e contêm cerca de 90% das espécies do mundo. A biodiversidade marinha tende a ser mais alta ao longo das costas no Pacífico Ocidental , onde a temperatura da superfície do mar é mais alta e na faixa latitudinal média em todos os oceanos.

 A biodiversidade geralmente tende a se agrupar em pontos quentes, e tem aumentado através do tempo, mas provavelmente diminuirá no futuro.

Dia Internacional da Biodiversidade, foi instituído pela UNESCO com o objetivo de promover o conhecimento sobre a biodiversidade e alertar para os problemas a ela associados como as alterações climáticas…

Celebra-se em todo o mundo no dia 22 de maio

O Dia Internacional da Biodiversidade foi instituído pela UNESCO com o objetivo de promover o conhecimento sobre a biodiversidade e alertar para os problemas a ela associados como as alterações climáticas, as rápidas mudanças nos diferentes habitats e as consequentes modificações nas taxas de reprodução animal e no crescimento das plantas ou, em casos extremos, o desaparecimento de inúmeras espécies de fauna e flora.

O Decreto-Lei nº 21/93, de 21 de Junho, que ratificou a CONVENÇÃO DA BIODIVERSIDADE, define a biodiversidade como a “variabilidade entre os organismos vivos de todas as origens, incluindo os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte; compreende a diversidade dentro de cada espécie, entre as espécies e dos ecossistemas”.

Biodiversidade é o grau de variação de formas de vida, dentro de uma determinada espécies, ecossistema, bioma. A biodiversidade é uma medida da saúde dos ecossistemas.

A biodiversidade é, em parte, uma função do clima. Em ambientes terrestres, as regiões tropicais são normalmente ricas enquanto que as regiões polares apóiam menos espécies.

Rápidas mudanças ambientais tipicamente causam extinções em massa. Uma estimativa é que menos de 1% das espécies que já existiram na Terra são existentes.

Desde que a vida começou na Terra, cinco grandes extinções em massa e diversos eventos menores levaram a grandes quedas em biodiversidade. O Fanerozóico (os últimos 540 milhões anos) marcou um crescimento rápido em biodiversidade através da explosão cambriana período durante o qual a maioria dos multicelular filos apareceram pela primeira vez. Os próximos 400 milhões anos incluído repetidas, grandes perdas de biodiversidade classificados como massa extinção eventos. No Carbonífero, colapso floresta levou a uma grande perda de vida vegetal e animal. O evento de extinção do Permiano-Triássico, há 251 milhões de anos atrás, foi o pior, a recuperação dos vertebrados levou 30 milhões de anos. O mais recente, o evento de extinção Cretáceo-Paleogeno , ocorreu há 65 milhões de anos atrás e muitas vezes atraiu mais atenção do que os outros, porque isso resultou na extinção dos dinossauros.

O período desde o surgimento dos seres humanos tem apresentado uma redução de biodiversidade em curso e uma perda de acompanhamento de diversidade genética. Nomeado o Holoceno extinção, a redução é causada principalmente por impactos humanos, em particular habitat destruição. Por outro lado, a biodiversidade afeta a saúde humana de várias maneiras, tanto positiva como negativamente.

A Organização das Nações Unidas designado 2011-2020 como a Década das Nações Unidas sobre Biodiversidade.

Dia Internacional da Biodiversidade
Os recifes de coral estão entre os ecossistemas mais diversos do planeta

Dia Internacional da Biodiversidade
As florestas tropicais são um exemplo de biodiversidade do planeta e, normalmente, possuem uma grande diversidade de espécies. Este é o rio Gâmbia em Senegal ‘sNiokolo-Koba National Park.

Definições

Dia Internacional da Biodiversidade
Uma amostragem de fungos coletados durante o verão de 2008 no norte de Saskatchewan madeiras mistas, perto LaRonge é um exemplo em termos de diversidade de espécies de fungos. Nesta foto, há também folha líquenes e musgos.

“Biodiversidade” é mais comumente usado para substituir os termos mais claramente definidos e longo prazos estabelecidos, a diversidade de espécies e riqueza de espécies. A maioria dos biólogos costumam definir a biodiversidade como a “totalidade dos genes, espécies e ecossistemas de uma região”.

Uma vantagem dessa definição é que ela parece descrever a maioria das circunstâncias e apresenta uma visão unificada dos tradicionais três níveis em que a variedade biológica tenha sido identificadas:

• diversidade de espécies
• diversidade de ecossistemas
• diversidade genética

Em 2003, o professor Anthony Campbell, da Universidade de Cardiff, Reino Unido e do Centro Darwin, Pembrokeshire , definiu um quarto nível: Diversidade Molecular.

