PUBLICIDADE
Fauna e a flora australiana são extremamente diversificadas e bastante interessantes. Também pudera! Com um território de 7.682.300 Km não seria diferente…
Fauna
A vida selvagem australiana pode ser considerada um dos principais atrativos que o país tem a oferecer a seus visitantes. Animais diferentes e de forma engraçada, pássaros belíssimos e muito verde, flores de espécies únicas, só encontradas neste país encanta turistas que visitam a Austrália todos os anos.
Entre os animais, tem-se o famoso DINGO, uma espécie de lobo que pode ser encontrado em várias partes do território australiano, inclusive pode ser visto nos zoológicos das principais cidades e muitas vezes até ser acarinhado pelos turistas mais ousados!
Outros animais também bastante famosos por aqui são os wallabies e wombats.
Wallaby
Wallaby
Há uma enorme variedade de espécies de Wallabies que podem ser encontrados no país.
Diferentes cores e possuindo traços distintos uns dos outros, os wallabies são considerados tipos diferentes de cangurus!
Wombats
Há 3 tipos de espécies de wombats que podem ser encontrados nas regiões norte, leste e sul da Austrália.
De aparência engraçada, os wombats possuem unhas afiadas que cavam rapidamente qualquer tipo de solo e se alimentam de pequenas plantas e capim.
Wombats
Claro que não se pode deixar de mencionar os famosos cangurus e coalas. Queridos por crianças e adultos, estes animais são considerados símbolos do país e podem ser vistos em todo território (inclusive nas estradas quando se viaja de carro ou ônibus) e acariciados e alimentados pelos turistas nos zoológicos espalhados por todo país, sempre com a supervisão de pessoal treinado que cuida muito bem destes animaizinhos, é claro!
Flora
A flora australiana assim como a fauna, é bastante diversificada e de rara beleza natural. Várias espécies de flores e plantas podem ser encontradas nas florestas tropicais e sub-tropicais da Austrália. Algumas delas são também encontradas no Brasil, como as acácias, orquídeas e hibiscos.
A Austrália também exporta grande quantidade de madeira para o exterior e possui uma grande variedade de árvores, entre elas o Eucalipto, conhecida por lá como Gum Tree. Esta espécie possui mais de 700 tipos de sub-espécies espalhadas por todo país!
Os anos de isolamento e as condições climáticas da Austrália fizeram com que o país abrigasse flora e fauna únicas em todo mundo.
A Austrália possui mais de 25 mil espécies de plantas e suas florestas estão entre as mais abundantes em número de espécies. Inclusive o próprio deserto é rico em biodiversidade, conta com 2 mil espécies vegetais e o recorde mundial de espécies de répteis.
Além disso, a conscientização ecológica na Austrália é grandíssima, o que faz com que o país preserve a sua reiqueza natural. Através de parques nacionais, zoológicos, aquários, jardim botânicos e outros.
Todos este locais são dotados de excelentes informações para o turista. O que nunca é de mais, visto que dentre as paisagens mais belas do mundo, também se encontram os animais mais perigosos do mundo, como aranhas, tubarões, serpentes, canguru vermelho, água-vivas, polvo-azul, e é claro os crocodilos.
Por isso, a informação e aplicação da mesma deve ser sempre respeitada.
A Austrália possui um equilibrio ecológico extremamente sensível, onde qualquer interferência pode gerar danos irreparáveis. Neste meio-ambiente já foram introduzidos animais que não pertecem à fauna Australiana, e em consequência viraram peste. Alguns exemplos:
Coelho
Introduzido pelos Ingleses, no início do século 19, como animais domésticos e para prática da caça. O coelho se procria com uma rapidez incrível e por isto se tornou uma peste para a agricultura e florestas na Austrália.
Em estados como South Australia estes coelhos vivem no deserto e se modificaram para sobreviver nestas condições. São bem maiores, com mais semelhança à ratos gigantes. Em 2000, um vírus foi desenvolvido para acabar com os coelhos e acidentalmente liberado, houve uma morte muito grande destes roedores, mas hoje se tornaram imunes ao tal vírus.
Raposa
Introduzida também pelos Ingleses para acabar com os coelhos, encontrou presas muito mais fáceis e hoje também se tornou uma peste atacando animais nativos.
Sapo
Vindo do Brasil, no início da década de 50, para acabar com a invasão de besouros na lavoura de cana. Este sapo em particular se procria com uma velocidade muito grande e não possui inimigos naturais, pois é venenoso.
