Dia Mundial de Combate à Tuberculose

PUBLICIDADE

 

24 de Março

A tuberculose foi uma doença que causou muitas mortes no passado.

Dependendo do sistema imune do paciente a doença pode não se manifestar.

A bactéria causadora da doença é chamada de mycobacterium tuberculosis.

O aparecimento de sintomas como tosse seca, com ou sem secreção deve ser analisada.

Outros sintomas também estão associados a doença como tosse com sangue, febre, tosse por mais de 3 semanas e suores noturnos.

Evitar contato com pessoas com a doença é uma medida para não contrair a infeccção.

Exames como a radiografia pode detectar a doença.

Se tomados todos os cuidados necessários a doença é curada.

( Por Portal São Francisco)

As espécies mais importantes e bactérias representativos que causam a tuberculose é o Mycobacterium tuberculosis ou Koch bacilo, pertencente ao do complexo Mycobacterium tuberculosis. É  possivelmente a doença infecciosa mais prevalente no mundo.

Embora a tuberculose é predominantemente uma doença dos pulmões, mas também pode afetar o sistema nervoso central , o sistema linfático, o sistema circulatório , o aparelho geniturinário , o trato gastrintestinal , os ossos, as articulações e até mesmo a pele.

Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Um dos grandes problemas de saúde pública no Brasil e no mundo, estima-se que a cada ano morrem seis mil pessoas de Tuberculose, o que equivale a 16 mortes por dia.

A data tem o objetivo de mobilizar e conscientizar toda a sociedade na luta contra a doença.

O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado em 24 de março de 1982 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares.

A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do Bacilo de Koch, causador da Tuberculose, pelo médico Robert Koch.

No Brasil, são 50 milhões de infectados e cada infectado, se não tratado, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano.

Sintomas

Tosse, dor no peito, falta de apetite, emagrecimento, cansaço e febre baixa.

Esses são os sintomas da tuberculose, doença que ataca principalmente o pulmão.

A Tuberculose não pode ser detectada somente por um exame físico. Se confundida com uma gripe, por exemplo, vai evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas.

Dia Mundial de Combate à Tuberculose

A tuberculose é uma doença contagiosa grave, que pode até matar se não for bem tratada. É também infecciosa, transmissível, causada por uma bactéria conhecida como Bacilo de Koch.

A tuberculose pode causar lesões em qualquer parte do organismo humano, mas tem preferência pelos pulmões.

Os sintomas da doença são: tosse persistente, emagrecimento, dor no peito, dores no corpo, suores noturnos, falta de apetite, perda de peso, cansaço fácil e febre baixa, geralmente à tarde. Mas, somente a tosse com catarro por mais de três semanas já deve ser um motivo para que a pessoa procure um serviço de saúde.

A transmissão ocorre por via aérea. Quando pacientes com tuberculose tossem, espirram, falam, cantam ou escarram, os bacilos são lançados ao ar onde podem permanecer por horas.

Dia Mundial de Combate à Tuberculose

O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra TB e Doenças Pulmonares (International Union Agaist TB and Lung Disease – IUATLD).

A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Dr. Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 1/3 da população mundial infectada: 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais.

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose não é uma data para comemoração. É sim uma ocasião de mobilização mundial, nacional, estadual e local buscando envolver todos as esferas de governo e setores da sociedade na luta conta esta enfermidade. É o marco fundamental de uma campanha que dura até o fim do ano corrente, fator fundamental para a intensificação das ações de controle da doença.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria chamada “bacilo de Koch”.A transmissão ocorre através do ar. Enfermos não tratados costumam eliminar grande quantidade de bactérias no ar ambiente tossindo, falando ou espirrando. Estes micróbios podem ser inspirados por pessoas saudáveis, levando ao adoecimento.

Os principais sintomas são tosse (por mais de 15 dias), febre (mais comumente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Além do pulmão, a doença pode ocorrer em outros órgãos como as meninges (meningite), ossos, rins e etc.

A doença é curável através de tratamento com remédios fornecidos gratuitamente nos Postos de Saúde.

É muito importante que os pacientes com tuberculose não interrompam seu tratamento, para evitar o surgimento de micróbios resistentes aos remédios e o adoecimento de novas pessoas.

Dia Mundial de Combate à Tuberculose

A data de 24 de março foi designada, em 1982, como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose (TB). Iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da União Internacional Contra TB e Doenças Pulmonares (International Union Agaist TB and Lung Disease – IUATLD), a data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Dr. Robert Koch.

Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com cerca de 1/3 da população mundial infectada, aproximadamente 9 milhões de doentes e 2 milhões de mortes anuais.

A tuberculose é uma das principais causas de morte por doenças infecciosas em todo o mundo. Há cerca de uma década, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a TB em estado de emergência no mundo.

Mas o Dia Mundial de Combate à Tuberculose não é uma data para comemoração. Representa, ao contrário, uma ocasião de mobilização mundial e nacional, buscando envolver todas as esferas de governo e setores da sociedade na luta conta esta enfermidade. É o marco fundamental de uma campanha para a intensificação das ações de controle da doença.

No Brasil

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o 15º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de TB no mundo. Estima-se uma prevalência de 50 milhões de infectados no país. Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan/MS) revelam cerca de 85 mil casos novos notificados anualmente no Brasil, com aproximadamente 6 mil óbitos em decorrência da doença. As metas internacionais estabelecidas pela OMS e pactuadas pelo governo brasileiro são de descobrir 70% dos casos de tuberculose estimados e curá-los em 85%.

A tuberculose ainda é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. Está intimamente ligada à pobreza e à má distribuição de renda, além do estigma que implica na não adesão dos portadores e/ou familiares.

O surgimento da epidemia de HIV/Aids e o aparecimento de focos de tuberculose multirresistente agravam ainda mais o problema da doença no mundo.

No Brasil, estima-se que cerca de 25,5% dos casos de AIDS apresentam a tuberculose como doença associada.

Fonte: es.wikipedia.org/www.unimedvitoria.com.br/www.unimedvitoria.com.br/www.itu.com.br/Ministerio da Saúde/www.infectologia.org.br

Veja também

Dia Mundial da Gentileza

PUBLICIDADE A bondade é um comportamento marcado por características éticas, uma disposição agradável e uma …

Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla

Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla PUBLICIDADE O Dia Nacional de Conscientização sobre …

Dia do Espírito Santo

Dia do Espírito Santo PUBLICIDADE Dia 31 de maio celebramos o dia do Espírito Santo. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.