Geneticistas definem como a diversidade de genes e organismos. Eles estudam processos como mutações, transferência de genes e a dinâmica do genoma, que geram evolução.

Medir a diversidade em um nível de um grupo de organismos não podem corresponder exatamente à diversidade de outros níveis. No entanto, tetrápodes(terrestres vertebrados taxonômica) e diversidade ecológica mostra uma correlação muito estreita.

Distribuição

Dia Internacional da Biodiversidade
A floresta de coníferas no Alpes suíços (Parque Nacional).

Biodiversidade não está distribuída uniformemente, e isso varia muito em todo o mundo, bem como dentro das regiões. Entre outros fatores, a diversidade dos seres vivos depende da temperatura, precipitação, altitude, solos, geografia e da presença de outras espécies. O estudo da distribuição espacial de organismos, espécies e ecossistemas, é a ciência da biogeografia.

Diversidade consistentemente mede maior no trópicos e em outras regiões localizadas, como a região do Cabo florística e menor nas regiões polares em geral. Florestas tropicais que tiveram climas úmidos por um longo tempo, como o Parque Nacional Yasuni no Equador, têm biodiversidade particularmente elevado.

Biodiversidade terrestre é até 25 vezes maior do que o mar. Apesar de um método recente descobriu que o número total de espécies na Terra em 8,7 milhões, dos quais 2,1 milhões foram estimados para viver no oceano.

Geralmente, há um aumento na biodiversidade dos pólos para o trópicos. Assim localidades em menores latitudes têm mais espécies que localidades em latitudes mais altas. Isto é muitas vezes referido como o gradiente latitudinal na diversidade de espécies. Vários mecanismos podem contribuir para ecológicos do gradiente, mas o fator final atrás muitos deles é a temperatura média maior no equador comparada com a dos pólos.

Mesmo que diminui a biodiversidade terrestre do equador para os pólos, alguns estudos afirmam que esta característica é não verificadas nos ecossistemas aquáticos, especialmente nos ecossistemas marinhos. A distribuição latitudinal de parasitas não segue esta regra.

Um ponto de biodiversidade é uma região com um alto nível de endêmicas espécies que está sob ameaça de seres humanos.

Brasil é a Mata Atlântica contem cerca de 20.000 espécies de plantas, 1.350 vertebrados, e milhões de insetos, cerca de metade das quais ocorrem em nenhum outro lugar. A ilha de Madagascar, possui uma alta taxa de endemismo. Desde que a ilha separada do continente África 65 milhões de anos, muitas espécies e ecossistemas evoluíram de forma independente.

Muitas regiões de alta biodiversidade e / ou endemismo surgem especializados habitats que requerem adaptações incomuns, por exemplo alpinas ambientes em altas montanhas , ou do norte da Europa de turfa pântanos .

Diferenças com precisão de medição em biodiversidade pode ser difícil. viés de seleção entre os pesquisadores podem contribuir para tendenciosa pesquisa empírica para as estimativas modernas de biodiversidade. Em 1768 Rev. Gilbert White sucintamente observado de sua Selborne, Hampshire “toda a natureza é tão completo, que naquele distrito produz a maior variedade que é o mais examinado”.

Evolução

A biodiversidade é o resultado de 3,5 bilhões de anos de evolução. A origem da vida não foi definitivamente estabelecida pela ciência, no entanto, algumas evidências sugerem que a vida pode já ter sido bem estabelecida apenas algumas centenas de milhões de anos após a formação da Terra. Até cerca de 600 milhões de anos atrás, toda a vida consistia de archaea, bactérias, protozoários e similares organismos unicelulares.

A história da biodiversidade durante o Fanerozóico (últimos 540 milhões anos), inicia-se com rápido crescimento durante a explosão cambriana, um período durante o qual quase todos os filos de organismos multicelulares apareceram pela primeira vez. Ao longo dos próximos 400 milhões de anos, a diversidade de invertebrados mostrou tendência geral pouco, e diversidade dos vertebrados mostra uma tendência global exponencial. Este aumento dramático na diversidade foi marcado por periódicos, perdas maciças de diversidade classificados como de extinção em massa de eventos. A perda significativa ocorreu quando desabou florestas no Carbonífero. O pior foi a extinção Permo-Triássico, há 251 milhões de anos atrás. Vertebrados levaram 30 milhões de anos para se recuperar deste evento.