Possui glândulas de veneno na cabeça e portanto seus inimigos naturais como aves, cobras, roedores, se tentam se alimentar deste sapo morrem envenenados.
O resultado é desastroso pois hoje este sapo se encontra em toda a costa leste da Austrália e já está ameaçando o Kakadu National Park, que fica no Norte.
Outros animais locais também se tornam nocivos ao homem devido ao desmatamento e a proximidade de atividades agrículas ao seu habitat natural: Kakatua e Flying Fox (um morcego com cara de raposa) atacam as plantações de frutas.
Cangurus, que possuem um número incalculável, também destroem as lavouras, mas hoje já se cria cangurus para corte. A carne do canguru é 97% sem gordura e não possui colesterol.
Cangurus
Fonte: www.ozzystudy.com.au
Fauna da Austrália
A Fauna da Austrália é bastante diversificada com animais únicos no mundo como o Canguru ou a Coala. O Governo Australiano tem um sistema de proteção nota 1000 para a sua Fauna, incluindo multas pesadíssimas para qualquer Humano que tente interferir com os animais.
A regra aqui é simples: cada qual em seu canto, exercendo sua função biológica e natural, e interferindo o mínimo possível com o meio ambiente.
Qualquer tipo de animal seja ele perigoso ou não, deve ser deixado de lado, e jamais ser morto salvo em situações de defesa própria, seja ele um Tubarão, uma Cobra, ou um Crocodilo de Água Salgada.
Os animais perigosos já estão descritos em uma página à parte. Vamos agora aos considerados bonzinhos…..
Ibis
Ibis
Um bicho que foi introduzido na Austrália. Tem origem na China, e virou praga por aqui. Se adaptaram facilmente ao convívio urbano e vivem de fuçar latas de lixo e comer carniças.
De certa forma são primos do Urubu brasileiro, e não são muito bem vistos pelos Australianos.
Kookaburra
Largamento encontrado em qualquer parte, incluindo dentro das grandes cidades. Tem um canto forte tipo um macaco e característico, que pode ser ouvido de muito longe. Normalmente não foge do homem, e deixa a pessoa se aproximar até cerca de 1 metro antes de voar.
Este animal depois dos periquitos é uma espécie de símbolo para os Australianos. É um pássaro grande, do tamanho de um pato.
Kookaburra
Periquitos ou Lorikeets
Periquitos ou Lorikeets
Periquitos ou Lorikeets como são chamados aqui, são um colírio para os olhos.
Os pássaros além de cores espetaculares, habitam qualquer parte um pouco mais tropical da Austrália. Existem aos bilhões, senão aos trilhões, soltos e alegres nas florestas e principalmente nas cidades.
O barulho que eles fazem antes do por do sol, é algo impressionante. Simplesmente torna-se impossível conversar.
Martin Pescador
Martin Pescador
É um tipo de gaivota que habita as praias Australianas. Vive exclusivamente de peixes e tem o bico amarelo. Nunca em 6 anos de viagens pelos mais remotos lugares tínhamos visto antes um igual, por isso desconfiamos que esta espécie é rara, ou está em extinção.
Gaivota Marinha
Gaivota Marinha
Ao contrário da acima, essa existe aos trilhões em qualquer praia ou cidade de praia Australiana. Passam o dia todo brigando uma com a outra por causa de domínio de território pelos machos. No final do dia, se reúnem nas praias em grandes bandos e finalmente se calam. Alimentar gaivotas com pão ou outras comidas acarreta multa
Cassowary
Cassowary
Quase foi extinta, mas devido ao esforço do departamento de conservação Australiano, tem se recuperado em número, inclusive tendo sido feita uma reserva especial para elas perto de Cairns.
O animal é muito semelhante a um Peru ou Ema pequena, e tem a cabeça azul florescente. Não têm medo de humanos e chegam a te acompanhar em uma caminhada. O macho é que cria os filhotes.
Pelicanos
Pelicanos
Os que habitam a Austrália são da espécie considerada a maior no mundo. São grandes, na verdade enormes, e habitam todas as regiões perto do mar, incluindo praias e canais das cidades.
Como as gaivotas, dá multa alimentar os Pelicanos. São amistosos e alegres, e chegam a entrar nas casas se a porta estiver aberta.
Patos
Tem muitos também, em todas as cidades e lagoas da Austrália. Andam sempre em casais, e dificilmente se avista um bando junto, a não ser que pertençam à mesma família.