O registro fóssil sugere que os últimos milhões de anos contaram com a maior biodiversidade história. No entanto, nem todos os cientistas apoiar este ponto de vista, uma vez que há incerteza sobre como fortemente o registro fóssil é influenciado pela maior disponibilidade e preservação de seções geológicas. Alguns cientistas acreditam que corrigiu para artefatos de amostragem, a biodiversidade moderna não pode ser muito diferente da biodiversidade 300 milhões de anos, enquanto outros consideram o registro fóssil razoavelmente reflexo da diversificação da vida. Estimativas do macroscópica global atual diversidade de espécies variam de 2 a 100 milhões, com uma melhor estimativa de algum lugar perto de 9 milhões. A grande maioria artrópodes. Diversidade parece aumentar continuamente na ausência de seleção natural.

Diversificação evolutiva

A existência de uma “capacidade global de suporte”, limitando a quantidade de vida que podemos viver de uma vez, é debatido, como é a questão de saber se tal limite também limitar o número de espécies. Enquanto que os registros da vida no mar mostra uma logística padrão de crescimento, a vida na terra (insetos, plantas e tetrápodes) mostra um exponencial aumento na diversidade. Como um autor afirma: “Tetrápodes ainda não tenham invadido 64 por cento dos modos potencialmente habitáveis, e pode ser que, sem a influência humana ecológico e taxonômico diversidade de tetrápodes continuaria a aumentar de uma forma exponencial, até a maior parte ou a totalidade do ecossitema disponíveis é enchido. ”

Por outro lado, as variações através da Fanerozóico correlacionam muito melhor com o hiperbólica modelo (amplamente utilizados na biologia da população, demografia e macrossociologia, bem como fóssil biodiversidade) do que com os modelos exponencial e logístico. Os modelos últimos implica que mudanças na diversidade são guiados por uma primeira ordem de feedback positivo (mais antepassados, descendentes mais) e / ou um feedback negativo decorrente da limitação de recursos. Modelo hiperbólico implica um feedback de segunda ordem positiva. O padrão hiperbólica da população mundial de crescimento surge a partir de um comentário de segunda ordem positiva entre o tamanho da população e da taxa de crescimento tecnológico. O caráter hiperbólico de crescimento biodiversidade pode ser igualmente explicada por um feedback entre diversidade e complexidade estrutura da comunidade . A semelhança entre as curvas de biodiversidade e população humana provavelmente vem do fato de que ambos são derivados da interferência da tendência hiperbólica com cíclicas e estocástica dinâmica.

A maioria dos biólogos concordam, porém, que o período desde a emergência humano é parte de uma nova extinção em massa, chamado de extinção do Holoceno , causada principalmente pelos seres humanos estão tendo impacto sobre o meio ambiente. Tem sido argumentado que a taxa atual de extinção é suficiente para eliminar a maioria das espécies do planeta Terra em 100 anos.
Novas espécies são descobertas regularmente (em média, entre 5-10,000 novas espécies a cada ano, a maioria deles insetos ) e muitos, apesar de descoberto, ainda não classificadas (as estimativas são de que cerca de 90% de todos os artrópodes ainda não classificadas). A maior parte da diversidade terrestre é encontrado em florestas tropicais e, em geral, a terra tem mais espécies do que o oceano, cerca de 8,7 milhões de espécies podem existir na Terra, dos quais cerca de 2,1 milhões vivem no oceano.

Benefícios Humanos

Dia Internacional da Biodiversidade
Campo de verão na Bélgica(Hamois).
As flores azuis são cyanus Centaurea e a vermelha são rhoeas Papaver.

Os serviços dos ecossistemas e do equilíbrio de provas

“Os serviços dos ecossistemas são o conjunto de benefícios que os ecossistemas fornecem à humanidade”. Esses serviços vêm em três sabores:

1. Provisionamento de serviços que envolvem a produção de recursos renováveis (por exemplo: alimentos, água, madeira fresca)

2. Regulamentar os serviços que são aqueles que diminuem mudança ambiental (por exemplo: a regulação do clima de pragas, controle / doença)

3. Serviços culturais representam um valor humano e prazer (por exemplo: a estética da paisagem, patrimônio cultural, recreação ao ar livre, e o significado espiritual)

Serviços de Provisão

Uma maior diversidade de espécies de plantas forrageiras rendimento aumenta (Síntese de 271 estudos experimentais)

Maior diversidade genética de plantas (ou seja: a diversidade dentro de uma única espécie) aumenta o rendimento da cultura em geral (Síntese de 575 estudos experimentais); Apesar de outra revisão de 100 estudos experimentais relata evidências mistas

Uma maior diversidade de espécies de árvores aumenta a produção de madeira em geral (Síntese de 53 estudos experimentais). No entanto, não há dados suficientes para tirar uma conclusão sobre o efeito da diversidade característica árvore na produção de madeira.

Serviços de regulação

• Uma maior diversidade de espécies de peixe aumenta a estabilidade do rendimento da pesca (Síntese de 8 estudos de observação)
• Uma maior diversidade de espécies de inimigos naturais de pragas diminui populações de pragas herbívoras (os dados de dois comentários separados, síntese de 266 estudos experimentais e observacionais; Síntese de 18 estudos observacionais. Apesar de uma outra revisão de 38 estudos experimentais encontrados misturados apoiar para essa afirmação
• Uma maior diversidade de espécies de plantas diminui a prevalência de doenças em plantas (Síntese de 107 estudos experimentais)
• Uma maior diversidade de espécies de plantas aumenta a resistência à invasão de plantas (dados a partir de duas análises separadas, a síntese de 105 estudos experimentais, Síntese de 15 estudos experimentais )
• Uma maior diversidade de espécies de plantas aumenta o sequestro de carbono, mas nota que esta constatação se refere apenas a absorção real de dióxido de carbono e não há muito o armazenamento de longo
• Uma maior diversidade de espécies de plantas aumenta a remineralização de nutrientes do solo (Síntese de 103 estudos experimentais)
• Uma maior diversidade de espécies de plantas aumenta a matéria orgânica do solo (Síntese de 85 estudos experimentais)

Serviços de regulação

• Uma maior diversidade de espécies de plantas pode ou não pode diminuir populações herbívoros de pragas. Dados de dois comentários separados sugerem que uma maior diversidade diminui populações de pragas (síntese de 40 estudos observacionais; Síntese de 100 estudos experimentais). Uma revisão encontraram evidências mista (Síntese de 287 estudos experimentais), enquanto a outra encontrado evidências em contrário (Síntese de 100 estudos experimentais )
• Uma maior diversidade de espécies de animais podem ou não diminuir a prevalência da doença nestes animais (Síntese de 45 estudos experimentais e de observação), embora um estudo de 2013 oferece mais suporte mostrando que a biodiversidade pode de fato aumentar a resistência a doenças em comunidades de animais, pelo menos em lagoas sapo anfíbios. Muitos estudos mais deve ser publicado em apoio à diversidade de influenciar o equilíbrio de provas será tal que podemos tirar uma regra geral sobre este serviço.
• Espécies maiores e diversidade característica das plantas pode ou pode não aumentar o armazenamento de carbono de longo prazo (Síntese de 33 estudos de observação)
• Uma maior diversidade de polinizadores pode ou não aumentar a polinização (Síntese de sete estudos observacionais), mas uma publicação entre março de 2013 sugere que a diversidade de polinizadores nativos aumento aumenta a deposição de pólen (embora não necessariamente fruto definir como os autores querem fazer crer, por detalhes explorar seu material suplementar longa).

Serviços de Provisão

• Efeito da diversidade de espécies de plantas sobre o rendimento de biocombustível (Em uma pesquisa da literatura, os pesquisadores só encontraram três estudos)
• Efeito da diversidade de espécies de peixes no rendimento da pesca (Em uma pesquisa da literatura, os pesquisadores só encontraram quatro estudos experimentais e um estudo observacional)