O macho e a fêmea formam um par e não permitem aproximação de outras aves da mesma espécie.
Tasman Devil ou Diabo da Tasmânia
Tasman Devil ou Diabo da Tasmânia
Tasman Devil ou Diabo da Tasmânia próximo da extinção, mas têm crescido em número ultimamente. É encontrado em liberdade no estado de Tasmânia, e tem fama de mau pelo tamanho dos dentes que são afiadíssimos, incluindo dois Caninos que dão um aspecto vampiresco ao animal, e emprestaram o nome.
Canguru ou Kangaroo
Canguru ou Kangaroo
Canguru ou Kangaroo em Inglês, são como praga na Austrália. Existem mais de 50 espécies diferentes, desde os pequenos que são os Wallabies, até o Marrom, que chega a 2 metros de altura. São classificados como Marsupiais e passam o dia comendo, dormindo e transando.
O governo da Austrália liberou a exterminação de 15.000 Cangurus em 2003 devido ao excesso de população. Cangurus conseguem com um único pulo cobrir uma distância de até 10 metros.
Dingo
Dingo
O Cão Selvagem Australiano. Vivem em várias áreas, mas são facilmente encontrados na Fraser Island em Queensland. Vivem soltos nas praias e na ilha, e andam em matilhas. Apesar de uma cara de cachorro bastante amigável, podem atacar turistas principalmente crianças, como já aconteceu. Eles são animais selvagens por isso mantenha distância dos Dingos e jamais os alimente.
Hedgehog ou Porco Espinho
Hedgehog ou Porco Espinho
Hedgehog ou Porco Espinho é largamente encontrado principalmente na Tasmânia. Ao ser atacado, transforma-se em uma bola, e abre os espinhos como um ouriço do mar. São animais predominantemente noturnos.
Coala
Coala ou Koala em Inglês
Coala ou Koala em Inglês. Um outro símbolo da Austrália, que mais parece Urso de pelúcia. São encontrados em todas as áreas cuja vegetação é composta de Eucaliptos, sua principal comida. Passam o dia dormindo, e acordam por volta das 3 da tarde para comer. Ficam acordadas somente por 3 a 5 horas do dia.
A folha do Eucalipto provoca esse sono todo. São completamente inofensivas, e adoram colo humano, mas cuidado que as unhas são muito afiadas.
Lavadeira Azul
Lavadeira Azul
Esse inseto é encontrada nas florestas de Queensland, principalmente no Carnarvon National Park. Tem o corpo azul, que torna-se totalmente fluorescente quando o inseto presente perigo.
Iguanas
Iguanas
Alguns desses répteis podem atingir até 2 metros de comprimento, e são encontrados abundantemente na Austrália em parques nacionais e também em locais de pouca população à beira mar. São calmos e inofensivos, mas podem se tornar agressivos quando se acostumam com comida dada por humanos. São herbívoros e carnívoros.
Mud Crab – ou caranguejo de lama
Mud Crab – ou caranguejo de lama
Mud Crab – ou caranguejo de lama, existem aos milhões nos diversos canais, manguezais e estuários em toda a Australia. A legislação não permite a captura de fêmeas ou machos cuja carapaça tenha menos de 20 cm de comprimento de um lado ao outro. A quantidade máxima que cada pessoa pode pescar também é diferente e regulamentada de estado para estado.
Dugong – ou Peixe Boi Marinho
Dugong – ou Peixe Boi Marinho
Dugong – ou Peixe Boi Marinho é largamente encontrado na Austrália, sendo sua captura somente autorizada para os Aborígenes que por tradição, caçam esses mamíferos como alimento há mais de 40.000 anos.
Possum
Possum
Possum é um marzupial noturno comum em qualquer bush na Austrália, mas muito bem adapatado nas cidades também. Adoram frutas e quando acampar esconda bem elas. Os Possums foram levados para NZ onde viram uma peste para as plantações por lá.
Platypus (espécie aquática de ornitorrinco)
Platypus (espécie aquática de ornitorrinco)
Platypus (espécie aquática de ornitorrinco) – os Ingleses quando viram pela primeira vez pensaram que era uma montagem. É um bicho único no mundo e somente achado na Austrália. Além de ter bico de pato, é um mamífero que coloca ovos, e ainda por cima tem pelos. Gosta de nadar por riachos em geral no fim da tarde. Mas cuidado, pois tem um ferrão na cauda.
Fonte: www.portaloceania.com
Redes Sociais