Serviços de regulação

• Efeito da diversidade de espécies na estabilidade de rendimento de biocombustível (Em um levantamento da literatura, os investigadores não encontraram quaisquer estudos)
• Efeito da diversidade de espécies de plantas sobre a estabilidade da produção de forrageiras (Em uma pesquisa da literatura, os pesquisadores só encontraram dois estudos)
• Efeito da diversidade de espécies de plantas sobre a estabilidade do rendimento de culturas (Em um levantamento da literatura, os pesquisadores só encontraram um estudo)
• Efeito da diversidade genética de plantas sobre a estabilidade do rendimento de culturas (Em um levantamento da literatura, os pesquisadores só encontraram dois estudos)
• Efeito da diversidade na estabilidade da produção de madeira (Em um levantamento da literatura, os pesquisadores não puderam encontrar estudos)
• Efeito da diversidade de espécies de taxa múltipla em controle de erosão (Em uma pesquisa da literatura, os pesquisadores não conseguiu encontrar quaisquer estudos – que no entanto encontrar estudos sobre o efeito da diversidade de espécies e biomassa radicular)
• Efeito da diversidade na regulação inundação (Em um levantamento da literatura, os pesquisadores não puderam encontrar qualquer estudos)
• Efeito de espécies e diversidade característica de plantas sobre a umidade do solo (Em um levantamento da literatura, os pesquisadores só encontraram dois estudos)
Outras fontes relataram resultados um tanto contraditórios, e em 1997 Robert Costanza e colegas relataram o valor global estimado dos serviços dos ecossistemas (não capturado em mercados tradicionais) a uma média de US $ 33 trilhões por ano.
Desde a idade da pedra , a perda de espécies acelerou acima da taxa média basal, impulsionado pela atividade humana. As estimativas de perdas de espécies são a uma taxa 100-10.000 vezes tão rápido como é típico no registro fóssil. A biodiversidade também oferece muitas benefícios não-materiais, como os valores espirituais e estéticos, sistemas de conhecimento e educação.

Agricultura

A biodiversidade agrícola

Diversidade agrícola pode ser dividida em duas categorias: a diversidade intra-específica , que inclui a variedade genética dentro de uma única espécie, tal como a batata ( Solanum tuberosum ), que é composta de muitas formas diferentes e tipos (por exemplo, em os EUA podemos comparar com batatas russet batatas ou batatas roxas, todos diferentes, mas todos parte da mesma espécie, S. tuberosum ).

A outra categoria de diversidade agrícola é chamado interespecífica diversidade e refere-se ao número e tipos de espécies diferentes. Pensando dessa diversidade podemos notar que muitos agricultores pequenos vegetais crescem muitas culturas diferentes, como batatas, e também cenoura, pimentão, alface, etc.

Diversidade agrícola também pode ser dividida se é diversidade “planeado” ou “associado”. Esta é uma classificação funcional que impomos e não uma característica intrínseca da vida ou diversidade. Diversidade planejada inclui as culturas que um agricultor tenha incentivado, plantado ou criado (por exemplo: culturas, capas, simbiontes e animais, entre outros), que pode ser comparada com a diversidade associada que chega entre as culturas, sem ser convidado (por exemplo: herbívoros, ervas daninhas espécies e patógenos, entre outros).

O controle de associados à biodiversidade é um dos grandes desafios que os agricultores enfrentam agrícolas. Em monoculturas de explorações agrícolas, a abordagem é, em geral para erradicar a diversidade associada com um conjunto de biologicamente destrutivas pesticidas, ferramentas mecanizadas e técnicas de engenharia transgênicas, em seguida, a rotação de culturas. Embora alguns policultivos os agricultores usam as mesmas técnicas, mas também empregam manejo integrado de estratégias, mas, geralmente, menos dependente de capital de biotecnologia e energia.

Interespecífica diversidade de culturas é, em parte, responsável por oferecer variedade no que comemos. Intraespecífica diversidade, a variedade de alelos dentro de uma única espécie, também nos oferece escolha em nossas dietas. Se uma cultura falha em uma monocultura, contamos com a diversidade agrícola para replantar a terra com algo novo. Se uma cultura de trigo é destruída por uma praga que pode plantar uma variedade de trigo mais resistentes do próximo ano, contando com intraespecífica diversidade. Podemos renunciar a produção de trigo na área e planta uma espécie completamente diferente, contando com interespecífica diversidade. Mesmo uma sociedade agrícola que cresce principalmente monoculturas, depende da biodiversidade em algum ponto.

• A praga da batata irlandesa de 1846 foi um importante fator na morte de um milhão de pessoas e a emigração de cerca de dois milhões. Foi o resultado de plantar apenas duas variedades de batata, tanto vulneráveis à praga, Phytophthora infestans , que chegou em 1845

• Ferrugem atacou as plantações de café no Sri Lanka, Brasil e América Central em 1970. Uma variedade resistente foi encontrado na Etiópia. Embora as doenças são eles próprios uma forma de biodiversidade.

Monocultura foi um fator que contribuiu para vários desastres agrícolas, incluindo o colapso europeu vinho indústria no final do século 19, e o milho EUA Sul Leaf Blight epidemia de 1970.

A saúde humana

Dia Internacional da Biodiversidade
A cobertura florestal diversificada em ilha de Barro Colorado ,
no Panamá, rendeu esta exibição de diferentes frutas.

Relevância da biodiversidade para a saúde humana está se tornando uma questão política internacional, como prova científica constrói sobre as implicações de saúde global da perda de biodiversidade. Esta questão está intimamente ligada com a questão da mudança climática, como muitos dos riscos de saúde esperados da mudança climática estão associados a mudanças na biodiversidade (por exemplo, mudanças nas populações e distribuição de vetores de doenças, escassez de água doce, impactos sobre a biodiversidade agrícola e alimentar recursos, etc) Isto é porque as espécies mais susceptíveis de desaparecer são aqueles que tampão contra a transmissão de doenças infecciosas, enquanto as espécies sobreviventes tendem a ser os que a transmissão do aumento de doenças, como o de vírus do Nilo Ocidental, doença de Lyme e Hantavírus, de acordo com um estudo feito em co-autoria por Felicia Keesing, ecologista Bard College, e Drew Harvell, diretor adjunto de Meio Ambiente do Centro de Atkinson para um Futuro Sustentável (ACSF) na Universidade de Cornell.

A crescente demanda e a falta de água potável no planeta apresenta um desafio adicional para o futuro da saúde humana. Em parte, o problema reside no sucesso de fornecedores de água para aumentar a oferta, e falha de grupos que promovem a preservação dos recursos hídricos. Embora a distribuição de água aumenta limpas, em algumas partes do mundo continua a ser desigual. De acordo com o 2008 World Population Data Sheet , apenas 62% dos países menos desenvolvidos são capazes de acesso à água limpa.

Alguns dos problemas de saúde influenciados pela biodiversidade incluem a saúde alimentar e segurança nutricional, doenças infecciosas, a ciência médica e os recursos medicinais, social e saúde psicológica. A biodiversidade é também conhecido por ter um papel importante na redução do risco de desastres, e na pós- alívio de desastre e os esforços de recuperação.

A biodiversidade fornece suporte crítico para a descoberta da droga e da disponibilidade de recursos medicinais. Uma proporção significativa de fármacos são derivados, direta ou indiretamente, a partir de fontes biológicas: pelo menos 50% dos compostos farmacêuticos no mercado dos EUA são derivados de plantas, animais e micro-organismos , enquanto que cerca de 80% da população mundial depende de medicamentos de natureza (usado em qualquer prática médica tradicional ou moderno) para cuidados de saúde primários. Só uma pequena fração de espécies silvestres tem sido investigado de potencial médico . Biodiversidade tem sido fundamental para os avanços em todo o campo da biônica . Evidências de análise de mercado e ciência da biodiversidade indica que a queda na produção do setor farmacêutico desde meados dos anos 1980 pode ser atribuído a um afastamento da exploração de produto natural (“bioprospecção”) em favor de química genômica e sintética. Enquanto isso, produtos naturais tem uma longa história de apoio à inovação econômica e de saúde significativo. Os ecossistemas marinhos são particularmente importantes, embora inadequada bioprospecção pode aumentar a perda de biodiversidade, bem como violar as leis das comunidades e estados a partir do qual os recursos são tomadas.

O comércio e a indústria

Dia Internacional da Biodiversidade

Agricultura de produção

Muitos materiais industriais derivam diretamente de fontes biológicas. Estes incluem materiais de construção, fibras, tintas, borracha e do petróleo. A biodiversidade é também importante para a segurança de recursos como água, madeira, papel, fibras e alimentos. Como resultado, a perda de biodiversidade é um importante fator de risco no desenvolvimento de negócios e uma ameaça a longo sustentabilidade econômica a longo prazo.

A destruição do habitat

Dia Internacional da Biodiversidade
Desmatamento e aumento de construção de estradas

Na Amazônia são uma preocupação significativa por causa da invasão humana crescente sobre áreas silvestres, extração de recursos maior e ameaças para a biodiversidade.

A destruição tem desempenhado um papel fundamental na extinção, especialmente relacionados à floresta tropical. Fatores que contribuem para a perda de habitat são: superpopulação , o desmatamento, a poluição ( do ar , da água , contaminação do solo ) e aquecimento global.

Tamanho do habitat e número de espécies são sistematicamente relacionados. Espécies fisicamente maiores e os que vivem em latitudes mais baixas, ou em florestas ou oceanos são mais sensíveis à redução da área de habitat. Conversão para “triviais” ecossistemas padronizados (por exemplo, monocultura seguinte desmatamento ) efetivamente destrói o habitat para as espécies mais diversas que precederam a conversão. Em alguns países, a falta de direitos de propriedade ou de direito LAX / cumprimento da regulamentação necessariamente leva à perda de biodiversidade (custos de degradação ter que ser apoiados pela comunidade).

Co-extinções são uma forma de destruição do habitat. Co-extinção ocorre quando a extinção ou um declínio na acompanha a outra, tal como em plantas e besouros.

A mudança climática

Dia Internacional da Biodiversidade

Os ursos polares sobre o gelo do mar do Oceano Ártico, perto do Pólo Norte. A mudança climática começou a afetar as populações de ursos.

O aquecimento global também é considerado uma grande ameaça para a biodiversidade global. Por exemplo recifes de coral, que são hotspots da biodiversidade, será perdido em 20 a 40 anos se o aquecimento global continuar a tendência atual.

Em 2004, um estudo colaborativo internacional em quatro continentes Estima-se que 10 por cento das espécies seriam extintas em 2050 por causa do aquecimento global. “Precisamos limitar a mudança climática ou acabamos com um monte de espécies em perigo, possivelmente extinto”, disse o Dr. Lee Hannah, co-autor do estudo e biólogo mudança climática chefe do Centro de Ciência Aplicada da Biodiversidade da Conservação internacional.

Superpopulação humana

De 1950 a 2011, a população mundial aumentou 2.500 a 7.000 milhões e tem previsão de chegar a um patamar de mais de 9.000 milhões durante o século 21. Sir David King, conselheiro científico para o ex-chefe do governo britânico, disse um parlamentar indagação: “É evidente que o crescimento maciço na população humana ao longo do século 20 teve mais impacto sobre a biodiversidade do que qualquer outro fator “. Pelo menos até a metade do século 21, em todo o mundo perdas de biodiversidade intocada terra provavelmente depende muito do mundial taxa de natalidade humana.

Taxas de declínio da biodiversidade nesta sexta extinção em massa igualar ou ultrapassar as taxas de perda nos cinco anteriores eventos de massa extinção no registro fóssil. Perda de resultados na perda de biodiversidade de capital natural.

Conservação

A ilustração mostra que ações de conservação, estratégias e planos podem influenciar os motoristas da crise de biodiversidade atual nível local, regional, em escala global.

Dia Internacional da Biodiversidade
O recuo da geleira de Aletsch no Alpes suíços (situação em 1979, 1991 e 2002), devido ao aquecimento global.

Biologia da conservação amadurecido em meados do século 20, como os ecologistas, naturalistas e outros cientistas começaram a pesquisa e endereço questões relativas ao declínio da biodiversidade global.

A ética de conservação defende gestão de recursos naturais com a finalidade de manter a biodiversidade em espécies, ecossistemas, o processo evolutivo, e da cultura humana e da sociedade.

Biologia da conservação está reformando em torno de planos estratégicos para proteger a biodiversidade. A preservação da biodiversidade global é uma prioridade nos planos de conservação estratégicos que são projetados para envolver a política pública e as preocupações que afetam escalas local, regional e global de comunidades, ecossistemas e culturas. Os planos de ação identificar maneiras de sustentar o bem-estar, utilizando o capital natural, mercado de capitais e serviços dos ecossistemas.

Proteção e técnicas de restauração

Remoção de espécies exóticas permitirá que as espécies que têm impacto negativo para recuperar os seus nichos ecológicos. Espécies exóticas que se tornaram pragas podem ser identificados taxonomicamente (por exemplo, com o Sistema de Identificação Digital Automatizado (DAISY), utilizando o código de barras da vida). A remoção só é prático dado grandes grupos de indivíduos devido ao custo econômico.

Como as populações sustentáveis das restantes espécies nativas em uma área se tornam assegurada, “em falta” espécies que são candidatos para a reintrodução pode ser identificada utilizando bases de dados, como a Enciclopédia da Vida e da Global Biodiversity Information Facility.

• Biodiversidade bancária coloca um valor monetário sobre a biodiversidade. Um exemplo é o australiano Management Framework, vegetação nativa.

• Os bancos de genes são coleções de amostras e material genético. Alguns bancos pretendem reintroduzir espécies inclinadas para o ecossistema (por exemplo, através de viveiros de árvores).

• Redução de melhor orientação e de pesticidas permite mais espécies a sobreviver em áreas agrícolas e urbanizadas.

• Localização abordagens específicas podem ser menos útil para a proteção de espécies migratórias. Uma abordagem é a criação de corredores ecológicos que correspondem aos movimentos dos animais. Fronteiras nacionais e outro podem complicar a criação do corredor.

• A alocação de recursos

Com foco em áreas limitadas de maior biodiversidade promete maior potencial de retorno imediato sobre o investimento do que espalhar uniformemente ou recursos com foco em áreas de pouca diversidade, mas maior interesse na biodiversidade.

Uma segunda estratégia se concentra em áreas que retêm mais da sua diversidade original, que normalmente exigem pouca ou nenhuma restauração. Estes são tipicamente não-urbanizadas, áreas não agrícolas. Áreas tropicais muitas vezes se encaixam ambos os critérios, dada a sua diversidade nativa alta e relativa falta de desenvolvimento.

Estatuto jurídico

Dia Internacional da Biodiversidade

Uma grande quantidade de trabalho está ocorrendo para preservar as características naturais de Hopetoun Cataratas, Austrália, continuando a permitir o acesso de visitantes.

Internacional

• Nações Unidas Convenção sobre Diversidade Biológica (1992) e Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança;

• Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas (CITES);

• Convenção de Ramsar (Wetlands);

• Convenção de Bona sobre Espécies Migratórias;

• Convenção do Patrimônio Mundial (indiretamente, protegendo os habitats da biodiversidade)

• Acordos regionais, tais como a Convenção de Apia

• Acordos bilaterais, como o Acordo de pássaro migratório Japão-Austrália.

Acordos globais, como a Convenção sobre Diversidade Biológica , dar “direitos nacionais soberanos sobre os recursos biológicos” (não propriedade). Os acordos comprometem os países a “conservação da biodiversidade”, “desenvolver recursos para sustentabilidade” e “compartilhar os benefícios” resultantes da sua utilização. Países ricos em biodiversidade, que permitem a bioprospecção ou coleta de produtos naturais, esperar uma parte dos benefícios, em vez de permitir que o indivíduo ou instituição que descobre / explora o recurso para capturá-los em particular. Bioprospecção pode se tornar um tipo de biopirataria , quando tais princípios não são respeitados.

Princípios de soberania pode confiar no que é mais conhecido como acordos de acesso e repartição de benefícios (ABAS). A Convenção sobre Biodiversidade implica consentimento entre o país de origem e o coletor, para estabelecer qual recurso será usado e para quê, e para resolver em um acordo justo sobre repartição de benefícios.

Leis em nível nacional

Biodiversidade é levado em conta em algumas decisões políticas e judiciais:

• A relação entre a lei e os ecossistemas é muito antiga e tem consequências para a biodiversidade. Ela está relacionada aos direitos de propriedade privada e pública. Pode definir a proteção de ecossistemas ameaçados, mas também alguns direitos e deveres (por exemplo, a pesca e os direitos de caça).

• Lei sobre espécies é mais recente. Ele define as espécies que devem ser protegidos, porque eles podem ser ameaçados de extinção. Os EUA Endangered Species Act é um exemplo de uma tentativa de abordar a questão de “lei e espécie”.

• Leis sobre bancos genéticos são apenas cerca de um século de idade. Domesticação e métodos de melhoramento de plantas que não são novos, mas os avanços na engenharia genética têm levado a leis mais rigorosas que cobrem distribuição de organismos geneticamente modificados, gene patentes e patentes de processo. Governos lutam para decidir se focam, por exemplo, genes, genomas, ou organismos e espécies.

• Aprovação uniforme para uso da biodiversidade como um padrão legal não foi alcançado, no entanto. Bosselman argumenta que a biodiversidade não deve ser usada como um padrão legal, alegando que as restantes áreas de incerteza científica causam desperdício inaceitável administrativa e contenciosa aumento sem promover metas de preservação.

Fonte: en.wikipedia.org/www.florestas2011.org.pt/en.wikipedia.org/

Veja também

Dia Mundial da Gentileza

PUBLICIDADE A bondade é um comportamento marcado por características éticas, uma disposição agradável e uma …

Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla

Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla PUBLICIDADE O Dia Nacional de Conscientização sobre …

Dia do Espírito Santo

Dia do Espírito Santo PUBLICIDADE Dia 31 de maio celebramos o dia do Espírito Santo. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.